“A Protegida”: A TVI já divulgou os resumos dos episódios da novela
Episódio 7 (24 de fevereiro a 2 de março)
Margarida (Inês Herédia) fala com Rui (Daniel Viana) ao telemóvel, que lhe diz que não vai conseguir vir no final do mês. Margarida fica chateada e lembra que a filha tem saudades dele, mas diz que depois falam sobre isso.
Laura (Alexandra Lencastre), Benedita (Maria do Céu Guerra), Mariana (Matilde Reymão), JD (Pedro Sousa), Virgílio (Diogo Morgado) e Jorge (Paulo Pires) chegam à festa e apreciam a decoração da mesma. Laura tenta falar com Jorge, mas ele ignora-a, o que a deixa triste. Virgílio chama-o à atenção pela forma como fala com Laura, mas Jorge não quer saber.
Margarida vê JD com Mariana e fica feliz por vê-los juntos. Margarida apresenta-se como amiga de Mariana e diz que pode ser amiga de “Rodrigo” também. Margarida diz a Benedita e Laura que fizeram bem em contratar aquele guarda-costas. Laura ainda tem dúvidas.
Virgílio avisa Jorge para ter cuidado com a forma como trata Laura, pois ela é carente, mas não é estúpida. Virgílio aconselha Jorge a não insistir no aumento ou vai parecer ganancioso. Jorge aconselha Virgílio a divertir-se e sugere que meta conversa com uma mulher que está a olhar para ele. Virgílio não está interessado e pede-lhe para se focar em expulsar Mariana de Vale do Rio.
JD está sempre muito próximo de Mariana e acabam por chocar. Ela deixa cair comida nos sapatos e pede-lhe para não estar tão próximo. Mariana afasta-se para ir limpar os sapatos, mas JD vai atrás dela.
Mariana junta-se à família com JD sempre atrás dela. Anita (Marina Mota) agradece a presença de todos e anuncia que o grande mentor daquele projeto foi Hector (Christian Escuredo), o seu filho. Mariana fica perplexa.
O agressor estaciona o seu carro perto da entrada do turismo rural e fica à espreita. Sofia (Catarina Rebelo) aproxima-se, rasga o seu vestido e esborrata a maquilhagem como se tivesse sido atacada. O agressor manda uma mensagem a dizer que já está ali e recebe outra a dizer para esperar pela melhor oportunidade.
Hector termina o seu discurso confiante e espirituoso. Mariana percebe agora o que Hector veio fazer ali. Ele, sedutor, diz que não foi só por isto. Laura e Benedita estão encantadas. Jorge e Virgílio querem fazer uma parceria com a fábrica. José Diogo fica incomodado com a interação de Hector e Mariana. Sofia aparece e pede ajuda a Mariana. José Diogo ampara-a.
JD deita Sofia num sofá e Mariana tenta acordá-la, preocupada. Sofia diz que está com medo e Mariana e José Diogo tranquilizam-na, dizendo que ali está em segurança. Mariana vai ao carro buscar um estojo de primeiros socorros.
Mariana procura o estojo de primeiros socorros, quando o agressor se aproxima dela com uma faca e lhe diz que agora vai fazer o que ele mandar. Mariana obedece.
O agressor conduz Mariana para o seu carro, sempre com uma faca apontada, mas sem que ninguém veja. JD aparece e Mariana consegue afastar-se do agressor. JD aplica-lhes uns golpes de karaté e o agressor foge. Mariana abraça JD, pois teve medo do que podia ter acontecido. Ele diz que não pode continuar a fingir que é seu guarda-costas e que ela precisa mesmo de proteção. Mariana assente, mas pede-lhe para não contar nada à família.
Benedita já está preocupada com a demora de Mariana e “Rodrigo”. Eles chegam e Marina diz que não encontrava o estojo de primeiros socorros. Sofia estranha que Mariana tenha um guarda-costas.
Benedita diz que Mariana tem sofrido alguns ataques e acharam melhor reforçar a segurança. Benedita olha para Mariana e JD com suspeição.
Hector conversa com Laura sobre Mariana, tentando absorver o máximo de informação que pode. Laura conta que o pai de Mariana morreu quando ela ainda era criança e que isso a fez aproximar-se muito de si e da avó, no entanto a relação com outros homens tornou-se mais difícil. Hector pergunta a Laura como é a relação de Mariana com Jorge e Laura fica tensa, embora tente disfarçar.
Sofia já está mais recomposta. Mariana tenta perceber o que se passou. Hector finge-se preocupado e mostra-se disponível para ajudar. Hector oferece emprego a Sofia no turismo rural e Mariana fica-lhe muito agradecida por isso.
Jorge deixa Laura e Benedita em casa e diz que vai sair. Jorge diz a Laura para não esperar acordada por ele, mas ela também não tinha intenção de o fazer. Benedita nota que eles estão chateados e pergunta o que se passa. Laura diz que Jorge consegue ser muito cretino.
Mariana e JD chegam logo de seguida e Mariana diz-lhe que pode ir descansar. Benedita nota a tensão entre eles.
JD começa a fazer uma sandes, mas Benedita oferece-se para fazer uma mais elaborada e aproveita para lhe perguntar o que se passou na festa, pois notou que Mariana não estava bem.
Virgílio quer saber se Mariana ficou com medo, pois quer que ela acredite que o perigo é real e que JD se sinta incapaz de proteger Mariana, para que ela se vá embora de Vale do Rio e ele possa ficar com o império do café.
Jorge vai ter com JD e relembra-o de que foi contratado para fazer com que Mariana se fosse embora de Vale do Rio JD conta-lhe que ela foi atacada de novo e corre mesmo perigo. Jorge parece surpreendido e pensa em Virgílio. Aproveita isso para convencer JD de que o melhor mesmo é Mariana ir embora dali.
Jorge confronta Virgílio por ter mandado atacar Mariana e não lhe ter dito nada. Virgílio diz que não tem de lhe dar satisfações e relembra a hierarquia. Jorge não aceita ser seu empregado, mas Virgílio assume-se como o cabecilha do plano. Jorge ameaça desmascarar Virgílio e este relembra-o da sua posição e do seu passado negro. Jorge vai embora furioso.
Jorge fica surpreendido por encontrar Laura acordada. Continuam chateados um com o outro e voltam a discutir. Jorge não se conforma por Laura lhe ter prometido um aumento e ter voltado com a palavra atrás. Laura não se lembra de lhe prometer nada e diz que o aumento não faz sentido. Jorge exalta-se e Laura não gosta. Ele percebe que está a perder o controlo e acha melhor não dormir ali.
Anita dá algumas roupas suas a Sofia e instala-se no seu quarto. Tenta tranquilizá-la e diz-lhe que ali está em segurança. Assim que Anita sai, Manuel (Duarte Gomes) entra e tenta beijar Sofia. Ela fica em pânico, com medo de que alguém o tenha visto ou o oiça, mas Manuel não está nada preocupado e só quer aproveitar para passar um bom momento.