Semana 51: Raquel dorme com Artur

137º Episódio

Teresa resmunga depois de tomar o comprimido que Francisco lhe deu, ignorando que o marido trocou o medicamento. Francisco faz conversa, dizendo que ela não deve ser fundamentalista com os remédios. Teresa contrapõe que os químicos também fazem mal e recomenda-lhe que beba menos whisky e fume menos charutos. Francisco argumenta que se trata de pequenos vícios que servem de escape e põe-se a jeito para que a mulher o avise para se preparar se ela lhe descobre outros vícios para além destes. O advogado começa a comer para acabar com a conversa.

Alberto está de saída para a praia com Bruno e Paulo. Amélia dá sinais de já estar a sentir saudades do neto, na véspera dos miúdos irem para Londres ao encontro de Aníbal e Germano. Ester pede a Alberto que esteja em casa antes de Vera regressar da clínica, pois gostava que toda a família estivesse presente para a receber. Alberto, casmurro e muito ressentido com a sobrinha, resmunga que não controla o trânsito, mas acaba por concordar, já que Ester lhe lembra que Vera só os tem a eles.

Júlia confessa a Carminho que não vai buscar Vera à clínica para não se cruzar com Inês. As duas amigas concordam que o facto de Hugo ter sido preso dará mais tranquilidade e maior segurança a Vera. Júlia fica de passar mais tarde em casa dos pais de Carminho para visitar a amiga.

Inês fica contente porque Duarte se lembrou de pedir a Gui que lhe arranjasse um guia de Londres para oferecer a Bruno e também, ao mesmo tempo, porque ele aceita ir com ela levar o irmão ao aeroporto.

Jorge é apresentado por Artur aos colegas com quem vai trabalhar na Blondie. O director da revista fica entusiasmado ao perceber que Jorge pode ser muito útil para o artigo que estão a escrever sobre Hugo, uma vez que o conhece bem. Depois de Artur sair, Filipa ajuda Jorge a integrar-se no trabalho.

Mariana não mostra qualquer compaixão por Hugo e diz que, ao ser preso, teve o que merecia por estragar a vida a toda a gente. Nonô arde de curiosidade e pergunta-lhe como correu o jantar com Gustavo. Mariana sorri e conta que se beijaram mas, ao mesmo tempo, revela-se insegura, pois não sabe se Gustavo vai conseguir conviver com as limitações que ela tem por ser mãe de uma criança ainda bebé. Nonô faz ver à amiga que umas saídas para jantar ou dançar não vão afastá-la da filha.

Cristóvão fica surpreendido quando Gustavo lhe conta que o pai de Carolina é Gui, o seu rival na disputa de Cátia. Cristóvão afirma que até faz sentido pois Gui é do tipo de homem que se aproveita de mulheres frágeis. Gustavo confessa que gostou muito de conhecer a filha de Mariana e que pode namorar com esta sem se preocupar com a criança, precisamente por não ser o pai dela.

Gui aconselha Duarte a desvalorizar o amuo de Inês por causa de Júlia, argumentando que se ele não der importância a namorada acabará por esquecer o assunto.

Urbano chega atrasado à clínica e justifica que adormeceu. Júlia brinca com ele e insinua que deve ter tido uma noite longa de teatro. Urbano fica vermelho e Madalena repara que o médico se envergonhou. A sós no seu gabinete, Urbano telefona a Isabel a quem já trata por tu, combinando um encontro ao fim do dia. Isabel é surpreendida por Emília que assistiu à conversa, vendo a amiga exibir um ar de adolescente apaixonada. Isabel é forçada a confessar que não resistiu e beijou Urbano na noite passada. Emília fica excitada e ansiosa por contar a novidade a Luísa. Isabel afirma que já era tempo da sua vida ter uma alegria.

Duarte vai almoçar com Gui à mesma esplanada onde estão Júlia e Artur. Fica irritado ao ver que Júlia está de mão dada com o jornalista e acaba por aceitar a sugestão do irmão para irem comer noutro restaurante. Júlia, depois de cruzar o seu olhar com o de Duarte desprende a sua mão da de Artur, tentando disfarçar. O jornalista percebe que algo não está bem mas prefere manter-se em silêncio.

Raquel comenta com Babi a prisão de Hugo e quando Zé Maria se aproxima para as cumprimentar, chama o ex-marido à conversa, procurando que ele concorde que Hugo teve o que merecia. O empresário remete para a decisão do tribunal e vai embora ao encontro de Emília. Raquel explica então a Babi que tem andado a baralhar a cabeça de Emília, incentivando-a agora a casar com Zé Maria, para que ele a veja como casamenteira e a reaproxime de Mariana.

Emília faz precisamente o que Raquel planeou e pede desculpa a Zé Maria por ter hesitado, afirmando agora com convicção que quer casar com ele, convencida por Raquel. Zé Maria estranha a atitude da ex-mulher, mas deixa escapar que tem de lhe agradecer a ajuda. Feliz como nunca, beija e abraça Emília.

Sónia diz a Cátia que não gosta de Gustavo, desconfiada de que o seu estagiário não é quem aparenta. De seguida provoca a prime, avisando-a para manter Gui com rédea curta quando ele recomeçar o curso na faculdade, por causa das meninas espertinhas. Cátia afiança que há poucos casais com a chama que ela tem com Gui e avisa Sónia para ter cuidado, não vá a manicura descobrir que ela anda enrolada com Miguel. Sónia ri e diz que é a única que tem tudo a ganhar.

Gui põe o dedo na ferida e irrita Duarte, dizendo que ele sentiu ciúmes de Júlia porque ainda não a esqueceu, apesar de estar com Inês.

Vera regressa a casa e recebe o carinho de Ester, Amélia, Áurea e Inês. Ao constatar a ausência de Alberto deixa escapar que vai ter muito tempo para recuperar a confiança do tio.

Madalena relata ao psicólogo os traumas resultantes dos abusos sexuais a que o pai a sujeitou e que a levaram a matá-lo. Moreira ouve com grande cuidado e devolve a esperança à paciente de voltar a ter uma relação normal com Raul.

Raul saúda a decisão de Emília em casar com Zé Maria e deixa a mãe aliviada ao dizer que não quer que ela deixe de fazer a sua vida por causa dele.

Luísa faz um grande alarido depois de saber que Isabel beijou Urbano e censura-a por não ter ido para a cama com ele. Isabel, envergonhada pede-lhe que seja mais discreta.

Zé Maria conta a Urbano que, afinal, vai casar com Emília e depressa, para que ela não mude de ideias outra vez. O médico, por seu lado, revela que se tudo correr bem, vai ter companhia para assistir à boda, referindo-se a Isabel. Zé Maria até equaciona convidá-los para padrinhos.

Alberto regressa a casa com Paulo e Bruno, vindos da praia. Ester deixa um sinal de censura ao marido por ter chegado tão tarde e não ter recebido Vera quando ela chegou. Depois de um momento de crispação em que a rapariga pede desculpa ao tio por ter mentido, quando andava a consumir drogas, Alberto cede em choro e abraça Vera com emoção. Ester junta-se-lhes, também muito comovida.

Júlia confessa a Carminho ter ficado abalada por perceber, enquanto almoçava com Artur, que ainda não esqueceu Duarte, depois de ele lhe ter aparecido à frente.

Contrariando o seu coração, Duarte prepara no apartamento uma noite romântica e oferece a Inês um vistoso anel de noivado, pedindo-a em casamento. Inês fica estupefacta e nem sabe o que dizer, tal é a surpresa que está a viver. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5