Semana 5: Bom filho à casa torna

Episódio 12

José está de visita a Lisboa e o clima em casa de Eunice é tranquilo. Feliz por ter o avô consigo, Pedro quer partilhar tudo o que tem aprendido na escola e as peripécias que tem vivido com os colegas. Alegre, José ouve atentamente, mas é surpreendido com um princípio de enfarte que o conduz às Urgências. José fica internado em observação numa enfermaria que partilha com Manuel, um idoso que foi abandonado no hospital pelo próprio filho, embora não o assuma.

Manuel prepara-se todos os dias na expectativa de que o vão buscar e fala sempre com orgulho do seu Luís – um advogado ambicioso que aguarda ser promovido a sócio no escritório em que trabalha –, justificando as ausências do filho com o tempo que o trabalho lhe rouba. No hospital, somente a Dr.ª Lígia e alguns auxiliares conhecem a real situação de Manuel, mas todos os contactos que tentaram fazer com o advogado foram em vão. A Dr.ª Lígia adia dar-lhe alta por compaixão, inventando novos exames para justificar a sua permanência. Enquanto José é assistido pelos médicos, Matias e Carlos entretêm-se a fazer disparates. Além dos sprints em cadeiras de rodas no corredor, invadem inadvertidamente um bloco operatório a comer salgadinhos e sem esterilização, à procura de José. São expulsos do hospital até porque a hora das visitas já acabou, mas Carlos e Matias não querem deixar José sozinho e ludibriam os Seguranças, para ficarem a dormir no hospital.

Quando entram no despenseiro e vêem várias batas e instrumentos médicos e decidem disfarçar-se para circularem livremente pelas instalações. São confundidos pelos utentes como médicos do Hospital, chegando mesmo a dar consultas em Ambulatório.

Pages: 1 2 3 4 5