760 lucro lucro: Televisões ganham com chamadas de valor acrescentado

Audiências

Os proveitos de multimédia, nomeadamente chamadas e mensagens telefónicas, continuam a crescer de forma avassaladora, afirmando-se, desta forma, como um negócio fundamental para a TVI e para a SIC, escreve o Correio da Manhã após apurada investigação.

Nos primeiros três meses deste ano, a Media Capital, dona da TVI, faturou 9,6 milhões de euros com o negócio de «serviços interativos e multimédia relacionados com concursos e programas», como “A Tua Cara Não Me É Estranha” ou os formatos diários “Você na TV!” e “A Tarde é Sua”. O valor significa um crescimento de 90,4% face aos mesmos meses de 2012.

Também a SIC viu estas receitas crescerem. A subida de 48,5% deu ao grupo proveitos de 6,4 milhões. No seu relatório e contas, o grupo Impresa explica que a evolução se deve a «iniciativas já existentes e aos novos concursos», nomeadamente nos programas “Vale Tudo” e “Formigueiro”. No total, os dois grupos registam quase 16 milhões de receitas com este negócio em apenas três meses, uma subida de 71%. Contas feitas, são mais de 5,3 milhões por mês.

E a tendência é para manter, até porque, no segundo trimestre de 2013 estiveram no ar formatos fortes, como por exemplo “Big Brother VIP” (na TVI) e “Splash! Celebridades” (na SIC).

Já no ano passado este negócio tinha registado um crescimento assinalável. A TVI atingiu receitas de 33,4 milhões (crescimento de 76,7%) e a SIC de 19,9 milhões (mais 17,7%). No total foram 53,2 milhões feitos à custa de mensagens e chamadas: mais de 4,4 milhões por mês, acrescenta o Correio da Manhã.