Semana 10: Inês conta a Duarte que está grávida

191º Episódio

Duarte tem dificuldade em aceitar Júlia apenas como sua amante, mas acaba por fazê-lo, por acreditar que vai conseguir separar-se de Inês. Depois de se beijarem e emocionados, colocam as ideias em ordem, tentando desenhar o futuro com que sempre sonharam. Júlia está certa de poder suportar os ciúmes e até a culpa que sente por estar a roubar o marido de Inês. Já Duarte, reconhece que não tem coragem de pedir a Inês para não ter o filho, ao mesmo tempo que acredita ser possível dividir a guarda da criança com a mãe. Júlia garante a Duarte que ao seu lado conseguirá aguentar tudo mas ele adivinha tempos muito duros.

Alheia ao pacto de amor entre Duarte e Júlia, Inês conversa com a mãe, concordando que o filho que espera veio na altura ideal. Áurea decreta que quando Duarte vir as primeiras ecografias do bebé vai esquecer que Júlia esteve presente na sua vida. A conversa é interrompida pela chegada de Lourenço, que causa surpresa a Áurea, que não viu a chamada que ele fez a avisar que estava a caminho. Inês fica a saber por Lourenço que ele está prestes a embarcar numa nova viagem e acrescenta que Duarte também adora barcos e por isso podem ter bons motivos de conversa. Áurea sugere que combinem brevemente um jantar e Lourenço concorda, mas com pouca vontade.

Depois de Inês ir embora, Lourenço prepara-se para namorar à-vontade com Áurea mas uma chamada que ela recebe de Bruno, interrompe o idílio.
O filho pede-lhe para jantar com Tânia e passa o telefone a Nicole, que acerta com a amiga que Hernâni levará Bruno para casa, depois do jantar. Quando a ex-mulher desliga a chamada, Hernâni diz em tom provocador que ela inventa cada coisa só para o ter lá em casa. Nicole justifica que só o convida porque Tânia gosta que ele, como pai, esteja com ela. Enquanto Bruno e Tânia vão conversando sobre a visita de estudo, Hernâni põe o braço à volta da cintura de Nicole e diz que até lhe dá duas mãozinhas na cozinha. A manicura liberta-se com brusquidão, dizendo que não quer nada dele. Hernâni fica desconcertado com os avanços e recuos da ex-mulher.

Aproveitando que o filho janta fora de casa, Áurea sugere sorridente a Lourenço que passem ao quarto. Ele acede mas diz que não pode demorar-se, pois tem de ir buscar a farda nova que encomendou. Entre beijos e carinhos que vão excitando Áurea, pede-lhe duzentos euros para pagar a farda, justificando que o multibanco lhe comeu o cartão que já não estava válido. Áurea diz com gostos que lhe empresta o dinheiro, mas que antes o seu marinheiro tem de trabalhar.

Urbano conta a Isabel que um paciente lhe ofereceu dois bilhetes para o teatro. Ela prefere ficar em casa, pois já está a fazer o jantar. Urbano pergunta-lhe se passou melhor o dia e Isabel responde que não é a chorar pelos cantos que vai conseguir engravidar. Por isso, sugere que abram uma garrafa de vinho, coloquem uma música romântica, quem sabe se não será esta noite que conseguem essa gravidez tão desejada. Urbano concorda que é um programa muito melhor que uma peça de teatro.

Luísa agradece a Emília a ajuda que lhe deu para compor a montra da loja. Emília conta que tem falado com Raul e Madalena todos os dias, que o filho já está a trabalhar e que a namorada já se inscreveu numa escola de música, ao mesmo tempo que estuda inglês. Luísa imagina como seria se também estivesse em Nova Iorque, pensando em conseguir um homem rico e bonito. Emília recebe uma mensagem de Zé Maria que já a espera no estacionamento do shoping. Luísa fica sozinha e, pouco depois aparece Miguel que a quer seduzir. Luísa reage com agressividade e lembra-lhe, a cada momento da conversa, que ele está comprometido com Sónia. Miguel vai embora frustrado, pois Luísa resiste à sua investida.

Cátia conversa com Cristóvão, preocupada com a adaptação às lentes de contacto e ao aparelho que vai ter de colocar nos dentes para o papel no filme onde vai fazer de zombie. Ele elogia-a e afirma que nem assim conseguem tirar-lhe a beleza. Cátia repara que Cristóvão está a estudar artes marciais e, agarrando num dos DVD que ele comprou, pede-lho emprestado para ver com Gui. Cheio de ciúmes, Cristóvão lamenta ter de negar o pedido, pois quer começar a praticar mal chegue a casa. Cátia despede-se com uma vénia oriental e Cristóvão murmura para si próprio que está a fazer isto para a proteger de todos os que lhe querem mal.

Já depois do jantar, Tânia e Bruno recordam um episódio da visita de estudo, contando com ar trocista que um dos colegas foi projectado até meio do autocarro, depois de uma travagem brusca que o motorista teve de fazer. Hernâni repreende-os por estarem a fazer pouco do colega mas ao perceber que Tânia e Bruno também viajavam no último banco, começa a desconfiar se alguém não terá desrespeitado a filha. Bruno, diz logo meio a medo que ela não deixa que se metam com ela. Hernâni sugere à filha que se algum rapaz a importunar, que lhe dê o golpe que lhe ensinou. Nicole arrasta Hernâni para a cozinha antes que ele demonstre do que fala. O segurança vai amuado porque a ex-mulher não o deixa comer gelado,
argumentando que engorda. Bruno e Tânia ficam sozinhos e ele ganha coragem para lhe roubar um beijo dos lábios. A rapariga fica contente, mas antes que possa dizer seja o que for, é interrompida pelos pais que regressam à sala com a sobremesa.

Duarte faz conversa com Inês sobre a gravidez e mostra-se interessado em acompanhá-la. No entanto apalpa o terreno para saber se ela já contou a muita gente. Ao saber que só Carminho e Áurea estão a par, revela que também só deu a notícia ao irmão. Inês aproxima-se do marido e pede desculpa por se ter descontrolado. Ele prefere esquecer o assunto mas fica com um ar comprometido quando Inês se aninha no seu peito.

Raquel e Júlia conferem muito satisfeitas as críticas muito positivas que a imprensa fez à reabertura do Dancin’ Days, destacando a reconciliação das irmãs que agora apostam na conquista da noite lisboeta. Raquel vai conferir como está a sala e Júlia atende uma chamada de Carminho. É obrigada a mentir à amiga, fingindo-se conformada por ter perdido Duarte para Inês, ao mesmo tempo que pede desculpa por tê-la tornado sua confidente. Carminho cai no ardil e até responde que Júlia escusa de se armar em forte e que pode continuar a desabafar consigo. No entanto, depois de desligar o telefone, Carminho comenta com Jorge que Júlia desistiu muito facilmente de Duarte. Ainda assim, levanta a possibilidade de Júlia se interessar mais por Artur, ideia que Jorge contraria, convicto de que ele não será capaz de reatar com uma mulher que acabou de lhe confessar que ama outro. Jorge começa então a ensinar Carminho a colocar nas redes sociais, as peças que tem feito.

Vera conversa com Alberto e explica ao tio as vantagens de frequentar as reuniões dos narcóticos anónimos. Embora preferisse que ela se desse com pessoas que nunca tivessem consumido drogas, Alberto aceita os argumentos da sobrinha, que até o ajuda a encontrar no computador a localização da discoteca onde vai ser a festa da faculdade. Ambos fazem votos para que ela não volte a cruzar-se com Hugo.

Ester conforta Amélia, que acabou de falar com o neto, ficando com a ideia de que ele não se está a dar bem no Luxemburgo.
Hernâni faz festas em Nicole e esta acaba por elevar a voz dizendo-lhe para parar. Bruno e Tânia que tinham dado a mão discretamente, assustam-se e desprendem-se. Nicole corre com Hernâni, que por sua vez dá ordem de saída a Bruno para o levar à mãe. Bruno chama a atenção de Tânia para um caderno que lhe devolveu. Ela acha estranho, mas fica com um sorriso apaixonado quando abre o caderno e encontra um coração desenhado.

Isabel está tão desesperada para engravidar que irrompe na sala de termómetro em riste, gritando para Urbano que tem de ser naquele momento. O médico, que ouvia jazz de olhos fechados, surpreende-se e começa a querer dançar, para criar ambiente. Isabel quer arrastá-lo para o sofá, mas Urbano recusa-se a fazer amor sem ser no quarto. Ela não se faz rogada e é mesmo para lá que vão.
Júlia despede-se de Raquel, cansada pela noite de trabalho na discoteca. A irmã lança-lhe o repto de telefonar à filha pela manhã e Júlia mostra-se esperançada em que Mariana já seja capaz de reconhecer que errou quando lhe pediu que a favorecesse no concurso da Blondie.

Inês junta-se a Duarte que já está deitado a ler um livro. Tenta fazer conversa sobre a gravidez, mas percebe que ele está estranho. Ele disfarça e responde que está apenas a ler. Ela procura não discutir e deita-se de costas para o marido, mas com uma expressão de quem está irritada. Duarte retoma a leitura mas espreita-a de lado. O casamento entra num clima de paz podre.

Alberto pede a Ester que o ajude a escolher a roupa para levar à festa da faculdade. Amélia provoca-o de tal maneira, que leva o patrão ao desespero. Ester põe água na fervura, embora divertida com a situação, tal como Vera.
Hugo está a trocar um olhar odioso com Roberto, quando é chamado ao director da prisão.
Júlia recebe uma chamada telefónica e sai de casa muito aflita.

Raquel telefona a Mariana logo pela manhã para lhe dizer que contou a Júlia o seu desejo de matricular-se num externato e que a mãe vai falar com ela, pois aceita ajudá-la. Mariana, enfadada com a conversa, despacha a tia e diz que já falou com o pai, que concordou em matriculá-la no estabelecimento que até já escolheram.

Júlia vai ter com Vera que fica surpreendida com a visita. Da surpresa ao pânico é um pequeno passo, já que a amiga lhe conta que Hugo vai sair da cadeia, pois as escutas que o condenaram foram consideradas ilegais, permitindo que ele ganhasse o recurso que interpôs, recuperando a liberdade. Vera fica em choque.
Hugo sai da cadeia e sorri, ao mesmo tempo que pergunta a si próprio por onde é que vai começar.

Pages: 1 2 3 4 5