“Sol de Inverno”: resumo de 06 de janeiro a 12 de janeiro


99º Episódio

Laura fica estarrecida quando Salvador conta que recebeu uma carta da sua mãe biológica, perguntando-lhe se a conhece e se pode ajuda-lo a encontrá-la

Benedita respira de alívio quando Laura revela que o traidor que passou informações a Sofia foi Gabriel, o informático da Boheme. A secretária pergunta o que lhe vai acontecer e a patroa afirma que o homem vai ser despedido, para servir de exemplo a quem se sentir tentado a ajudar a rival. Benedita engole em seco e disfarça a sua angústia.

Inês encontra-se com Margarida no bar da praia e desfaz-se em desculpas por ter colaborado com Luís para a chantagear. Para justificar o crime, lembra que Luís é muito persuasivo e que cedeu à tentação porque está dependente de drogas e precisava de dinheiro para continuar a consumir. Apavorada, Inês suplica-lhe para que não apresente queixa, temendo muito pela reação dos pais. Margarida não esconde a mágoa que sente e diz que já apresentou queixa na polícia e que ela terá de resolver o problema com as autoridades e com os pais. Margarida levanta-se da mesa e quase esbarra em Tomás. Ele fica baralhado porque Inês, ainda em estado de choque, nega que o que traz para servir não é para ela. Tomás recebe uma mensagem e conta a Lúcia que o subsídio para reabilitar o palacete foi recusado, ficando ambas sem saber o que vai acontecer.

Concha não quer falar com ninguém mas Lé entra na mesma no quarto e tenta fazer-lhe entender que o facto de o subsídio para o palacete não ter sido atribuído, nada tem a ver com qualquer falha que ela tenha cometido, mas sim porque o destino não quis. Concha não se conforma e afirma que não vai baixar os braços, determinada a conseguir que o hotel comece a dar lucro, deixando criticas à mãe, por ter contrariado o seu projeto. Lé responde que isso não é verdade e que permitiu que ela fizesse tudo o que quis, mesmo não concordando quando forçou os amigos de sempre a deixarem o hotel. Concha não concorda com a mãe e pede-lhe que saia.

Na cozinha, Fátima conta que Concha levou um grande choque por ter ficado sem subsídio para reabilitar o palacete, Célia fica com pena mas a empregada faz troça. Mariano não acredita que os preços voltem ao que eram mas a empregada garante que Concha não terá margem para lhes pedir mais dinheiro. Fátima sugere que façam uma festa no jardim e incentiva Célia a beber umas caipirinhas para que perca de vez a compostura e se envolva de vez com Fábio. A rapariga fica envergonhada e Fátima prossegue na sua loucura, contando que teve em tempos um namorado tão ativo que até lhe fazia doer as articulações com tanta pirueta. Mariano engasga-se com o que ela acaba de dizer.

Horácio regressa do trabalho e encontra Rosa sozinha na sala. A mulher conta-lhe que Ana só foi trabalhar à hora do almoço e que quando quis chamá-la à razão, respondeu com duas pedras na mão. Horácio resmunga que ala acordou tarde porque anda a sair até às tantas. A conversa é interrompida pela chegada de Lurdes, que fica ainda mais desiludida com Jacinto. Horácio conta que ele não conseguiu o trabalho para pintar a casa do seu amigo, porque não foi ter com o homem à hora combinada e que quando apareceu tresandava a álcool. Lurdes desabafa que não sabe o que fazer com o marido.

Benedita conta a Sofia que Laura vai despedir Gabriel por pensar que foi o informático que a traiu. Sofia garante que lhe vai tirar esse sentimento de culpa, empregando-o facilmente numa das empresas que está a vender. Benedita fica mais aliviada, mas ainda em tensão por quase ter sido descoberta. Sofia confidencia que vai andar calada durante uns tempos para que Laura pense que está segura.

Margarida descansa das emoções do dia em casa de Simão e conta ao irmão que apresentou queixa de Luís e Inês na polícia, acrescentando que foi acompanhada por Andreia e pelo advogado, embora ciente de que vai ser difícil arranjar provas contra eles. Sem esforço, promete a Simão que vai mudar de vida e deixar de frequentar as festas por onde andou. Nuno chega nesse momento com um ramo de flores que fez para Matilde. Simão brinca, perguntado se o ramo é para si e tira uma das flores que entrega a Margarida dizendo que ela merece. Os três preparam-se para irem esperar Salvador e Matilde ao aeroporto.

Sofia confronta Laura com o despedimento de Gabriel e confirma que ela está mesmo convencida de que foi o informático que a traiu, pois Laura insinua que ela deve ter interesse em tê-lo na empresa. Sofia diz antes de sair que da próxima vez que tomar outra decisão do género tem de a consultar. Laura murmura entre dentes que ela agora bem pode fingir que não ficou incomodada, convencida que ganhou a batalha a Sofia.

Manel cruza-se com Sofia entre gabinetes e fica irritado quando ela o censura por ter ido enfiar-se na cama de Laura quando ela o rejeitou. Manel contrapõe que ela também anda envolvida com o amiguinho de Moçambique, mas Sofia revela que nunca teve nada com Raul e só lhe disse que tinha para ele deixar de a perseguir. Acintosa, Sofia despede-se de Manel desejando que ele e Laura sejam bastante infelizes porque se merecem. Ele fica irritado e segue para o gabinete que Laura ocupa e conta-lhe que acabou de se cruzar com Sofia. Laura afirma que vão ter de se habituar àquela peça de mobiliário. Manel convida-a para jantar e ela inverte a situação convencendo-o a ir jantar a sua casa, pois Salvador e Matilde regressam nessa noite da lua-de-mel. Manel fica perplexo mas Laura afirma que os filhos já sabem que estão juntos e que Matilde mal fala com a mãe. Ele acaba por se render.

Enquanto Salvador e Matilde se vestem para o jantar, Margarida conta a Simão que a polícia vai chamar Inês e Luís para deporem e pergunta ao irmão se ele e Nuno já tiveram resposta ao pedido de adopção que fizeram. Eles confirmam que estão a aguardar e Nuno confessa que não quer alimentar grandes expectativas quanto a eventuais ajudas que possa receber dos pais, pois sabe que eles acham que a situação não é normal. Simão regista que é estranho que tenha sido Andreia a ajudar Margarida a livrar-se da chantagem de Luís e Inês, logo ela que tem causado tantos problemas à mãe. Salvador apanha a conversa a meio e pergunta o que aconteceu. Margarida responde que se trata de uma longa história e que para lhe contar terá de arranjar coragem. Salvador fica intrigado mas não insiste em saber mais.

Dulce confessa a Isabel que está de pé atrás com Rita, excessivamente simpática e disponível. Embora reconheça que ela tem sido muito dedicada a Teresa, garante que se tentar tramá-la, corre com ela da mesma forma que fez com Sandra. Isabel pergunta por Salvador e a madrinha conta que regressa nesse dia da lua-de-mel mas reafirma que ela deve esquecer esse assunto. Isabel confessa que está cada vez mais difícil seguir esse caminho porque os anos passam e o arrependimento cresce. Dulce insiste que ela fez uma escolha e tem de viver com ela.

Artur está a despachar-se para ir para o curso quando Lurdes regressa a casa, furiosa à procura de Jacinto. Artur responde que está sozinho em casa e a mãe dispara que ele deve estar a enfrascar-se no café. Lurdes conta ao filho que o pai não conseguiu o trabalho porque apareceu bêbado ao dono da casa que ia pintar e que o homem o dispensou imediatamente. Ambos ficam perturbados com o comportamento de Jacinto e Artur tenta animar a mãe, mostrando-se esperançado em arranjar um emprego bem remunerado como inspetor de qualidade, agora que está a terminar o curso. Ela manda-o gastar o dinheiro que ganha consigo próprio em vez de os estar a sustentar. Artur vai embora e Lurdes permanece zangada.

Sofia insiste com Beatriz para que marque o encontro com o seu amigo misterioso e brinca com ela dizendo que se for preciso se instala numa mesa ao lado da sua com Raul e se o homem for perigoso a tiram de lá imediatamente. Beatriz promete que vai pensar no assunto e pergunta-lhe se ela não pensa arranjar um namorado. Sofia confessa que ficou muito magoada com Manel e que está curada do coração, revelando que saudades, tem é de Álvaro e que sonha muitas vezes com o marido, que a ajuda com as conversas que têm, a tomar muitas das suas decisões. Joana vem do quarto e pergunta autoritária se o jantar já está pronto. Beatriz responde que está quase e oferece-lhe um folhado que acabou de fazer como entrada. A filha recusa mas acaba por decidir provar por sugestão da tia. Beatriz pergunta se ela já está melhor da dor de cabeça e Sofia diz esperar que ela tenha pedido para sair mais cedo. Joana queixa-se que os chefes estão sempre desconfiados de que ela está a mentir e insinua-se para que a tia a leve para a Boheme. Sofia afirma que isso só acontecerá quando ela aprender que deve progredir no trabalho pelo seu esforço e não por ser sobrinha da patroa. A sobrinha finge que aceita, enquanto Beatriz recebe um convite de Isabel para jantar. Sofia incentiva-a a aceitar e Joana, quando fica a sós com a mãe, volta a ser agressiva dizendo para ter cuidado e não a envergonhar, escarnecendo de Isabel que considera ter aspecto duvidoso. Beatriz dá-lhe um sermão e responde que não lhe admite essas observações. A filha derruba o prato de folhados que a mãe tinha feito e vai para o quarto, sem que ela veja o que fez.

Mariano escreve uma mensagem romântica no blogue de Beatriz, continuando sem saber a quem se dirige. Fátima prepara o jantar e Concha entra na cozinha. Eles tentam disfarçar o constrangimento mas a rapariga vai direita ao assunto dizendo a Mariano que escusa de disfarçar que já sabe que ela ficou sem subsídio para o palacete. Concha critica Fátima por estar contente com o desfecho e a empregada responde que quem diz a verdade não merece castigo. Fátima diz que estão a pensar fazer uma festa para se despedirem de Lúcia e dos filhos e Concha responde que podem festejar o que quiserem mas que não contem com ela. Mariano comenta que a filha de Lé ficou mesmo em baixo por não conseguir transformar o hotel como queria.

Isabel sente necessidade de desabafar e aproveita o jantar com Beatriz para lhe confessar que há vinte e cinco anos engravidou e que acabou por dar o filho para a adopção, pressionada pelo medo que sentiu na altura. Isabel chora e confessa que sabe onde está o filho. Beatriz tenta confortar a amiga.

Salvador e Matilde chegam a casa de Laura e contam como decorreu a lua-de-mel. Manel fica atrapalhado quando Matilde estranha vê-lo por ali. Laura esclarece que estão mais próximos desde que ele recomeçou a trabalhar na empresa e Salvador aprova a nova relação da mãe. De seguida sobe com Matilde para ver Teresa e Manel permanece constrangido por ver Matilde.

Ana chega tarde a casa quando Vasco já está a jantar com os avós e faz chantagem com o filho, tentando que ele desista de passar o fim de semana com o pai, pois pensou levá-lo à Isla Mágica em Sevilha. Vasco não aceita alterar os planos dizendo que prefere esperar por nova oportunidade. A mãe vai buscar o seu jantar e o miúdo questiona-se se terá feito bem, pois teme que a mãe se enerve e volte a cortar-se. Rosa diz imediatamente que faça a mãe o que fizer, ele nunca será culpado de nada. Horácio e Rosa entreolham-se, muito preocupados com o comportamento da filha.

Lurdes ralha com Jacinto assim que ele entra em casa, por ter perdido o trabalho da pintura da casa ao apresentar-se bêbado ao cliente. O marido reage com grande violência verbal e Lurdes diz que não está para o aturar mais, dizendo que quer o divórcio. Jacinto não a contraria e responde que vai fazer a mala, pois nessa noite já vai dormir fora. Lurdes não diz nada, ficando à beira das lágrimas.

Carlos é pressionado por Célia e Fábio a expressar os seus sentimentos e confessa que é apaixonado por Fátima. Os amigos reforçam que ele tem de ir dizer-lhe isso na festa do palacete.

Lúcia pede a Tomás o favor de fechar o bar para ela poder ir deitar os filhos, agora que moram de novo com Vicente. Tomás diz que não há problema e disfarça a tristeza por não estar com ela.

Mariano confessa a Lé que ainda está relutante em conhecer pessoalmente a sua amiga “Penélope”, temendo que se mudar a fotografia que colocou na internet ela desista dele. Lé compara aquela relação ao cabo da boa esperança mas ele diz que é mais o cabo das tormentas.

Salvador e Matilde mostram à família as fotografias da lua-de-mel. Salvador pede à mãe para falar com ela em particular e encaminham-se para a biblioteca.

Laura fica angustiada quando Salvador lhe conta que a sua mãe biológica lhe escreveu uma carta, perguntando se ela a conhece e se pode ajuda-lo a encontrá-la, pois gostava de a conhecer. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5