“Telejornal” é aumentado e aproxima-se da duração da concorrência

O “Telejornal” da RTP1 vai ter o seu formato alargado para uma hora e dez minutos, aproximando-se da duração dos dos canais privados.

O bloco informativo não vai sair nunca do ar antes das 21h10, a não ser em dias de programação especial, como futebol ou outros eventos em direto.

O anúncio foi feito pelo director de informação da estação, José Manuel Portugal, na sua primeira aparição pública desde que assumiu aquele cargo, num debate sobre o futuro da informação televisiva no qual também estiveram presentes os homólogos da SIC e da TVI, que decorreu em Braga.

Num painel de jornalistas, foi José Manuel Portugal quem deu as notícias. O jornal da noite do segundo canal da RTP passará a ser emitido do Porto, a partir de meados de março, todos os dias, às 21h. Os estúdios do Monte da Virgem serão também palco de debates políticos diários, assegurou. «Nós levamos muito a sério a questão regional», defendeu, citado pelo jornal Público e garantindo «mais horas de emissão nos estudos da RTP Porto» a partir dos próximos meses.

O alargamento da duração do “Telejornal” efetiva-se já na próxima segunda-feira, 10 de março. O responsável adiantou ainda: «Não vamos ainda para as duas horas».

O anúncio do diretor de informação da RTP mereceu resposta pronta do homólogo da SIC, Alcides Vieira. «A estratégia do serviço público está nas privadas», comentou, lembrando que a RTP era o operador com o jornal mais pequeno e que, com esta medida, vai aproximar-se da duração que este tem nos canais generalistas privados.