Semana 5: Raquel pode estar infectada com o vírus da SIDA

167º Episódio

Mariana chega a casa de Júlia e confessa sentir-se estranha por no dia anterior ter estado num casamento e um dia depois, preparada para ir a um funeral. Júlia muda de assunto e diz esperar que Raquel não se atrase. Mariana conta á mãe que já está inscrita no workshop de fotografia e ela diz que lhe empresta os livros que trouxe de Milão. Num impulso, Júlia decide ligar a Raquel. Esta não atende a chamada e coloca o telefone no modo silêncio, porque está ansiosa por saber o resultado da análise ao HIV que acaba de fazer.

Ester e Alberto aguardam que Áurea chegue para seguirem juntos para o funeral de Francisco. Ester alegra-se pela gravidez de Carminho e mostra o desejo de falar com a filha pedindo-lhe que eduque a criança segundo os rituais judaicos. Vera lembra que a prima nunca foi muito dada às religiões, mas Ester não se demove. Áurea chega com Bruno que vai ficar ao cuidado de Amélia. Alberto diz que se não fosse por Inês quem ficava em casa com o neto era ele, acrescentando que até nem gostava de Francisco, que lhe ganhou uma fortuna ao poker. Amélia critica o patrão por ter jogado e Ester repreende Alberto, esperando que ele não se atreva a falar do assunto durante o funeral.

Sónia comenta com Luísa e Isabel que, naquele momento, Cátia deve estar a esfregar cebola nos olhos para chorar no funeral de Francisco. Isabel, compadecida com a situação, lamenta a perda de Teresa em tais circunstâncias, até porque estava numa espécie de segunda lua-de-mel com o marido. Sónia muda de assunto e pergunta como correu o casamento de Emília e Zé Maria. Isabel conta que tudo correu bem e que Luísa será a próxima a casar, pois apanhou o bouquet da noiva. Sónia fica picada e diz que o próximo enlace é o seu com Miguel e que não há mezinhas que façam com que Luísa desencalhe. Esta reage e diz que não precisa roubar o homem às colegas para depois ser apanhada dentro de uma carrinha. A discussão instala-se entre as duas, com Sónia a sair amuada para a loja gourmet, enquanto Luísa lhe deita um olhar que ameaça vingança.

Cristóvão repreende Sónia quando ela entra na loja, dizendo que não pode continuar a deixar o trabalho durante tanto tempo. Ela responde que até a dormir é mais produtiva do que ele, acabando com a discussão. Alheio à conversa, Hernâni fala ao telefone com Tânia, explicando à filha que não pode passar o dia com ela e Nicole, por estar a trabalhar. Hernâni pede para falar com a ex-mulher e confessa que adorou passar o dia na praia com elas. Nicole retribui, mas põe-no em sentido quando ele começa com os piropos. Finda a chamada, Hernâni dá de caras com Sónia que o provoca, perguntando se Nicole cura o desgosto de amor na praia. Hernâni responde que Nicole não tem qualquer desgosto, porque só o amou a ele na vida. O segurança deixa Sónia amuada agradecendo-lhe por ter ficado com Miguel, pois assim só se estraga uma casa. A sós com Cristóvão ela murmura que a inveja será mais do que muita quando operar os peitos outra vez. Cristóvão deixa-a a ferver ao antecipar que ela ainda vai ter problemas de coluna se continuar a injectar silicone na caixa torácica.

Enquanto isso, Miguel e Luísa trocam frases sedutoras, sem esconderem que estão interessados um no outro.

Na clínica onde fez o exame de despistagem do HIV, Raquel desespera por não saber ainda o resultado. O passar do tempo parece-lhe uma eternidade até que, finalmente, a enfermeira chega junto dela e entrega-lhe o papel com o resultado da análise. Raquel procura ler o relatório com grande atrapalhação mas a enfermeira abrevia-lhe a angustia e revela que o teste deu negativo e que ela não está infectada. Raquel senta-se quase desfalecida e agradece a Deus por estar bem de saúde.

Já no cemitério, Júlia confessa a Mariana que está a estranhar a ausência de Raquel, pois ela havia dito que estaria no funeral de Francisco. Mariana vai cumprimentar Gui com um beijo, enquanto Inês apresenta Ester, Alberto e Áurea a Teresa, que recebe os pêsames dos avós e mãe da futura nora. Júlia troca algumas palavras com Duarte, que confessa não ter ainda interiorizado que o pai morreu. Teresa e Inês observam-nos com desagrado. A conversa entre ambos é interrompida pelo padre que inicia a cerimónia fúnebre.

Raul deixa Madalena em casa, depois de ter ido com ela comprar os cadernos para a escola de canto. O clima entre ambos é de grande cumplicidade e o médico aproveita o facto de comentar a viajem de núpcias que a mãe está a fazer em Cabo Verde, para sugerir à namorada que tirem umas folgas para fazerem uma escapadela os dois. Madalena até concorda com a ideia mas fica com uma ar comprometido.

Urbano vai ter com Isabel e convida-a para jantar, reconhecendo que a quer compensar pelas palavras infelizes que lhe dirigiu. Desajeitado, volta a comprometer as suas intenções pressionando-a para ir viver consigo. Isabel fica ainda mais enervada e adopta um ar sério, reafirmando que nem quer falar mais desse assunto. Urbano pede desculpa e despede-se forçando um sorriso, perante o desconsolo de Isabel.

Carminho prepara-se para aspirar a casa mas Jorge impede-a por estar grávida, propondo um passeio a dois como alternativa. Ela gosta da ideia mas com a condição de ser ele a cumprir a tarefa. Jorge esquiva-se com habilidade e convence levar Carminho na sua cantiga.

Duarte faz o discurso fúnebre de homenagem ao pai, antes do corpo de Francisco ser depositado no jazigo da família. Inês com raiva contida o rosto emocionado de Júlia. Raquel chega discretamente nessa altura e sussurra para Júlia que se atrasou. Duarte termina o discurso e é abraçado por Gui. Teresa observa com olhar duro o trabalho dos coveiros, que conduzem Francisco à sua última morada.

Ester e Alberto comentam com Vera e Amélia o funeral de Francisco. Todos aguardam com alguma impaciência que Áurea termine uma chamada, para poderem almoçar. Ela surge finalmente e pede aos pais que fiquem com Bruno durante a tarde, pois tem um compromisso. Ester troca um olhar preocupado com Alberto, mas nada diz.

Cátia quer demonstrar solidariedade a Teresa e acaba por ser inconveniente ao comparar Gui a Francisco, considerando que eram muito parecidos. Teresa ironiza, dizendo que ela reparou nesse pormenor, mesmo conhecendo tão mal o seu marido. O ambiente vai ficando cada vez mais pesado e Teresa humilha Cátia à frente de Inês e Lurdes, dizendo que só a tolera na sua sala para não contrariar Gui. No entanto, deixa claro que nunca serão amigas e que lamentará sempre a escolha do filho. Este aparece depois de já ter mudado de roupa e nota alguma tensão no ar. Cátia pede-lhe, quase à beira das lágrimas, que a leve ao shoping, dizendo que tem de ir trabalhar.

Raquel, mais aliviada que nunca, justifica-se a Júlia e Mariana, dizendo que chegou atrasada ao funeral de Francisco porque adormeceu.

Lourenço passeia com Áurea e rouba-lhe um beijo. Ela sorri, sem reprovar o seu avanço.

Inês consola Duarte, que está muito abatido com o funeral do pai e dispõe-se a adiar o casamento, se ele achar que é melhor. Duarte recusa essa ideia e assume com convicção que Francisco gostaria de manter tudo como está.

Madalena faz ver a Júlia que Inês tem razão em temer que ela lhe roube Duarte. A amiga não quer falar do assunto e Madalena foca-se no seu problema, temendo aceitar ir para fora com Raul e que ele se farte dela, caso não seja capaz de se entregar totalmente a ele. Júlia garante que Raul gosta muito dela e vai saber esperar como até aqui. Madalena aceita a opinião, mas não fica convencida.

Áurea regressa a casa eufórica, depois do encontro romântico com Lourenço. Preocupado, Alberto questiona a filha a que se deve a boa disposição. Ela apenas reconhece que esteve com um amigo. Jorge aconselha o sogro a não ser conservador e brinca com ele quando Alberto diz não saber a quem sairá a filha tão sonhadora, a ponto de só fazer asneiras.

Áurea conta a Ester, Carminho e Amélia o seu encontro e pede à mãe que não fique preocupada, garantindo que está tudo bem consigo e que a sua euforia nada tem que ver com a doença.

Teresa comenta com Lurdes que está ansiosa por retomar a sua vida normal e esquecer que vivia com uma homem que a quis matar. A empregada age com grande cumplicidade como se fosse uma sua amiga e confidente de longa data. Teresa está convencida que tem nela uma verdadeira amiga mas, mal vira costas, Lurdes observa-a com uma expressão cínica.

Cátia está amuada por ter sido humilhada por Teresa e conta a Gui que ela a procurou no clube de striptease antes da viagem aos Alpes. Ele fica transtornado pelo facto da mãe saber que Francisco foi amante de Cátia e também por ela saber o triângulo amoroso que protagonizaram. Gui não esconde a sua perplexidade quando Cátia afirma que desconfia que Teresa matou o marido para se vingar.

Lurdes entrega a Teresa as cartas que o carteiro acabou de deixar em casa. A patroa fica em estado de choque ao abrir a correspondência do banco, verificando que as suas contas não têm um tostão. Para além de Teresa, Lurdes também fica perturbada.

Pages: 1 2 3 4 5