“Sol de Inverno”: Ângelo Rodrigues aceitou de imediato o ‘Simão’ e espera que a novela venha ajudar na Lei da co-adoção

Ângelo Rodrigues veste a pele, todas as noites na SIC, de Simão, um dos filhos da protagonista Laura de “Sol de Inverno.”

Feliz com o desenrolar da trama, o ator revela ao Correio da Manhã que as gravações «estão a correr muito bem. Felizmente, já vamos no quinto mês de gravações. As pessoas ainda viram pouco, mas nós já vamos bastante lançados. Está a correr à velocidade de cruzeiro e mantém-se o bom ambiente nas gravações, portanto é bom trabalhar assim».

A viver uma personagem que era uma completa novidade, um homossexual, Ângelo encontra vários desafios como «descobrir a sensibilidade do Simão, a essência dele, a forma como ele se comporta, a parte gestual, e o relacionamento dele com outro homem, claro».

Antes de iniciar as gravações e depois de ler a descrição, o ator procurou fazer uma pesquisa «diferente das outras. Procurei rodear-me de amigos que são homossexuais, conversar com eles, sair à noite para conhecer o circuito gay lisboeta, e também conheci um casal que já tinha adotado uma criança».

Com várias cenas de contacto físico com o seu namorado na trama de Pedro Lopes, Nuno (interpretado por Rui Neto), Ângelo Rodrigues teve de se expor: «Essa foi a minha grande descoberta e a minha maior barreira na fase dos ensaios. Tive de conseguir desconstruir-me ao ponto de não ter qualquer tipo de receio de ter contacto físico com um homem», confessou ao diário.

Quando propuseram a personagem, o intérprete de Simão não hesitou. «Aceitei de imediato. A meu ver, precisava urgentemente de ter uma personagem que me permitisse descolar completamente da imagem que tinha ficado agarrada com outros trabalhos». Apesar do imediato ‘sim’, a preparação só veio com o tempo: «Não me senti preparado até estrear a novela, porque há sempre um processo de inseguranças e ansiedade que só descansa quando tivermos o feedback do público. Começámos a gravar com vários meses de antecedência…»

A primeira cena íntima com Rui Neto exigiu uma grande preparação e muitos ensaios. «Essas cenas foram bastante ensaiadas na pré-gravação, para não haver qualquer tipo de constrangimento. Posso dizer que demorei muito a sentir-me confortável, mas a partir do momento em que descobrimos ali uma certa química entre nós, as coisas foram fluindo. Há uma relação de cumplicidade entre nós», revelou.

O ator «Não estava à espera que a personagem tivesse tanto impacto nas pessoas» porque está «a dar a conhecer às pessoas uma história de amor».

«Completamente» a favor da co-adoção, Ângelo Rodrigues sente-se «muito orgulhoso por estar nesse papel e de poder estar na posição de mudar mentalidades» e tem a esperança «que a lei venha a mudar durante a novela».