“Transgénero, Luta de Identidade” é aposta do Odisseia

O Odisseia assinala o Dia Internacional do Orgulho LGBT com a exibição do documentário “Transgénero, Luta de Identidade”, terça-feira, dia 28 de junho, às 19h50, o retrato atual da difícil afirmação dos direitos e liberdades dos transgénero na sociedade atual, a primeira grande exigência social do século XXI.

O ex-atleta Bruce Jenner recentemente metamorfoseado em Caitlyn Jenner trouxe o tema da transsexualidade para o centro da discussão e poderá ter contribuído para dar visibilidade à questão. Contudo, por detrás das grandes manchetes, esconde-se uma amarga realidade.

Ainda hoje, são um dos grupos mais desprotegidos e perseguidos, e uma em cada três pessoas transgénero já tentaram suicidar-se nalgum momento da sua vida.

Há revolução a acontecer nos subterrâneos da cultura ocidental e uma progressiva fluidez entre os géneros e as identidades sexuais, cuja visibilidade aumentou graças ao esforço e perseverança de uma nova geração de filhos que mudam de género, celebridades da cultura popular, atletas de elite ou soldados.