“Vikings”: Série chega ao canal MOV

Inspirada na história e nas lendas da Escandinávia medieval, “Vikings” acompanha Ragnar Lothbrok, um jovem que se considera descendente de Odin, guerreiro e agricultor, guiado pela ambição e coragem até um destino grandioso, com estreia marcada no MOV, dia 10 de janeiro, pelas 22h30.

“Vikings”, que conta a história das expedições marítimas e conquistas territoriais dos navegadores nórdicos durante o período Medieval, para ver todas as sextas-feiras, foi produzida pelos criadores de Os Tudors e Camelot, Michael Hirst e Morgan O’Sullivan. Johan Renck e Ken Girotti foram responsáveis pela direção de alguns dos episódios desta série que transporta o espectador para o mundo brutal, realista e impiedoso das tribos nórdicas.

O argumento baseia-se na vida de Ragnar Lodbrok (papel desempenhado pelo australiano Travis Fimmel), um guerreiro do norte da Europa que viveu durante a Idade Média. Lodbrok crê ser descendente do deus Odin e decide procurar glória e riqueza pela conquista de novos territórios. Para tal terá de enfrentar Earl Haraldson (Gabriel Byrne), o líder da povoação onde vive.

Visionário, Ragnar Lothbrok sonha viver diversas aventuras para além das fronteiras da terra onde nasceu, acredita que as riquezas sonhadas pelo seu povo se encontram além do mar Báltico. Mas, para conseguir conquistá-las ele precisa convencer Earl Haraldson, o líder do seu povo, a permitir que ele e os seus guerreiros viagem em direção à Inglaterra.

Do elenco fazem ainda parte Gustaf Skarsgard (irmão do Alexander Skarsgard de “True Blood”), no papel de Floki, companheiro de Ragnar; Clive Standen (de “Camelot”), como Rollo, o perigoso irmão de Ragnar que inveja o seu sucesso; e Katheryn Winnick (de “Ossos”), como Lagertha, mulher de Ragnar que luta ao lado do seu marido.

O clima duro e a terra pobre forçam a sociedade Viking a uma dupla existência, como agricultores e guerreiros. Para compensar os escassos recursos, organizam expedições e saqueiam os reinos vizinhos durante uma parte do ano. Mas os navios que utilizam não suportam viagens longas e limitam o raio de ação dos ataques.

Com o apoio do irmão Rollo (Clive Standen) e de um construtor de navios meio-louco chamado Floki (Gustaf Skarsgård), arrisca construir um novo tipo de navio, apropriado para longas viagens e, pela primeira vez, ataca a costa norte das ilhas britânicas causando o pânico e o terror.