SIC recebe mais queixas na ERC do que a TVI

O Poder do Amor

No ano passado, a SIC foi o canal mais visado nas queixas que chegaram à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). De acordo com informações prestadas pelo regulador dos media ao Correio da Manhã, o canal de Carnaxide somou 356 participações, seguida da RTP1 (301 queixas) e da TVI (143 queixas).

O programa “O Poder do Amor”, apresentado por Bárbara Guimarães, foi o que registou o maior número de reclamações (340). Mais 259 do que “Casa dos Segredos”, formato que, nos anos anteriores, foi o mais visado. As queixas contra “O Poder do Amor” prenderam-se com «a utilização de animais numa das provas» e a «alegada violência verificada sobre os concorrentes com a aplicação de choques elétricos», informa fonte oficial da ERC. Os dois processos abertos «ainda se encontram em curso», avança o regulador.

Já na TVI, as 81 queixas recebidas contra “Casa dos Segredos 5” prenderam-se com «desadequação dos conteúdos apresentados, desrespeito de valores fundamentais, linguagem imprópria e transmissão de atos discriminatórios e de violência verbal e física». Os processos «ainda se encontram em curso».

Na RTP1, o programa mais polémico foi “5 Para a Meia-Noite”, com 250 reclamações. A ERC está a apreciar duas dessas queixas, por «violação da lei e discriminação racial e étnica».