“Vida Nas Cartas” dá conselhos acerca de violência doméstica e gera polémica [vídeo]

Carla-Duarte-A-Vida-nas-Cartas

A edição desta manhã do “Vida Nas Cartas” está a gerar polémica nas redes sociais devido aos conselhos matrimoniais dados pela taróloga Carla Duarte.

Tudo começou com um telefonema de uma espectadora com um dilema acerca do seu casamento. A senhora perguntava como deveria lidar com o marido e a resposta de Carla Duarte está a levantar controvérsia.

«Você escolheu este homem e independentemente de tudo, é com ele que vai ficar» ou «Quando damos amor, recebemos amor. Quando damos violência, recebemos violência. Se você recebe violência (…) mime-o. Por muito difícil que isso seja», foram alguns dos conselhos dados no “A Vida Nas Cartas”.

Rita Marrafa de Carvallho, jornalista da RTP, foi uma das pessoas que alertou para o sucedido esta manhã.

Inconsequente. Irresponsável. Paternalista.
Dizer a uma pessoa que é vítima de violência doméstica que deve responder com “mimo”. Que deve evitar o conflito. Que deve agir como uma mãe porque é isso que ele quer. Que violência só gera violência. Que foi este o homem que ela escolheu. Paciência.
Nunca fala em APAV. Em respeito. Em dignidade. Em “vá-se embora que merece mais e melhor”. Nunca diz “não tem de se sujeitar a um casamento violento”.
Não encontro grandes palavras para isto.

 

Veja o vídeo: