Semana 5: Raquel pode estar infectada com o vírus da SIDA

165º Episódio

Teresa fica surpreendida, mas também aliviada, quando Duarte conta que a autópsia ao cadáver de Francisco revelou que ele morreu com um ataque cardíaco. Duarte culpa-se pela morte do pai, mas a mãe apressa-se a dizer que o marido é que teve uma vida de excessos, pagando por isso. Duarte, pouco convencido, telefona a Gui e para dar a notícia ao irmão. Este conta depois a Cátia e Sónia que a autópsia de Francisco confirmou o que já se esperava e que o pai morreu de ataque cardíaco. Sónia deixa Gui encavacado ao dar-lhe um grande abraço para o animar. Cátia lamenta-se a Sónia por não poder dar ao namorado o apoio que queria, pois tem uma reunião de trabalho em que ficará a saber o papel que vai ter no programa de televisão. A prima desvaloriza a importância que Cátia pensa ter como actriz e deixa-a sem fala, quando lhe pede que seja sua fiadora para outra operação aos peitos.

Nesse instante, Luísa atrai Hernâni á loja de decoração, fingindo que precisa de ajuda para abrir o cofre. Enquanto o chefe da segurança se esforça por ajudar, Luísa começa a seduzi-lo. Hernâni resiste e a decoradora, irritada por estar a ser rejeitada, chama Miguel para a ajudar. Sem que os dois rivais vejam, coloca no cofre a chave correcta, fazendo com que Miguel o consiga abrir e Hernâni fique malvisto.

Na doçaria, Cátia explica a Sónia que a vida não está para investimentos arriscados, recusando ser sua fiadora para os implantes nos peitos. A prima fica irritada e prepara-se para ir ter com Miguel à livraria mas Hernâni mete veneno e insinua que o namorado está enrolado com Luísa na loja de decoração. Sónia vai a correr ter com eles e interrompe o idílio na altura certa. Miguel, atrapalhado, disfarça e diz que o cofre já está a funcionar, despedindo-se de Luísa que fica frustrada. Já fora da loja, Sónia avisa Miguel para o apetite que Luísa tem pelos homens das outras. Hernâni observa a cena e deixa escapar um sorriso de vitória, merecendo uma reprimenda de Isabel.

Teresa compensa a lealdade de Lurdes e convida-a para que lhe faça companhia ao jantar. A empregada agradece a distinção e Teresa confessa que viveu em grande tensão, desde que percebeu que o marido a queria matar, até ser ilibada de o ter assassinado. Lurdes conforta a patroa dizendo que ela foi muito corajosa e que agora pode finalmente ter paz.

Inês pergunta subtilmente a Duarte se Júlia lhe enviou alguma mensagem de condolências. Duarte confirma que sim, mas avisa a noiva que não tem motivos para se preocupar com Júlia. Inês abraça o noivo mas não fica tranquila com a resposta.

Júlia conversa com Mariana e confessa ter ficado satisfeita por ela ter feito as pazes com Vera, afirmando que esta foi infeliz ao relacionar-se com o rapaz errado e acabando por se envolver com o mundo da droga. Júlia muda de assunto e pergunta à filha se tem falado com Raquel. Mariana responde que tem ideia que a tia está a passar outra vez por dificuldades e Júlia revela a esperança de que a irmã não volte a cometer os mesmos erros. Nesse instante, Raquel, sozinha em casa, toma uma bebida mas irrita-se ao ver as contas que tem para pagar, sem poder satisfazer os seus compromissos. Com raiva, amachuca os papéis e mergulha nos seus pensamentos, com um ar apreensivo.

Em casa da família Galvão prepara-se o jantar de despedida a António, Alice e Paulo que estão de partida para o Luxemburgo. Alberto divaga e tenta saber junto de António se o negócio de comida terá viabilidade por aquelas paragens mas Ester repreende o marido, insistindo para que tenha os pés assentes na terra. Áurea recebe uma chamada de Lourenço e vai atendê-lo toda derretida, longe de todos. Ester fica intrigada mas Alberto desvaloriza. Carminho e Jorge chegam nesse instante e provocam a alegria geral ao anunciarem que vão ser pais. Jorge está eufórico, enquanto Carminho fala da sua gravidez com grande prudência.

Amélia comove-se quando chama os miúdos para a mesa, dizendo que é a última vez que chama o neto. Ester abraça a empregada e lembra-lhe que o momento não deve ser vivido com tristeza.

Zé Maria confessa a Urbano que está ansioso por casar com Emília, reconhecendo que nunca pensou que isso lhe pudesse acontecer tão rápido, depois de se ter separado de Raquel. O médico pergunta se ele ainda sente algo pela ex-mulher. Zé Maria confirma que ela já faz parte do passado.

Emília conta a Luísa e Isabel que está desesperada, pois não conseguiu arranjar o bouquet que queria para o casamento. Luísa troça da situação e promete que vai resolver o problema. Emília não fica descansada.

Apesar de confortada por todos, Amélia não resiste a chorar a partida de António, Alice e Paulo para o Luxemburgo. Na despedida, oferece ao neto uma foto de ambos para ele colocar no quarto novo. Ester e Alberto causam sensação pela elegância que exibem, já vestidos para o casamento de Emília e Zé Maria.

Bruno está triste com a partida de Paulo para o Luxemburgo mas Áurea anima o filho ao propor uma ida ao cinema com direito a hambúrguer e guloseimas.

Duarte ultima os preparativos para o funeral do pai e constata que foi preciso Francisco morrer para ele se aproximar da mãe. Inês sugere-lhe que se mudem uns tempos para casa de Teresa, pois gosta muito dela. Duarte concorda que precisa de estar mais tempo com a mãe, mas recusa ir viver com ela. Inês diz que o ama muito e Duarte retribui, mas não é sincero.

Sabendo que Raquel está a passar por uma fase difícil, Júlia visita a irmã e conta-lhe que comprou o Dancin’ Days a Hugo e que quer que seja ela a geri-lo. Raquel abraça Júlia, agradecendo a ajuda que lhe está a dar. Depois dela sair, Raquel atende uma chamada de Adriana que diz precisar de conversar com ela.

Emília está a poucos instantes de casar com Zé Maria e insiste que não gosta do bouquet que tem na mão. Raul chega nesse instante acompanhado por Madalena e surpreende a mãe com um novo bouquet para a cerimónia. O médico conta que foi Luísa quem o avisou de que ela não estava satisfeita com o que tinha. Emília abraça o filho e agradece-lhe o gesto. Ester e Alberto chegam esbaforidos ao local da boda mas Zé Maria sossega-os dizendo que o casamento ainda não começou.

Carminho conta a Júlia que a família quase atirou foguetes quando ela contou que está grávida. Mudando de assunto, pergunta-lhe onde andou a manhã toda. Júlia responde que foi oferecer a Raquel a gerência do Dancin’ Days, pois a irmã tem de ser ajudada. Carminho compreende a atitude de Júlia mas não a aprova.

Raquel recebe Adriana em sua casa e fica em estado de choque quando ela a aconselha a fazer o teste do HIV, pois um dos clientes com quem saiu está infectado com o vírus da SIDA. Raquel não confirma se dormiu com o homem, pois ficou aterrada com a possibilidade de também estar infectada.

Pages: 1 2 3 4 5