[5ª Gala] Crítica X – Análise ao Factor X

Chega, esta semana, mais uma crítica ao Factor X. Samuel Rocha e Hugo Bento foram chamados a avaliar os concorrentes presentes no talent show da SIC. Não se esqueçam que a partir da próxima gala o X Factor vai expulsar, por gala, dois concorrentes.

Sem Título-2SAMUEL ROCHA | Vou então dar-vos a conhecer a minha opinião em relação às atuações da última gala do “Factor X”, uma gala em que alguns concorrentes dos quais gostava me desiludiram um pouco.

Jorge – « The Best » (8/10) : A voz grave do Jorge ficou bem na canção. Não foi explosivo, é certo, mas foi uma boa atuação. Não entendo porque é que ficou nos dois menos votados. Nota positiva também para o palco, que esteve bem preenchido, não só com as bailarinas, mas também com as escadas e as luzes na parte de trás.

Mimi – « Diamonds » (7/10) : Não vejo o que é que a Mimi poderia ter feito mais para se destacar. A canção não dá para muito mais. Os últimos segundos foram muito bons! Continuo a gostar dela e fico feliz por permanecer no programa, apesar das críticas dos jurados.

João – « I Wanna Dance With Somebody » (7/10) : Algo que já tinha reparado nas galas anteriores é o quão má parece a voz do João quando atinge notas mais altas. Prefiro ouvi-lo em canções mais “amenas”, digamos. Esta semana esteve bem. Foi um bom momento musical, aleado à coreografia.

Rúben – « Killing Me Softly » (7/10): Esta atuação não me agradou tanto como as anteriores do Rúben. Gosto bastante da canção, mas pareceu-me que ele não mostrou o seu poderio como deveria ter feito.

Babel – « The One That Got Away » (8/10): Dou 8 pontos apenas porque foi a atuação que mais gostei deles. Ainda não chegaram ao auge, mas foi um dos momentos mais bonitos da gala. Que continuem assim.

Isabela – « Back To Black » (6/10): Destruíram a bela « Back To Black ». Tenho vindo a gostar da Isabela, mas acho que esta semana as coisas não correram muito bem. É uma pena, pois ela tem das vozes mais bonitas a concurso. A canção é uma excelente escolha, mas o arranjo não ajudou.

Inês – « Crazy In Love » (7/10): Gostei… mas não mais que isso. A Inês tem uma boa voz e sabe controlá-la adequadamente. Mais uma vez, não foi uma atuação explosiva, mais a mais com a falta de adereços no palco. A Inês parecia quase literalmente uma agulha num palheiro.

Kika – « Hero » (10/10): Tremi, estremeci, arrepiei! Tento sempre encontrar algo negativo a dizer sobre as atuações da Kika, mas simplesmente não encontro. Esta semana foi tudo muito bom, desde o jogo de luzes à poderosa voz da concorrente. Cinco estrelas.

P.Y.T. – « Give Me All Your Luvin’ » (7/10): Não foram as melhores, mas também não acho que mereceram o último lugar nas votações.

HUGO BENTO | A gala deste domingo, dedicada às grandes divas da música, foi boa de um modo geral. Por um lado trouxe grandes actuações de certos concorrentes, por outro houve alguns a desiludirem.
Aos defeitos mais técnicos do programa junto agora a selecção dos convidados. Faziam melhor.

Jorge – « The Best » – (13/20) Considero que o seu timbre não se adequou à música. Faltou um momento alto na actuação.
Mimi – « Diamonds » – (12/20) Actuação sem chama. Ficou a maior parte do tempo presa à versão original, mas quando personalizou a música foi bem melhor.
João – « I Wanna Dance With Somebody » – (14/20) Foi a sua melhor performance até agora. A música assentou-lhe muito bem, e esteve muito bem vocalmente. Podia, no entanto, ter estado mais à vontade no palco.
Rúben – « Killing Me Softly » – (13/20) Foi uma boa actuação, sendo que o início e o final foram as melhores partes. Mas acho que se teria saído melhor numa versão balada.
Babel – « The One That Got Away » – (17/20) A melhor actuação do grupo até então e uma das melhores do programa. Momento muito bonito, vocalmente e visualmente.
Isabela – « Back To Black » – (12/20) Atuação insonsa. Não gostei da versão que fez da música. E concordei com o que os jurados disseram.
P.Y.T. – « Give Me All Your Luvin’ »  – (15/20) Das actuações do grupo mais bem conseguidas. Bem na presença em palco, bem nas partes a solo e bem nas harmonias, que adoro.
Kika – « Hero » – (17/20) Actuação irrepreensível.
Inês – « Crazy In Love » – (13/20) É capaz de ter sido a sua actuação mais interessante. Ainda assim, para mim é pouco.

No Bottom 2 ficaram as P.Y.T. e o Jorge. Entre os dois considero que deveria ter saído o Jorge.
Mas entre todos os concorrentes deveria ter saído a Inês.