“Somos Portugal” está esta semana em Coruche

“Somos Portugal” está em Coruche

O “Somos Portugal” da TVI vai continuar a percorrer Portugal de norte a sul, sempre à procura de mostrar as festas e romarias do país.

A mostra dos costumes e tradições do que é nacional segue esta semana para é Coruche, município que recebe a produção do “Somos Portugal”.

A apresentação desta semana, em direto da FICOR, fica ao cargo de Nuno Eiró e Mónica Jardim no palco e Manuel Melo nas reportagens.

Pelo quinto ano consecutivo o Município de Coruche tem o prazer de organizar a FICOR – Feira Internacional da Cortiça. Tal como é habito, a feira realiza-se no último fim de semana do mês de maio, entre os dias 22 e 26.

A dinâmica que o Município tem imprimido ao setor florestal corticeiro através de diversas atividades que se congregam numa estratégia de desenvolvimento local, setorial e ambiental, à qual foi atribuído o slogan “Coruche, capital Mundial da Cortiça”, tem o seu expoente máximo anual na organização da FICOR.

Este ano um dos temas principais da feira será a “Água”, em linha com o anunciado pelas Nações Unidas que, neste âmbito, elegeram 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”. Pretendemos também realçar a importância dos montados de sobro para a conservação do solo, para a  regularização do ciclo hidrológico e para a qualidade da água.

A Feira Internacional da Cortiça ganha ainda mais relevância com a instituição do sobreiro como Árvore Nacional de Portugal, uma petição levada a cabo pelas associações ambientalistas Transumância e Natureza e Árvores de Portugal e entretanto publicada em Diário da República. Com a atribuição deste estatuto, pretende-se valorizar e proteger cada vez mais o sobreiro e despertar a população para a importância que esta árvore tem não só a nível nacional, mas também a nível mundial. Este é também um objetivo do Município de Coruche, para o qual têm contribuído as várias edições da FICOR, bem como as diversas ações de divulgação e promoção da cortiça que o Município promove um pouco por todo o país e ao longo de todo o ano.

Durante a 5.ª edição da FICOR realizam-se conferências e debates de caráter científico, mais direcionados para os profissionais do setor. Mas este certame tem também um caráter lúdico com intenção de chegar a todos e sensibilizar a população para a importância e potencialidade da  cortiça. Música, provas de vinho, atividades de natureza como balonismo e passeios no montado são algumas das atividades propostas pelo Município. O Coruche Fashion Cork é sempre um dos pontos altos da feira, com várias figuras públicas da moda e da televisão a marcarem presença neste desfile de moda onde a cortiça é a principal protagonista.