11 de Setembro de 2001: o que nos oferecia a TV…

No dia 11 de Setembro de 2001, nunca mais o mundo foi o mesmo. Os Estados Unidos da América viveram o dia mais trágico da sua história e todo o mundo assistiu. Já passaram 13 anos e muita coisa mudou.

11 de Setembro na TV de Portugal

​O Zapping apresenta de seguida alguns momentos que marcavam a nossa televisão há 13 anos atrás.

  • A TVI transmitia as novelas “Anjo Selvagem” e “Filha do Mar” que tinha começado no dia 3 de Setembro de 2001, mas também “Olhos de Água” que viria a terminar no início de Outubro.
  • A “RTP2” foi, das estações generalistas portuguesas, a que manteve a sua programação inalterada. Durante o dia 11 de Setembro de 2001 pôde-se assistir: “Hora Viva”, “Boletim Agrário”, uma etapa da Volta a Espanha em Bicicleta, “Jornal da Tarde” e “Acontece”, em repetição com linguagem gestual, “Bombordo”, “Sabrina, a bruxinha adolescente”, “RTP Economia”, “Jornal da RTP2”, entre outros.
  • Na SIC podia-se assistir ao penúltimo mês da primeira telenovela portuguesa da estação, que contava com Catarina Furtado e Leonardo Vieira nos papeis de protagonistas, “Ganância”.
  • A RTP1 tinha estreado a novela “Senhora das Águas”, em horário nobre no dia 3 de Setembro de 2001.
  • A SIC, em 2001, passou por uma revolução. Emídio Rangel foi demitido (3 de Setembro de 2001) e, para contra-atacar o Big Brother, a estação de Carnaxide apostou em quatro reality-shows: “Acorrentados”, “Confiança Cega”, “O Bar da TV” e “Popstar”.
  • A RTP1 iniciava as manhãs com o espaço infantil e com o “Praça da Alegria”, que continha a rúbrica “Culinária”. Às 12:00 apresentava a repetição de “Pedra Sobre Pedra”. Depois do Jornal da Tarde, se os atentados não acontecessem os telespectadores poderiam ver ainda “Emoções Fortes”, “Vidas de Sal”, “Privilégio de Amar”, “Meu Pé de Laranja Lima”, “Quebra-Cabeças” e “Regiões” até a hora do Telejornal.
  • Júlio Magalhães, na TVI, Andrea Neves, na RTP1 e Paulo Camacho, na SIC foram os responsáveis por dar a notícia dos atentados.
  • A TVI tinha viu a sua programação para o dia 11 de Setembro ser alterada devido aos ataques. Às 14:00 teria a segunda edição do dia do “Big Brother Extra”, depois as novelas “Dona Anja” e “Chiquititas”. Às 16:00 começava “Batatoon” e por volta das 6 da tarde seria hora de mais uma emissão de “Big Brother Extra”.  Uma hora mais tarde começaria mais um episódio de “Anjo Selvagem”. Depois do “Jornal Nacional” vieram as novelas e a edição do “Big Brother III”.
  • Decorria na TVI a terceira edição do “Big Brother”, só em 2002 é que os finalistas souberam do que tinha acontecido nos Estados Unidos da América. A vencedora foi a Catarina e em segundo lugar ficou o Pedro.
  • Após o “Primeiro Jornal” a SIC tinha para os seus telespectadores uma tarde de novelas, com a repetição de “A Próxima Vítima” e “A Viagem”.  Às 16:00 seria a vez de “New Wave”, uma hora mais tarde “Um Anjo Caiu do Céu”, “Ganância” e “A Padroeira”. Após o “Jornal da Noite” a SIC apresentava “Porto dos Milagres”, “Confiança Cega”, “Malucos do Riso” e já pela noite dentro “Noites Marcianas”. Na madrugada a SIC transmitiu ainda “O Grande Desastre Americano”, um talk-show líder de audiências nos EUA.