“Sol de Inverno”: resumo de 30 de dezembro a 5 de janeiro

95º Episódio

Laura chega pela manhã à empresa e encaminha-se para a sua sala. Benedita segue-a, tentando impedir que ela entre. Laura abre a porta e fica em choque, pois dá de caras com Sofia que a informa que aquele gabinete é agora seu.

Laura acaba por não ver o DVD que abala a reputação de Margarida por que é interrompida por Teresa, que entra na biblioteca seguida por Manel e segurando o ramo de flores que o amigo lhe ofereceu. Laura pergunta a brincar se deve ter ciumes e o namorado defende-se dizendo que para eles levou um vinho. A conversa distrai Laura, que deixa o DVD dentro do computador e vai para a sala com Teresa e Manel. A filha diz que está com uma ligeira dor de cabeça e retira-se para descansar até à hora de jantar. Laura confirma a Manel que Teresa já sabe que eles estão juntos.

Benedita recebe Sofia com grande ansiedade e conta que se sente cada vez mais acossada por Laura, convicta de que ela desconfia cada vez mais de si. Sofia garante que já manda na empresa e que ela não tem de se preocupar. A secretária revela que o responsável da informática recebeu ordens para vedar o acesso às contas e outras informações mais melindrosas e que Laura pretende lançar a colecção de sapatos que a Boheme já tinha idealizado, em detrimento da que Sofia desenhou. Esta não se mostra surpreendida com a questão das contas, valorizando mais o facto de Laura querer impedi-la de colocar no mercado a colecção que desenhou. Sofia até fica satisfeita, pois considera que essa opção vai contribuir mais rapidamente para a falência da Boheme.

Matilde e Salvador tiram fotografias na lua-de-mel. Ela está feliz pelos presentes que compra aos familiares e o marido aproveita para interceder a favor de Sofia, tentando harmonizar as relações dela com a mãe. No entanto, Matilde mantém que foi Sofia a querer perpetuar a guerra com Laura, sem querer saber de mais nada. Salvador reafirma que devem deixar de lado esses problemas, ciente de que nada nem ninguém os vão separar.

Luís volta a chantagear Margarida e, através de mais uma chamada anónima, pede-lhe o dobro do dinheiro que anteriormente lhe tinha exigido. Ela fica em pânico quando o chantagista lhe pergunta se a mãe ficou satisfeita ao ver o DVD que lhe enviou. Luís desliga e Margarida precipita-se para dentro de casa e cruza-se com Manel e Laura. Comprometida, tenta disfarçar o nervosismo e inventa como desculpa que caiu do cavalo. Nem a mãe, nem o namorado percebem a sua angústia e Margarida vai disfarçadamente para a biblioteca. Depois de vasculhar nas coisas da mãe, descobre o DVD no leitor do computador e chora ao pensar que a mãe viu o sue filme escabroso, destruindo-o de seguida. Teresa entra na biblioteca e tranquiliza a irmã ao vê-la de lágrimas nos olhos, afirmando que se a mãe tivesse visto o filme em que ela aparece na cama com três rapazes, não estaria assim tão calma. Margarida confessa à irmã que o chantagista acabou de lhe ligar a exigir agora vinte mil euros e Teresa mostra-se firme dá com certo que vão negociar com ele.

Sofia regressa a casa e encontra Adelino atrapalhado porque não consegue por o computador a funcionar, temendo tê-lo avariado. Sofia tranquiliza o pai, adivinhando que seja um problema de fácil resolução. Quando a filha pergunta por Beatriz e Joana, o pai conta que discutiram as duas e Sofia diz que vai falar com a sobrinha, pois também na empresa tem adoptado um comportamento inaceitável.

Carlos bem se esforça por seduzir Rita mas ela vai-se esquivando. Ele decide então sair, contrariando a vontade de Dulce, que não gosta que ele leve o carro da patroa.

Ao jantar, Margarida tenta iludir a sua inquietação por continuar a ser chantageada e consegue escapar ao constrangimento das perguntas de Laura e Manel.

Inês começa a ficar inquieta e insiste com Luís que tem de receber o dinheiro que estão a extorquir a Inês, no dia seguinte.

Tomás apanha mais um soco no estômago ao ouvir Lúcia confiar a Vicente que já falou com os filhos e que decidiu ir viver com ele. Vicente fica muito contente por Violeta ter aceitado a reconciliação dos pais e promete falar com Matias, que não gostou assim tanto da ideia.

Célia está obcecada com o julgamento do avô de Mariano e não consegue envolver-se ainda com Fábio. Ele decide estudar enquanto ela prepara o julgamento.

Mariano está cada vez mais nervoso por ter de ir ao Porto defender o avô, sem ser advogado. Fátima oferece-se para tomar conta da livraria na sua ausência e ele acaba por aceitar, influenciado por Lé.

Sofia dá uma forte reprimenda a Joana por ter maltratado a mãe e exige-lhe que lhe peça desculpa. E para que a sobrinha não fique com dúvidas, diz-lhe sem rodeios que se não entra nos eixos na empresa se arrisca a ser despedida assim que ela a vender. Joana parece aceitar o que a tia lhe diz.

Beatriz reaparece na sala e Sofia oferece-se para lhe fazer algo para comer. Adelino brinca com a filha e atira que ela finalmente saiu da toca. Beatriz continua muito magoada com as ofensas que Joana lhe fez mas não fala do assunto.

Mariano, antes de ir dormir, vai ter com Fátima e mostra-se inseguro pelo facto de a ter deixado ficar a tomar conta da livraria, avançando a hipótese de entregar a Célia a defesa do avô. A empregada do palacete manda-o para a cama e fica comprometida quando se ouve o barulho de alguém a bater à porta. Fátima disfarça e livra-se de Mariano, indo a correr abrir a porta a Tomás. Este vai ter com Lé mas tem de se esconder rapidamente quando Fátima atira um bibelô ao chão atraindo a atenção de Concha. Quando a filha aparece, Lé finge que derrubou a peça e fala normalmente com a filha, escutando as suas angústias sobre a gestão do hotel. Concha acaba por confessar que gostava de conseguir ter o estado zen que Lé mantém.

Joana pede desculpas a Beatriz na presença de Sofia mas assim que a tia sai para ir trabalhar volta a ser agressiva para com a mãe e assegura que só se desculpou porque Sofia lhe pediu, pois não retira uma vírgula do que lhe disse anteriormente. Beatriz fica chocada e, ao mesmo tempo, preocupada com a filha.

Margarida sai cedo de casa e sem tomar o pequeno-almoço, levando a que Laura suspeite de que ela não gostou de saber que ela namora com Manel. A empresária fica aliviada quando Margarida lhe assegura que está feliz por ela. Ao saber por Dulce que Teresa ainda não apareceu, Laura encaminha-se para o quarto da filha.

Rita está com Teresa no quarto e constatam que esta está com uma temperatura que inspira cuidados. Laura insiste que a filha deve ir para o hospital, mas ela recusa-se a ir acompanhada, optando por ir a guiar.

Manel conversa com o seu advogado e alimenta a esperança de conseguir que Ana seja declarada incapaz de cuidar de Vasco, para assim recuperar o filho.

Ana diz a Rosa que tem uma reunião de trabalho e pede à mãe que leve Vasco à escola. Depois de ficar sozinha, Ana fala com uma amiga pelo telefone e combina ir com ela às compras, dizendo que está de folga.

Célia enerva-se em pleno tribunal e é Mariano que tem de defender o avô, depois de ela fugir da sala de audiências. Apesar do pânico que sente, acaba por desempenhar em grande o seu papel.

Fátima folheia alguns livros na biblioteca de Mariano, quando lhe aparece um cliente jovem, mas com todo o ar de quem é um estudioso. O rapaz fica espantado ao vê-la com os peitos generosos a ganhar

Laura prepara-se para tomar o seu lugar no gabinete mas fica em choque quando encara Sofia e esta lhe diz que agora aquele gabinete é dela.

Pages: 1 2 3