TVI emite comunicado, confirma saída de José Alberto Carvalho e data de entrada de Sérgio Figueiredo

José Alberto Carvalho deverá assumir o posto de diretor-geral da TVI
José Alberto Carvalho sai da direção de informação da TVI no final do ano

Sérgio Figueiredo e a TVI chegaram ontem à noite a acordo. Depois de várias especulações, a estação confirma o jornalista como novo diretor de informação a partir de janeiro de 2015 e a consequente saída de José Alberto Carvalho.

O ainda diretor de informação cessa funções no dia 31 de dezembro e  vai continuar a apresentar o “Jornal das 8” e vai assumir a liderança do Comité Editorial, entretanto criado e formado por «elementos do universo Media, Capital bem como personalidades externas, de reconhecida reputação», como explica o o comunicado da TVI.

Ainda no mesmo documento a estação explica que «A criação deste comité resulta da necessidade de reforçar as áreas de conteúdos de  informação e opinião da TVI. Nesse sentido, ficará também na sua incumbência a criação de programas informativos diferenciadores, que assegurem o reforço da linha editorial da TVI e da TVI24, bem como, a sua [de José Alberto Carvalho] continuidade nas funções de pivô».

Sérgio Figueiredo, o novo patrão da informação da TVI, tem 48 anos e era até agora administrador da EDP Produção e membro do conselho de administração da fundação EDP (presidida por António de Almeida), onde assumia as funções de diretor-geral do conselho diretivo.

Tal como o Zapping adiantou, os restantes membros da atual direção de informação, Judite de Sousa, Mário Moura, Maria José Nunes e Luís Sobral, deverão demitir-se com a saída de José Alberto Carvalho, sendo depois reconduzidos por Sérgio Figueiredo.

À Agência Lusa o novo diretor de informação da TVI comentou o novo cargo que assume a partir de 1 de janeiro de 2015: «Este meu regresso à comunicação social tem tanto de inesperado quanto de estimulante: inesperado porque quando deixei o jornalismo não contava regressar; estimulante porque era muito difícil de recusar o desafio de dirigir a informação que mais vidas toca diretamente em Portugal».