“Sol de Inverno”: resumo de 3 a 9 de março

152º Episódio 

Destaque: Sofia consegue os seus objectivos e com uma ameaça de bomba, boicota o desfile da nova colecção de sapatos da Boheme. Laura está enraivecida e pronta a vingar-se

Horácio critica o facto de Vasco ter ido assistir ao desfile da Boheme, insinuando que o neto ainda se deixa iludir e fica como Nuno. Rosa e também Ana censuram-no por estar a ser preconceituoso. Ana termina o jantar e insiste em levar o seu prato para a cozinha. O pai comenta com a mãe que ela está cada vez mais autónoma mas Rosa frisa que muitas vezes ainda a vê muito triste. Rosa pede ao marido para convencer Manel a deixar que Vasco fique lá em casa. Horácio promete falar com o ex-genro do assunto.

Laura não esconde o seu contentamento e exclama que não esperava que tudo esteja a correr tão bem antes do desfile se iniciar, já que os convidados manifestaram já o seu apreço pelo evento, mesmo sem ele ter começado. Aproveitando o bom ambiente que reina elogia os filhos e pede desculpa a Teresa por todas as vezes que a desiludiu. A filha está disposta a perdoar desde que ela prometa que, a partir de agora só se vai preocupar com a sua empresa e nada mais. Simão vai buscar Nuno, que aguarda à porta. Eduardo mostra-se incomodado por, mais uma vez, ser ignorado por todos e nem uma fotografia o convidarem. Thaís afirma que ao tê-la assim, já não precisa de mais ninguém e quando Benedita aparece, puxa o namorado para o beijar.

Benedita envia entretanto uma mensagem a Sofia. Esta recebe a comunicação mas antes de se poder dedicar àquilo tem de abrir a porta a Mariano. O livreiro vem buscar Beatriz para irem sair e fica deslumbrado, tal como Sofia, com a forma sofisticada como ela se apresenta. Beatriz fica envergonhada ao receber os elogios de Mariano e também da irmã. Para que eles fiquem à-vontade, Sofia sai para o quarto, tentando agora ler a mensagem de Benedita.

Com o desfile da Boheme prestes a começar, Salvador conversa com Margarida e brinca com a irmã por ela não ter tido coragem de levar Tomás consigo, aconselhando-a a pedir alguma dessa coragem a Simão. Laura senta-se no seu lugar e o desfile começa com grande pompa e circunstância. Pouco depois, através da instalação sonora, ouve-se o pedido para que todos abandonem a sala, pois acabam de receber una ameaça de bomba. Alguns convidados abandonam o local. Outros permanecem incrédulos. Laura fica com um ar ausente e perdido.

Nuno percebe que se está a gerar uma confusão enorme e leva Vasco e Camila para fora. Salvador encaminha Margarida. O chefe de segurança que surge acompanhado por Benedita conta que foi descoberta uma mala suspeita e que já foi chamada a brigada de minas e armadilhas. Laura exige acompanhar toda a operação, murmurando para Manel que só pode ter sido Sofia a arruinar-lhe o desfile.

Em casa, Adelino ouve na televisão a notícia de última hora do cancelamento do desfile da Boheme, devido a uma ameaça de bomba. De imediato lembra preocupado a Matilde e Sofia que Joana está lá. Sofia avança que a mala não tem qualquer bomba e tanto Adelino como Matilde percebem que foi ela a responsável pelo incidente. O pai reconhece que lhe deu força para que se vingasse de Laura, mas nunca colocando em perigo outras pessoas. Sofia afirma que apenas está a responder ao terrorismo com que Laura a tentou destruir, convicta de que agora ela vai pensar duas vezes antes de a atacar. Matilde avisa a mãe que tem de estar preparada para a retaliação.

Laura reafirma que foi Sofia quem deixou a mala no local do desfile e grita, furiosa, quando Manel coloca em dúvida que isso tenha sido possível, já que todos os seguranças conheciam Sofia. O chefe de segurança ainda traz piores notícias avisando que a polícia vai ter de detonar a mala, pois não consegue avaliar se contém ou não explosivos. Laura é forçada a abandonar o local, sem conseguir colocar os sapatos a salvo como desejava. Manel arrasta-a consigo para o exterior.

Depois de alguns momentos de impasse, Mariano e Beatriz começam a conseguir conversar e as bebidas que tomam no bar da praia, aparecem dar uma preciosa ajuda.

Lúcia desabafa com Lé e afiança que não tem mágoa da sua separação e que está apenas preocupada com os efeitos que ela possa ter nos filhos. Lé garante que todos se sentirão confortáveis no regresso ao palacete.

Matias e Violeta terminam os trabalhos de casa e estão visivelmente desanimados com a separação dos pais. Fátima esforça-se por melhorar o ambiente, até que os manda deitar.

Célia vem pedir à cozinheira que lhe atire o telemóvel para a retrete, pois já não aguenta ter de responder às mensagens de Fábio. O nervoso aumenta e Fátima lembra-lhe que isso não é nada bom para o bebé. Célia fica ainda mais doente ao reconhecer nas expressões de Fátima as do companheiro. Concha aconselha a que a empregada faça rapidamente um chá para Célia relaxar.

Fábio insiste em mandar mensagens a Célia mas Artur faz-lhe ver que foi exactamente por não a deixar estar sossegada que ela o expulsou de casa. Fábio decide ir para casa dos pais, ainda sem saber como lhe explicar o facto de a companheira o ter mandado embora.

Lurdes espera que o rapaz saia e junta-se ao filho, mostrando-lhe os papéis do divórcio. Artur pergunta à mãe se está mesmo decidida a pedir a separação. Lurdes reafirma que não faz qualquer sentido em estar casada com Jacinto.

Dulce estraga um bolo que Rita fez regando-o com Anis. Carlos surpreende a mãe de garrafa na mão e ela desculpa-se com o facto de estar a arrumar o que Rita deixou desarrumado. O filho conta-lhe que o desfile foi abortado por uma ameaça de bomba e que a patroa está com um feitio que só de olhar assusta.

Laura não consegue esconder a fúria que sente por ter sido sabotada. Eduardo afirma que era esperado que Sofia retaliasse depois do que ela lhe fez. Margarida fica curiosa e pergunta o que é que a mãe fez. Laura responde que não fez nada e que o irmão de vez em quando fala demais. Thaís reaje e leva Eduardo para o quarto.

Salvador sugere a Tomás que fale com Lúcia para que seja ela a providenciar comidas e bebidas para a inauguração da escola de surf. O amigo diz que prefere que seja ele a falar, sem que Salvador entenda a razão para tal pedido. No entanto acaba por fazê-lo e Lúcia acede ao pedido, comprometendo-se e tratar de tudo com Paula. Salvador vai fazer surf e Tomás aproveita a oportunidade para tentar falar com Lúcia sobre o beijo que ela lhe deu. Ela afirma que não há grande coisa para falarem, aceitando que percebeu tarde demais o que sentia por ele e prometendo não estragar a relação que ele tem com Margarida. Tomás diz esperar que não o faça pois ela é uma rapariga muito frágil. Lúcia regressa ao balcão do bar e Tomás fica a observá-la, sentindo que está dividido.

No palacete, Célia grita por ajuda de Fátima porque lhe rebentaram as águas. A cozinheira diz que têm de ir imediatamente para o hospital e vai a correr chamar Lé.

Margarida vai até ao bar da praia logo de manhã e pede para falar com Lúcia, dizendo-lhe que a viu a beijar Tomás. Lúcia não disfarça alguma atrapalhação mas lá consegue dizer que foi uma estupidez da sua parte, que ele não teve culpa e que Tomás optou por deixar claro que quer ficar com ela. Lúcia assegura que não lhe quer roubar namorado. Margarida afirma que ainda bem, acrescentando que gosta mesmo muito dele. Como promete voltar à tarde, Lúcia diz que não vale a pena andar a vigiá-la.

Benedita atende os jornalistas por causa da ameaça de bomba que inviabilizou o desfile da Boheme. Joana chega nesse instante, interrogando-se sobre o que Laura quererá falar com ela. A secretária avisa-a de que a patroa está brava.

Laura recebe Joana cheia de raiva e até chega a dizer que pode muito bem ter sido ela a ajudar Sofia a sabotar a Boheme. A rapariga faz notar que trabalhou imenso para o desfile mas Laura é muito clara ao dizer que ela ou lhe fornece informações importantes ou q despede.

Manel vai à livraria e comunica que vai deixar de fazer a contabilidade da empresa, pois não quer correr o risco de voltar a encontrar Sofia. Mariano e Matilde não queriam abdicar dos seus serviços mas acabam por se resignar.

Célia prepara-se para ir de táxi para o hospital para ter o bebé, mas proíbe toda a gente de avisar Fábio. Enquanto Lé, Lurdes, Isabel e Concha discutem o melhor caminho a levar, Célia farta-se da conversa e sai do palacete sozinha. Lé fica aflita e corre atrás dela. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6