“Sol de Inverno”: Resumo de 14 a 20 de abril

 186º Episódio 

Destaque: Andreia tenta seduzir Manel mas como ele não corresponde aos beijos que lhe tenta dar, simula que ele a tentou violar e espalha o boato pelo bar da praia

Matilde e Concha são ouvidas por um juiz, que decreta que aguardarão julgamento em liberdade, pelo tráfico de droga de que estão acusadas

Rosa encoraja Ana para a entrevista de trabalho que ela vai ter, afirmando que o que se quer muito nunca é fácil de alcançar. A filha conta que Nuno lhe telefonou a desejar boa sorte e reconhece que tem um irmão amoroso. Rosa diz que vai telefonar para a quinta para saber como é que Camila se está a dar por lá, deixando escapar uma pontinha de ciúme ao afirmar que a menina estava melhor com elas, pois a outra avó não deve ter tempo para brincadeiras. Ana lembra que se fossem atacadas por um homem não conseguiriam defender-se, quanto mais à menina.

Joana vai contar a Laura que Matilde foi presa, convencida de que está a dar-lhe uma grande novidade. A patroa finge-se chocada com a notícia e aproveita para dizer que sempre foi contra a relação de Matilde com Salvador, mais por causa de Sofia, mas que nunca imaginou que a rapariga se metesse no tráfico de droga. A empresária agradece a Joana por lhe ter contado a novidade e ela afirma que pode sempre contar consigo e sai do gabinete. Laura exibe um sorriso triunfante.

Matilde regressa à cela e conta a Concha que a polícia voltou a interrogá-la, agora por estar convencida de que elas estão envolvidas com um traficante já com nome pesado na praça. Matilde acaba por reconhecer que estão cada vez com menos margem de manobra para provarem que estão inocentes.

Laura paga ao detective que contratou e acrescenta-lhe um pequeno bónus que ele agradece. A empresária confere se Matilde e Concha têm possibilidades de fugir à prisão mas o detective afiança que são poucas as hipóteses que têm de provar que estão inocentes. Laura sente-se aliviada e deseja que prendam Matilde e que atirem fora a chave da cela, pois está farta de que ela se esteja sempre a meter no caminho do filho.

Concha começa a fraquejar e confessa a Matilde que já não aguenta estar muito mais tempo fechada na cela. A sua angustia é tanta que já começa a pensar se não terá mesmo feito aquilo de que a acusam e não se lembra. Matilde conforta a amiga e transmite-lhe coragem, afirmando-se convicta de que os advogados vão conseguir convencer o juiz de que elas estão a ser vítimas de uma armadilha. Nesse momento, um agente de Judiciária abre a cela e diz que elas vão ser presentes ao juiz. Matilde aperta a mão de Concha para lhe transmitir confiança.

Andreia almoça com Manel no bar da praia e começa a seduzi-lo. Ele é obrigado a sair da mesa para atender uma chamada e quando Lúcia aparece com a conta, Andreia tira dinheiro para pagar, dizendo que já percebeu o que ele quer mas que não está interessada, rejeitando a ideia de ele lhe pague o almoço por isso. Lúcia não acredita que seja o caso e afiança que Manel é uma pessoa impecável. Quando ele regressa à mesa, faz questão de pagar o almoço e devolve o dinheiro a Andreia. Quando saem do bar cruzam-se com Gonçalo que a cumprimenta com dois beijos, assumindo com contentamento que a conhece. Manel oferece boleia a Andreia e ela pergunta em provocação se é para a sua casa ou para a casa dele. Manel responde que ela está a confundir as coisas e que é melhor não se encontrarem mais. Andreia tenta beijá-lo repetidas vezes e Manel consegue esquivar-se e pede-lhe que saia do carro. Ela fica irritada e antes de sair grita que ele não vale nada.

Ana, tal como os outros candidatos, aguarda pela sua vez de ser entrevistada para a vaga em aberto no ginásio. Vicente vem da sala das máquinas e dirige um piropo a uma rapariga bonita que também aguarda pela entrevista. Ana é chamada nesse momento e avança com confiança para a sala que a recepcionista lhe indica. Para seu espanto, quando entra no gabinete percebe que quem lhe vai fazer a entrevista é Bruno, o rapaz que a salvou de morrer afogada no lago onde pratica caiaque. Bruno também é apanhado de surpresa e elogia a persistência de Ana por estar a candidatar-se a um emprego, mesmo sabendo que não é fácil.

Andreia vai até à praia e começa a rasgar o vestido, a arrancar-lhe alguns botões e esborrata a maquilhagem da cara, arranhando-se depois para que fique marcada.

Gonçalo conversa com Tomás e diz que se ele tiver um fato de surf que lhe empreste, avança já para a primeira aula. Margarida brinca e com ar sério diz que a turma é para miúdos de seis anos. Gonçalo mostra-se perplexo e Tomás desfaz a brincadeira, revelando que a classe é mesmo para alunos crescidos. Gonçalo lamenta ter ido ao bar na esperança de ver Concha e afinal acabou por saber que ela está presa. Margarida fica desconfortável e sente-se ainda mais culpada, quando Tomás conta que Salvador ficou transtornado com a prisão de Matilde, perguntando à namorada se já falou com o irmão. Margarida responde negativamente. Nesse momento, Andreia entra no bar e pede ajuda, fingindo tremores e contando que Manel a tentou violar. Lúcia, Margarida, Gonçalo e Tomás ficam incrédulos com o que ela acaba de dizer. Quando percebe que a sua história não está a conseguir convencê-los, Andreia faz-se de vítima e ameaça ir embora sem sequer apresentar queixa na policia, temendo que a façam passar a vergonha que eles lhe estão a fazer sentir por não acreditarem nela. Lúcia, Tomás, Margarida e principalmente Fátima, mudam de opinião e encaram a possibilidade de Manel ter perdido mesmo a cabeça. Gonçalo reafirma ao ouvido de Tomás que não acredita numa única palavra e diz que vai ligar ao primo.

Nesse momento, Manel apoia Sofia no tribunal, querendo saber notícias de Matilde e Concha que há pouco entraram para a audiência com o juiz. O advogado de Matilde desengana a esperança de Sofia e Lé, dizendo que não espera boas notícias da audiência com o juiz, que perante as evidencias, dificilmente acreditará na inocência das jovens. Lá sugere que vão a casa de Laura e a obriguem a confessar que foi ela a responsável por esta situação. Sofia agradece entretanto a Manel por ter aparecido, mas ele é forçado a retirar-se depois de receber uma chamada de Gonçalo que lhe diz estar à sua espera em casa para tratar de um assunto grave. Manel sai preocupado do tribunal, receando que tenha acontecido algo com Vasco.

Já no seu apartamento, Andreia fala ao telefone com Lúcia e, fingindo que está a chorar, diz que já foi ao hospital e que aguarda agora pela polícia para apresentar queixa. Quando termina a conversa com a amiga, telefona a Laura e conta que o plano resultou na perfeição, combinando com a empresária recebê-la no seu apartamento, para que ela lhe pague o serviço.

Ao chegar a casa, Manel fica surpreendido quando Gonçalo lhe conta que Andreia apareceu toda rasgada no bar da praia e o acusou de a ter tentado violar. Ele fica indignado com tamanha mentira e conta que foi ela quem tentou seduzi-lo, mas que ele a afastou, deixando bem explícito que não queria nada com ela. Manel decide ir confrontar Andreia e Gonçalo vai com ele, para garantir que o primo terá uma testemunha em caso de necessidade.

Andreia recebe Laura no seu apartamento e conta-lhe que toda a gente no bar acreditou na sua história, convencidos de que Manel a tentou mesmo violar. A empresária afirma que não quer que a polícia saiba, contentando-se em destruir-lhe a vida ao espalhar a notícia da violação, nas revistas e pela internet. Andreia confessa o seu pesar por estar a fazer isto por dinheiro, ainda por cima contra Manel que é uma excelente pessoa. Laura afirma que ela fez um bom trabalho, entrega-lhe um cheque que a faz sorrir e pede-lhe que não deite tudo a perder agora.

Salvador comenta com Tomás e Lúcia a notícia de que Andreia diz ter sido alvo de uma tentativa de violação por parte de Manel, custando-lhe a acreditar. Falando de Matilde, conta que a situação dela é péssima e que vai agora falar com Sofia para tentar saber mais coisas.

Manel vai a casa de Andreia confrontá-la com as acusações que lhe fez mas ela não lhe abre a porta e fica muito aflita quando ele dá mostras de que pode arrombá-la. Andreia remete-se ao silêncio e espera que ele se canse e vá embora.

No palacete não se comenta outra coisa senão a acusação que Andreia fez a Manel de ter tentado violá-la e a prisão de Concha. Relativamente a Manel, Fátima acha que ele tem culpa e sobre Concha afirma que Lé ficou de avisar quando houver novidades.

Salvador chega ao tribunal e é mal recebido por Sofia que insiste em acusar Laura de estar por trás da detenção de Matilde e Concha. Ele reafirma que não acredita nessa teoria mas Sofia deixa um aviso claro de que se a filha sofrer algo de grave por causa desta cilada, irá atrás da mãe dele e acabará com ela de tal forma que eles não terão dela sequer um cabelo para chorarem. Lé separa a briga e faz notar que a prioridade agora é garantir a liberdade das raparigas.

Na sala de audiências o juiz mostra a convicção de que Matilde e Concha estão envolvidas no tráfico de droga, baseado na associação que a polícia fez da droga que encontrou na autocaravana, com a que um perigoso traficante costuma comercializar. No entanto, o juiz autoriza-as a aguardarem o julgamento em casa, atendendo a que Matilde está grávida. O seu advogado confessa que as coisas podiam ter corrido pior e que agora vão ter tempo de organizar a defesa como o caso exige.

Matilde e Concha vão abraçar Sofia e Lé, radiantes por terem as filhas de novo em liberdade. Elas explicam que não estão livres, pois apenas irão aguardar o julgamento em casa. Salvador consegue trocar breves palavras com Matilde que lhe sorri, autorizando que a visite em casa. Sofia fica furiosa e troca um olhar duro com ele, mas não tem coragem de afrontar a filha. O olhar que Matilde e Salvador trocam é o de um casal apaixonado.

Margarida telefona a Teresa e conta à irmã que Andreia apareceu no bar da praia a dizer que Manel a tentou violar. Teresa vai contar o sucedido à mãe e fica surpreendida quando Laura se mostra disposta a acreditar que ele pode muito bem ter tentado abusar de Andreia. Teresa fica indignada com a indiferença da mãe em relação ao seu ex-namorado.

Ana mostra-se esperançada em conseguir a vaga a que se candidatou e conta que foi Bruno, o rapaz que lhe salvou a vida, quem a entrevistou. Horácio e Rosa mostram-se confiantes e afirmam que estão ao seu lado para o que ele precisar.

Manel pensa em ir contar a Vasco que Andreia está a espalhar que ele a tentou violar para que ele não saiba por terceiros, mas seguindo o conselho de Gonçalo acaba por achar melhor esperar para ver qual será o próximo passo de Andreia.

Matilde respira fundo por estar de novo em casa e tranquiliza o avô quando percebe que ele ficou a pensar que os polícias a trataram mal, enquanto esteve detida. Sofia reafirma que acha que a responsável por esta situação é Laura, acreditando que foi ela quem idealizou o plano para incriminar Matilde. Adelino tem dificuldade em acreditar que Laura o tenha feito só para se vingar por ela ter finalmente conseguido lançar a sua colecção de sapatos. Matilde reconhece que está cansada e diz que vai deitar-se um pouco. Sofia acompanha a filha e Beatriz diz que vai fazer um chá para todos se acalmarem.

No palacete, Concha agradece à mãe por lhe ter arranjado um advogado e a mãe conta que se trata de um amigo que aceitou ajudá-la. Concha mostra-se receosa com a possibilidade de vir a ser presa, mas Lé duvida que tal aconteça, prometendo que estará sempre a seu lado. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6