A interpretar Nazaré na SIC, conheça o percurso de carreira de Carolina Loureiro

Nazaré
Carolina Loureiro protagoniza “Nazaré”

A interpretar Nazaré na SIC, Carolina Loureiro chega à sua primeira protagonista 8 anos após a estreia como atriz.

A carreira da estrela da SIC começou em 2011 com a temporada 9 de “Morangos com Açúcar”, na TVI. Com o subtítulo ‘Segue o Teu Sonho’, a série contou com a atriz no papel de Sara Reis.

Na temporada de ‘Férias de Verão’, já em 2011, a jovem manteve-se no elenco e ganhou algum peso na história juvenil.

Em 2013 chega a “Mundo ao Contrário”. Na novela de João Matos para a TVI interpretou a aventureira Maria Jardim Malta e fazia parte do núcleo de protagonistas, com um visual muito diferente do adotado no presente.

Carolina Loureiro
Carolina Loureiro em “Mundo ao Contrário”

No ano seguinte, em 2014, interpretou Natacha em “O Beijo do Escorpião”. A personagem só esteve presente em 24 episódios da história da quatro.

Em 2015 coprotagoniza “Aposta Que Amas”, com o papel de Matilde. Esta é a porta de entrada de Carolina Loureiro na SIC com a série transmitida na SIC Radical.

Estreia-se como apresentadora em 2016 no “Fama Show”, da SIC. Atualmente continua a fazer parte do magazine das tardes de domingo, mas esteve afastada devido às gravações de “Nazaré”.

Desde ontem interpreta a personagem central da nova novela da estação de Paço de Arcos. Nazaré Gomes, única filha de Matilde (Custódia Gallego).

O pai deixou-as quando Nazaré era demasiado pequena para se lembrar dele, mas recorda as noites sem dormir, o choro incessante, as crises de angústia e as depressões sucessivas da mãe, ano após ano depois do abandono. Matilde tem um tumor alojado no cérebro, à partida inoperável. Nazaré é a única que cuida dela, são só as duas. A única coisa que sabe sobre o pai é que cometeu um homicídio, fugiu e deixou a mãe no desespero. É um espinho cravado no seu coração.

Nazaré habituou-se a assumir as responsabilidades desde muito nova. Trabalhar não lhe faz calos e ela só quer cuidar de Matilde o melhor que consegue, comprar-lhe os medicamentos, pagar as contas da casa e pôr comida na mesa. O pouco trabalho que tem à jorna nos barcos pesqueiros da Nazaré não chegam para garantir tudo, até porque tem de lutar constantemente contra o preconceito para conseguir embarcar.

A vida difícil que Nazaré leva desde muito nova não lhe quebra o espírito, nem rouba a alegria. É desenrascada e lutadora, nunca vê o lado negro da vida, nem quando percebe que a condição da mãe se está a agravar. Só pensa em lutar por ela, em fazer tudo o que for preciso para a salvar. Os médicos falam-lhe num cirurgião em Londres, o único capaz de a operar. Caro, mas que representa uma luz ao fundo do túnel. A partir daqui, Nazaré vai fazer o que for preciso para a levar para lá, incluindo alinhar com o namorado Toni (Afonso Pimentel) num vertiginoso assalto à Quinta dos Blanco, que a vai conduzir inadvertidamente aos braços de Duarte (José Mata).

Em declarações à imprensa em relação ao novo desafio, Carolina Loureiro é perentória: «Nunca tinha sido protagonista. Há uma grande responsabilidade, mas não tenho medo do que aí vem. Aliás, durmo muito bem. São muitas horas a gravar no dia seguinte», referiu.

A estreia de “Nazaré” bateu toda a concorrência no horário e foi líder absoluta de audiências.