Semana 7: Passado de Dora é revelado

Episódio 307

Pingas toma banho, veste umas roupas que Bernardo lhe deu e olha-se ao espelho. Está com bom aspecto, mas a sua expressão está vazia. Não é assim que se sente bem, aquilo vai contra a sua essência, mas faz um esforço para nunca mais desiludir ninguém. Desvia o olhar do espelho, resignando-se à sua nova condição.

Manuela, Ana Luísa, Bernardo e Diana aguardam por Pingas. Diana alerta que também Fausto se vai juntar a eles para jantar. Fausto chega e São tenta revista-lo com um detector de metais, mas Diana não deixa e é ela própria a revistar o amado. Fausto tira a arma do coldre. São e Manuela ficam muito assustadas. Pingas desce as escadas e toda a gente olha para ele. Manuela repara que ele não está feliz. Pingas volta a recordar o momento do acidente e fica imóvel, Bernardo repara na expressão do pai e pergunta-lhe o que se passa. Pingas disfarça.

Jeremias vai falar com Efigénia e diz-lhe que quer aproximar-se de Tiago, mas Efigénia mostra-se desconfiada e é amarga para ele dizendo que Tiago nunca o irá ver como pai. Ao ouvir as palavras azedas de Efigénia, Jeremias ameaça-a de morte se ela continuar a dizer aquilo.

Tiago está a dormir no sofá. Francisca entra em casa dele e aproxima-se, diz-lhe que o ama como ninguém e dá-lhe um beijo. Tiago acorda sobressaltado e leva a mão à faca num impulso. Tiago pede para Francisca o deixar em paz e agarra nela levando-a para as porta, nesse instante aparece Jeremias e pergunta a Tiago se Francisca o está a aborrecer. Tiago diz que dá conta dela e que não precisa da sua ajuda. Jeremias diz a Tiago que aquela casa não é digna de um filho dele e mostra-lhe plantas de propriedades e edifícios.

Simão e Clarinha vão à mercearia fazer um recado que São lhes pede. Levam flores sem perceberem porquê. Quando Evaristo comenta as lindas flores que levam, as crianças, tal como combinado com São, respondem que foi um admirador de São que lhes pediu para lhe entregarem. Evaristo fica enciumado.

Pingas entra na cozinha e repara na sua roupa antiga toda queimada, pergunta a São o que se passou e ela diz-lhe que foi Manuela. São acaba por sair da cozinha e Pingas repara num pacote de vinho branco, mas não cede à tentação.

Elias pergunta a Tomé onde está Glória e este não lhe responde, diz que Glória está bem sem ele porque ele é bruto e não sabe tratar bem ninguém. Elias enerva-se e cerra o punho para lhe dar um murro.

Pingas tem um pesadelo, sente-se amarrado com cordas e acorda sobressaltado, tira as roupas pois sente-se sufocado, Manuela Diana e São gritam ao vê-lo todo nu. Manuela manda São e Diana saírem e pergunta a Pingas porque é que ele fez aquilo.

Pages: 1 2 3 4 5