“Sol de Inverno” desaparece do Top 5 dos mais vistos

Com a exibição do jogo “Brasil x Colombia” em pleno horário nobre,  a SIC viu “Sol de Inverno” a desaparecer do top dos programas mais vistos perdendo para “O Beijo do Escorpião”, “Belmonte” e “Amor à Vida”.

A trama de Carnaxide foi o 7º programa mais visto do dia com 9.8% de audiência média e 19.8% de share, um valor que lhe dá o pior resultado do ano.

“Sol de Inverno” perdeu para “O Beijo do Escorpião” que conquistou o 2º lugar da tabela com 12.1 pontos de rating e 24.4% de share.

Pode consultar mais dados no fórum Zapping.

Os dados apresentados são da responsabilidade da CAEM/GfK.

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Noticias relacionadas

  • Uhuh!

    Isto só prova que a ligação dos telespectadores á novela Sol de Inverno não é assim tão forte, e que muitas pessoas só a veem por ver! Enquanto que os do Beijo do Escorpião se mantiveram fieis e seguiram a trama! Isto para mim conta mais do que muitas victórias…

    • Menos….muito menos!

      Este resultado (e a perda de audiências da novela com o mundial) não prova nada disso.

      Estes resultados provam sim o tipo de público de cada uma das novelas e dos próprios canais. Claramente o público de OBDE é o típico público TVI (muito fiel, maioritariamente mais velho, do sexo feminino, classes sociais mais baixas). O público SIC e da novela Sol de Inverno é mais jovem, mais heterogéneo em termos de género e predominantemente de classe social média-alta.

      Este resultado mostra que SDI e as próprias novelas da SIC não tiraram só público à TVI (o publico noveleiro) mas trouxeram novos espectadores para as novelas (homens, jovens que preferem ver um jogo de futebol que acontece uma vez na vida do que uma novela que dá todo o ano e se não se vir um episódio não se perde a noção de evolução da história). Acima de tudo são novelas com públicos muito diferentes.

      Não será por acaso que bastou em dois ou três dias não haver jogos do mundial para SDI se voltar a instalar confortavelmente na liderança.

      Agora dizer que SDI não é um produto “assim tão forte” é ridículo….quando há menos de um mês a novela bateu recordes de audiência e não deu hipóteses a OBDE de respirar.

      Estes resultados deviam fazer pensar a SIC e incentivar os seus responsáveis a apostar no futebol na sua grelha de forma continuada. Não seria mais proveitoso ter um jogo da Liga Portuguesa no Domingo à tarde do que ter o flop Portugal em Festa? O futebol no Domingo à tarde (18H) seria um excelente produto para abater o Somos Portugal no fim de tarde e equilibrar a entrada dos canais no horário nobre.

      • LOL

        essa lengalenga das classes sociais já não pega… a não ser que andem de porta em porta a ver quem vê o quê… haja paciência… é só desculpas: os homens isto, os idosos aquilo, os pobres para aqui, os jovens para acolá… arranjam sempre uma desculpa para tapar o derrapanço nas audiências…

        • Uhuh!

          Concordo plenamente! É mais uma atitude de quem não quer ver a realidade!

          • Vítor santos

            Exatamente.
            A desculpa dos sicistas é tão esfarrapada, que os leva ao ridículo com comentários destes.

            Primeiro, se a novela fosse tão forte como querem fazer crer, tinha mais hipóteses e obrigação de aguentar o embate com o futebol, do que o beijo, que fazia resultados inferiores.

            Depois, dizerem que quando não houve jogos, sdi voltou confortável á liderança é.. mentira!
            O pouco que liderou foi por miseras décimas e houve uma sexta feira, que não houve mundial e a trama da SIC perdeu para a da TVI.
            Desculpas de mau pagador.
            Dizer que o público de sdi é na maioria masculino é das mais disparatadas afirmações que já ouvi.
            A das classes sociais então..
            Pobres e ricos vai haver sempre é os ricos tem mais que fazer que ficar em casa a ver novelas.
            Haja paciência!
            Sdi já mostrou muitas fragilizadas antes do mundial.
            Perdeu muita vez quando em confronto com Belmonte e não fosse a TVI negligente e se não tivesse tirado Belmonte desse horário ,a esta hora, sdi andava a ver a liderança por um canudo.

            Menos, mas é que muito menos!!!

        • Marta Clemente

          Isso que alguns estão a dizer não faz muito sentido, porque são as próprias medidoras de audiências a trabalhar os dados de forma segmentada por classe social, idade, distrito, etc. E é conhecido que “Sol de Inverno” tem efectivamente afinidades bastante mais positivas/comerciais do que “Beijo do Escorpião”.
          A GfK, tal como a Marktest, divulga para o grande público só os dados relativos ao total da população, mas para os anunciantes, que são quem custeia as televisões generalistas, nem todo o público tem o mesmo valor.
          Por isso, é que nos EUA as audiências são apresentadas por n.º total de espectadores, mas também por rating na faixa 18-49 e é este último que os anunciantes têm principalmente em conta. E não se trata duma características específica dos EUA, é assim em todo o lado, porque se considera que acima dos 49 anos as pessoas já têm os seus gostos e hábitos de consumo de tal forma sedimentados que a influência da publicidade é quase nula.
          E infelizmente a televisão generalista em Portugal é muito pouco virada para as faixas comerciais e cada vez menos.
          Cada um pode pensar o que quiser, mas se aqui as audiências na faixa 18-49 também fossem publicadas é que os canais generalistas, mas especialmente a TVI, iam ver o que era bom para a tosse.

          • dafghgjhg

            Tem piada o que dizes… então pelos vistos, há uns anos atrás, a TVI devia de ser uma bomba nas classes mais altas! É que os dias de futebol, eram os únicos em que as novelas da SIC conseguiam passar as da TVI LOOOOOOOOL
            Mais uma teoria dos “frustrados SIC” por água abaixo…
            Pois é, há uns anos atrás, a SIC coitada só conseguia colocar as novelas na liderança em dias de futebol, enquanto que as da TVI iam ao fundo. Também há uns meses atrás, o “Jornal das 8” flopava contra o futebol e de repente começou a fazer bons resultados, o da SIC virou flop durante o futebol.

            Não estou a ver onde a SIC é líder nas classes altas. Sim, porque na GFK (volto a dizer, na GFK) não existe dados NENHUNS, em lado NENHUM, nem de conhecimento público, que apresentem os dados das audiências por classes, meu fofo 😉 Da próximo que quiseres mentir, ao menos sê um bocadinho mais esperto (pelos vistos, esperteza não é uma coisa que assiste ao público cultíssimo que vê SIC). Há sim, numa revista, dados curiosos que dizem que “O Beijo do Escorpião” é efectivamente o mais visto pelos mais jovens. E pumba, mais uma….

            Já fostes! E queres mais provas? Que tal ver as audiências do dia 27 de Junho? Pois é, nada de futebol e continua a TVI a liderar… e do dia 30? Pois é, “Sol de Inverno” quase a apanhar a novela da TVI, mas no entanto HÁ FUTEBOL. Ups!!! Dia 1 de Julho, volta ao mesmo: o tal público da SIC que vê futebol, afinal não viu nada e ficou a ver a novela. AHAHahahaha

            Enfim, paciência para as vossas lamurias, já basta os SIC Fanáticos do fórum

          • Marta Clemente

            “Frustrados SIC”… lol deve ser. Por mim, esses canais podem falir todos. Talvez assim venham novas ideias e programas que não passem por talk shows de 3h, noticiários de 1h30, enxurradas de novelas ou pseudo-séries desde o fim de tarde até de madrugada e reality shows deprimentes. Sem esquecer os intervalos de 15 minutos. Flagelos a que só a RTP 2 escapou.

            Até porque posso-te já dizer que sou bastante defensora do que se faz no nosso país e faz-me alguma impressão a quantidade diária de novelas brasileiras transmitidas na SIC. Além da quantidade crescente de programas popularuxos e realities que parecem decalcados dos da TVI.

            Só estava a partilhar a informação que eu tenho. Só porque não há dados de conhecimento público, não quer dizer que não exista quem tenha acesso a eles.

            Tu nem deves saber ler. O meu nome é Marta, porque raio é que te diriges a mim no masculino. E eu também não falei muito de classes sociais, falei sobretudo de faixas etárias.

            Achas mesmo que eu sei ou vou andar à procura de audiências de dias específicos? Tem dó!

            Mas se antes do início do Mundial, OBDE só tinha ganho uma vez, penso que numa sexta-feira de baixo consumo, acham mesmo que os dois fenómenos não têm uma ligação? E essa tão proclamada fidelidade de público de que tanto falam, não será ela sobretudo apanágio dum publico que não sai de casa, pouco crítico e que vê sobretudo aquilo que está habituado a ver? Pensem lá, por alguma razão Portugal é o único país da Europa Ocidental que já passou anúncios de fraldas e de dentaduras em canais comerciais em pleno horário nobre…

          • dafghgjhg

            Filho, querido. O nome que tu escreves aí nem sequer é o teu verdadeiro. Não me venhas com coisas… LOL Por amor da Santa. OBDE por acaso já tinha ganho 2 vezes, mas enfim…
            O engraçado é que só as sextas-feiras que OBDE lidera é que são de “baixo consumo”… pois, exacto XD Que fail que os “Frustrados SIC” são… ai

            O teu discurso fez-me quase deitar uma lágrima… faltou o quase. Pois, agora há de dar uma de “coitadinho” porque ficou sem argumentos. Já fostes! AHahahahahah
            Nem preciso de dizer mais nada, lê o meu comentário de novo e tens a resposta aos teus disparates!

            Uma pessoa que não sabe avaliar audiências como tu, nem sei o que está aqui a fazer 😉 O tempo da SIC passou, agora é TVI (que até o Mundial come e continua a liderar absolutamente)

          • Marta Clemente

            Tá bem, o nome que eu escrevo não é o meu.
            ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ Desculpa, adormeci ainda antes de chegar ao teu segundo parágrafo. Tendo em conta os teus antecedentes, não perdi nada que interesse certamente.

            Tá bem criatura, leva lá o triciclo. Ena, tinha ganho 2 vezes. 2 vezes? 2 vezes! Uau, isso é… 2 vezes… BEEEEEEEEEEEEM!!! Grande sucesso, sim senhor! E tem feito 12, 13 de rating regularmente, não é? UAAAUUUUUUUUUUU! Brutal! Realmente, OBDE é um fenómeno de audiências, um arrasa-quarteirões. O país pára para a ver. Hip Hip Hurra!
            A TVI está de parabéns, assim toda a televisão generalista portuguesa. Nada a criticar, está tudo bem, fantástico mesmo e recomenda-se. A Dodot Incontinentes e a Corega agradecem-te a preferência.

      • Uhuh!

        Opiniões amigo! E devo dizer que mesmo com o teu testamento, a minha parece a mais realista (pelos vistos custa a certas pessoas aceitar…)

      • lalala

        “e se não se vir um episódio não se perde a noção de evolução da história” tem toda a razão, é isso que torna SDI uma história banal e com poucos acontecimentos e os que há facilmente se apanham, já OBDE é o contrário, todo esse comentário só o enterrou. E não vá pelas classes mas sim pela inteligência, compreendo que não vá por aí porque claramente é um espectador de SDI e sabe que nem todos os que pertencem á “classe social média-alta”, a suposta que assiste SDI, é inteligente.

  • India

    O pior resultado da novela… Ficou muito atrás do O Beijo do Escorpião que voltou á liderança. (passado 2 dias)

  • rui

    Senhores que são a favor da tvi o “Menos muito menos” tem razão porque se voces lessem a revista noticias Tv iriam ver o que ele diz é verdade e que maior parte do público da tvi e noveleiro. Além disso a novela da sic esta numa fase mais calma e a da tvi está numa fase mais mexida.

  • Fabien Silvano

    O Beijo do Escorpião tem uma história diferente e um mistério a cada episódio o que queria um bom ritmo à novela. Sol de Inverno é a típica novela do povo e que os portugueses acompanham. A primeira está sempre a criar ritmo, esta segunda tem ritmo e pausas, como é o caso. Esta novela da TVI tem temas diferentes a serem abordados e acho que vai ser recompensada, estarei a exagerar, mas gostava que esta fosse nomeada para um Emmy, mas estou a sonhar muito alto. Se O Beijo do Escorpião lidera contra Sol de Inverno, então é porque o telespectador gosta de a ver.

  • Menos….muito menos – parte 2

    Podem continuar com a peixeirada o tempo k kiserem. Não altero uma vírgula ao k disse. E por favor não interpretem as minhas palavras da maneira k vos dá mais jeito. Não disse em lado nenhum k o publico de SDI era maioritariamente masculino nem k era novela exclusivamente da classe media-alta. Disse k era vista por mais homens e classes mais altas do k OBDE (evidência escarrapachada em kualker revista da Noticias TV todas as semanas)

    Já fui espctador das novelas tvi e deixei. Fartei-me dakuele registo.

    Dizer k SDI não é um produto forte kdo há menos de um mês massacrou a TVI com resultados bombásticos….é ser parcial.

    A novela claramente está a ser afetada pelo Mundial e está numa fase de “ligação” a outro momento bombástico. Pelo contrário OBDE está na sua fase mais mexida.

    Tal como SDI, o OBDE se não vir hoje, amanha sei perfeitamente o ponto da novela….não vou nos “momentos bombásticos todos os dias” vendidos pelo marketing das novelas….no fundo continua sempre tudo igual…mesmas personagens, mesmo momento temporal, mesma peso na história (é como a chuva da manhã….à tarde já ninguém se lembra k choveu)

    Não tenho percentagem nos lucros da SP ou da SIC portanto não fico muito incomodado k perca ou ganhe…é-me indiferente. Agora não sou cego e sei ver as evidências

    Apesar de OBDE parecer ser a melhor novela da tvi nos últimos anos, em termos de popularidade não bate SDI. Ando na rua e oiço as pessoas e são muitas mais as vezes em k oiço falar de SDI do k OBDE.

    Desesperados parecem-me os fans de OBDE e TVI….desesperados por finalmente conseguirem algumas vitórias continuadas….coisa rara nestes últimos longos meses neste horário.

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close