Semana 43: O julgamento de Eduardo

136º Episódio

Luísa está mais confiante para o julgamento que a opõe a Eduardo. Vera, António e Rogério ultimam os pormenores da defesa. Depois de Vera e António deixarem o apartamento, Rogério propõe-se ficar um pouco mais com Luísa.

Na quinta, Eduardo tenta aproximar-se de Rodrigo, garantindo que mudou e por isso lhe devolverá o emprego que antes tinha.

Rogério e Luísa reconciliam-se, apostados em derrotar Eduardo em conjunto, esquecendo as mágoas do passado.

Eduardo obriga Geraldo a aceitar a sua ajuda no primeiro comício, comprometendo-se a enviar apoiantes com o propósito de denegrir a imagem de Mercedes, gritando que ela é uma raptora e uma assassina. Apesar de não concordar com a estratégia, Geraldo, refém do dinheiro de Eduardo, não tem como recusar.

Sara e Hélder, estão de novo juntos e fazem amor deitando para trás das costas o seu envolvimento na política.

Tonino conta a Maria de Jesus, para espanto da mulher, que se Geraldo for eleito presidente da câmara têm garantido um contrato como fornecedor da autarquia.

Vera pressiona Tânia para conseguir falar com Daniel. A recepcionista volta com uma notícia que alivia Vera ao dizer que Daniel promete passar em casa dela assim que terminar as consultas.

Mercedes ameaça Geraldo, dizendo que será uma poderosa inimiga caso este se alie a Eduardo.

Daniel cumpre a promessa e vai a casa de Vera. Esta fica chocada ao ver que o rosto do namorado está negro e todo pisado. Daniel diz a Vera que apesar das ameaças de Eduardo não vai abrir mão dela.

Sara vai à Quinta do Paço encontrar-se com Geraldo. Juntos começam a delinear a estratégia para o comício da vila. Geraldo esforça-se por encontrar aspectos positivos no passado da falsa noiva que o possam favorecer na campanha eleitoral.

João estranha a aparência de Daniel e Vera ganha uma expressão séria quando explica ao filho que o que se passou não foi uma brincadeira, como Daniel tentou sugerir. João fica a saber que foi Eduardo o responsável pelas agressões e diz que se fosse com Rodrigo, o pai teria reagido. Vera fica agastada enquanto Daniel tenta dar um desconto.

João acaba por ligar a Rodrigo, contando o episódio de que Daniel foi vítima e pedindo ao pai que proteja Vera das investidas de Eduardo.

Jeremias está radiante com o noivado do filho com Catarina mas manifesta a sua reprovação a Rui por aproveitar o facto para marcar pontos na campanha eleitoral.

Inês e Raimundo comentam o noivado de Geraldo quando Nuno e Rosário chegam convidando-a para madrinha de baptismo de Clarinha. O convite é bem recebido mas Inês avisa que Geraldo, ao ser designado como padrinho vai tentar aproveitar a ocasião para a sua campanha politica.

Vera conta a Catarina que Daniel foi espancado pelo capanga de Eduardo. Catarina pergunta a Vera se não teria preferido que Daniel reagisse à bruta, como Rodrigo faria.

Eduardo estuda com Emídio e Marta a melhor estratégia a adoptar contra Luísa no julgamento, quando Rodrigo irrompe pelo gabinete, exigindo falar a sós com Eduardo.

Vera pede a Catarina que a ajude a não se sentir balançada entre Daniel e Rodrigo.

Este confronta Eduardo e não acredita que ele tenha molestado Daniel para o ajudar a reconciliar-se com Vera. Rodrigo avisa Eduardo que o quer longe das suas vidas.

Sara está nas nuvens com o seu duplo papel de candidata a primeira-dama e amante de Hélder ao mesmo tempo. Luísa não acha grande piada à situação e antevê o pior.

Albertina, Raimundo e Júlio comentam à mesa a noiva garbosa de Geraldo sem perceberem que é Hélder o amante da beldade.

Cláudia pede Sara que não use o julgamento de Luísa para fins políticos.

Eduardo recebe o relatório da autópsia de Henrique e pede a Sebastian que o entregue urgentemente a Geraldo. Ao mandar cumprimentos a Mercedes deixa antever que o relatório a vai prejudicar.

137º Episódio

Vitória tem novo acesso de ciúmes quando Rodrigo confessa ter ido falar com Eduardo, convencido que este está a perseguir Vera. Vitória não aceita que Rodrigo esteja constantemente preocupado com a ex-mulher e sente-se traída.

Luísa está apreensiva com o início do julgamento em que responde pelo atentado à vida de Eduardo. Rogério dá-lhe todo o apoio, bem como Cláudia e Sónia.

Geraldo está uma pilha de nervos antes do seu comício. Fala com Sara que devido ao julgamento de Luísa, vai chegar atrasada. Entretanto, Sebastian chega à Quinta do Paço e entrega a Geraldo o envelope enviado por Eduardo. Mercedes assiste a tudo e começa a sentir-se ameaçada.

Tonino, empenhado na campanha de Geraldo, dá pouca atenção ao negócio no café Pão Quente e sofre a reprovação de Maria de Jesus e Vítor.

Mercedes tenta tirar a Geraldo o envelope enviado por Eduardo e que a compromete nos crimes cometidos contra os Álvares. Geraldo resiste e coloca o envelope à guarda de Hélder. Mercedes promete vingança.

Vera está ansiosa como início do julgamento de Luísa. António transmite confiança, embora ambos reconheçam que está muita coisa em jogo. Vera, pede entretanto a Rodrigo que vá buscar João à escola, o que deixa Vitória mais uma vez furiosa.

Rui fica preocupado com o seu futuro político quando Máquina diz que o comício de Geraldo está com muita gente para assistir. Maria de Jesus diz a Rui que tem de reagir e responder na mesma moeda. Entretanto Vítor e Maria de Jesus, conversando com Máquina, percebem que os apoiantes de Geraldo não são da terra, mas sim contratados por ele. Logo todos convencem Máquina a ir fotografar essas pessoas para mais tarde desmascararem Geraldo.

Este fica em grande excitação com as noticias que recebe de um comício cheio e os jornalistas também estão surpreendidos.

Justina quer levar Clarinha ao comício do padrinho mas Rosário proíbe a mãe com veemência.

Mercedes tenta afastar Tonino e Hélder de Geraldo, mas estes resistem às ofertas envenenadas da espanhola e seguem com o candidato para o comício.

Justina encontra a solução perfeita para ir assistir ao comício deixando Clarinha ao cuidado de Albertina, também curiosa como se sai Hélder. Justina promete contar tudo no regresso.

Luísa e Vicente, começam a ser julgados pelo atentado a Eduardo. Vicente remete-se ao silêncio, mas Luísa diz ao tribunal ter sido mal tratada pelo marido, mas que, apesar disso, se arrependeu de o tentar matar e que fez tudo para evitar que ele caísse no poço do elevador. Eduardo percebe que Luísa vem para se defender com todas as suas forças.

Geraldo chega finalmente ao comício e recebe um banho de multidão.

Eduardo fala com eloquência e diz que se sentiu atraiçoado por Luísa, negando ter-lhe alguma vez batido.

Máquina estraga o comício de Geraldo ao contar aos jornalistas presentes que os seus apoiantes no comício não são genuínos, mas sim contratados. Geraldo joga então uma cartada de mestre acusando publicamente Mercedes de ter raptado João e de ter assassinado Henrique. Os jornalistas focam nela as atenções pois é obrigada a fugir, escapando à fúria da multidão liderada por Máquina.

O testemunho de Emídio contra Luísa no tribunal é demolidor acusando-a de o ter manipulado tal como fez com Eduardo. Laura também não poupa a nora dizendo que se aproveitou do filho para que este reabilitasse o escritório de advogados acusando-a ainda de ter um amante. Luísa está em pânico com os ataques que recebe, mas Vera tenta tirar a credibilidade aos testemunhos de Emídio e Laura.

Geraldo está preocupado por ter transformado Mercedes no centro das atenções dos jornalistas. Justina diz que tem uma solução para que seja Geraldo a figura das primeiras páginas do dia seguinte.

Pages: 1 2 3 4