Semana 47: Eduardo manda matar Daniel

156º Episódio

Geraldo continua preocupado com as ameaças de morte que Mercedes lhe fez e dá conta dessa inquietação a Sara, dizendo no entanto, que confia na protecção que Eduardo lhe prometeu. Sara, afasta os maus presságios, mas não deixa de frisar que detesta Eduardo. Estimulados pelo contacto com os jornalistas, Geraldo e Sara saem da quinta para assistirem ao casamento de Nuno e Rosário.

Apesar de muito debilitada pelo cancro, Inês insiste em ir assistir ao casamento do irmão e ao baptizado de Clarinha de quem vai ser madrinha. Nem Alexandra consegue demove-la. Raimundo sempre ao lado de Inês elogia a madrinha mais bonita de sempre enquanto Alexandra consegue autorização para esta saída temporária de Inês.

Maria de Jesus está a ajudar Sónia a vestir-se e entala a filha porque está furiosa por Justina não a ter convidado para o casamento de Rosário. Tonino já se dá por satisfeito por ter fornecido os bolos para a boda. Sónia, por seu lado diz que só foi convidada como acompanhante de Cláudia e recebe por isso outro entalão. Cláudia chega entretanto e troca olhares agressivos com Maria de Jesus.

Nuno chega à igreja com Joana e antes de entrar recebe um abraço emocionado de Jeremias enquanto Máquina não para de tirar fotografias.

Mercedes dá as últimas instruções aos seus homens e vai posicionar-se dizendo que quer estar perto de Geraldo quando o atirador que contratou o matar.

Entretanto, Silveira informa Eduardo que Mercedes foi vista na vila. Eduardo reconhece que esperava um deslize da espanhola e toma rapidamente o caminho da vila para proteger Geraldo. Este chega à igreja e fica imediatamente rodeado de jornalistas. Quando vai ajudar Sara a sair do carro, é salvo por um desses jornalistas, que com o entusiasmo de entrevistar o casal, faz recuar o homem que ia atirar em Geraldo. À distância, Mercedes fica furiosa porque falhou a primeira tentativa para acabar com Geraldo.

Rui sente inveja do mediatismo de Geraldo mas Catarina conforta-o dizendo que importante será o dia seguinte às eleições e que aí será Rui o eleito presidente da câmara. Máquina também não esquece o casal e vai tirar-lhes fotografias.

Júlio, sem saber porquê, irrita Hélder contando que viu Geraldo aos beijos a Sara antes da entrada na igreja. Albertina faz sinal a Hélder para que se contenha, pois Júlio começa a desconfiar se o irmão não terá ciúmes por causa da noiva de Geraldo.

Com a Quinta do Paço por sua conta, Gabriel e Alexandra aproveitam para namorar.

Geraldo corre pela igreja para roubar o melhor lugar a Rui e Catarina. A irmã, furiosa, compara-o a uma criança mas Geraldo nem liga, virando-se para Rui e transbordando confiança na conquista de mais uma boa porção de votos.

Eduardo aproxima-se da vila e diz a Silveira que se prepare para abater Mercedes assim que a vir.

Rosário já está impaciente porque Justina nunca mais acaba as verificações ao vestido de noiva. Nisto entra Vítor para saber a que se deve o atraso.

Luísa vive angustiada por se aproximar o dia da leitura da sentença que a pode atirar grávida para a cadeia mas tem em Rogério o apoio de que precisa.

Dentro da igreja alguns convidados dão também sinais de impaciência. João diz que não se casa porque casar é uma seca. Vera está incomodada por ver Vitória agarrada a Rodrigo dizendo que tem pena de não poder ter um casamento religioso e Geraldo está irritado porque o baptizado em que é padrinho não avança.

Movido pelos ciúmes, Hélder toma a decisão de ir ao casamento e sai espavorido de casa, deixando Albertina com o coração nas mãos.

Rosário, levada por Vítor avança feliz para a igreja, no momento que Eduardo descobre Mercedes entre a multidão.

Máquina não tem fato para assistir ao casamento mas Tonino empreste-lhe um que pertenceu a um irmão.

Inês sofrida mas determinada desempenha o papel de madrinha de Clarinha no baptizado, enquanto fora da igreja, Mercedes está furiosa por ter de esperar o fim das cerimónias para matar Geraldo. Eduardo observa-a ao longe, esperando o momento de agir.

Mateus celebra comovido o casamento de Rosário e Nuno pondo fim às dúvidas de Geraldo quanto ao amor dos noivos. Depois é a vez do baptizado de Clarinha. Terminadas as cerimónias todos saem da igreja, incluindo Geraldo que traz a afilhada ao colo. É o momento que o atirador escolhe para ficar frente a frente com Geraldo apontando-lhe a arma. A multidão de convidados entra em pânico mas Silveira evita o assassínio manietando o segurança de Mercedes que foge furiosa, trocando olhares com Eduardo que sorri. Geraldo, depois do susto que apanhou corre a abraçar o irmão agradecendo ter-lhe salvo a vida. Mais tarde, já na quinta, Eduardo pede a Geraldo para falarem a sós no escritório. Mercedes destila ódio e promete voltar a tentar matar, começando por Eduardo.

Vítor dançou durante toda a festa com Justina e Jeremias acha que algo se passa entre os dois. Vítor quer esclarecer a situação ainda antes de adormecer.

Nuno e Rosário partem para a lua-de-mel e contam a Justina que decidiram mudar-se para a Beira Alta. As despedidas são cordiais mas emocionadas.

Pages: 1 2 3 4 5