TVCine 3 exibe “O Pátio das Cantigas” em dose dupla: original e ‘remake’

O-Pátio-das-Cantigas

No dia de Portugal chega aos Canais TVCine “O Pátio das Cantigas” em dose dupla. Trata-se do filme de 2015, com realização de Leonel Vieira, o filme português mais visto de sempre nos cinemas, e o original de 1942, realizado por Francisco Ribeiro, o Ribeirinho, considerado uma das obras mais emblemáticas do cinema feito em Portugal.

Estamos na altura dos Santos Populares, na contagem decrescente para o Santo António, a grande noite de Lisboa, em que os alfacinhas saem à rua para dançar, comer sardinha assada e torcer pela marcha do seu bairro.

É num destes bairros muito típicos de Lisboa que vivem Rosa (Dânia Neto), Narciso (César Mourão) e Evaristo (Miguel Guilherme). A bela e inocente Rosa é cobiçada pelo malandro Narciso e pelo muito honesto Evaristo, que, claro, vão chegar a vias de facto, ou não fosse este um filme bairrista.

Por entre varandas, escadinhas e becos, com cheiro a sardinhadas e direito a uma cervejinha, vão desfilar os gingões Carlos (Rui Unas), Joca (José Pedro Vasconcelos) e João Magrinho (Aldo Lima), juntamente com as irmãs Amália (Sara Matos), a atrevida, e Susana (Anabela Moreira), a pãozinho sem sal. “O Pátio das Cantigas” estreia a 10 de junho, sexta-feira, às 22h30, no TVCine 3, antecedido do original de 1942 às 20h15, numa noite bem portuguesa.

A menina Rosa, empregada de balcão, é uma inocente e bela jovem que atrai a atenção de dois galãs, cada um à sua maneira. Evaristo é dono de uma mercearia gourmet e acha-se o rei da vizinhança, com os seus modos arrogantes com os empregados.

Já Narciso é guia turístico, cheio de lábia, mas que está pelo beicinho por Rosa. Os dois vão andar a picar-se ao longo do filme, até porque «Evaristo, tu não percebes nada disto!», costuma provocar Narciso, que vai ter o seu troco numa noite de arraial em que os ânimos ficam mais exaltados.

Pelo meio, os também malandros Carlos, Joca e João Magrinho gostam de se reunir à mesa a beber umas cervejas e a mandar piropos às miúdas que passam. Uma delas é Amália, provocadora, mandriona mas com muita pinta, que sonha em cantar o fado na televisão.

No campo oposto está Susana, a irmã de Amália, muito certinha e cinzentona, mas que no fundo só quer um namorado. E por falar em televisão, a filha de Evaristo, a menina Celeste, insolente como todas as adolescentes, tem o sonho de entrar numa telenovela e não deixa o pai em paz com esta ideia fixa. Animação e confusões não faltam então no pátio, como todos à espera da grande noite de Santo António, num arraial em que todos acabam à batatada.

Dupla “O Pátio das Cantigas”, o original e o remake, dia 10 de junho a partir das 20h15 no TVCine 3.