Semana 4: Duarte encontra o corpo do pai

Esta semana em “Dancin’ Days”:

                            (21 a 27 de janeiro de 2013)

158º Episódio

Zé Maria explica a Raquel que, apesar da dor que a separação lhe provocou, não quer que ela passe dificuldades. O empresário diz que quer dar-lhe a casa que Hugo lhe tinha roubado, como agradecimento por ter testemunhado a seu favor no tribunal. Raquel não se acha merecedora do gesto de Zé Maria mas Mariana intervém, dizendo que o pai está a fazer tudo com a melhor das intenções, recomendando à tia que, desta vez, não estrague tudo. Raquel, visivelmente emocionada, reconhece que os fez sofrer e que se pudesse voltar atrás, faria tudo de forma diferente. Zé Maria estende-lhe as chaves da casa, que ela recebe com agrado.

Luísa provoca Emília, ao dizer que ela está a ser ingénua por aceitar pacificamente que Zé Maria ofereça uma casa a Raquel. Emília fica algo melindrada com a amiga mas esclarece que ele conversou consigo antes de tomar essa decisão e que não faz sentido avançar para o casamento com Zé Maria, a desconfiar dele. Isabel é da mesma opinião e manda calar Luísa.

Júlia queixa-se a Jorge que não tem qualquer informação sobre a produção fotográfica que vai fazer para a Blondie. Ele percebe que não chegou a enviar-lhe a informação e tenta remediar a situação, enviando uma mensagem à secretária de redacção da revista, para que envie a Júlia toda a informação de que ela necessita para se preparar. Carminho junta-se a ele e diz que o cheiro da vela que ele acendeu a está a enjoar. Jorge, tocado pelo romance propõe que fujam do cheiro para o quarto, para namorarem, atacando-a com beijos logo a seguir.

Urbano fica surpreendido com a generosidade de Júlia, ao dispor-se a entregar a Raquel a gestão do Dancin’ Days depois de o comprar a Hugo. Por coincidência, Raquel liga-lhe nesse instante e Júlia partilha com Urbano e Madalena que a irmã acaba de lhe contar que Zé Maria lhe ofereceu a casa que comprou a Hugo. Todos ficam atónitos com a novidade e Madalena arranca sorrisos, antes de se retirar para dormir, ao decretar que Raquel nasceu mesmo com o rabinho virado para a lua. A sós com Urbano, Júlia pergunta-lhe como está a sua relação com Isabel e incentiva-o a pedi-la em casamento. Urbano, tímido como é hábito, diz que tem de ir com calma, para não falhar de novo. No entanto, com o incentivo da ex-mulher, garante que vai pensar no assunto.

Hernâni conta orgulhoso a Isabel que Nicole o convidou para ir com ela e Tânia à praia, durante as férias. Isabel aconselha-o a não desperdiçar a oportunidade, quando ele começa a gabar-se dos abdominais e a recordar como Nicole é atraente de biquíni.

Cristóvão está obcecado em gerir, às escondidas, a carreira de Cátia e quase não dá atenção a Ivo, sempre queixoso com as suas doenças. Cristóvão revela que tem uma mais uma proposta de trabalho para ela, agora para um programa infantil. Ivo troça, dizendo que é mesmo a especialidade de Cátia. No entanto, perde o sorriso, quando Hernâni chega e lhe conta que tem de começar a pensar em arranjar emprego, pois Hugo informou a administração do centro comercial que vai encerrar a loja de som. Ivo não quer acreditar que o irmão o deixou sem trabalho.

Sem contacto com os pais, Duarte decide ir para a Suíça acompanhar as buscas que as autoridades vão iniciar. Gui também quer ir mas Duarte opta por deixá-lo a tomar conta da agência. Cátia avança a hipótese de rapto, embora ninguém acredite nessa possibilidade.

Alberto vai ao ginásio para manter a forma e encontra Carminho que se queixa de ter acordado mal disposta. O pai conta que se está a preparar para um grande almoço de marisco, por ocasião da despedida de solteiro de Zé Maria. Ela diz que nesse momento nem pode ouvir falar de comida. Mudando de assunto, Carminho fala com o pai sobre os estudos, aconselhando-o a não facilitar, pois os exames são difíceis e ele pode vir a desiludir-se.

Filipa lança uma provocação a Jorge dizendo que ele terá de a compensar por ter remediado a sua falha, enviando a Júlia a informação que ela precisava para a produção fotográfica. Jorge desvaloriza até porque Júlia e Artur entram na sala quase ao mesmo tempo.

Raquel, acompanhada por Babi, regressa a casa onde esteve casada com Zé Maria e criou Mariana. Relembra que essas são boas memórias e mostra-se feliz por sentir que a sua vida está a mudar para melhor, pois já tem um local para viver sem ter de pagar renda e já recebeu o dinheiro que esperava.

Duarte está ansioso por não conseguir voo para ir acompanhar as buscas aos pais e com o facto de continuar sem ter notícias deles. Gui apercebe-se da gravidade do momento quando o irmão confessa que não está preparado para lidar com o pior.

Cátia aparece no shoping derrotada e conta a Sónia que o papel que lhe queriam oferecer no filme era de uma única cena onde teria de aparecer toda nua. A prima brinca com a situação dizendo que ao menos não tinha que decorar grandes falas. Ao ver Gustavo sair da loja e dar um beijo na cara de Veiga, que se aproxima dele, Sónia vai esclarecer tudo, acusando o patrão de pedofilia, por andar com o estagiário. Gustavo fica indignado e esclarece que Veiga é seu avô, no preciso momento em que ele entra na Flor de Sal. Sónia fica apavorada, convencida que o patrão ouviu a conversa. Veiga aproveita o facto de estarem todos juntos para entregar a gestão da loja a Cristóvão, despromovendo Sónia às antigas funções, pois acha que ele não tem perfil para ser a gerente. Sónia ainda acusa Gustavo de minar o seu trabalho, mas como Veiga diz estar disposto a aceitar a sua demissão, resigna-se ainda que furiosa. Cristóvão aceita o cargo quase sem conseguir falar. A sós com o neto, Veiga agradece-lhe ter-se prestado ao papel se seu espião na loja e pergunta-lhe quando é que ele lhe apresenta a namorada. Gustavo diz ao avô que podem almoçar os três nesse mesmo dia.

Mariana conta a Nonô que encontrou Vera e que lhe pediu desculpa por lhe ter roubado Gui em tempos. Nonô finge ter ciúmes e diz a Mariana para não a trocar outra vez por Vera.

Jorge está prestes a adiar a sessão fotográfica de Júlia porque a produtora sofreu um acidente e não pode comparecer. Júlia decide arriscar e fazer o trabalho, apoiada no que aprendeu sobre moda enquanto esteve em Milão.

Madalena chega à clínica e conta eufórica a Carminho que passou com distinção a prova para entrar na escola de canto do Hot Club. Raul diz que vai tratar do corpo, para poder rivalizar com os homens que vão andar atrás dela quando for famosa.

Zé Maria, Urbano e Alberto almoçam e brindam à felicidade do empresário, que faz ali a sua despedida de solteiro. Os três amigos apreciam a beleza de Tróia e Zé Maria até mostra desejo de ali ter um barco.

Gustavo apresenta Mariana ao avô, mas Veiga fica apreensivo quando o neto diz que Carolina é filha dela. O constrangimento é geral, mas todos tentam disfarçar o incómodo.

Cristóvão esforça-se por criar bom ambiente na loja, mas Sónia não se conforma que ele a tenha substituído como gerente e reaje mal.

Artur acompanha um pouco da sessão fotográfica de Júlia enquanto Jorge lhe explica que ficou espantado com ela, pela forma como tem levado o trabalho em frente.

Gustavo entorna o café por cima de si e deixa Mariana e Veiga sozinhos, enquanto vai limpar a roupa. O avô aproveita a ocasião para pedir questionar Mariana pelo facto de ter sido mãe tão cedo. Veiga pede-lhe que não seja egoísta e se afaste de Gustavo, para que ele possa gozar a sua adolescência. Mariana fica chocada e, já zangada, pergunta a Veiga o que está a pensar fazer para os separar, se ela recusar desaparecer da vida de Gustavo.

Pages: 1 2 3 4 5