“A Única Mulher”: Após matar João Maria, Francisca é chantageada

“A Única Mulher”: Após matar João Maria, Francisca é chantageada

A vida de Francisca e Santiago está longe de ser um mar de rosas. Tiveram de lutar contra o preconceito para ficarem juntos e, quando finalmente casaram, a cerimónia ficou marcada pelo atentado contra Luís Miguel, o irmão da noiva, que acabou por ser dado como morto.

Passado algum tempo, o casal viajou para Luanda, e lá é novamente atormentado por João Maria, que entretanto saiu da prisão e tentou violar Francisca. A filha de Pilar matou-o durante o ataque. Santiago, com a ajuda de Bruno, livrou-se do corpo no rio e regressaram todos a Portugal. Contudo, este crime voltará para importuná-los.

Em Lisboa, Henrique conta a Clara, Concha e Bruno que o corpo de João Maria foi encontrado no rio, revelando que ele morreu afogado, mas tinha levado um tiro antes. O filho de Mitó fica aterrorizado com o que ouve.

Enquanto isto, em Angola, Ramiro comenta com Bino sobre o comportamento de Isabel, que mostra não ter pena do que aconteceu a João Maria, deixando-os surpreendidos.

No Monte da Lua, a mãe de Ana Maria está farta de ouvir Bino a falar sobre a morte de João Maria. Bino fica surpreso e desabafa com Ramiro por causa da reação de Isabel. Tenta compreendê-la e recordam o que aconteceu à filha dela.

Pouco depois, Isabel chega à cabana e ouve o som de um telemóvel. Encontra-o e vê a foto de João Maria. Assusta-se.

Já em casa dos Sacramento, Jorge e Yolanda vão ter com Francisca ao jardim, mas verificam que ela já sabe do sucedido. O pai conforta-a, mas ela está perturbada e alheada.

Pouco depois, Bruno e Santiago entram no estúdio a conversar sobre a descoberta do corpo de João Maria. Bruno está muito alterado. Santiago tenta convencer o amigo a não falar do assunto a ninguém por causa de Francisca. Bruno fica hesitante. Francisca chega entretanto e está muito perturbada, recorda a violação que sofreu e nesse momento recebe um SMS de um número desconhecido dizendo:

Olá, Francisca, estás boa? J.M.

A jovem fica gelada e corre para a rua, aterrorizada. Santiago consegue alcançá-la e ela abraça-o, aterrada.

Momentos depois, volta para o Estúdio 7 para uma aula de dança. Clara conversa com ela, mas Francisca está alheada e diz não se sentir bem, deixando a prima desconfiada. De seguida, recebe um novo SMS onde diz:

Eu sei o que tu fizeste!!

Minutos depois, o marido também recebe o mesmo SMS e fica alarmado, indo de imediato ter com Bruno, que revela que lhe aconteceu o mesmo.

Entretanto, em Angola, Isabel está no quarto com o telemóvel de João Maria na mão. Bino surpreende-a e ela disfarça, dizendo que comprou um telemóvel novo.

De seguida, vai ter com Elias Vicente e fica aliviada quando ele lhe diz que parece ter sido um acidente.

– O meu interesse no caso tem a ver com a minha filha, a Ana Maria… Talvez o senhor comissário desconheça, mas esse rapaz tinha acabado de cumprir uma pena de prisão curtíssima por ter violado a Francisca Sacramento e… , diz Isabel, sendo interrompida pelo polícia, que acrescenta:

– E a sua filha. Está tudo no processo. Tenho vindo a trabalhar com a colaboração da PJ, em Lisboa. Até agora, tudo indica que se tratou de um acidente. O João Maria terá sido atingido pela bala de um caçador furtivo e caiu ao rio, onde se afogou. Segundo o médico legista, terá sido essa a causa da morte.

Elias Vicente fica desconfiado da atitude de Isabel e pergunta-lhe:

– Mas tem algum dado que nos leve noutra direção?

Ela tenta disfarçar e responde:

– Não, que ideia!… Mas queria saber. No fundo, fez-se justiça, não é?

O polícia afirma:

– Talvez… Justiça divina.

Tentando parecer confiante, a companheira de Bino reforça:

– Esse monstro teve o que merecia. Mas não lhe tomo mais tempo. Obrigada por ter vindo.

E levanta-se, afastando-se a passo largo e nervoso para o centro comunitário. Elias Vicente fica a olhar para ela, pensativo, duvidoso.