“A Prova dos Factos” é o substituto de “Sexta às 9”

a prova dos factos
Mariana Flor apresenta “A Prova dos Factos”

A RTP vai ter um novo programa de investigação. Irá chamar-se “A Prova dos Factos” e vai ter periodicidade semanal.

Com emissão às sextas, logo após o “Telejornal”, a nova aposta da informação da RTP1 é o substituto natural do “Sexta às 9”. Recorde-se que este formato terminou devido à saída de Sandra Felgueiras (apresentadora e coordenadora) que saiu para a CMTV e revista Sábado.

“A Prova dos Factos” tem estreia prevista para este mês e será apresentado pela jornalista Mariana Flor, há alguns anos um dos rostos principais da RTP no acompanhamento de assuntos de Justiça.

Na coordenação vai estar Rita Marrafa de Carvalho, jornalista com larga experiência de reportagem e que ainda recentemente foi autora da série de investigação “Depois do Crime”.

Rita Marrafa de Carvalho considera que «este é um projeto de serviço público, onde procuraremos uma investigação feita de rigor e transparência. Queremos aprofundar os temas de maior atualidade mas marcar também, e claramente, a agenda noticiosa».

Mariana Flor assume este desafio «com muita determinação e sentido de responsabilidade», considerando que «sendo um programa que tratará dos assuntos mais diversos, o acompanhamento dos temas de Justiça, que me é caro, terá nele um espaço relevante de aprofundamento e análise».

“A Prova dos Factos” é também o nome da rubrica de fact checking do jornal Público. Desconhece-se se esta será uma parceria entre a estação pública e a publicação matutina.