Episódio 27 (15 a 21 de julho)
Lurdes confronta Helena, que disfarça perante António.
Helena confirma a Laura que ofereceu colar a Verónica.
Lurdes tenta convencer a neta a não abortar.
Na empresa, Sónia chora por causa da ameaça de despejo, não sabe o que fazer. Nelson quer emprestar-lhe dinheiro mas Sónia não pode aceitar a ajuda dele, mal se conhecem. António chega, muito bem-disposto, e pede a Raquel que organize um almoço com todos os funcionários para festejarem os lucros inesperados de um dos negócios da empresa.
Em casa dos Sarmento, Micá guarda os óculos de sol que roubou a Raquel, junto com os outros objetos roubados. Duarte conta que Leonor não tem dinheiro mas Micá não pretende ajudar a filha, depois da decisão que ela tomou. Micá deixa cair um isqueiro e, quando Duarte a confronta, apressa-se a disfarçar.
Miguel come com apetite e Isaura fica bastante satisfeita. Helena pergunta a Leonor se tem falado com os pais e esta diz-lhe que pouco mas que já tem planos para começar a fazer voluntariado. Helena é desagradável com Miguel mas Leonor fica muito satisfeita quando ele é capaz de lhe pedir que lhe passe o sumo.
Lurdes leva um café a Helena e confronta-a, quer saber o que fez a Verónica. Helena manda-a para a cozinha mas Lurdes não desarma e diz-lhe que Verónica estava determinada em contar a Tomás e a António da gravidez. António surge e pergunta a Lurdes o que é que Verónica tinha para lhe contar. Ficamos no pânico de Helena.
Na cozinha, Nuno chega e diz a Maria e Laura que já foi verificar o colar e é verdadeiro. Maria fica a achar que a filha roubou Helena. Ficamos na tensão de Laura e Nuno.
Helena disfarça, perante António, e diz que Verónica estragou umas peças de roupa, a engomar. António vira costas e Helena avisa Lurdes que foi a última vez que se meteu na sua vida.
Na copa da empresa, Sónia troca mensagens com Bruno e combinam comer uma feijoada. Nelson transfere dinheiro para Sónia mas esta fica muito ofendida e devolve-lhe o dinheiro. Nelson fica desapontado.
Na churrasqueira, Elsa jura a Soraia que não falou do problema de Quim. Lourenço aproxima-se de Ronaldo e pergunta-lhe que horas são. Ronaldo sai. Soraia estranha que os clientes façam sempre a mesma pergunta e segue atrás do filho.
Na casa de banho, Ronaldo entra para um dos cubículos com o cliente e começam a fazer negócio. Soraia entra e fica a ouvir a conversa crente que o filho está envolvido com um homem. Soraia não é capaz de ouvir mais e sai, horrorizada.
Quim vai até à empresa e pede a Nelson que agende uma reunião com António. Nelson não se quer meter em confusões mas Quim garante-lhe que é um assunto rápido e de fácil resolução.
Lurdes vê uma revista quando Isaura entra na cozinha e a recrimina. Isaura põe o telemóvel a carregar e volta a sair. Lurdes liga para uma revista, do telemóvel de Isaura, a dar informações sobre os Fontes Morais.
No anexo, mal Verónica entra, Maria confronta-a por causa do colar, quer saber como é que aquela peça foi parar às suas mãos. Verónica começa a discutir com a mãe e acaba por dizer que gostava que ela tivesse morrido, na vez do pai. Maria dá-lhe um estalo e Verónica segue para o quarto, furiosa. Laura diz a Maria que vai perceber de onde veio aquele colar.
Laura vai ter com Helena, que lhe confirma que ofereceu o colar a Verónica, por um favor que ela lhe fez. Laura fica surpreendida e Helena pergunta-lhe porque é que Tomás ligou para ela, quando fugiu da clínica, quer saber o que se passa entre eles. A conversa é interrompida por Quim, que liga a Helena, a dizer que está na empresa à espera de ser recebido por António. Helena despacha Laura e sai, apressada.
Verónica, descontrolada, tenta abrir a porta do carro. Leandro aparece e Verónica pede que a leve ao hospital, não se está a sentir bem.
Na casa de banho das mulheres, Xavier diz a Isabel que está a dar em doido e precisa de perceber em que ponto estão. Isabel não quer continuar a mentir e diz que vai pedir o divórcio. Xavier pergunta-lhe de quanto tempo precisa e Isabel não sabe, diz que a banca está mal e que não pode fazê-lo agora. Xavier vai esperar por ela o tempo que for necessário.
Samuel fala com Elsa e diz-lhe que administração concordou em terem o seu próprio serviço de entregas. Rogério candidata-se para ser estafeta. Elsa acha péssima ideia mas diz-lhe que é livre de se candidatar. Xavier, que já se juntou à conversa, apoia Rogério.
Leonor conta a Camila que se inscreveu numa associação que recolhe sobras de comida e as distribui por pessoas carenciadas. Camila fica chateada quando percebe que a amiga já não vai poder ir com ela ao evento “Sintra na Moda”. Nuno elogia Leonor e Camila fica cheia de ciúmes.
Na empresa, António e Micá já estão reunidos com Quim. Micá apresenta a proposta de compra da churrasqueira e Quim, tenso, começa a sentir muita comichão, por causa do varicocelo. Micá e António estranham a sua atitude.
Na cozinha, Laura comenta com Maria que Helena garantiu que tinha oferecido o colar a Verónica. Lurdes entra e Laura pergunta-lhe pela irmã. Leandro diz que a deixou no hospital pois ela não se estava a sentir bem. Lurdes fica muito angustiada e Maria e Laura preocupadas.
No hospital, Verónica, com uma expressão desnorteada, acaba de entrar no gabinete da médica obstetra. Quando a médica lhe pergunta o que se passa, Verónica diz-lhe que quer fazer um aborto.
Laura está com Miguel, a fazer os exercícios. Tomás aparece e pede para falar com ela, a sós. Miguel não gosta. Tomás pede desculpa pelo beijo, não queria causar-lhe problemas, muito menos com Maria. Laura não quer encetar novamente essa conversa e avisa-o que as mães têm razão, o melhor é afastarem-se.
No gabinete médico, Verónica diz que quer abortar e não precisa de tempo de reflexão. A médica pede-lhe que reconsidere mas Verónica diz que não quer o bebé e o pai também não. A obstetra avisa-a que terá de passar por todas as fases. Verónica sai, desorientada.
Verónica encontra Lurdes, que a aguardava, e diz-lhe que quer fazer um aborto. Lurdes tenta perceber o que se passou e a neta conta que Helena fez um vídeo dela que parecia uma cena pornográfica. Lurdes avisa a neta que, com ou sem bebé, o vídeo continua a existir e que o único trunfo que ela tem é estar grávida.