Semana 7: Teresa não resiste às ameaças e compra um carro para Lurdes

176º Episódio

Hugo esvai-se em sangue no pátio da prisão e é socorrido por dois guardas prisionais que se apercebem que ele foi esfaqueado. Roberto e o assassino que contratou escapam sem serem notados.

Vera inicia as sessões nos narcóticos anónimos e é muito bem recebida por Sebastião, o primeiro toxicodependente que fala nessa reunião. Desinibida, partilha com os restantes a sua experiencia.

Mariana regressa a casa na companhia de Nonô, depois de terem comprado o vestido que a menina vai envergar no casamento de Duarte. Mariana comenta com a amiga que não fazia sentido estar na cerimónia, para não deixar Gui e Cátia desconfortáveis. Acrescenta ainda que a mãe, Júlia, embora não fale do assunto, ainda não esqueceu Duarte.

Duarte sai do banho e Gui provoca o irmão, insinuando que não valia a pena tanto trabalho para uma despedida de solteiro que só inclui um jantar com os dois. Gui ainda o desafia para uma noitada num bar com mulheres mas Duarte insiste que deve regressar cedo a casa, até porque Inês também vai ficar em casa a cuidar dos pormenores da boda. Gui chama careta ao irmão e brinca com ele, dizendo que não está a pensar bem sobre a futura mulher.

Áurea conta a Ester e Amélia como é lindo o vestido de noiva da filha. Inês, por seu lado, diz que não tinha qualquer vontade de fazer uma despedida de solteira, rindo-se com a avó e Amélia que comentam a praxe universitária a que Alberto se sujeitou na faculdade. Amélia diz que o patrão tem menos juízo que Vera, uma vez que ela se esquivou das práticas tradicionais.

Júlia acompanha Vera a casa depois da sessão nos narcóticos anónimos e incentiva-a a partilhar a sua boa experiencia com a família. Vera agradece o apoio à amiga e aconselha-a a refazer a sua vida, esquecendo Duarte e aceitando jantar com Artur. Júlia acaba por concordar e liga ao jornalista, sorrindo quando percebe que ele deseja a sua companhia.

Vera confessa perante toda a família que está a frequentar as reuniões dos narcóticos anónimos, depois de ter sentido vontade de consumir droga, revelando que pediu ajuda a Júlia para superar mais uma fase complicada da vida. Bruno fica incrédulo com o que ouve, Alberto e Ester perplexos, ao mesmo tempo que Amélia deseja que Vera não tenha mais problemas do género. Áurea oferece o seu apoio e Inês garante a Vera, num abraço emocionado, que a família vai estar ao seu lado.

Tânia aproveita o facto de o pai a levar a casa para convencer Nicole a jantarem os três. A jovem persiste na tentativa de reconciliar os pais.

Duarte e Gui preparam-se para jantar. O irmão mais novo sugere que acompanhem a refeição com whisky, opção que Duarte rejeita. No entanto, acaba por mudar de opinião quando, por ironia do destino, é confrontado com a aparição de Júlia que vem acompanhada por Artur. Assim que os vê chegar, Duarte troca um olhar com Júlia, instalando-se um clima de tensão. Artur apercebe-se de que algo não está bem mas nada diz. Duarte recusa abandonar o restaurante, ainda que Gui pense que é o melhor a fazer.

Na véspera do casamento da neta, Ester recorda o dia do seu enlace com Alberto, com particular lembrança da quebra do copo, segundo o ritual judaico. Inês lamenta que nem ela nem Duarte tenham os pais a seu lado, pois Francisco morreu e Aníbal está a viver em Londres com Germano. Alberto não perde a oportunidade para desfazer do ex-genro e diz que só faz falta quem está. Ester repreende o marido.
Hugo recupera dos ferimentos e pede à sua advogada que consiga a transferência para uma cadeia que não tenha reclusos tão perigosos como os que estão a querer matá-lo. A advogada promete empenhar-se para conseguir essa pretensão.

Raquel mostra com orgulho a Babi os convites para a festa de reabertura do Dancin’ Days. São alertadas pela conversa de Isabel com Cristóvão que comentam o atentado de que Hugo foi vitima na prisão. Raquel é censurada por Babi quando diz que foi pena Hugo não ter morrido.

Sónia também comenta o incidente com Cátia e afirma que é um crime esfaquear abdominais como os de Hugo. Sónia ainda vai mais longe, vaticinando que ele ainda vai transforma-se na namorada de outro preso. Cátia ainda tenta moderar os delírios da prima, mas sem êxito.

Duarte aproveita uma ida de Artur à casa de banho para interpelar Júlia. A conversa é tensa e Duarte pergunta porque está ela a aparecer-lhe à frente sempre que quer esquecê-la. Repentinamente, Duarte arrepende-se de ter ido falar com a mulher que ama e deixa o restaurante à pressa. Gui troca um olhar comprometido com Júlia e sai atrás do irmão.

Inês sente-se indisposta depois do jantar mas não valoriza a situação, até porque toda a gente atribui esse estado aos nervos que a proximidade do casamento está a provocar. Inês alheia-se do ambiente familiar e telefona a Duarte. O noivo confessa estar um pouco tocado pelo vinho mas promete estar desperto para o casamento. Júlia também chega a casa e larga os sapatos num gesto desajeitado. Depois de se aninhar em si própria, soltando umas lágrimas ainda pensa ligar ao ex-namorado mas acaba por perder a coragem.
Raul proporciona a Madalena o ambiente mais romântico que ela podia imaginar, quebrando o gelo e todas as barreiras que ela ergueu para ultrapassar as violações a que o pai a sujeitou na infância. Madalena rende-se aos encantos de Raul e, finalmente, faz amor com ele.

Carminho fala ao telefone com Inês e tenta acalmá-la, pois a sobrinha teme que o mau tempo lhe estrague o casamento. Depois de desligar a chamada, Carminho comenta com Jorge esperar que a relação da sobrinha dure, porque já percebeu que Duarte e Júlia ainda não se esqueceram.

Entretanto, Júlia toma o pequeno-almoço sem conseguir esquecer o último encontro com Duarte. A vontade de tomar uma atitude atormenta-a cada vez mais.

Inês está descorçoada por ir casar à chuva mas a chamada de Teresa consegue acalmá-la, pois a futura sogra assegura que já tem alternativa para realizar o casamento. Depois de desligar o telefone, Teresa critica Duarte por ainda não ter chegado e murmura que Francisco está a assombrar o casamento do filho. Lurdes aparece transportando um arranjo de flores e escuta o desabafo da patroa.

Gui avisa Duarte de que ainda está a tempo de desistir do casamento mas o irmão está determinado a ficar com Inês, esquecendo Júlia.

Sónia fica furiosa com Cristóvão, quando ele pede delicadamente a Miguel que se vá embora, para não perturbar o trabalho dela na loja.

No interior da vivenda Sousa Prado, os convidados esperam pela chegada da noiva. Duarte é o alvo das atenções de Teresa, que o mima o mais que pode. Cátia amua com Gui que não quer que ela pegue em Carolina, pois quer evitar que a mãe pode embirre com eles.

Inês chega à quinta para casar e fica em pânico, sentindo raiva e rancor, pois avista Júlia que espera no interior do seu carro. Inês começa a achar que o seu casamento está a ser assombrado.

Pages: 1 2 3 4 5