Séries portuguesas ganham destaque na RTP1

Hugo Andrade quer dar espaço às séries nacionais no horário nobre da RTP
Hugo Andrade quer dar espaço às séries nacionais no horário nobre da RTP

Com o fim confirmado de “Decisão Final” e com a certeza de que o canal público não pretende fazer regressar este tipo de formatos ao horário nobre, a RTP1 quer em 2013, dar espaço à ficção nacional.

Fonte ligada à RTP, contou ao Diário de Notícias que a direcção de programas liderada por Hugo Andrade quer apostar nas séries «que a estação tem já gravadas» em primetime.

Ao longo de 2012, a estação pública encomendou vários projetos que ficaram a aguardar espaço em grelha. Porém, agora em 2013, estes produtos de ficção vão ter luz verde para estrearem finalmente na grelha da RTP1.

"Depois do Adeus" é uma das séries que chega à estação pública no princípio de 2013
“Depois do Adeus” é uma das séries que chega à estação pública no princípio de 2013

“Depois do Adeus”, “Hotel 5 Estrelas”, “Uma Família Açoriana”, “O Jornal Matutino”, “Os Compadres 2” e “Sinais de Vida” são algumas das séries que Hugo Andrade quer colocar em horário nobre.

Ainda na calha está a produção do remake de “Duarte e Companhia” e a sitcom “A Mãe do Sr. Ministro”.

Recorde-se que na apresentação de “Sinais de Vida” (série de longa duração), o diretor de programas da RTP revelou que «cada vez mais estamos determinados em fazer da ficção a aposta principal do nosso entretenimento. Num ano em que aparentemente vai haver menos produção, o que nós sabemos é que vamos produzir mais do que produzimos este ano.»

Para além destas novas apostas, a RTP1 pondera repor algumas das séries ao longo de 2013. Exemplo disso são “Conta-me como Foi”, “Pai à Força” ou “Cidade Despida”.