Semana 12:Júlia e Raquel andam à pancada na Dancin’ Days

198º Episódio

Hugo ouve, espantado, a proposta de Raquel para que se tornem sócios num negócio de mão-de-obra barata, na venda de acessórios feitos à mão. Hugo agradece a ajuda que ela parece querer proporcionar-lhe, agora que saiu da cadeia, mas acaba por recusar, dizendo que não quer explorar ninguém e que não é o tipo de actividade que consiga exercer. Raquel não insiste e vai embora rapidamente, dizendo que se ele reconsiderar, a proposta está em aberto.
Carminho termina uma massagem a Júlia e percebe que a amiga está algo desanimada. Júlia não se abre e diz apenas que está num dia mau. A massagista tenta adivinhar a razão para o ar triste de Júlia e arrisca que o problema deve ser Duarte, reafirmando que está sempre disponível para ser sua confidente, apesar de ser tia de Inês. Júlia é salva pela chamada de Mariana, com quem combina encontrar-se mais tarde. Carminho fica desconfiada com o comportamento de Júlia.
Inês procura a ajuda de Teresa para ter Duarte de volta. Primeiro conta à sogra que o marido saiu de casa e foi viver para um hotel. Depois, veste a pele de vítima e diz que se ele a abandona, nem sabe o que fará. Teresa mostra-se horrorizada com o comportamento do filho e garante que vai falar com ele, para o chamar à razão. Inês teme que Duarte reaja mal, mas Teresa garante que agirá com a cautela necessária. Inês vinca que ele não pode fugir às responsabilidades, deixando-a sozinha com o filho que ainda está para nascer.

Nesse instante, na agência de viagens, Duarte brinca com Gui e pede-lhe que tire umas notas durante a conferência a que vai assistir na faculdade, pois está a precisar de aprender a gerir os seus relacionamentos. O irmão responde que se ele já brinca com a sua situação sentimental, é porque já está a encarar o problema com mais ligeireza. Duarte assegura que brinca para afastar a dor e desabafa que gostava de poder ter uma vida com Inês e o filho e outra com Júlia. Pragmático, Gui afirma que ele não pode ter o melhor dos dois mundos e que tem de optar entre ter o filho consigo, ou viver para sempre com a mulher que ama. Duarte tem de atender a chamada de Teresa e acena a Gui que aproveita para se ir embora. Teresa convence Duarte a aceitar o seu convite para jantar e conta a Inês que o filho nem quis continuar a conversa quando sugeriu que a trouxesse consigo. Depois de Inês ir embora, Lurdes surge na sala, interessada em saber se Bernardo vem jantar. Teresa responde que sim e informa a empregada que também convidou o filho mais velho. Lurdes esclarece que fez a pergunta para poder preparar tudo. Teresa fica agradada com a mudança de atitude que Lurdes revela.

Nicole chama Hernâni à loja e pede-lhe que passe por sua casa para arranjar a canalização do lava-loiça. Hernâni responde com altivez e frieza que sabe bem o que ela quer e deixa claro que só volta a cair nos seus braços quando ela assumir publicamente que voltaram a estar juntos. Nicole ainda desconversa, mas o ex-marido mantém-se firme e deixa-a a falar sozinha. Nicole fica pasmada com o seu comportamento.
Hernâni vai ter com Cristóvão, que já está equipado a rigor, à espera para irem correr. Isabel fica surpreendida quando eles confirmam que vão fazer exercício mas Cristóvão fica preocupado, quando Hernâni decreta que vão correr oito quilómetros. Depois dos dois “atletas” se fazerem ao treino, Hugo aparece para tomar um café e aproveita para contar que está empenhado em fundar uma associação que ajude a reintegrar as pessoas quando elas saem da prisão. Hugo esclarece Isabel que recebeu ajuda de Raquel, mas que recusou, pois percebeu que ela tinha segundas intenções. Hugo faz questão de dizer que não é parvo e que tem aprendido com a vida. Isabel fica admirada com o facto de Raquel ter querido ajudá-lo depois do que ele lhe fez e coloca-se rapidamente atrás do balcão.

Raquel conta a Babi que encontrou Zé Maria e que gostou bastante de voltar a conversar com o ex-marido, elogiando o facto de continuar a ser um excelente pai para Mariana. Em oposição, Babi fala mal do ex-marido, criticando-o por não ligar nenhuma à filha, embora reconheça que Nonô também não dá grande importância ao facto. Babi pergunta a Raquel se tem falado com Hugo, mas a amiga responde por meias palavras, reconhecendo que conversaram, mas sem querer aprofundar a questão, muda de assunto. Babi fica desconfiada mas acaba por desvalorizar.
Mariana conta a Júlia que Artur a convidou para fazer uma sessão fotográfica na Blondie. A mãe estranha que o ex-namorado não lhe tenha dito nada mas confessa estar orgulhosa dela. Avança contudo a hipótese de que ele tenha feito o convite como uma forma de as reconciliar, mas apressa-se logo a corrigir o tiro e afirma que não tem dúvidas sobre o talento da filha. Mariana e Júlia abraçam-se em clima de grande cumplicidade.

Urbano aprova a ideia de Isabel, que aceitou por eles o convite para se distraírem uns dias com Emília e Zé Maria no Algarve, aproveitando o facto de o empresário ter alguns negócios a resolver por lá. Isabel conta a Urbano que Raquel está muito amiguinha de Hugo e que lhe ofereceu ajuda para ele fundar a associação de ex-reclusos. Urbano fica desconfiado e afirma que é urgente avisar Júlia de que a irmã está novamente a fazer coisas nas suas costas.
Raquel insiste com Babi para que vá divertir-se um pouco no Dancin’ Days mas a amiga recusa o convite. Depois de Babi se ir embora, Raquel atende a chamada de Zé Maria e fica agradada por saber que ele planeia ir ao clube nessa noite na companhia de Emília. Raquel enche-se de simpatias e diz que vai deixar uma garrafa de champanhe no bar, em nome dele e da mulher.
Emília desafia Luísa para ir com ela e Zé Maria ao Dancin’ Days. No entanto, ela não aceita de imediato o convite com o argumento de que à noite pode estar muito cansada.

Nicole vai fazer umas compras à loja gourmet e Sónia mete conversa com ela para tentar a reconciliação. Depois de tanta insistência, Nicole fica com mau feitio e responde que não quer conversas com ela nem tenciona ser sua amiga. Pousa o cesto das compras e diz que volta quando Cristóvão estiver na loja. Sónia pouco se rala e concentra-se em Miguel que acaba de chegar. Quando ele lhe pergunta se foi maltratada, a namorada responde que Nicole ainda está um bocadinho ressabiada, mas que isso passa. De seguida confronta-o com o tempo que passou nos correios e Miguel queixa-se que tanto tempo na fila lhe provocou muitas dores nas costas. Ela afiança que tudo vai passar com uma massagem das suas.
Hernâni assume o papel de professor de educação física e orienta Cristóvão nalguns exercícios, ao mesmo tempo que se auto-elogia como grande atleta quando era mais jovem, garantindo que os Tigres, antiga equipa de pólo aquático vai voltar a dar que falar. A dada altura, põe-se em posição de pugilista e pede a Cristóvão que pense em alguém de quem não gosta e lhe dê um murro. Cristóvão fica receoso e diz que não o quer magoar. Como Hernâni insiste e desvaloriza a força de Cristóvão, acaba por se dar mal. Cristóvão pensa em Miguel e soca Hernâni com violência no estomago. O segurança finge que suportou o soco, mas esconde que está cheio de dores.

Isabel hesita em seguir o conselho de Urbano e contar a Júlia que Raquel ofereceu ajuda a Hugo. O médico insiste que é a decisão mais acertada mas Isabel teme que não se justifique abrir mais um desentendimento entre as irmãs.
Ester desespera porque o Alberto nunca mais chega para jantar. Bruno imagina que a lista do avô, candidata às eleições para a associação de estudantes, terá perdido e por isso ele não terá vontade de voltar para casa. Ester deseja que o neto tenha razão, pois acha que o marido já não tem idade para andar metido na política. Nesse instante, Alberto entra em casa com ar sério, deixando antever o pior. Puro engano, pois abre um sorriso e conta que ganhou a eleição, garantindo que estão cheios de ideias e que vão virar a faculdade do avesso. Entusiasmado, pergunta a Bruno que tal se sente por ir ser tio. O miúdo é apanhado de surpresa, pois não sabia de nada. Ester deita um olhar reprovador ao marido e Vera sussurra ao ouvido do tio que ele acabou de estragar a surpresa. Bruno fica confuso sem saber se já tem idade para ser tio. Alberto tranquiliza-o, explicando que a idade de cada pessoa não influencia o grau de parentesco. Amélia aparece descorçoada porque esteve a falar com Paulo e o neto confessou que as coisas não estão a correr bem no Luxemburgo, porque os colegas troçam dele por não saber falar francês. Bruno concorda que foi um disparate o amigo ter ido embora com os pais. Amélia concorda, mas também reconhece que não podia fazer nada para impedir.

Áurea e Lourenço jantam em clima de grande romantismo. Ela lamenta que ele vá embarcar novamente, inconformada com o facto de ficar mais duas semanas sem o ver. Po brincadeira, diz que era capaz de se candidatar a um lugar de ajudante de cozinha só para ir com ele. Sedutor ele reforça que seria cozinheira de primeira, mas logo ambos assumem que Isso nunca se concretizará por causa de Bruno. De repente, Lourenço lembra-se de que ainda não pagou a Áurea o dinheiro que ela lhe emprestou e prepara-se para ir ao multibanco levantá-lo. Ela trava-o, diz que paga quando regressar da viajem. O ambiente aquece e o casal prescinde da sobremesa, encaminhando-se para o quarto e levando consigo a garrafa de vinho que estão a beber.
Inês desespera em casa e decide ligar a Duarte. Pergunta-lhe se vai regressar nessa noite a casa e insiste que não faz sentido estar a dormir num hotel, convicta de que serão capazes de resolver os seus problemas. Duarte fala baixo para que não o ouçam na sala ao lado, mas muito irritado. Duarte repreende Inês por ter contado a Teresa as suas desavenças e afiança que só ainda lhe dirige palavra por causa da gravidez. Duarte pede que só volte a ligar-lhe se esse for o assunto. Quando Duarte regressa à sala, a mãe pergunta-lhe se esteve a falar com a mulher. O filho responde que sim, mas muda rapidamente de assunto, levando Teresa a não insistir na conversa. Duarte aproveita para saber mais sobre Bernardo e percebe que a mãe está embevecida com o advogado. Este, faz questão de frisar que estará sempre disponível para a ajudar.

Isabel visita Júlia e diz que tem de lhe contar uma coisa sobre Raquel e Hugo. A amiga diz saber que eles se falaram no centro comercial, mas Isabel atalha o discurso e revela que Raquel ofereceu ajuda a Hugo para ele fundar a associação de apoio a ex-reclusos. Júlia fica espantada e diz que a irmã lhe contou que tinha tido uma conversa bem diferente. Isabel conclui pesarosa que então, se assim foi, Raquel lhe mentiu. Júlia fica com uma expressão de desilusão na face.

Pages: 1 2 3 4 5 6