Semana 3: Teresa mata Francisco

153º Episódio

Teresa obtém a colaboração de Lurdes, convencendo a empregada de que o nitrato de sódio que lhe pediu para ir buscar, servirá para se tratar. Quando Francisco entra na sala, entusiasmado com a garrafa de vinho que foi buscar, Teresa e Lurdes trocam um olhar cúmplice.

Gui estranha que Teresa tenha vibrado pouco com a perspectiva da visita da neta. Cátia faz-lhe ver que a mãe não tem estado em grande forma e propõe que se aventurem na praia com Carolina, ao fim da tarde. Gui começa logo a pensar em grandes petiscos mas Cátia devolve-o à realidade ao dizer que a vida não está para gastos em mariscadas.

Cristóvão observa com olhar triste e perdido, o diálogo entre a sua paixão e o namorado. Hernâni chega e trata logo de dizer que ele não tem qualquer hipótese de conquistar Cátia. Ivo aparece nesse instante todo vestido de branco, dizendo que fez uma reacção alérgica e que agora só pode vestir roupas de algodão ou linho. Hernâni troça e questiona-lhe a masculinidade, fazendo com que Ivo se vá embora muito irritado.

Hugo resigna-se em vender a casa a Zé Maria, apesar de saber que o valor que ele oferece está muito abaixo daquilo que o imóvel vale. Celeste aconselha o filho a resistir, mas ele responde que não tem outra saída, pois está atulhado de dívidas. Hugo começa a ficar impaciente por estar fechado em casa.

Tânia insiste com Nicole para que possam passar algum tempo de férias com Hernâni. A manicura defende-se, compreendendo que a filha gostasse de ver os pais juntos novamente, mas sentenciando que isso é impossível. Nicole acaba por se sentir culpada quando Tânia diz que o pai se tem esforçado para ser simpático e que ela está sempre a dar-lhe respostas tortas.

Miguel e Sónia troçam de Ivo, ao vê-lo todo vestido de branco. Cristóvão defende o amigo, justificando que ele está doente, mas também é gozado. Sónia diz a Miguel que quer ir beber um copo e espairecer, mas ele diz logo que não tem dinheiro, forçando a que seja ela a pagar a despesa. Hernâni aproxima-se de Emília e mete-se com ela por estar atarefada com o casamento com Zé Maria. Por coincidência cruza-se com Sónia e Miguel e, reagindo a uma provocação do vendedor, irrita o casal ao perguntar se eles vão para o parque de estacionamento ou para a carrinha do stand que Miguel levou à falência.

Carminho e Jorge tomam um copo de vinho e aproveitam para namorar. Ele recebe uma mensagem de Filipa, mas desvaloriza, dizendo à namorada que a secretária de Artur encontrou os óculos escuros que ele esqueceu na revista.

Duarte confessa a Inês que gostou muito de jantar em casa dos avós dela, especialmente por ter aprendido algo mais sobre a cultura judaica. O casal concorda que deve dar mais tempo à sua vida, antes de pensar em ter filhos.

Júlia consegue a muito custo adormecer Carolina e vai despedir-se de Madalena e Raul que vão começar a ver um filme. A sessão começa, assim que o médico descobre o comando que não conseguia encontrar.

Alberto faz ronha para estudar, apesar dos incentivos que Vera lhe transmite.

Áurea emociona-se ao regressar à casa onde construiu família com Aníbal. Inês e Bruno abraçam a mãe, enquanto Amélia e Ester olham enternecidas para eles. Paulo está mais preocupado em encontrar a consola para jogar com Bruno.

Gui e Duarte correm juntos, cumprindo um jogging matinal. Duarte conta que já desistiu que a festa de casamento seja em casa dos pais, pois Inês quer fazer essa vontade a Teresa. Gui recebe uma mensagem de Júlia, combinando entregar-lhe Carolina na clínica. Duarte fica perturbado com a simples referencia que Gui faz a Júlia.

Júlia conta a Madalena que este dia é muito importante para si, pois vai depositar flores na campa da mãe. Só lamenta não o poder fazer na companhia de Raquel.

Francisco pede à secretária para apressar a marcação da viagem à Suíça. Teresa fica desconfortável, quando o marido lhe comunica que pode fazer as malas. Francisco fica intrigado ao ver Lurdes sair para cumprir uma ordem da patroa. Teresa justifica que a empregada foi comprar alguns medicamentos que podem ser necessários para Carolina, dizendo que o mais certo é que Gui se esqueça de levar consigo tudo o que a filha precisa.

A pretexto de ir ver como está o seu barco na marina, Francisco sai de casa e liga para Raquel, pressionando a que se encontre com ele. Ela reprime as ameaças do advogado e justifica que não foi ter com ele por falta de oportunidade, dizendo que o fará depois de tomar um café. Raquel esbarra em Isabel e Emília que falam do vestido que esta escolheu para casar com Zé Maria. Antes de se despedir, Raquel oferece a sua ajuda para o que for preciso e deseja felicidades aos noivos. Isabel comenta com Emília que sentiu veneno a escorrer-lhe pelo balcão.

Ivo continua a carpir as suas mágoas por estar doente com uma grande alergia. Cristóvão deixa o amigo desconsolado porque só boceja, dizendo que não dormiu nada de noite, pois esteve a fazer uma página para Cátia na internet, procurando torná-la numa actriz requisitada.

Ivo muda de assunto e decide ligar a Hugo, argumentando que precisa que o irmão o aumente, agora que tem mais despesas com o vestuário, por causa da alergia.

Hugo tem uma crise de ansiedade e deixa Celeste muito preocupada, por ver o filho desesperado para arrancar a pulseira electrónica que o obriga a estar preso em casa.

Zé Maria conversa com Júlia, dando conta que Hugo aceitou vender-lhe a casa, por está atolado em dívidas. O empresário confessa que o negócio é para si um bom investimento e que se sente justiçado por recuperar a habitação em que foi casado com Raquel. Gui chega à clínica nesse momento e leva Carolina consigo.

Raquel faz amor com Francisco num hotel e finge desempenhar com agrado a sua parte do acordo. Assim que o advogado sai, Raquel precipita-se para a casa de banho, lavando-se energicamente como alguém que sente nojo do que acabou de fazer.

Lurdes regressa a casa com o frasco de potássio que foi buscar, a mando de Teresa. A patroa aguarda com grande ansiedade e murmura para si própria que agora sim, está preparada para viajar com Francisco.

Júlia entra no cemitério e fica espantada ao deparar-se com Raquel, que chora junta à campa da mãe. Assim que vê Júlia, a irmã grita com ela, culpando-a pela morte da mãe e de todas as desgraças que lhe têm acontecido.

Pages: 1 2 3 4 5