“Mar Salgado” conheça a nova novela da SIC

“Mar Salgado” tem início às 21h30, desta segunda-feira, nos ecrãs da SIC. A nova novela, da autoria de Inês Gomes será a substituta de “Sol de Inverno”. A rivalidade entre Sofia e Laura, que termina sexta-feira, dará lugar a história de Leonor e a procura dos seus gémeos.

Mar Salgado

SINOPSE

Uma mentira no passado. Duas crianças levadas à força. A busca e o reencontro entre uma mãe e os filhos. Leonor Trigo tem dezasseis anos quando se apaixona por Gonçalo, um homem de 24 anos e um piloto de motos famoso, acabando por engravidar de gémeos. Como percebe que Gonçalo nunca aceitará ser pai, esconde a gravidez de todos. Quando está de nove meses, o seu pai, Alberto Trigo, descobre o que se passa e exige que Gonçalo assuma as suas responsabilidades. Gonçalo entra em pânico, com medo de um processo judicial e com a certeza de que um escândalo destes irá afastar os patrocinadores e causar-lhe problemas graves na família. Gonçalo recorre a um amigo médico e alicia Patrícia Santos, a melhor amiga de Leonor, para o ajudar. O parto é feito na clínica do seu amigo, com o apoio da mulher do médico, Alice Amorim, que é enfermeira. Leonor está inconsciente enquanto o parto é feito. Quando acorda, não lhe dizem que eram gémeos e garantem que o bebé nasceu morto. Um dos bebés (a rapariga) é entregue à irmã de Gonçalo – Amélia – que não podia ter filhos. A outra criança (o rapaz) é deixada por Patrícia numa igreja. Dezasseis anos depois, Leonor Trigo (32) é instrutora de mergulho nos Emirados Árabes, mas nunca conseguiu esquecer a noite do parto e é um choque quando Alice lhe aparece a contar a verdade. Todas as certezas que Leonor tinha são abaladas ao saber que deu à luz duas crianças saudáveis e que o mais provável é estarem vivas. Ela não hesita e decide de imediato voltar a Portugal para procurar os filhos e vingar-se de quem lhe mentiu. Patrícia Santos (34) entretanto casou com Gonçalo Queiroz (39) e já têm uma filha, “Kika” Queiroz (14). Patrícia usou o que sabia para chantageá-lo e obrigá-lo a casar-se com ela. Eles ficam em pânico quando percebem que Leonor voltou e sabe a verdade. Tudo fazem para tentar silenciá-la por todos os meios possíveis. Quando chega a Portugal, Leonor também reencontra André Queiroz (34). Ela foi a primeira grande paixão de André, que nunca a esqueceu verdadeiramente. Leonor aproxima-se dele para saber informações sobre os filhos. Pretende apenas usá-lo, mas os dois acabam por se apaixonar e viver uma história de amor.
Na paisagem privilegiada do estuário do Sado, ‘Mar Salgado’ é um espelho da realidade portuguesa, com dramas e conflitos contemporâneos entre-cruzados com a luta de uma mulher que vem atrás dos seus filhos, histórias de amor e muita comédia à mistura.

PERSONAGENS

Ângelo Rodrigues – Miguel Castro
Tem 35 anos e é dono do centro náutico no Dubai.Leonor é o seu braço direito e Miguel é apanhado de surpresa quando ela lhe diz que vai deixar o Dubai para regressar a Portugal. Ele tem uma paixão não confessada por Leonor e uns tempos mais tarde decide vir a Portugal atrás dela.

Margarida Vila Nova – Leonor Trigo
Tem 32 anos. Nasceu em Setúbal, mas aos 16 anos foi viver para Itália com o irmão, para casa de uma tia.Marcada pela tragédia desde muito cedo, em vez de se deixar abater, cresceu rapidamente e transformou-se numa mulher forte. Começou por fazer mergulho como diversão, mas acabou por ser instrutora e há três anos foi convidada por Miguel Castro para trabalhar num centro de mergulho no Dubai.O irmão, Diogo, foi com ela e os dois vivem no Dubai desde então. Leonor regressa a Portugal em busca dos filhos, disposta a tudo para os encontrar.

Sisley Dias – Diogo Trigo
O irmão mais novo de Leonor, com 23 anos. É muito apegado à irmã e faz tudo por ela. Tirou o curso em engenharia informática e é um “geek” que passa os dias em frente ao computador. Tímido com as raparigas, é pouco confiante. É-lhe diagnosticada diabetes, mas Diogo vai demorar a consciencializar-se da gravidade da doença e das mudanças que vai ter de fazer.

Custódia Gallego – Antónia Queiroz
Casada com Frederico, irmã de Sebastião e mãe de André, Amélia e Gonçalo. Tem 63 anos e está casada há 45. Não trabalha, dedicou a vida aos filhos, às obras sociais e ao jardim que tem em casa.Tem uma estufa interior e um grande orgulho nas suas plantas. É uma pessoa calada, que nunca levanta o tom de voz e odeia discutir. Faz sempre o que o marido quer e parece incapaz de tomar decisões sozinha. Na verdade, Antónia sabe bem o que quer e Sentiu-se viva como nunca tinha sentido e a partir daí nunca mais esteve sozinha.

Ricardo Pereira – André Queiroz
Tem 34 anos, é o dono da HAPPY, uma empresa que produz aplicações para dispositivos móveis.Quando era miúdo apaixonou-se por Leonor mas sofreu uma grande desilusão quando ela foi para Itália. Entretanto foi tendo algumas relações mas nunca encontrou a pessoa certa, até que reencontra Leonor e percebe que nunca a esqueceu.André nunca soube a verdade sobre Carlota, no entanto, Leonor julga que André sabe mais do que está a dizer e aproxima-se para tentar chegar à verdade sobre os filhos. Contra a sua vontade, Leonor irá acabar por se apaixonar por André. Ele pratica vela e faz mergulho.

Alice Amorim – Rita Loureiro
Tem 46 anos e acabou de ficar viúva.Duarte tinha uma clínica montada com o dinheiro da família Queiroz e quando Gonçalo lhe pediu ajuda para mentir a Leonor, não conseguiu negar-lha. Agora que o marido faleceu, ela quer redimir-se e vai em busca de Leonor para lhe contar a verdade.

José Fidalgo – Gonçalo Queiroz
Tem 39 anos e é gestor na fábrica da família, trabalhando debaixo das ordens do pai.Há dezoito anos engravidou Leonor e, para não arruinar a carreira como piloto de motos, roubou-lhe os filhos e mentiu, dizendo que tinham nascido mortos.Entregou um dos bebés à irmã Amélia e tem de fingir diariamente que Carlota não é sua filha. De facto, ele gosta mais de Carlota do que propriamente de Kika, a filha que teve com Patrícia e que é, oficialmente, a sua única filha. Casou porque foi chantageado: ou casavam ou Patrícia revelava que ele tinha morto Alberto, o pai de Leonor.Nunca amou Patrícia e o casamento não passa de uma fachada, os dois acordaram que podiam ter casos extraconjugais desde que fossem discretos. Hoje em dia, Gonçalo sente-se cómodo com o seu casamento de conveniência e não deseja mudar. Já deixou de ser piloto de motos, mas continua a gostar de andar de moto.

Maria João Pinho – Amélia Queiroz
Tem 40 anos, é casada com Martim e mãe adotiva de Carlota. Filha de Frederico e Antónia e irmã de André e Gonçalo, faz parte da administração das “Conservas do Sado”. O pai nem sempre dá grande importância à sua opinião, preferindo ouvir Gonçalo. O seu maior sonho era ser mãe, mas aos 21 anos retiraram-lhe um tumor do útero. Passado um ano, teve de voltar ao hospital com dores e febre para descobrir que os médicos tinham deixado uma compressa no interior do seu corpo. Fizeram-lhe uma histerectomia para lhe salvar a vida. Depois disso, Amélia entrou em depressão. Há dezasseis anos, quando soube que o irmão havia engravidado Leonor, ficou com um dos bebés, mas nunca contou a verdade ao marido. Nem sempre é fácil gerir a presença de Gonçalo tão perto da sua filha.

Catarina Rebelo – Kika Queiroz
Tem 14 anos e é filha única. Vive com os pais (Gonçalo e Patrícia) em casa dos avós (Frederico e Antónia) e é mimada por todos.Kika gosta de testar os limites e geralmente não tem quem a trave. Está habituada a ter o que quer e não gosta ser contrariada. A mãe é quem mais a mima e quem gosta de lhe fazer todas as vontades, já Gonçalo é algo negligente com ela. Kika também sente que o pai é mais próximo de Carlota. As duas primas não se dão nada bem, entrando constantemente em conflito.

António Capelo – Frederico Queiroz
Tem 64 anos é o patriarca da família e um empresário de sucesso. Frederico é presidente da Fundação Queiroz, que foi criada pelo seu pai para ajudar a comunidade e que agora usa para encobrir os seus negócios ilegais. É casado há 45 anos com Antónia, de quem tem três filhos: Gonçalo, Amélia e André. Preocupa-se com a sucessão da família e mima demasiado as netas. Gonçalo é o único filho que consegue dar-lhe a volta, assim como é único que sabe a verdade sobre os negócios do pai. Tem uma saúde de ferro e vive para o trabalho. No entanto, por detrás da imagem de idoneidade e retidão que o carateriza, há uma realidade bem mais negra. Frederico é um homem corrupto que não hesita em alinhar em esquemas ilegais para conseguir alcançar ganhos nos negócios.

Joaquim Horta – Martim Vaz
Tem 44 anos, é casado com Amélia, pai adotivo de Carlota e é dono do Hotel “Salinas de Tróia”.É exigente com quem trabalha para si, mas reconhece o valor das pessoas e todos o consideram uma pessoa justa.Há 16 anos quando a mulher lhe apareceu com uma bebé, garantindo que tinha sido abandonada, hesitou em ficar com ela, mas queria muito ser pai e acabou por aceitar. Sabe que cometeu um erro, mas adora a filha e nunca se arrependeu. Vai sentir-se enganado pela mulher e pelo cunhado quando descobrir a verdade.

Inês Aguiar – Carlota Vaz
Tem 16 anos e é filha de Amélia e Martim. Não faz ideia de que na verdade é filha biológica de Leonor e de Gonçalo, nem de que tem um irmão gémeo. É uma rapariga segura de si e, tal como a prima, é bastante mimada por toda a família. Quando a verdade sobre a origem de Carlota vier ao de cima, Carlota não reage bem, revolta-se contra a família de adoção, que lhe escondeu a verdade, e recusa relacionar-se com Leonor e com Pedro. Fica dividida entre Gonçalo e Martim, a quem sempre viu como pai. Irá viver um romance juvenil com Tiago.

Luís Barros – Filipe Pelicano
Tem 39 anos, é marido de Sara. Tinha um restaurante que fechou devido à crise e vai arranjar emprego no restaurante do hotel “Salinas de Tróia”.A mulher também não tem emprego e Filipe decide que a melhor solução é mudarem para casa dos pais. Ignora as objeções da mulher que se dá mal com a sua mãe e que não vai ter uma vida fácil em casa dos Pelicano.

Rosa do Canto – Laurinda Pelicano
Tem 58 anos, é casada com Henrique e mãe de Mateus, Filipe, Eva e Madalena. Herdou a empresa “Culturas do Mar” que continua a gerir.É uma mãe galinha que sempre tentou proteger os filhos. Católica com fortes princípios morais, vai ser um choque para ela perceber que não conhece os filhos tão bem quanto pensava. Aceitou alojar o seu irmão (Bento) lá em casa, mas isso vai trazer-lhe problemas com o marido e os filhos.Vive para a família e vai perceber que tem de começar a pensar mais em si mesma. Tem muitas dificuldades em lidar com Sara, sua nora.

António Cordeiro – Henrique Pelicano
Tem 58 anos e é armador de pesca, proprietário de quatro barcos de arrasto. É casado com Laurinda há quarenta anos. Não sabe viver sem a mulher, apesar de discutirem constantemente sobre o peixe do mar e o de aquacultura. Começou por ter apenas um barco (que era do pai) e foi conseguindo adquirir mais barcos ao longo dos anos. Gosta de ter tudo organizado e não suporta pessoas preguiçosas. Sempre exigiu muito dos filhos, quis que estudassem para terem mais oportunidades na vida e vai ter dificuldades em lidar com o que considera ser a sua incapacidade de criar filhos independentes. Não entende como nenhum deles quer dedicar-se aos negócios da família. Não consegue lidar com a presença de Bento (irmão da mulher) em sua casa.

Liliana Santos – Eva Pelicano
Tem 33 anos e é a filha mais independente dos Pelicano. Para desgosto dos pais, não quis tirar um curso superior e preferiu candidatar-se à Polícia Marítima. Hoje é agente, trabalha com Daniel e voluntaria-se sempre para as missões mais arriscadas. Vive com um namorado mas a relação termina quando este admite que é homossexual. Destroçada, Eva volta para casa dos pais em busca de consolo. Adora a família, mas gosta de mostrar que não precisa deles e de provocar a mãe com as suas atitudes mais radicais. Para incompreensão de Laurinda, vai mudar-se para um quarto arrendado em casa de Nuno. Vai envolver-se com o parceiro e ter de escolher entre a carreira e o amor.

José Mata – Mateus Pelicano
Tem 34 anos, é um informático talentoso mas incapaz de cumprir horários, que falta quando lhe apetece e que não tem um pingo de responsabilidade. O pai bem tenta, sem sucesso, que ele seja mais responsável, mas Laurinda está constantemente a desculpá-lo. Trabalha na empresa de André, seu amigo desde a faculdade. André tenta aguentar os atrasos e as falhas constantes, mas depois de perder vários clientes importantes por causa dele, vê-se forçado a despedi-lo. Mateus não aceita o despedimento e acusa André de lhe ter “roubado” uma aplicação de sucesso, de o ter enganado e vai mesmo influenciar a escolha de alguns clientes, criando vários problemas à hAPPy.

Filipa Areosa – Madalena Pelicano
Tem 24 anos, é solteira e vive em casa dos pais, os Pelicanos. Licenciou-se em Comunicação Social mas não arranja trabalho em lado nenhum. Recusa-se a ir trabalhar com os pais e o irmão Mateus arranja-lhe emprego como secretária na hAPPy. Escreve um blogue que tem vindo a revelar-se um sucesso e que cada vez mais começa a ser uma forma de vida. Zanga-se com os pais e os irmãos quando tem a hipótese de editar um livro com o conteúdo do blogue e a família percebe que muito do que ela escreve é sobre eles. É a mais refilona, que discute constantemente com todos, mas que sabe bem o que quer fazer da sua vida. Apaixona-se por Sebastião, um homem bastante mais velho que ela e tem de enfrentar a oposição de todos.

Sandra Barata Belo – Júlia Rocha
Casada com Xavier e mãe de Elsa. Tem 36 anos. Vítima de violência doméstica, tem sofrido abusos desde que casou. Xavier sabe como manipulá-la e Júlia vive na esperança que ele um dia mude. Quando o marido agride a filha, decide meter um ponto final no assunto. É uma pessoa triste, com baixa auto-estima.

Marco Costa – Xavier Rocha
Tem 41 anos. É o marido de Júlia e pai de Elsa. É controlador, desconfiado e possessivo, sente ciúmes incontroláveis que o fazem perder a cabeça e bater na mulher. Esconde de todos que é violento e que agride a mulher desde que casaram. É pescador, trabalha às ordens de João e arranja conflitos facilmente.

Raquel Oliveira – Elsa Rocha
Tem 15 anos e é filha de Júlia e Xavier. Sob uma capa de descontracção, esconde o medo permanente que sente. Desde pequena que vive num mundo de violência e assiste às agressões do pai à mãe.

Diana Nicolau – Sílvia Lopes
Tem 25 anos. É exactamente o oposto da irmã, é responsável e muito certinha. Aproveita tudo o que é promoção e desconto e não compra nada sem verificar que está a comprar no sítio mais barato.

Afonso Lopes – Hugo Lopes
Tem 16 anos e sente muito a morte da mãe. Não se lembra do pai. Foi um filho tardio, que os pais não planearam. Rute não tem paciência nenhuma para o irmão e está sempre a implicar com ele e a dizer-lhe que ele foi encontrado na rua.

Rúben Gomes – Daniel Lopes
Daniel tem 33 anos, é agente da Polícia Marítima e trabalha com Eva, por quem vai apaixonar-se. Daniel conhece todos os pescadores da zona e tem tendência a fechar os olhos a algumas irregularidades.

Débora Monteiro – Rute Lopes
Tem 34 anos. É operária na fábrica, mas odeia o que faz e tem a certeza de que vai conseguir mudar de vida. Sonha em ser rica, adora gastar dinheiro e fazer compras. O seu plano é casar com um homem rico.

Sofia Sá da Bandeira – Catarina Cunha
Mãe adoptiva de Tiago. Tem 41 anos e sempre soube que era lésbica e, apesar da oposição da família, sempre namorou mulheres.Queria ser mãe mas sabia que sendo uma pessoa solteira seria mais difícil adoptar um bebé. A história de vida de Tiago comoveu-a e resolveu adoptá-lo quando ele já tinha 12 anos. Catarina é investigadora científica e começou agora um novo projecto em Setúbal.

João Maneira – Tiago Cunha
Tem 16 anos e é um miúdo revoltado. Foi abandonado em bebé e adoptado logo a seguir, mas os seus pais adoptivos morreram quando tinha 6 anos. Foi para um lar e percebeu que já tinha passado a idade ideal para ser adoptado, Catarina foi a única pessoa disposta a ficar com ele quando já tinha 12 anos. Está revoltado por ter-se mudado para Setúbal mas tudo muda quando se apaixona por Carlota.

Ângela Pinto – Idalina Pimenta
Tem 50 anos, é a mãe de Vitória, Messias e Pedro. Trabalha na fábrica como operária. Católica, costuma rezar e pedir pelos filhos, faz tudo por eles e pelo marido. Vai odiar quando perceber que Messias está apaixonado por Rute.

António Fonseca – João Pimenta
Com 52 anos, é mestre pescador e trabalha para Henrique. Tem três filhos (Vitória, Messias e Pedro). João é um homem justo, humilde e trabalhador.É um conhecedor do mar e da vida e consegue transformar os seus conhecimentos em ensinamentos muito úteis. Trabalhou com o pai de Leonor e quando ela regressa, vai ajudá-la bastante e acaba por ser uma espécie de pai e mentor.

Tiago Pereira – Messias Pimenta
Tem 28 anos e é irmão de Vitória e Pedro. É um rapaz puro e bem intencionado que infelizmente não tem um pingo de inteligência. Recebeu uma indemnização em França, quando ficou provado que tinha sido injustamente condenado por homicídio. Não sabe o que fazer com tanto dinheiro, é completamente ingénuo e com um coração do tamanho do mundo. Rute vai aproveitar-se da bondade de Messias. Costuma ajudar o pai na pesca e gosta de andar no mar.

João Arrais – Pedro Pimenta
Tem 16 anos e é filho de Idalina e João. Adora os irmãos e tenta seguir as pisadas de Vitória e estudar. É amigo de Hugo e gosta de Elsa, com quem acabará por namorar, mas para isso vai ter de enfrentar Xavier.

Ana Guimar – Vitória Pimenta
Tem 26 anos. Vitória tirou um curso de hotelaria e restauração e esteve em Paris a trabalhar, em alguns restaurantes para ganhar experiência e nome. Ela e o irmão vão abrir um negócio, um bar / petisqueira “Lataria do Sado”, onde se pode comer conservas, beber um copo ou um café.

Joana Santos – Patrícia Santos
Casada com Gonçalo, mãe de Kika. Tem 34 anos e é diretora geral do Hotel “Salinas de Tróia”. Filha de uma família de pescadores e peixeiras, decidiu que aquela não ia ser a sua vida. Hoje em dia, mal se dá com a mãe Cremilde e com a irmã, Tina. Decidida, sabe bem o que quer. Ajudou Gonçalo a desfazer-se dos bebés de Leonor e chantageou-o para conseguir casar, ganhando o passaporte para uma vida melhor. Kika veio a tornar-se a pessoa mais importante da vida dela. Com o tempo apaixonou-se por André, mas ele não se apercebeu. Quando ele se apaixonar por Leonor, Patrícia vai fazer de tudo para os separar.

Maria João Abreu – Cremilde Santos
Tem 55 anos, é mãe de Tina e Patrícia e vende peixe na praça desde pequena. O marido morreu no mar, há quase trinta anos, e Cremilde nunca mais tirou o luto. O seu maior desgosto é o distanciamento de Patrícia e da neta Kika. É uma mulher de fibra, capaz de fazer frente a qualquer um.

Margarida Carpinteiro – Adelaide Santos
Tem 73 anos, está reformada e é uma catequista dedicada. Viúva, é uma mulher muito devota, a típica beata que passa todo o seu tempo na igreja. Teve dois filhos gémeos: Ramiro, que casou com Cremilde e faleceu há mais de 27 anos num acidente no mar, e Rogério, que nunca casou e sempre viveu com a mãe.

Inês Castel-Branco – Tina Santos
Tem 29 anos e é irmã de Patrícia, mas as duas mal se falam. Quando deixou de estudar, começou a ajudar a mãe na praça e agora domina o negócio como ninguém. É vaidosa, gosta de andar bem arranjada e deixa muitos homens de cabeça à roda. Está sempre pegada com o novo peixeiro, o Joni.

João Baião- Rogério Santos
Filho de Adelaide, sempre foi sempre um menino mimado e continua a sê-lo, apesar de já ter 51 anos. Nunca casou nem teve relacionamentos sérios, pois não quer prender-se a nenhuma mulher. É carteiro, profissão que lhe permite conhecer muita gente, em especial do sexo feminino. O seu ar tímido faz com que muita gente o tenha como um fraco e um tonto no que toca às mulheres. No entanto, Rogério é, na realidade, um garanhão disfarçado que age pela calada, um predador de voz maviosa e ar insuspeito que se serve do seu aspecto insuspeito para se aproximar e conquistar o coração das mulheres.

Gonçalo Diniz – Joni Loureiro
Tem 37 anos e herdou de um tio uma banca de peixe. Nunca tinha trabalhado como peixeiro e Cremilde e Tina não acreditam que ele se safe, mas Joni começa a ter sucesso e a afectar as vendas de Cremilde e Tina, que não o suportam e fazem de tudo para minar o seu negócio. Joni não se fica e pega-se com frequência com as duas, ao mesmo tempo que se sente atraído por Tina.

Manuel Sá Pessoa – Nuno Morais
Tem 37 anos e é dono do centro de mergulho.Tem um apartamento grande onde arrenda alguns quartos. Nunca foi uma pessoa corajosa, é calmo e não gosta de violência. É grande amigo de André, que conhece do centro náutico.

João Ricardo – Bento Correia
Tem 50 anos e é o irmão mais novo de Laurinda. Vem para Setúbal com a desculpa de que arranjou um emprego, mas na verdade precisava de um sítio onde ficar depois de a mulher ter corrido com ele de casa… É a quinta mulher que o manda embora. Na verdade, não quer arranjar nenhum emprego e por ele vivia para sempre às custas dos Pelicano. É convencido, mentiroso e preguiçoso. Esgota a paciência de todos, mas é defendido por Laurinda que não é capaz de o mandar embora. Quando ele e a irmã herdaram a empresa de aquacultura, ele decidiu vender a sua metade à irmã porque queria dinheiro no imediato. No entanto, isso não o impede de usar o argumento da irmã ter dinheiro graças à empresa para conseguir a ajuda dela.

 

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Noticias relacionadas

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close