Semana 11: Duarte pede o divórcio e Inês ameaça fugir com o filho

196º Episódio

Lurdes enfrenta Bernardo, afirmando que conhece todo o plano que Teresa executou para matar Francisco. O advogado não se atemoriza e contra-ataca dizendo que ele não tem como provar o que diz e que nenhum juiz acreditará numa história tão rebuscada. Bernardo aconselha Lurdes a contentar-se com o que já recebeu. A empregada contrapõe que o carro e as roupas que recebeu, podem indiciar que a patroa comprou o seu silêncio. Fica desarmada, porque Bernardo afirma que a única coisa que isso prova é que Teresa é uma viúva fragilizada, que trata os empregados como família. Antes de ir embora, o advogado aconselha a empregada a contentar-se com o que tem conseguido.

Lurdes fica furiosa e parte uma peça decorativa que está em cima do móvel.
Cristóvão faz uma demonstração de Kung Fu e executa o golpe do louva-a-deus para Veiga ver. Não repara que Sónia vem a descer as escadas e atinge-a com um pontapé. Sónia reage e dá-lhe umas palmadas, protestando contra a passividade do patrão, que desculpa Cristóvão. Sónia afasta-se indignada, enquanto Veiga aconselha Cristóvão a praticar, porque a teoria já sabe.
Miguel vai comprar pastilhas ao café de Isabel e quando Luísa chega diz que o vestido lhe fica bem. Ela não lhe dá resposta e pede que Isabel diga a Miguel para olhar para outro lado. Miguel, por sua vez, pede a Isabel para dizer a Luísa que está num espaço público e olha para onde quiser. Isabel protesta, farta de ser tratada como pombo-correio. Sónia observa a conversa à distância e vai pedir conselhos a Cristóvão para comprar um telemóvel com GPS, dizendo que é para oferecer a Miguel. O plano é controlar o namorado e saber sempre onde ele está, para não ser traída outra vez.

Duarte desiste de continuar a trabalhar porque não se consegue concentrar. Gui propõe uma pausa para o almoço e sugere ao irmão que depois vá para casa. Ele confessa que é o último sítio para onde quer ir e que se pudesse dormia na agência. Gui brinca com a situação e diz que tem um colchão de campismo que lhe pode emprestar. Duarte reforça que o assunto é sério e que já nem tem vontade de falar com Inês. Decide então ir ao ginásio quando chegar ao fim do dia. Gui diz que vai almoçar e nesse instante Duarte recebe uma chamada da mulher e é forçado a aceitar a proposta para jantarem num restaurante vegetariano. O que Duarte não sabe é que Inês está à porta da agência de viagens a controlá-lo. Gui ainda a vê quando sai, mas a cunhada acelera o carro para não ter de lhe falar.
Júlia aconselha Mariana a demonstrar confiança na agência onde vai procurar um lugar de modelo fotográfico. A mãe desculpa-se por não poder acompanhá-la, pois tem de trabalhar com Artur e preparar uma nova produção fotográfica. Mariana fica com Raquel e aproveita a companhia da tia para ir comprar os livros de que precisa para as aulas no externato.

Emília conta a Isabel que Zé Maria adorou a massagem que lhe ofereceu na clínica e que, embora tenha adormecido, não ressonou. A decoradora lembra-se que vai ter de acompanhar o marido ao Algarve numa viagem de negócios que ele tem de fazer e convida a amiga para e Urbano para irem também. Isabel não está muito receptiva porque, tal como ela própria reconhece, está obcecada por engravidar. No entanto, Emília, consegue que ela aceite pensar no assunto.

Urbano inteira-se de como Carminho passou o dia e reforça que não a quer a fazer demasiados esforços. O médico recorda o que sofreu quando Júlia perdeu o bebé e confessa que, talvez por isso, esteja agora mais amedrontado com a ideia de tentar ser pai outra vez. Urbano reconhece que, por vezes, Isabel o pressiona demais, mas também assegura que vai ter paciência.
Duarte fica indignado quando Gui lhe conta que, ao sair para almoçar, viu Júlia dentro do carro à porta da agência de viagens. O irmão percebe que a mulher o está a controlar e escreve uma mensagem a Júlia, dizendo que precisa de lhe falar.
Cátia vai à procura de Sónia à loja Flor de Sal mas Cristóvão diz não saber dela. Embora calcule que esteja com Miguel. O gerente da loja gourmet está agastado com a sua funcionária porque tem de limpar por ela, ainda por cima com um cotonete. Cátia conta que gostava de deixar de trabalhar no centro comercial, só para não ter de cruzar-se com Miguel. Quando este entra com Sónia a exibir o telemóvel que ela lhe deu, Cátia comenta com ironia que ele tem feito por merecer. Miguel devolve a provocação e enquanto tira fotografias diz para ela não se esquecer do combinado Cátia vai embora e Sónia estranha que a prima esteja a combinar coisas com Miguel. Ele mente e convence a namorada que falava de dois conjuntos de lingerie que a prima dela comprou a prestações. Cristóvão, cada vez mais irritado, quebra o cotonete que tem na mão.

Hugo queixa-se a Isabel que ficou sem nada e que está a ser muito complicado refazer a vida depois de ter saído da cadeia. Nesse momento, Vera chega ao centro comercial e fica em pânico ao ver Hugo. De imediato, faz menção de fugir mas esbarra em Sebastião com quem tinha combinar encontrar-se. O amigo estranha a razão para tanta aflição mas percebe pouco depois o que se passa, pois Hugo, ao ver Vera, avança para falar com ela. A rapariga diz, muito nervosa, que não têm nada para dizer um ao outro e Sebastião intervém, levando-a consigo. Hugo fica a observá-los enquanto se encaminham para os elevadores.
Amélia e Ester recuperam do cansaço pelo trabalho na fábrica. Áurea pede à mãe para ficar com Bruno, pois quer passar algum tempo a sós com Lourenço antes de ele embarcar para mais uma viagem de trabalho. Alberto chega nesse instante a casa, satisfeito porque a candidatura da sua lista à associação de estudantes tem possibilidades de vencer a eleição. Ao saber que a filha vai sair outra vez com o namorado, trata Lourenço por embarcadiço, mas acaba por reconhecer que está a gostar mais dele. Áurea fica satisfeita com a reacção do pai, mas ao justificar que ainda tem de ir ter com Inês, acaba por revelar que a filha está grávida. Ester e Alberto ficam radiantes com a notícia, mas Áurea, aflita, pede que finjam não saberem de nada, pois era segredo.
Inês queixa-se a Carminho de que a sua relação com Duarte não está a resultar, sentindo o marido cada vez mais distante. A tia aconselha-a a não pressionar demais o marido e a ter mais confiança nele. Inês parece não escutar nada do que lhe é dito e persiste em fazer planos para fazer com que o casamento resulte a todo o custo.

Júlia conta a Artur que Mariana está a sentir dificuldades para arranjar trabalho como modelo fotográfico. Depois de Júlia sair, Artur pede a Filipa que lhe leve as fotos que Mariana fez para o concurso da revista.
Raquel reaproxima-se de Mariana e combinam jantar juntas e verem um filme juntas, como nos tempos em que tinham um relacionamento de mãe e filha.
Teresa fica à beira de um ataque de nervos quando se prepara para jantar e vê dois pratos na mesa. Lurdes diz que o prato que supostamente está a mais é para si, pois decidiu fazer-lhe companhia ao jantar. Teresa, pressionada pela chantagem da empregada, tem de aceitar a presença dela á mesa.
Inês espera por Duarte para ir jantar fora e decide telefonar-lhe porque o atraso já é grande. Fica furiosa quando o marido se desculpa com um imprevisto na agência de viagens, dizendo que depois de ir ao ginásio, come qualquer coisa em casa. Na verdade, Duarte encontra-se com Júlia, depois de desligar o telefone e decide que vai pedir o divórcio a Inês, pois já não suporta alimentar um casamento de fachada.
Tânia fica desagradada e envergonhada, porque Nicole insiste em dar-lhe conselhos e recomendar-lhe cuidados no namoro com Bruno. A filha não gosta da conversa e pede-lhe que não conte nada ao pai. Hernâni chega entretanto e fala todo contente do reencontro com os antigos companheiros de equipa de pólo aquático. Nicole dá-lhe um raspanete quando ele se deita no chão a fazer demonstrações, como se estivesse dentro de água. Tânia suplica a Nicole que deixe o pai jantar com elas e a mãe acaba por consentir, enternecida com a proximidade do ex-marido com a filha.

Miguel encosta Cátia à parede e exige-lhe que cumpra o acordo, dançando para ele no privado do clube de striptease. Cristóvão observa-os à distância e resmunga que quando estiver em forma, Miguel vai ver do que ele é capaz.
Hernâni fica confuso e desiludido com Nicole, porque ela faz de conta de que nada existe entre eles, mesmo depois de se terem envolvido.
Duarte regressa a casa e encontra Inês furiosa por não ter ido jantar fora com ela. Tal como tinha decidido, pede-lhe o divórcio, enfrentando todo o ódio da mulher. Inês grita e diz que lhe concede a separação, se é com Júlia que ele quer ficar. No entanto, deixa claro que se assim for nunca o deixará ver o filho nem lhe dará o seu nome. Completamente transtornada, Inês assegura que se for preciso, dirá em tribunal que ele a agride, garantindo que é capaz disso e de muito mais. Duarte fica em choque com a violência das palavras da mulher, sem saber o que dizer.

Pages: 1 2 3 4 5