Tozé Martinho ‘atira-se’ à TVI e a “Belmonte”

O contrato de exclusividade que ligava Tozé Martinho à TVI terminou e agora o guionista está livre para mudar de canal se assim o entender.

O profissional contou à Notícias TV que a TVI lhe apresentou condicionantes de ordem financeira para a não renovação do contrato.

Para além das questões de dinheiro, a Quatro informou também Tozé Martinho que o caminho da estação vai passar por adaptações de grandes sucessos latinos e que desta forma não precisa de vínculos com argumentistas renomados.

“Belmonte”, trama que tem liderado em regime de alternância com “Sol de Inverno” da SIC é o exemplo mais visível e atual deste caminho da TVI.

Tozé Martinho conta que «A explicação que me deram [na TVI] é que querem mais novelas sul-americanas» pelo facto de ser um «produto mais barato».

Para o autor de “A Outra”, que está a ser reposta na estação, “Belmonte” e as restantes adaptações que possam chegar pecam porque «falha no que respeita à realidade portuguesa».

O autor critica ainda a política do canal: «A TVI fez contratos de exclusividade em exagero. Mais tarde achou que tinha de cortar com isso», desabafa à NTV.