Semana 43: O julgamento de Eduardo

Esta semana em “Podia Acabar o Mundo”:

                            (22 a 28 de outubro de 2012)

135º Episódio

Sara chega finalmente ao jantar em que deverá ser apresentada como noiva de Geraldo, tal com tinha sido combinado na estratégia para a campanha eleitoral. No entanto, aparece com o vestido todo amassado, a pintura borrada e o cabelo desgrenhado. A surpresa para Geraldo não podia ser mais desagradável. Até Mercedes fica boquiaberta.

Hélder, por seu lado já em sua casa, tem um apetite voraz e desperta a atenção de Albertina, Raimundo e Júlio, que desconfiam que há moura na costa. Hélder diz que tem uma família linguaruda.

Sara, finge ter-se perdido e ter fugido de um touro para receber a compaixão de Geraldo e justificar o atraso. Joana acompanha-a a um dos quartos para que se recomponha.

Vera confronta Eduardo e percebe que é ele o responsável pelo silêncio de Daniel. Vera deixa o gabinete de Eduardo prometendo enterrá-lo na lama no julgamento de Luísa e na prisão, assim que puder.

Sara, tenta desempenhar bem o seu papel na mesa de jantar dos Álvares como noiva de Geraldo, mas Mercedes não engole a farsa e faz recair sobre si as atenções da família.

Luísa conta a Cláudia e Sónia como se tornou tão amiga de Sara e confessa igualmente que está preocupada com o início do seu julgamento por ter atentado contra Eduardo.

Mercedes retira-se para o escritório mas antes diz claramente a Geraldo que não acredita na farsa que este montou para parecer um homem de família. Sara diz que acha Mercedes uma personagem tenebrosa. Entretanto, Gabriel deixa Geraldo à beira do colapso quando anuncia que a Quinta do Paço está cheia de jornalistas que vieram para o anúncio do noivado.

Ao mesmo tempo, Rui e Catarina preparam o anúncio do seu casamento a uma televisão sob o olhar entusiasmado e divertido de Vítor e Jeremias.

Gabriel finta os jornalistas para facilitar a vida a Geraldo mas Mercedes avisa que Rui e Catarina estão em directo na televisão. Todos assistem ao pedido de casamento que Rui faz e Catarina aceita. Geraldo está arrasado e Mercedes dá, contente, a entender-lhe que acaba de sofrer um grande revés na sua campanha eleitoral, perdendo terreno para Rui. Joana não esconde a emoção pela felicidade de Catarina. Sara faz tudo para que Geraldo acredite que também eles vão fazer um anúncio de noivado que fará esquecer o de Rui e Catarina.

Em casa dos Pereirinhas as opiniões dividem-se. Tonino está preocupado com o futuro da candidatura de Geraldo enquanto Maria de Jesus inferniza a vida ao marido, torcendo pelo “Obama das Lezírias”.

Rodrigo não esconde a sua preferência por Rui, enquanto Vitória chega a ter pena de Geraldo.

Catarina recebe o apoio de Vera e ambas comentam o insucesso de Geraldo. Este prepara-se para jogar baixo e espalhar aos quatro ventos, com o apoio de Sara, que a irmã Catarina é virgem. Joana fica perplexa com o despique entre os dois filhos.

Eduardo visita Luísa e tenta chantageá-la para que, em troca do seu testemunho favorável em tribunal, a ex-mulher lhe ceda a quota de quarenta por cento que detém na sociedade de advogados. Luísa está à beira de ceder quando chegam Vera, Rogério e António.

Joana dá os parabéns à filha Catarina pelo noivado com Rui enquanto Geraldo se vitimiza dizendo que a mãe prefere a felicidade da irmã à sua.

Vera, Rogério e António chegam a tempo de evitar que Luísa assine o acordo proposto por Eduardo. Este sai do apartamento da ex-mulher deixando atrás de si um ambiente de grande tensão ao profetizar que Luísa vai parar à cadeia, ainda por cima, grávida. A equipa de advogados convence Luísa que Eduardo não vai arrastá-la para a cadeia e que estão ali para a defender até às ultimas consequências.

Joana diz a Mateus que receia que Geraldo se volte contra Catarina. O filho não esconde que partilha da mesma preocupação relativamente ao relacionamento futuro dos irmãos.

Tonino, ocupado com a campanha politica de Geraldo deixou acabar os pastéis de nata no café Pão Quente, para desespero de Maria de Jesus e incredulidade de Vítor.

Geraldo já descobriu a forma de descredibilizar a campanha de Rui. Sem escrúpulos diz a Tonino e Hélder que vai tornar publico que a irmã Catarina é viciada no jogo.

Eduardo diz a Emídio e Marta que quer ver Luísa demolida em tribunal.

No café Pão Quente, Geraldo tenta atenuar os efeitos que o anúncio do casamento de Rui com a sua irmã fizeram na campanha eleitoral, enquanto Justina e Vítor têm um pequeno desaguisado, apoiando cada um o seu candidato. Tonino recebe apupos por dizer que não faz mais pastéis de nata, por estar ocupado com a campanha de Geraldo.

Hélder, por seu lado, como candidato a vereador dos transportes, conta os buracos nos pavimentos da vila quando recebe uma chamada de Sara, marcando um encontro romântico entre os dois.

Pages: 1 2 3 4