[4ª Edição] ‘Top Secret – A Crónica’: A análise do “Secret Story 4″

‘Top Secret – A Crónica’: A análise semanal do “Secret Story 4″
‘Top Secret – A Crónica’: A análise semanal do “Secret Story 4″

Esta semana foi rica em acontecimentos e, por isso, acho que a última gala do “Secret Story 4” foi a melhor até agora.

A emissão teve ritmo, bons confessionários e uma pitada de polémica protagonizada pela mãe do Tierry – embora ache que poderia ter sido mais comedida nas palavras porque lavar roupa suja na televisão nem sempre cai bem.

Melhor atitude tiveram os familiares diretos da Sofia, que optaram por se resguardar e não alimentar esta polémica.

Quanto à expulsão, foi a esperada, só não sabíamos é por quanto é que Aníbal saía e o resultado foi expressivo: 90% das pessoas queria-o fora da casa. Como eu já tinha referido na minha crónica anterior, fazia parte deste grupo de pessoas. Acho que ele embora fosse o motor de algumas discussões, tinha uma postura demasiado rígida e uma escolha de palavras para falar com outros muito condenável. Ele teve conversas em que foi muito mal-educado.

Outro acontecimento importante na semana passada foi a revelação do segredo pessoal por parte de Tierry. Não consigo gostar dele e a situação pouco me comoveu, se bem que acho que a Voz é que teria de ter tomado a decisão, sozinha, sobre a punição dele.

Se a Voz é soberana por que raio pediu opinião à Sofia? Contudo, ela foi politicamente correta, se era a vontade dela ou não, não sei, talvez fosse, mas tomou a decisão que a fez ficar mais bem vista. Apesar de ela dizer que jamais voltaria para ele, eu acho que isso não é verdade e acho que ela só o diz porque neste momento está a ser rejeitada por ele. Daí ela preferir que ele fique ali, porque enquanto ele ali está, eles estão perto geograficamente e ela mantém a esperança de fazerem as pazes.

Quanto ao outro trio, não suporto a Diana, aquela maneira snob de falar irrita-me, acho o João pouco interessante e parece-me que às vezes tem um certo medo da Érica e esta última, adoro-a! Acho a Érica uma jogadora excelente, podia ser só a menina do trio e ser nula enquanto jogadora mas não, ela já mostrou que quer ter um papel ativo no jogo e ter descoberto o segredo do Tierry, quando mais ninguém o tinha feito, demonstrou a pessoa perspicaz que ela é.

Por fim, abordando as nomeações de ontem, não gostei da imunidade da Débora e não percebo o porquê do Tiago continuar a deixá-la fazer o jogo dela, em que se um não a quer, ela parte para outro.Se o Tierry não se afastasse às vezes, ela nem se lembrava que o Tiago existia.

Quanto às nomeadas: a Rute era esperada, o fator tempo contribuiu, a Juliana não tanto e devo dizer que não gostava que saísse nenhuma destas duas. Gosto de as ver juntas a conjeturar sobre segredos porque demonstra que, bem ou mal, se preocupam com o principal do jogo: os segredos.

Já a Diana, é a minha escolha para sair. Não gosto dela, pouco ou nada dá ao jogo e queria ver o João a lidar e a resistir aos ataques da Érica sem a presença da Diana. Também me agrada o facto de serem atribuídas boas missões na noite de nomeações, adorei particularmente a missão do João e da Érica, embora ache que deviam variar o tema e apostar em missões que envolvam mais a componente jogo e não só a componente emocional.

Top +
– Expulsão do Aníbal
– Érica
– Missões na noite de nomeações

Top –
– Imunidade da Débora
– Nulidade de alguns concorrentes
– Revelação do segredo do Tierry e Sofia