Zapping Entrevista: João Valentim

João Valentim

João Valentim é um dos repórteres do programa “Você na TV!”, da TVI. Considera-se um «filho da mamã» e não se vê apresentar um programa de entretenimento. Ele está hoje em entrevista ao Zapping.

 

1. Quem é o João Valentim?
Logo a pergunta mais difícil ao início desta entrevista. Sou algarvio. 186 cm. Escorpião. O meu número de telefone é 91455*****. Gosto de andar de escorrega. Agora a sério. Sou um sonhador. Um homem bem disposto sem travão na língua.  Um repórter de sorriso fácil. Um filho da mamã. Muito mimado. Adoro animais.

2. É repórter do “Você na TV”. Que balanço faz deste projeto?
Comecei no “Você na TV” por mero acaso. Quando fui estagiar para TVI fui para informação. Era isso que queria fazer. Mas os meus colegas, antes até de mim, descobriram que eu seria mais feliz no entretenimento. Assim foi. Entrei numa manhã de verão em Julho e nunca mais de lá tirei os pés. O balanço não podia ser mais positivo. O “Você na TV” deu-me mais a mim do que eu a ele. Conheci o norte do país quase todo. A minha primeira viagem de avião foi o “Você na TV” que me proporcionou. Fui à Madeira à inauguração da estátua do Cristiano Ronaldo. O “Você na TV” deu-me a minha independência. Deu-me conhecimento. Deu-me amigos.  Deu-me um pouco da Cristina [Ferreira] e do Manuel [Luís Goucha]. Mas deu-me também uma enorme insegurança. Sempre que uma reportagem minha vai para o ar. Que nervos. Muitos nervos. O balanço não podia ser mais positivo! Quero mais!

3. Qual era a sua opinião sobre o Manuel Luís Goucha e a Cristina Ferreira antes de trabalhar com eles?
Não ligava muito ao trabalho deles, confesso. Nem ao deles nem de nenhum outro. O gosto pela televisão nasceu bem há pouco tempo. Foi tudo muito rápido. Quis fazer televisão e passado pouco tempo já estava lá dentro do quadradinho mágico. Sempre achei que eles fosse divertidos e sobretudo profissionais. Não me enganei. Mas a minha relação com eles é bem diferente. Vejo a Cristina como uma colega de escola, mas ao mesmo tempo intimida-me. E ela sabe disso. E usa isso só para eu ficar envergonhado. O Manuel é uma espécie de PIDE da língua portuguesa. Aí se alguém erra no português. Com o Manuel já aprendi tanto. Tanto!

4. Vê-se a apresentar um programa de entretenimento?
Não! Mas vejo-me a ser repórter em vários programas!

5. Conte-nos um pouco do seu percurso antes da TV.
Antes de chegar à TV quis ser veterinário. Professor. Ator. Argumentista. Antropólogo. Quis ser tanta coisa. Andei uns anos perdido. Quando encontrei a ETIC é que finalmente encontrei-me. Quero ser repórter. Até hoje nunca mais me perdi.

6. Como foi o seu primeiro dia na TVI?
Um misto de nervos. Não sabia onde me sentar. Não sabia para onde olhar. Estava tão nervoso que só desejava que chegasse a hora de sair.  Mas gostei tanto. Foram todos muito simpáticos!

7. Atualmente, que programas assiste na televisão portuguesa?
Vejo sempre o “Você na TV” quando chego a casa. Principalmente se passar  reportagens minhas. Egocentrismo, eu sei. Vejo séries: “The Walking Dead”; “Fear the Walking Dead”; “Game of Thrones”; “Vikings”. E comecei na terça [12 de abril] a ver uma novela da Globo que é a “Liberdade, Liberdade”.

8. Se recebesse um convite da concorrência, aceitaria sair da TVI?
Depende de tudo o que envolvesse o projeto!

9. O que se vê a fazer daqui a 10 anos?
Pastéis de nata! Sinceramente não sei. Espero estar a fazer o mesmo e melhor! E conseguir tirar umas férias no Rio de Janeiro! Até sonho com pouco!

10. Mensagem para o site:
Já conheço o Zapping há alguns anos. Foi pelo Zapping e por outros sites que começou a nascer a minha paixão pela televisão. Muito sucesso para vocês! Continuem. Grande abraço.