Semana 4: A festa de aniversário

Esta semana em “Velhos Amigos”:

                            (21 a 27 de janeiro de 2013)

Episódio 6 – Os heróis da invicta

Pedro veio finalmente passar o fim-de-semana com o avô. A velhota, amiga de Matias, Maria da Assunção quer ir ao Porto visitar a sua amiga de longa data, Amália. Não a vê há uns bons cinco anos, contudo não tem como se deslocar. Os quatro amigos decidem dar boleia a Maria da Assunção e aproveitar para passar o fim-de-semana no Porto e mostrarem a cidade a Pedro.

Num passeio pelo centro, algures entre os Aliados e a Rua de Santa Catarina, Pedro perde-se do avô. José entra em pânico ao aperceber-se do desaparecimento do neto, pondo em causa a sua capacidade de tomar conta de alguém. Os três amigos percorrem as ruas à procura de Pedro. Ao passarem pelo Hotel onde estão instalados, vêem Pedro sentado à porta do mesmo. José fica aliviado por encontrar o neto mas não consegue afastar o sentimento de culpa.

Pedro tenta tranquilizar o avô dizendo que encontrou o hotel graças ao mapa que este lhe deu e ao sentido de orientação que herdou dele. José sente-se muito abatido com a situação e considera que o melhor é voltar para Lisboa e entregar o neto à mãe. Pedro relembra o avô que ainda não foram comer a francesinha que lhe tinha prometido. José leva o neto a comer a francesinha, no restaurante uma senhora engasga-se e começa a sufocar. José precipita-se para a salvar, aplicando-lhe a manobra de Heimlich. É aplaudido por quem testemunha o “salvamento” e Pedro aclama-o como seu herói. José recupera a confiança, abandonando os pensamentos derrotistas.

Entretanto Matias e Carlos vão buscar Maria da Assunção e descobrem que a amiga tem um grave problema, tem medo e não sai de casa há mais de três anos. Carlos e Matias decidem ajudar a senhora a ultrapassar o seu medo e fazem de tudo para a convencer a sair de casa.

Pages: 1 2 3 4 5