“Sol de Inverno”: resumo de 3 a 9 de março

150º Episódio

Destaque: Thaís confessa a Andreia que foi ela quem a esfaqueou e ameaça matá-la se ela voltar a contactar Eduardo.

Matias e Violeta revoltam-se contra Vicente e Lúcia, quando os pais anunciam que se vão separar de novo

Salvador fica chocado com o pedido de ajuda que Isabel lhe faz e apenas se dispõe a ficar atento no caso de tomar conhecimento de algum emprego que lhe possa interessar. Ela ainda tenta fazer a sua condição de mãe biológica, mas em vão. Salvador deixa bem claro que o facto de se ter desculpado pelo facto de a ter tratado incorrectamente, não significa que algo tenha mudado entre eles. Por isso, reafirma que não a quer na sua vida. Isabel fica entre um misto de resignação e desilusão por não conseguir o carinho e apoio do filho.

Matilde está sonolenta e abatida na livraria e Mariano repara, fazendo-a desabafar que não sabe o que irá dar a relação com João Maria, depois de se ter separado de Salvador. Mariano também não vive os melhores momentos da sua vida em grande harmonia e conta que o seu encontro com Beatriz foi um desastre, pois ela recusa-se a acreditar que ele é o Eça que alimentava conversas com ela na internet. Mariano decide ir aos correios enviar umas cartas e Beatriz aproveita a sua saída para ir ter com Matilde, confessando à sobrinha que não está disposta a aceitar que ele seja o mesmo homem que consigo trocou mensagens tão sensíveis. Matilde afirma que vai cumprir a promessa que fez ao amigo de não se meter no assunto, mas deixa a ideia a Beatriz de que Mariano é mesmo o seu apaixonado.

Fátima aposta com Concha e Lé que vai conseguir dobrar o feitio de Dulce e fazer como que ela a aceite como nora. A cozinheira do palacete nem aceita não ter o casamento com que sempre sonhou, até porque Carlos é o único herdeiro das poupanças da mãe. Fátima acrescenta que vai passear com ele à Ericeira para comerem uns caracóis e namorar, mas deixa-se entusiasmar e começa a imaginar os pormenores tórridos entre ela e o noivo, fazendo com que Lé diga que já percebeu, travando-lhe a língua.

Rita exige a Carlos que tome uma atitude e impeça a mãe de andar sempre a rondar a cozinha e a estragar-lhe os cozinhados. O motorista tenta fazer crer que Dulce é incapaz de fazer tal maldade e começa a aproximar-se de Rita para a seduzir. Dulce quebra o momento ao entrar de repente, fazendo com que ele se afaste da cozinheira. Rita deixa-os a sós e Carlos conta à mãe que está de saída, pois combinou ir passear com Fátima. Dulce faz chantagem emocional e força o filho a convidá-la para ir com eles.

Laura conta a Teresa que vai ter dificuldade em chegar a tempo de assistir ao ensaio do desfile da nova coleção da Boheme, porque tem muitos compromissos, na expectativa de que ela a substitua. Teresa não esconde que ainda está magoada pelo facto de Laura lhe ter escondido que tinha comprado a coleção de Sofia para a destruir. No entanto aceita ajudar a mãe. Laura aproveita o momento para tentar saber o que é que ela esteve a conversar com Manel. Teresa conta que tem um namorado mas diz que só adiantará mais pormenores quando tiver a certeza que se trata de uma relação duradoura. Laura acaba por se lamentar da mudança de atitude de Manel em relação a si, temendo que ele a queira deixar. Laura assume que se sente só e Teresa fica com pena dela.

Eduardo recebe uma mensagem no telemóvel e Thaís fica desconfiada. Apesar de ele mostrar que acabou de receber a informação sobre a transferência de um jogador para o Benfica, a namorada tira-lhe o telefone e apaga o número de Andreia, dizendo com agressividade que se ele voltar a contactar com a ex-mulher, está feito. Eduardo fica atemorizado com a ameaça de Thaís.

Lúcia desabafa com Tomás e conta que vai separar-se outra vez de Vicente, lamentando o desgosto que vai dar aos filhos pela segunda vez. Tomás reconforta-a, certo de que ela não teve culpa que as coisas não tenham resultado outra vez. Lúcia não revela os seus sentimentos, teimando em esconder que gosta dele.

Teresa dá indicações a Benedita sobre as alterações que quer para o desfile da Boheme, enquanto Simão se mostra entusiasmado e orgulhoso do seu trabalho como designer da marca. Teresa recebe uma mensagem e diz que tem de sair imediatamente, prometendo contar mais tarde ao irmão, a razão para tanta pressa.

Lídia protesta porque as gaspeadeiras não foram convidadas para o desfile, apesar de serem elas a fazer os sapatos. Célia desvaloriza o assunto e reconhece que nem saberia o que vestir. Horácio vinca que os desfiles são apenas para os famosos. Lídia mete-se com Artur por ele ser o único homem entre tantas mulheres e que se as acompanhasse ao desfile teria de andar a noite toda de braço em braço. Ele fica encabulado e diz que Horácio também é homem mas o encarregado apressa-se a responder que já passou do prazo. Artur vai para a sua máquina e vê um bilhete que alguém lhe deixou, a dizer que na última noite sonhou com ele. Célia aproxima-se e o rapaz esconde o bilhete à pressa. Ao olhar em volta repara que duas colegas lhe estão a sorrir. Imediatamente se vira para a frente e começa a tentar trabalhar, mas algo perturbado.

Fátima fica furiosa quando Carlos chega ao palacete com Dulce e diz que, afinal já não vão passear os dois e comer caracóis, porque a mãe não gosta e uma vez que os vai acompanhar, preferem ir a Óbidos dar um passeio e comprar uma ginjinha. Isabel ainda tenta convencer Dulce a ficar no palacete a pretexto de ter de falar com ela mas a madrinha não se demove de estragar o namoro do filho com a cozinheira e diz que eles esperam, enquanto elas conversam rapidamente. Carlos fica a sós com Fátima mas ela rejeita os seus carinhos, irritada por ele ter levado a mãe consigo,

Isabel lamenta que Salvador não a tenha ajudado a arranjar um emprego e que lhe tenha dito que o facto de ter pedido desculpa por tê-la tratado mal, não significa que a queira na sua vida. Dulce critica a afilhada por ter querido aproveitar para pedir um favor ao filho, certa de que ela não pode querer que ele a trate como mãe, quando na realidade abdicou de o criar. Isabel fica resignada e pergunta à madrinha como é que está a sua situação em casa dos Aragão. Dulce conta que Laura não mudou de ideias quanto a querer que ela se reformasse e que apenas Teresa mostrou alguma pena por isso.

Vicente encontra-se com Teresa para lhe dizer que terminou a relação com Lúcia e que quer entregar-lhe o seu coração. Teresa parece não confiar muito nas palavras do namorado mas acaba por tranquiliza-lo e pedir que a beije. Vicente recebe entretanto uma chamada de Lúcia a lembrar que vão ter de conversar com os filhos e explicar-lhes que decidiram separar-se de novo. Depois de desligar, Vicente reconhece perante Teresa que a conversa com Matias e Violeta não vai ser fácil.

Andreia fala ao telefone com Sofia e implora-lhe que a deixe ficar mais um mês no apartamento, garantindo que assim que conseguir voltar a trabalhar e firmar um contrato, pagará as rendas em atraso. Sofia condescende mas avisa que será a última vez. Andreia diz que vai ter de desligar, pois estão a tocar à campainha. Quando abre a porta é surpreendida por Thaís, que nem pede licença para entrar. A namorada de Eduardo comporta-se com altivez e, ao mesmo tempo que se serve de um café, revela a Andreia que foi ela quem lhe esfaqueou a face, deixando a ameaça de a matar se ela voltar a rondar Eduardo. Assim que Thaís sai, Andreia tranca a porta de casa por dentro, ficando apavorada.

Laura decreta em casa que quer toda a família presente no desfile da Boheme. Margarida pede timidamente à mãe se pode levar companhia. Ao perceber que se trata de um rapaz, Laura fica com vontade de saber mais, mas a chegada de Teresa desvia a sua atenção, pois decide dizer que o seu namorado é Vicente. Margarida felicita a irmã mas Eduardo dispara que ele só está com ela pelo seu dinheiro. Teresa fica ofendida e reclama pelo facto de ele nem colocar a hipótese de alguém gostar dela. Laura intervém e dá razão ao filho mas Teresa encerra a questão dizendo que já tem idade para decidir o que fazer da sua vida. Vasco comenta em sussurro com Manel que Vicente é o pai de Violeta e Matias. Teresa ouve e diz-lhe que pode descansar os amigos, pois tenciona trata-los bem e que não quer substituir a mãe deles.

Vicente não tem coragem de contar a verdade aos filhos e é Lúcia quem tem de dizer que as coisas entre eles voltaram a não resultar e que por isso vão separar-se de vez. Violeta chora e recusa-se a aceitar a decisão dos pais. Matias, com a expressão carregada, diz que já sabia que aquilo ia acontecer. Vicente e Lúcia ficam tristes por estarem a fazer sofrer os filhos.

Fátima regressa a casa amuada, depois do passeio com Carlos e Dulce, que aparecem sorridentes e carregados de compras. Lé convida todos para jantar e Dulce aceita, deixando Fátima ainda mais furiosa. A cozinheira faz um ultimato ao noivo e diz que ou arranja maneira de ficarem a sós, ou começa a por comprimidos na comida da mãe dele.

Manel dá ordem a Vasco para que vá para a cama e ele pede para terminar o jogo que está a jogar. Laura intervém e o rapaz obedece-lhe sem contestar, o que causa alguma estranheza ao pai. Ela assume que finalmente o enteado começa a respeitá-la. Laura impõe a Manel uma conversa séria sobre a sua relação, levando-o a confessar que por vezes tem vontade de regressar a sua casa, mas que noutras sente vontade de continuar com ela. A empresária faz notar ao namorado que está a cavar um fosse entre eles e que será sempre melhor que converse com ela sempre que não se sinta bem. Manel cede às pretensões de Laura que lhe pega na mão, convidando a que vão para o quarto. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6