«Tudo o que se possa dizer sobre “Mar Salgado” é pouco. Tem mesmo que se ver», Joana Santos

Joana Santos é uma das protagonistas de "Mar Salgado" da SIC
Joana Santos é uma das protagonistas de “Mar Salgado” da SIC

Depois da malvada e ambiciosa Diana de “Laços de Sangue” e da lutadora e justa Júlia de “Dancin’ Days”. Joana Santos regressa ao núcleo protagonista de uma novela com “Mar Salgado”.

A atriz volta a encarnar uma vilã, a principal víbora da nova trama da SIC que vai substituir já em setembro “Sol de Inverno”.

«A Patrícia é um desafio. As coisas só podem ser feitas de uma forma: À maneira dela, seja de forma fácil, difícil, legal, ilegal e doa a quem doer», é assim que Joana Santos descreve a personagem.

Manipuladora e obstinada, Patrícia envolve-se no rapto dos filhos da melhor amiga, Leonor (Margarida Vila-Nova) e ainda casa com o rico namorado desta, Gonçalo (José Fidalgo).

Excetuando “Rebelde”, considerada série pela estação, esta é a terceira novela de Joana Santos na SIC. Todas tiveram a mão da Globo na assessoria de texto, algo que passa um pouco ao lado da exclusiva de Carnaxide: «É verdade, é um facto, mas casual. Nada mais do que isso. Algum dia isso vai deixar de acontecer e nada vai mudar».

Descrever “Mar Salgado” é algo que não é fácil para a atriz de de 28 anos: «Tudo o que se possa dizer sobre “Mar Salgado” é pouco. Tem mesmo que se ver, que se sentir, para se perceber. É uma história muito forte, para lá de todas as emoções», adianta.

Dada como certa na primeira fase de “Império”, novela de Aguinaldo Silva que estreia daqui a um mês na Globo, Joana Santos teve de recusar: «As gravações coincidiam, mas tenho a certeza que a oportunidade não se perdeu, apenas se adiou».