[9ª Gala] Crítica X – Análise ao Factor X

A Crítica X está mesmo no fim. Esta semana é a penúltima cronica. Para a semana já saberemos quem é o vencedor, mas antes disso, os nossos cronistas vão dar-nos a sua opinião sobre quem deve ganhar o Factor X.

Sem Título-2SAMUEL ROCHA | Perto da final, vamos às avaliações das atuações do passado domingo.

Inês – “Mirrors” (8/10) : Quando vi qual seria a canção, fiquei preocupado, mas a Inês safou-se bastante bem, a meu ver. As partes mais ‘altas’ da canção foram as melhores. A escolha foi arriscada, mas volto a frisar que correu bem e portanto, valeu a pena.

Kika – “Canção de Alterne” (9/10): Foi um desafio inesperado, mais por não termos ainda visto a Kika cantar em português. No entanto, correu mais uma vez muito bem. A canção do Rui Veloso ganhou outra alma.

Rúben – “Dance Little Sister” (7/10): Honestamente, não gostei muito. Acho que o Rúben esteve bem, mas a canção não dava para muito mais. Repetições sucessivas do refrão não são do mais interessante para quem assiste…

Babel (Fernando) – “More Than Words” (9/10): Hesitei entre o 8 e o 9, mas acabei por ser generoso. A canção é excelente, do início ao fim. E o Fernando só mostrou o que tenho vindo a tentar dizer: a Luana pouca falta faz. Traz um toque feminino, é certo, mas não mais do que isso. Gostei muito!

Kika ft. Black Mamba – “Wonder Why” (9/10): Uma atuação incrível! A cumplicidade com os Black Mamba foi evidente. A voz da Kika esteve mais poderosa do que nunca. Aquele final foi breathtaking.

Inês ft. Mónica Ferraz – “Let Me Be” (9/10): Indeciso entre o 8 e o 9, fiquei-me pela nota mais alta das duas, uma vez que esta performance me fez arrepiar várias vezes. A voz da Inês ficou muito bem, conjugada com a da Mónica. Lindo!

Rúben ft. Carolina Deslandes – “Mountains” (7/10): Penso que houve vários problemas de afinação, mais do Rúben. Aquelas mudanças sucessivas de tom também não ajudaram. Foi assim, assim.

Babel ft. D8 – “S.O.L.O.” (7/10): Não quero ser mau, acreditem que não, mas a minha opinião em relação ao Rap sempre foi a mesma: não é muito mais do que falar. E aqui ouvi dois concorrentes cantarem e o convidado falar. Ainda assim, penso que foi uma atuação algo coesa.

Quem ganha a 2ª Edição do Factor X?

Para terminar, o meu TOP de finalistas:
1. Kika
2. Rúben
3. Inês

HUGO BENTO | Vamos fazer a última avaliação antes da final do concurso.

Inês – “Mirrors” (10/20) – Não gostei da primeira parte da música, em acústico, onde se destacaram os demasiados gritos da Inês. Na segunda metade, já com o instrumental original, melhorou a actuação.

Kika – “Canção de Alterne” (15/20) – Na semana passada referi que gostava de ouvir a Kika cantar pela primeira vez em português. Bem dito, bem feito. Não teria escolhido esta música, mas a actuação foi muito boa. Destaque positivo também para o cenário (letras a dizer Kika) e bailarinos.

Rúben – “Dance Little Sister” (10/20) – Música muito mal escolhida. Actuação muito desinteressante. Vocalmente esteve bem, como sempre.

Babel – “More Than Words” (12/20) – É óbvio que o Fernando é melhor que a Luana, mas a verdade é que ela lhe fez falta nesta actuação. A canção estava montada para os dois e acho que ia dar um momento muito bom. Infelizmente ela não subiu ao palco, mas ele resistiu muito bem. A primeira metade da música foi um pouco acelerada. Acertou na segunda metade e actuação foi melhor.

Kika – “Wonder Why” (17/20) – Fez excelente parelha com os The Black Mamba. Como disseram os mentores, a música parecia ter sido feita para ela. Esteve irrepreensível.

Inês – “Let Me Be” (16/20) – Actuação bem melhor que a primeira. Esteve muito equilibrada com a Mónica Ferraz.

Rúben – “Mountains” (12/20) – Acho que ele não funcionou muito bem com a Carolina Deslandes. Além disso, teve uma outra falha de afinação. De qualquer das maneiras, foi melhor que a sua primeira actuação.

Babel – “S.O.L.O.” (11/20) – Podiam ter escolhido outra música do convidado. E foi demasiado D8 para os Babel, que deveriam ter tido mais espaço na actuação. A Luana desta vez actuou mas na verdade não dei pela sua presença.

Pela tendência das galas passadas, era previsível que o Bottom 2 fosse ocupado pela Inês e pelos Babel. Em termos pessoais, eu preferia que os Babel tivessem passado.

Quem ganha a 2ª Edição do Factor X?

Quanto à final do programa, gostaria de ver a Kika sagrar-se vencedora, seguida do Rúben na 2ª posição e da Inês na 3ª.
A Kika esteve sempre, desde as audições, um passo à frente dos restantes candidatos. Mas na fase das galas, essa diferença de nível de qualidade foi notando-se cada vez mais. Injustiça seria uma palavra fraca para classificar caso não vença.
O Rúben foi uma espécie de cocktail. Deram-lhe vários registos, experimentou de tudo. Nuns resultou muito bem, noutros mal. Se o seu mentor tivesse feito escolhas mais acertadas, teria dado um concorrente melhor.
A Inês tem, inegavelmente, um vozeirão. Mas para mim é só. Ela canta muito bem mas não me passa nada. Falta-lhe atitude e presença de palco. Falta-lhe carisma, que é essencial.

Depois, coloco os 3 finalistas num mesmo saco no que toca ao futuro. Passou-se um programa e confesso não ter ideia de qual é o caminho musical que cada um quer adoptar na sua carreira. Ao contrário, por exemplo, dos Aurora e do D8 na primeira edição, nenhum destes 3 finalistas vincou o seu registo.