“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 227 (7 a 13 de março)

Leonor pede a Tomás para voltar para casa dos pais.

Maria José e os sobrinhos procuram os diamantes na praia fluvial.

Manuel apanha Carminho com erva.

Guida faz cena de ciúmes quando vê Nicolau e Teresa animados.

Na praia fluvial, Guida, Tozé e Jacinta estão dentro de água à procura dos diamantes. Maria José está na margem a dar indicações. Jacinta mostra-se contrariada e os restantes acabam por se fartar. A tia diz para sairem, acha melhor voltarem com equipamento melhor.

Tomás está animado a falar ao telemóvel, diz a Mariana que estava a falar com uma cliente que quer fazer novamente um trilho. Mariana fica com ciúmes, acha que ele devia contratar alguém para não ser sempre ele a ir para a serra. Tomás recebe nova notificação, desta vez é uma partilha de mais uma fotografia de Fátima, Mariana acha que ela se meteu a jeito ao enviar a alguém e correu mal. Ele recebe nova notificação, mas não reage, Mariana tenta espreitar o ecrã do telemóvel dele, mas não consegue.

Gustavo chega a casa, vem do serviço comunitário. Aida tenta perceber o que se passa entre ele e Tomás porque percebe que não estão a dar bem. A inspetora Cristina aparece para interrogar Gustavo. Diz que foi feita uma denuncia que o envolve. Gustavo diz à mãe para ter calma quando esta diz que o filho não matou ninguém. Cristina quer saber se a discussão entre Artur e Carlota não terá sido sobre a morte de Augusto. Gustavo diz que não estava lá para ouvir a conversa.

Carminho vem animada das compras. Manuel fica preocupado, sonda Vitória sobre o que Carminho andou a fazer para estar tão bem disposta. Vitória acha que ele está preocupado desnecessariamente. Carminho diz que amanhã é a primeira audiência da morte de Álvaro. Vitória fica apreensiva.

Na mercearia, Domingos exalta-se ao ver Paula a limar as unhas, diz que a despede quando Rosalinda ficar boa. Hortense reclama das alfaces e da fruta estarem velhas.

Fátima e o pai estão a pastar as ovelhas e conversam. Ela diz que os espanhóis continuam com intenções de fazer negócio com os queijos deles mesmo depois da proposta de Carlota para não o fazerem. Fátima mostra-se otimista, diz que agora têm mais leite com as ovelhas que o tio Simão ofereceu e estão a produzir bem. Silvério tem receio de avançar com o negócio, vão precisar de mais espaço e mão de obra. Fátima lembra que têm o dinheiro da herança para investir.

Mariana está reunida com a mãe, falam do restaurante, acha que não devem fechar já o restaurante, o chef novo precisa de tempo para cativar os clientes. Carlota gostou da substituta de Lena. Tenta aproximar-se de Mariana, mas ela não lhe dá hipótese.

Leonor ganha coragem e pede a Tomás para voltar para a casa antiga. Ele fica desiludido, mas não lhe diz, Leonor diz que é temporário, só quer ajudar a mãe que precisa dela. Tomás diz que não depende dele, pois há uma ordem de tribunal para respeitar. Leonor pensava que a vontade dela era mais importante e chora. Tomás sugere irem mais vezes a casa dos pais, mas Leonor insiste, só lhe pede isso. Tomás fica desolado e abraça a filha.

Domingos repara que Rosalinda já está de camisa de noite ainda o sol não se pôs. Rosalinda diz que não tem nada para fazer e mais vale ir já para a cama. Diz que não fez os exercícios de fisioterapia porque não vê melhoras nenhumas. Domingos diz que o seu discurso é de quem precisa de ajuda, vai ter de confiar nele. Resignada e sem energia, Rosalinda não responde.

Leonor implora a Tomás, não aguenta mais ver a mãe assim. Tomás acaba por ceder, vai falar com Domingos, mas avisa-a que é temporário e ela tem de ir lá a casa e estar com ele. Leonor agradece, feliz.

Paula arruma tudo para fechar a mercearia. Fátima estranha, Paula diz que já não tem frescos e não adianta ficar ali. Um cliente reconhece Fátima pelas fotos que andam a circular, é indelicado. Paula atira-lhe com uma garrafa de água e espanta-o. Diz a Fátima que ninguém a insulta e fica a rir. Fátima ri-se.

Hortense fica espantada quando Maria José conta que foram à procura dos diamantes. Tozé assim como a tia também acha que devem continuar à procura.

Teresa mostra-se sedutora para Nicolau, convida-o para jantar. Nicolau diz que não é suposto jantar com a psicóloga, mas ela diz que está a assumir que são amigos e custa-lhe o ver tão em baixo por causa de Guida. Nicolau aceita ir jantar com ela. Fala do beijo que aconteceu na consulta, mas ela desvaloriza, diz que é uma técnica. Nicolau agradece, mas é melhor seguir outras técnicas.

Carminho quer ouvir de Marta toda a história do acidente. Marta conta-lhe o que viu, mas não sabe mesmo quem empurrou o carro. Marta fica envergonhada quando Carminho diz que só tem pena que ela não tenha falado antes.

Aida está preocupada, tem dúvidas se Tomás tomou a decisão certa em deixar Leonor voltar para casa, acha que eles não vão cuidar bem da menina. Ele diz que não podia obrigar Leonor se ela não queria estar ali, vai falar com o juiz e com a assistente social. Mariana acha que ele fez bem, querem tanto estar com ela que de certeza vão tratar bem de Leonor. Diz a Aida que vão estar atentos a ela.

Vitória aceita a ajuda de Fernando para montar o trocador de fraldas. Ele puxa o assunto da morte do pai. Tenta que Vitória perceba que Carlota tem má índole e que inventou que ele tinha matado o irmão de propósito.

Fausto traz erva para Carminho que está muito nervosa e culpa Marta pelo acontecido. Fausto sai e Manuel pergunta a Carminho o que Fausto fazia ali, ela diz que veio entregar uma tarte, mas Manuel acha que ele é o dealer dela e obriga-a a mostrar o que tem na mão. Carminho hesita, mas acaba por abrir a mão e mostrar o saco de erva. De imediato ele rouba-lhe o saco da erva e diz que vai deitar para o lixo. Carminho fica enervada por Manuel não a deixar relaxar.

Teresa e Nicolau estão animados a jantar. Tozé contou a Guida que os viu a jantar, esta entra no restaurante, direita à mesa deles e chama Teresa de ladra de homens, faz uma cena de ciúmes. Teresa diz que ela está muito alterada e que uma terapia lhe fazia bem, ao que Guida lança-lhe um copo de água em cima como resposta. Nicolau fica preocupado com Teresa e manda Guida controlar-se porque já não são namorados.

Leonor está em casa dos pais e diz que está de volta, pediu a Tomás para ficar ali para ajudar a mãe a ficar bem. Domingos está meio atordoado e agradece a Tomás que deixa bem claro que não está a abdicar dos seus direitos como pai, só quer o bem da Leonor. Domingos diz que era tudo o que mais queriam e nada paga o sorriso feliz da mulher e de Leonor. Tomás olha enternecido para o abraço dos três.

Fátima está desanimada porque mesmo sem as fotografias nas redes sociais, as partilhas e os comentários maldosos não param. Paula diz-lhe para não ligar, não fez nada de mal por isso não tem de ter vergonha.

Episódio 226 (28 de fevereiro a 6 de março) 

Mariana dá estalo a Carlota depois de saber que ela não quis salvar o avô.

Maria José e Guida vandalizam quadro de Augusto.

Carminho faz queixa na polícia sobre a morte do pai.

Fernando faz teste de ADN que comprova que Fátima é neta de Augusto. Carlota fica furiosa.

Fátima faz queixa na polícia sobre as fotos que andam a circular.

Teresa beija Nicolau.

Maria José observa a casa da família Mesquita, Guida manda-a despachar-se antes que sejam apanhadas. Maria José põe os olhos no quadro de Augusto, com ódio. Avança para ele, tira um pincel do decote enquanto Jacinta passa a lata de tinta e pinta em letras garrafais “velho tarado” na cara de Augusto.

Carlota espera Mariana na esplanada. Acha que a filha quer conversar porque ficou a pensar nas mentiras de Marta. Mariana aproxima-se, depois de ouvir a mãe, manda-a parar de mentir, já sabe que foi ela quem disse que não valia a pena salvar o avô. Carlota desmente e Mariana num impulso dá-lhe um estalo. Aida sai da mercearia nessa altura e assiste. Carlota fica em choque e logo a seguir, certifica-se que ninguém viu a filha dar-lhe um estalo. Mariana não se arrepende e diz que apetece bater-lhe de novo, diz que não acredita em nenhuma palavra que ela diga. Diz que Fátima estava certa. Aida olha-a com desprezo e segue Mariana deixando Carlota sozinha.

Silvério está completamente transtornado, diz a Paula e Fátima que deviam lhe ter contado o que se estava a passar. Fátima diz que não era um segredo dela e havia muitas pessoas envolvidas. Paula acha que Carlota empurrou o carro.

Nicolau nervoso, quer saber o que Guida e Maria José foram fazer ao escritório, mas acaba por dizer que é melhor não saber. Guida pergunta se ele tem medo de ser cúmplice de algum crime. Maria José espera que não tenha sido Tozé a empurrar o carro. Nicolau diz que ninguém empurrou, o carro caiu sozinho. Guida diz que Marta tem fotos, mas Nicolau diz que ela é meio maluca e tenta perceber se Guida acredita nele. Guida diz que não interessa, já não têm nada a ver um com o outro. Nicolau fica desolado.

Fausto e Marta estão a conversar. Marta está refeita do ataque e está sentada no sofá, com ar algo combalido. Fausto diz que não vai julgá-la, também ele já fez asneiras. Marta não controla as lágrimas, sabe que o que fez não foi correto e todos a odeiam. Fausto olha para ela compadecido.

Fernando está incrédulo, não sabe o que dizer sobre Carlota ter matado o seu pai. Carminho pergunta se ele se lembra de alguma coisa que ela tenha dito sobre o acidente. Ele recorda o momento em que Carlota disse que tinha tentado tirar Augusto do carro, mas nunca falou que estavam mais pessoas. Carminho diz que ela pode dizer o que quiser, mas agora é à polícia. Fernando continua a tentar digerir como pode ter estado casado todos estes anos com uma mulher como Carlota.

Tomás e Leonor estão de visita a Rosalinda e Domingos. Leonor insiste com a mãe para comer e consegue que ela coma um pouco de bolo. Rosalinda fica frustrada porque não se lembra de uma palavra que quer dizer. Leonor vai arrumando o que está desarrumado à procura de um trabalho manual que fez e que quer mostrar, Rosalinda fica triste por Leonor dizer que está tudo desarrumado. Domingos desculpa-se que vieram da terapia e que a casa não costuma estar assim. Leonor tenta reparar o que disse.

Mariana está deprimida, Gustavo dá-lhe uma chávena de chá e diz que a mãe lhe contou o que se passou. Mariana diz que a família dela é horrível e que a mãe, a única pessoa que mais admirava, é uma criminosa. Gustavo lamenta, mas ela pediu a verdade e ele não era capaz de lhe mentir. Quer abraçá-la, mas retrai-se, Mariana sabe que ele é o único que é sincero com ela.

Fátima sente-se envergonhada com as fotos que andam a circular, Salvador já pediu aos amigos para apagá-las das suas redes sociais. Salvador fala de Jacinta. Fernando chega para irem fazer o teste de ADN, pergunta a Salvador por Vitória.

Carlota entra, vinda da rua, com ar exausto e desolado. Senta-se no sofá, suspira e enterra a cabeça nas mãos. Mas repara no quadro de Augusto vandalizado. Levanta-se e dá uma gargalhada. Pega numa faca e começa a rasgar o quadro num acesso de fúria, rasgando o quadro todo.

Nicolau vem para jantar com a família, está envergonhado, sabe que estão desiludidos com ele por não ter contado o que se passou na noite da morte de Augusto. Ivone diz para esquecer, acredita nele. Fausto também acredita, mas provoca-o por causa de Elvira defender Nicolau, se fosse ele já não o defendia. Ivone também defende Nicolau. Lucinda bate à porta, quer o depoimento de Nicolau, mas Elvira expulsa-a e diz que não é altura pois vão jantar.

Maria José tenta saber se Jacinta vai continuar a fazer concorrência a Salvador, ela diz que não, foi só para irritá-lo. Guida diz que Carminho ligou a avisar que já fez queixa na polícia para contarem que a inspetora apareça para falar com Tozé e a Ti Hortense. Maria José diz que não vai deixar que Tozé seja preso.

Leonor fala da mãe com Tomás, ainda se culpa por ela estar assim. Tomás não quer que ela diga mais isso diz que quando Leonor foi atrás do cão não podia imaginar que a mãe ia dar uma queda. Leonor concorda e fica mais reconfortada. Mariana chega e Leonor pergunta porque não jantou com eles e se estão zangados. Mariana diz que está cansada e sem fome. Leonor sai para o quarto e Tomás pergunta como Mariana está. Ela encolhe os ombros e faz um esgar de enfado, enquanto avança para ele, com o intuito de abraçá-lo. Tomás recua ligeiramente, sabe que Gustavo lhe contou sobre o beijo a Fátima e quer falar com ela sobre isso, mas estranha ao ver que ela não dá importância.

Fátima está enervada porque não para de receber convites de tarados e fotos íntimas de homens. Guilherme acha que o melhor é ir à polícia. Ela diz que é o que vai fazer.

Sebastião diz a Carlota que o portátil da filha continua sem aparecer, entrega-lhe o dossier com o processo que Fátima deu entrada para reclamar a herança, conta que tem um teste de ADN anexado e Fátima é mesmo neta de Augusto. Carlota fica furiosa e manda os papeis ao chão por Fernando a ter ajudado no teste de ADN, diz que ela não vai ver um tostão.

Leonor está a lanchar com a Anabela em casa desta, conta que quer ir viver uns tempos para casa dos pais para Rosalinda melhorar. Fátima chega no momento em que Mariana liga a Leonor, atende e diz a Mariana que já fez queixa na polícia por causa das fotos que andam a circular, se foi ela a responsável vai sair-lhe caro.

Maria José fica aflita ao saber que encontraram o corpo de Hernández Jr. Tozé lê a notícia, diz que suspeitam de um grupo rival, o que a deixa mais descansada. Maria José diz que têm de ir buscar Jacinta porque têm um assunto de família para resolver.

Rosalinda entra vinda de dentro, a caminhar pelo seu pé, apoiando-se às paredes ou móveis. Elvira já limpou tudo, e Rosalinda aproveita para mudar alguns objetos de sítio, sente-se uma inválida por não conseguir fazer nada. Elvira tenta animá-la, se fosse ao contrário fazia o mesmo por ela, não pode ser tão exigente neste momento.

Ivone está triste porque não conseguiu engravidar, Guilherme dá-lhe forças, diz que tem de insistir e não desistir. Lena também vem dar-lhe apoio.

No quarto de Teresa, esta acha que é melhor Nicolau desapertar a camisa e pôr-se à vontade, massaja Nicolau enquanto ele desabafa sobre Guida. Teresa vai aproximando-se e salta-lhe para o colo beijando-o, ele fica sem reação, perplexo e afasta-a. Teresa frustrada já não sabe o que fazer mais.

Episódio 225 (28 de fevereiro a 6 de março) 

Fátima vê serem publicadas nas redes sociais fotos com a sua cara em poses pornográficas.

Sebastião discute com Marta que tem uma crise epilética.

Tomás confronta o irmão sobre ter contado a Mariana que o viu beijar Fátima.

Guida confronta Nicolau, ainda em choque com o que acabou de ouvir. Ele diz que não o matou, era incapaz. Guida diz que já não o conhece e diz para ele desparecer da frente dela. Manuel tenta acalmar Carminho, quer levá-la dali, mas Carminho está furiosa, chama Carlota de assassina, diz que vai fazer queixa imediatamente e liga à polícia para que investiguem tudo.

Fátima diz a Paula para se preparar porque o crime já é público. Marta discutiu com Carlota, descontrolou-se e fez um escândalo no hotel. Paula fica com raiva de Marta, mas depressa muda e sente medo do que lhe possa acontecer, diz à sobrinha que não matou ninguém. Pede ajuda para que ela ligue a Guilherme para a ajudar sobre o que deve dizer à polícia.

Sebastião discute com Marta, repreende-a e diz que o que fez é crime e pode ser acusada de extorsão. Marta sabe que não devia ter feito a chantagem, mas quis vingar-se de Carlota. Sebastião continua furioso e Marta começa a sentir-se mal, pede ao pai para ir buscar os comprimidos, Sebastião estaca e Marta começa a ficar hirta e a dar indícios que está a ter um ataque de epilepsia. Sebastião corre para o quarto dela à procura dos medicamentos. Enquanto isso Marta cai para trás batendo com a nuca no chão. Guilherme entra em casa e corre aflito para Marta ao vê-la no chão em convulsão.

Maria José entra em casa de Domingos praticamente sem pedir licença. Rosalinda tenta reconhecê-la e ela apresenta-se. Rosalinda consegue rir-se com ela e começa a falar. Domingos fica feliz com a reação da mulher.

Gustavo diz que Carlota disse que devem manter as versões tal qual combinaram. Tozé está muito nervoso. Hortense também acha bem manterem as mesmas versões. Paula sugere desfazerem-se das fotos que Marta lhes enviou.

Guida vai para contar sobre o escândalo, mas Fátima diz-lhe que já sabia desde que Guida falou nos pesadelos de Nicolau. Fátima e Guida recebem notificações no telemóvel, Fátima fica envergonhada ao ver uma publicação do instagram em que a identificaram, com uma foto dela e legenda “belo corpinho. Já tem dono?” diz que não publicou nada daquilo. Vê que há mais fotos, que são montagem da cara dela num corpo de uma atriz pornográfica. Até Guida duvida porque estão muito bem feitas.

Fausto está incrédulo com as fotos da prima. Ivone diz que Fátima nunca faria aquilo. Fausto está a tentar ver se é deepfake quando Silvério entra e todos se calam. Ivone disfarça diz que estavam a falar de Rosalinda.

Mariana tenta saber se ele sabia o que aconteceu na noite da morte do avô. Fernando diz que não sabia, nem estava cá quando o pai morreu, fica a achar que Sebastião podia saber. Mariana não quer acreditar que a mãe era capaz de uma coisa destas

Manuel quer que Carminho se vá embora, mas ela não quer sair dali. Ele acha a melhor ela não se confrontar com Carlota e está com medo de que ela se entregue às drogas. Nicolau aproxima-se e diz que não empurraram carro nenhum, Carminho diz para ele sair de perto dela. Carminho diz a Cristina que a morte do pai não foi acidente.

Maria José e Jacinta estão em choque com o que acabaram de saber. Hortense não deixa Tozé contar tudo o que sabe e fala ela. Jacinta olha compadecida para o irmão e diz que ele a salvou. Conta-lhes que Augusto tentou abusar dela.  Maria José fica revoltada com o que Jacinta conta.

Ivone acabou de avaliar o estado de Marta, diz que está estabilizada, mas aconselha a marcar uma consulta para avaliar melhor. Guilherme diz ao pai que Marta agora precisa de apoio e não de um sermão.

Mariana sabe que Gustavo a respeita e que gosta dela, precisa de saber o que se passou naquela noite, tem a certeza de que ele lhe vai dizer a verdade. Gustavo pondera se conta ou não.

Nicolau confronta Tomás com a fotografia de Fátima, pergunta se foi ele que fez aquilo à prima. Tomás diz que aquilo é montagem. Nicolau olha melhor e tem pena dela. Tomás diz para dizer às pessoas para pararem de partilhar.

Fátima vem falar das fotografias, mas Fausto já sabe. Ela sente-se envergonhada, pede-lhe ajuda para parar com a divulgação, desconfia que foi Mariana. Ele diz que pode tentar entrar no mail dela, mas não promete que consiga.

Paula diz a Tozé que está uma pilha de nervos, precisava de falar com alguém. Tozé está sem paciência e diz que também não é boa companhia. Paula insinua-se e Tozé deixa-se levar.

Carminho está com a inspetora Cristina e acusa Carlota de ter matado o pai. Carlota mantém a postura. Cristina atira-lhe que ultimamente está sempre envolvida em calúnias e histórias mal contadas. Carlota sente-se encurralada quando percebe que Cristina vai investigar.

Silvério está envergonhado. Fátima diz que nunca tirou fotos daquela índole. Guilherme diz que a ajuda, mas tem de ir à polícia fazer queixa. Fátima conta ao pai sobre o envolvimento de Paula e Artur na morte de Augusto.

Tomás confronta Gustavo se foi ele que contou a Mariana que o viu a beijar Fátima, sabe que ele ficou esquisito no dia que a beijou. Gustavo confirma, acha mal a atitude dele, porque é casado com uma e enrolou-se com outra. Tomás diz que aquilo que viu foi um beijo, nada mais. Gustavo é sarcástico, mas acaba por pedir desculpas e admitir que não tinha de se meter no casamento do irmão. Tomás está preocupado com a situação do irmão, não tem dúvidas que foi Carlota que matou Artur quando este a enfrentou por causa da morte de Augusto.

Nicolau, Guida e Maria José vão entrar na sala de Carlota. Nicolau não quer que elas entrem, tem medo de Carlota e de serem despedidos. Diz a Guida que vai estragar a vida dela se descobrirem. Guida diz que se o que tiveram teve algum significado para a deixar passar e desligar as câmaras. Nicolau cede. Não sabemos qual o plano, mas a ideia foi de Guida.

Episódio 224 (28 de fevereiro a 6 de março) 

Carlota ameaça Marta, que toda conta a verdade sobre a morte de Augusto publicamente no hotel.

Fátima confronta Tomás sobre ter contado a Mariana que estiveram juntos.

Maria José vem vestida para treinar, quer fazer alongamentos, abre a porta ao guarda Valter e fica assustada quase se denuncia. Os dois ficam aliviados quando ele diz que vem buscar o pão que encomendou a Jacinta. Tozé diz à tia que tem de ter mais cuidado, mas ela ficou nervosa. Rémi liga a Tozé a dizer que chegou e agradece a Maria José por ter deixado a vida que tinha para olhar pelos filhos.

Guida está triste e não tem vontade para nada, não percebe como a irmã tem forças para trabalhar. Jacinta mente ao dizer que não está triste, só sente raiva e isso dá-lhe força. Além disso a irmã foi deixada e ela é que deixou Salvador, são situações diferentes. Salvador aparece, começa a conversa dizendo que está ali para dar a Jacinta uma oportunidade para ela lhe pedir desculpas. Guida diz entre dentes que ele escolheu mal as palavras. Jacinta fica passada com o descaramento de Salvador.

Tomás vem de bicicleta e aproxima-se da casa de Fátima. Vê os dois a sair de casa dela e  conversarem com cumplicidade, mas Tomás não consegue ouvir. Fica a observá-los, com ciúmes. Fátima está vestida de forma mais cuidada para ir tratar da empresa do pão. Guilherme pede desculpa pelas figuras que fez, estava alcoolizado. Diz que se contenta com a amizade dela. Fátima toma a iniciativa de abraçar Guilherme. Abraça-o com força e carinho. O abraço prolonga-se e Tomás assiste a tudo, desconfortável. Frustrado, decide afastar-se.

Mariana impaciente liga a Tomás que tem o telemóvel desligado, acha que ele está com Fátima. Mariana fica a ver o Instagram de Fátima, chamando-a de cabra.

Nicolau abre a porta a Marta que vem ter com Fausto. Trata-a mal por os ter chantageado, só a desculpa se lhe devolver todo o dinheiro que deu. Fausto aparece e Marta conta-lhe que perdeu o portátil onde tinha coisas muito importantes, pede desculpas por ter desaparecido, mas anda chateada por causa disso. Fausto beija-a e Marta abraça-o com força como quem precisa de consolo.

Manuel serve um chá a Vitória, conta que está preocupado com Carminho, mas não quer dizer que a mulher consome drogas. Diz que ela tem mudanças de humor e fazia-lhe bem ir para o canil, sempre se distraía. Insinua que como Vitória está grávida, tem uma vida mais saudável e seria bom para Carminho. Vitória diz que tem uma ideia melhor e dá-lhe um voucher para usufruírem os dois do spa do hotel.

Guida fala com Teresa sobre Nicolau, esta fica agradada ao saber que Nicolau terminou a relação com ela, mas disfarça. Teresa diz-lhe que Nicolau precisa de reavaliar as prioridades e Guida diz que a prioridade é ela, o que Teresa considera egoísta. Guida afasta-se, furiosa. Teresa aproxima-se de Nicolau que continua triste, ela continua a dizer que ele tomou a decisão certa, a relação deles era de dependência, não era saudável.

Fátima e Jacinta foram tratar da empresa. Jacinta ainda não acredita que já têm a empresa criada. Tomás passa de bicicleta e Fátima, irritada, confronta-o, acha que foi ele que contou a Mariana sobre o beijo, mas ele diz que não. Ela conta-lhe que Mariana foi lá a casa acusá-la de se meter com homens casados. Fátima pede-lhe que a controle. Tomás não percebe como ela soube, diz que vai falar com ela e pergunta se ela o afastou por causa de Guilherme e que os viu de manhã. Fátima diz que ele não tem o direito de saber da vida dela.

Mariana fala ao telemóvel, diz que vai enviar-lhe as fotos e que quer uma coisa mesmo ousada e credível, diz que vai pagar agora metade e depois do trabalho estar feito paga o resto. Não sabemos com quem fala, nem sobre o que se trata.

Na padaria, Marta continua preocupada com o desaparecimento do portátil. Gustavo diz a Marta que tem de ir com ele, Marta não quer ir, mas ele diz-lhe que é melhor para ela não ter complicações. Marta diz a Fausto que tem de ir porque tem uma atividade do hotel para fotografar.

Manuel está preocupado e conversa com Carminho sobre o consumo de drogas, ela não tem paciência para ele e diz que não vai deixar de consumir, fica indignada por ele achar que ela é uma drogada. Manuel culpa-se e diz que se ele não a tivesse sujeitado a tanta provação ela não teria recorrido à droga, diz que Vitória lhes ofereceu um voucher para usufruírem do spa do hotel. Carminho fica agradada com a ideia.

Nicolau estaca no corredor do hotel, ao ver Guida a limpar e a realçar as curvas do corpo, quer voltar atrás na decisão, porque não lhe resiste. Guida repara e atira-lhe à cara para ele ver bem o que perdeu. Nicolau fica de lágrimas nos olhos.

No escritório do hotel, Carlota tenta intimidar Marta e ameaça-a. Marta diz que não tem medo dela, mente ao dizer que Hortense não sabia que era ela. Marta recorda aquela noite, em que subiu a encosta e fotografou o acidente e os seis ocupantes que saíram do autocarro. Marta quando fez zoom, viu apenas seis vultos com capotes de burel, impossíveis de distinguir entre si. A exceção é Carlota, que não usava capote. Dispara a câmara, fotografando sem identificar o responsável pela queda do carro. Carlota ameaça-a e diz que vai contar a Sebastião e do que depender dela não vai ter trabalho ali nem em Nova Yorque. Marta fica furiosa, pensa que Carlota manda, mas vai mostrar que não manda em ninguém e sai do gabinete. Encontra todos no lounge e diz que Carlota ajudou a matar o sogro, ela e um grupo de “honrados” cidadãos e que alguns até estão presentes. Lena, Guida, Nicolau, Carminho, Hortense, Manuel e Sebastião, ficam perplexos a olhar para ela.

Fátima olha compenetrada o contrato que acabou de assinar. Eusébio abre uma garrafa de champanhe para brindarem ao negócio. Jacinta fica insegura porque acha que Fátima está desanimada, mas Fátima diz que não é por causa do negócio, são coisas dela. Brinda ao sucesso do Pão da Fraga. Tem a certeza que vai correr bem.

Carlota tenta desvalorizar o que foi dito e manda Sebastião levar a filha dali. Tomás entra sem perceber o que se está a passar. Sebastião pede a Marta que se explique antes que perca a paciência. Marta conta toda a verdade. O autocarro do rancho bateu no carro do Augusto Pereira Espinho e algumas das pessoas saíram lá para fora. Ela também saiu, escondeu-se e viu o carro suspenso na ravina. Conta que Augusto estava só ferido, mas eles deixaram-no à morte e um deles empurrou o carro, não sabe quem foi. Hortense confirma que ela está a falar verdade. Carlota tenta conter a fúria enquanto Carminho percebe que mataram o pai. Carlota percebe que Mariana ouviu tudo e acabou de virar costas. Tomás está zangado e pergunta a Gustavo o que é esta história. Marta pergunta ao pai se já acredita nela, mas ele está sem palavras.

No escritório, Carlota conta a Mariana outra história, diz que ninguém empurrou o carro e que Marta está a mentir. Mariana não sabe em quem acreditar. Diz que nunca contou à filha porque envolvia outras pessoas e tinham medo de serem incriminados. Carlota lembra-se da conversa com Augusto antes do acidente enquanto seguiam no carro. Ele acusa Carlota de ser ladra e que está bem para o filho dele que é outro ladrão. Carlota diz que ele está demente, mas ele diz que tem provas que ela o roubou e quando ele vai para apanhar as fotografias no banco de trás, Carlota desvia os olhos da estrada ao olhá-lo com ódio e despista-se.

Ivone dá a Domingos uma lista dos médicos especialistas que podem ajudar a tia na recuperação. Silvério diz que o acompanha quando ele for para a fisioterapia. Domingos quer saber se ela vai ficar bem, Ivone diz que é possível, mas ela tem de ter força de vontade.

Aida verifica os avanços no cadeirão que vão mandar para a feira de design no Dubai. Falam de Rosalinda, Maria José diz que ela vai recuperar, é nova. Elvira dá razão a Maria José quando diz que Nicolau não vai arranjar uma mulher como Guida.

Episódio 223 (28 de fevereiro a 6 de março) 

Rosalinda volta para casa, mas não quer que Leonor a visite.

Nicolau sofre com a falta de Guida.

Manuel fica a saber que Carminho consome erva.

Mariana conta à família de Fátima que ela se envolveu com Tomás.

Fátima esclarece com Guilherme que não esqueceu Tomás.

Na sala da família Nunes, está uma cartolina que diz “Bem-vinda a casa Rosalinda”. Elvira e Domingos arrumaram a casa toda e decoraram o espaço com flores. A porta abre e Domingos entra a empurrar a cadeira de rodas de Rosalinda e vêm seguidos por Elvira que está emocionada. Elvira diz que volta mais tarde. Domingos ajuda Rosalinda a deitar-se e aconchega-a. Rosalinda está deprimida e Domingos preocupado, não sabe o que fazer.

Fátima limpa o moinho quando Mariana lhe liga a dizer que quer encontrar-se com ela, Fátima estranha a boa vontade dela. Mariana diz que gostava que Anabela e Silvério também estivessem presentes, quer falar sobre a herança e mostra boa vontade porque acima de tudo são primas.

Guida está triste porque Nicolau terminou o namoro com ela. Jacinta ao contrário dela está irritada, diz à irmã que ela tem de arrebitar, olhar para ela, que ainda está para nascer o homem que a faça sofrer.

Nicolau também está triste porque tudo lhe lembra Guida. Salvador não percebe a decisão dele, acha que fobias se curam e eles adoram-se. Mas Nicolau diz que até curar-se tem de dar liberdade a Guida, pede a Salvador que disse a Guida que já não gosta dela. Salvador está irritado por Jacinta ser precipitada e exagerada em tudo. Tomás aparece e pergunta a Nicolau se já esteve com Rosalinda, não sabe se deve levar Leonor a ver Rosalinda.

Guilherme diz que foi à guarda e eles não tinham conhecimento do desaparecimento ou roubo do portátil de Marta, que fica em pânico ao saber que Paula ouviu a conversa dele com Fátima, acha que a irmã corre riscos.

Anabela é mal-educada com Elvira, acusa-a de ser uma chata. Silvério repreende-a. Fátima chega e Anabela diz que Mariana esteve ali. Silvério diz a Anabela para ir para dentro e diz a Fátima que ela veio dizer a Elvira, a ele e a Anabela que não ia dar um cêntimo a uma desenvergonhada como ela, que se envolveu com Tomás.

Domingos abre a porta a Leonor e a Tomás, mas fica nervoso de os ver. Tomás diz a Domingos que não conseguiu impedi-la. Rosalinda não consegue reagir e acaba por chorar quando Leonor lhe faz festas e pergunta se a cadeira de rodas é dela. Rosalinda quer ir para o quarto. Leonor acha que a mãe está chateada com ela, mas Tomás explica que está só cansada apesar de Leonor não ficar convencida.

Fátima admite ao pai que deram um beijo, está envergonhada perante o pai. Elvira defende-a. Fátima sente-se triste por ter desiludido o pai.

Carlota veio falar de Marta com Gustavo, diz que agora têm de se preocupar com o portátil que ela perdeu e recuperar as fotografias. Aida chega e fica desconfiada ao ver Carlota ali em casa, ela inventa uma desculpa, diz que veio entregar-lhe a carta de despedimento.

Gugu (o hospede hippie) entra na sala já vestido e pede desculpas por ter entrado anteriormente nu na sala, conta-lhe que vivem em Sintra em comunidade. Carminho percebe que ele vai fumar um charro e diz que o desculpa se lhe dispensar umas ervas para fazer uns bolinhos de Provence, diz que ele e a namorada vão adorar.

Salvador diz ao pai que se chateou com Jacinta por sua causa, ela descobriu que fica em casa de Vitória, está proibido de voltar a alugar o seu quarto. Fausto também acha que Marta acabou com ele, nunca mais lhe respondeu.

Marta pede a Paula que não conte a ninguém sobre ela ser a chantagista, Paula diz que já vem tarde porque já todos sabem incluindo a Carlota. Marta fica assustada e diz que devolveu tudo, não precisava que ela contasse. Nesse momento recebe uma chamada de Carlota e não sabe o que fazer, opta por não atender e tirar o som. Diz que tem de ir, mas quando vai embora Tozé atravessa-se no caminho dela, está cheio de raiva dela. Marta tenta ultrapassar Tozé, mas este segura-lhe o braço, enervado. Ela solta-se e afasta-se. Ele pergunta onde está o computador, numa raiva contida diz que se ela não o encontrar vai ter mais chatices ainda.

Guilherme vem convidar Fátima para jantar. Ela é sincera com ele, tentou, mas não consegue esquecer Tomás, não pode dar-lhe esperanças. Segura as mãos de Guilherme, carinhosa e diz-lhe que ele é incrível, mas que ele vai encontrar uma pessoa capaz de lhe dar o que ela não consegue dar. entreolham-se, emocionados. Fátima chora, culpada. Guilherme limpa-lhe as lágrimas e segura-lhe o rosto com delicadeza, diz que ela é muito mais incrível do que pensa e que era apenas um jantar, mas respeita.

Mariana mostra-se melosa com Tomás, beija-o e ele retribui, sente-se culpado por a ter traído. Ele vai ver como está Leonor e chega Gustavo que confronta Mariana, não acredita que depois do que lhe disse que fique tudo bem na mesma. Ela diz que às vezes as pessoas têm de cometer erros para dar valor ao que têm.

Manuel e Salvador entram em casa. Deparam-se com a mesa desarrumada, música Reggae a soar e estranham. Carminho aparece e traz uma travessa com bolinhos acabados de fazer. Vem com ar muito “passado” e dança ao som da música. Gugu elogia os space cakes que ela fez, Manuel está perplexo por a mulher estar a consumir droga. Salvador diz a Gugu que vão ter de sair, têm outros hóspedes para entrar. Manuel pergunta ao filho se a mãe dele é drogada e Salvador diz que vai explicar tudo.

Jacinta e Guida estão tristes e Tozé está nervoso por causa do computador perdido. Maria José está com medo de que venham atrás dela por causa de Hernández. Hortense sente-se culpada por ter roubado o portátil a Marta, mas não confessa a Tozé.

Na padaria, Fausto não percebe porque Nicolau está assim tão em baixo se foi ele que terminou com Guida. Esta entra sem pedir licença, percebe que Nicolau está triste porque ele não para de comer, diz-lhe para ir dormir que amanhã podem conversar. Nicolau diz que acabou com ela porque quer que ela seja feliz. Fausto confere que ele gosta mesmo a sério dela.

Tomás pensa em Fátima quando é acordado por Mariana vestida com uma camisa de noite sensual e o chama para a cama. Ele diz que ainda não tem sono, ela atira-lhe à cara que devia estar a pensar em Fátima, mas arrepende-se e muda de assunto.

Fátima discute com Paula, diz que ela não devia ter denunciado Marta, pois Carlota é capaz de tudo e pode ter colocado todos em apuros. Paula sai para o quarto quando batem à porta, é Guilherme que chega embriagado, Fátima diz que vai fazer um café forte. Guilherme brinca com ela, mas acaba por adormecer no sofá. Fátima sorri compadecida com ele.

Episódio 222 (28 de fevereiro a 6 de março)

O desaparecimento do portátil de Marta que contem as fotos usadas na chantagem causa preocupação.

Remi despede-se dos filhos com um abraço e o perdão deles.

Nicolau termina namoro com Guida.

Jacinta termina namoro com Salvador.

Gustavo conta a Mariana que viu Tomás e Fátima envolvidos.

Tomás e Fátima entram do exterior aos beijos, apaixonados. Despem-se e envolvem-se com saudade e urgência. Tomás beija o pescoço a Fátima, que começa a tomar consciência do momento e acaba por afastá-lo. Ele olha arrasado para ela, enquanto ela se afasta e volta a vestir-se. Ele diz que sabe que o que estão a fazer não é correto, mas ama-a. Ela desvia o olhar dele e pede-lhe para sair. Tomás sai e Fátima fica a sentir-se frustrada e irritada. Sacode a mó com brusquidão, espalhando farinha por todo o lado.

Sebastião vem como advogado de Carlota falar com Fernando. Pede que ele não forneça ADN e que convença Carminho a fazer o mesmo. Fernando manda-o dizer-lhe que está do lado de Fátima e já lhe contou toda a verdade. Sebastião fica preocupado.

Tozé, Jacinta e Guida estão sentados em reunião familiar, ainda em choque a pensarem que a tia e Remi mataram Hernández. Maria José diz que Hernández é que se atirou à água para ir atrás das pedras que tinham caído e morreu. Defende Remi, conta-lhes que ele não hesitou em defendê-la. Jacinta acha que ela percebeu mal. Tozé também duvida. Já Guida acha que o pai foi um herói em salvar a tia. Maria José diz que já o perdoou e eles deviam fazer o mesmo, diz a Tozé que a mágoa no coração dele faz mal.

Remi fala com Lucien ao telemóvel, conta que já não há diamantes e que amanhã já está de volta pois não quer estar ali quando o corpo de Hernández der à costa. Nicolau diz-lhe que não vá embora pela segunda vez sem se despedir dos filhos. Aconselha-o a fazer o que é melhor para eles, mesmo que digam que não o querem ver. Remi fica comovido.

Fausto elogia o trabalho fotográfico de Marta. Ivone chega e Marta diz que gostava de fotografar a evolução da gravidez dela. Ivone diz que primeiro precisa conseguir engravidar. Marta refere-se a um futuro sobrinho, gostava que fosse um pequeno Vasco. Ivone compreende, tem o mesmo desejo.

Tomás não tem vontade de atender chamada de Mariana, mas acaba por atender e falar de forma seca com ela. Ela diz que já tem saudades. Leonor fica amuada por Tomás não a deixar faltar à escola para ir buscar Rosalinda ao hospital. Tomás diz à mãe que não pode dizer a Leonor que Rosalinda não quer que Leonor a veja combalida. Aida diz que não vão conseguir enganá-la muito tempo.

Silvério conta a Fátima que Elvira deu uma palmada a Anabela. Fátima diz que elas vão ter de entender-se. Conta-lhe que Tomás pagou à detetive que suspeita que o médico esteja no Vietname. Silvério quer pagar a Tomás.

Marta continua sem encontrar o seu portátil. Guilherme ajuda-a a reconstruir o seu dia para se lembrar onde possa ter deixado. Sebastião avisa que não dá dinheiro para ela comprar outro. Marta está preocupada porque estavam lá as fotografias do acidente de Augusto. Guilherme percebe a gravidade da situação se as fotos caem em mãos erradas.

Manuel recebe os hóspedes. Salvador e Carminho olham perplexos para o casal de hippies que acaba de entrar. Salvador não percebe o que se passa e Carminho diz-lhe que o pai decidiu alugar o seu quarto para entrar no negócio da hospedagem. Manuel vem de instalar os hospedes no quarto de Salvador, diz que estão satisfeitos. Salvador espera que seja a última vez que aquilo acontece e sai chateado.

Jacinta e Guida vão ter com Remi no hotel. Jacinta está ali contrariada. Despedem-se de Rémi, que se culpa. Guida perdoa-o, Jacinta também e esforça-se para controlar a emoção. Tozé também aparece e diz que encontrou um diamante na praia fluvial, Remi diz para ficarem com ele o que o deixa desarmado, deseja-lhe boa viagem e felicidades. Remi levanta-se e abraça os filhos, diz que eles são melhores do que diamantes. Nicolau fotografa o abraço dos quatro.

Gustavo sonda a mãe se o irmão dormiu em casa. Ela diz que sim, Tomás desce e Gustavo não consegue olhá-lo nos olhos. Tomás percebe que Gustavo lhe fala secamente, quer saber o que se passa e o que ele queria dizer-lhe no outro dia e que não disse porque Mariana apareceu. Gustavo, enervado, atira-lhe à cara que não merece a mulher que tem e sai. Tomás fica apreensivo.

Guilherme procura Fátima, conta que está preocupado com o desaparecimento do portátil de Marta, deixou-o numa esplanada e não conseguiu recuperá-lo. Paula aproxima-se a tempo de perceber que Marta era a chantagista.

Marta está preocupada com o desaparecimento do portátil, vem avisar Hortense que se sente culpada pelo valor do portátil. Percebemos que é Hortense que o tem. Desvaloriza a situação e diz que ninguém vai ligar para as fotos. Tozé cruza-se com Marta e tenta saber o que ela queria, mas Hortense diz que ele não tem nada a ver com isso.

Nicolau tenta saber quanto tempo Teresa acha que vai demorar até conseguir viajar. Teresa diz que depende de como ele responde ao medo e ao tratamento. Nicolau não percebe e Teresa diz-lhe que o acha um homem interessante. Acha que Guida coloca-lhe muita pressão, o melhor era cada um seguir o seu caminho, assim ela viaja e ele não tem de procurar estar à altura de a agradar. Nicolau fica triste ao perceber que ele e Guida não são compatíveis.

Manuel prepara o pequeno-almoço para os hóspedes. Carminho está junto dele, mas está contrariada. Gugu vem em boxers pedir um copo água, diz que vão continuar na cama. Jacinta aparece e está furiosa porque Salvador dormiu fora, não dormiu com ela.

Gustavo liga a Carlota a contar que o chantagista era Marta e que as fotos andam em parte incerta.  Gustavo, Paula e Tozé estão reunidos. Tozé está uma pilha de nervos. Gustavo diz que já avisou Carlota que a chantagista é Marta. Paula diz que não quer que lhe façam mal. Tozé acha que Hortense sabia, pois viu-as no tanque a conversar.

Guida está a limpar o quarto, perfeccionista, está a ouvir música com headphones ligados ao telemóvel e dança, feliz. Nicolau entra, nervoso. Guida sorri ao vê-lo e tenta beijá-lo, mas Nicolau afasta-se e diz que quer terminar o namoro. Tenta sair dali, mas Guida agarra-o por um braço, quer saber o que se passa. Ele diz que se sente pressionado em ter que viajar com ela. Ela não acredita que é apenas por isso e ele diz que gosta menos dela. Nicolau sai a correr para que ela não o veja chorar. Guida senta-se na cama, incrédula e sem saber o que pensar.

Fátima vai ao hotel procurar Tomás, quer saber quanto já pagou à detetive, contou ao pai e ele também lhe quer pagar. Tomás não quer o dinheiro, continua a dizer que a ama e que fez tudo por ela. Os dois aproximam-se de novo, ele tenta beijá-la, mas Fátima quase a cede à paixão, mas afasta-se.

Vitória abre a porta a Jacinta, que entra com ar enfurecido, a olhar em volta. No sofá estão lençóis e um cobertor e Salvador aparece a explicar o que se passou. Jacinta acusa-o de traição com Vitória e que devia ter dormido era com ela, que é a namorada. Ele diz que não foi ter com ela porque estava chateada com ele. Jacinta termina tudo com ele deixando Salvador incrédulo.

Gustavo apanha Mariana em casa que o evita, mas ele conta-lhe que viu Tomás aos beijos a Fátima. Mariana não que acreditar, acha que é um golpe baixo de Gustavo inventar aquela história, mas Gustavo continua a contar o que viu e ela acaba por acreditar. Mariana fica a pensar no que vai fazer.
Episódio 221 (28 de fevereiro a 6 de março)

Jacinta zangada com Salvador por causa da Happy Hour da padaria

Manuel recebe primeira reserva de hospedagem na casa.

Maria José vai entregar os diamantes a Hernández Jr. Corre risco de vida e Remi salva-a. Hernández Jr. morre.

Fátima contrata Guilherme para a representar no caso da herança.

Tomás confessa a Fátima que a ama. Os dois beijam-se sob o olhar perplexo de Gustavo.

Carlota ameaça Fátima, mas esta enfrenta-a e Carlota fica assustada.

Fausto e Salvador estão a abrir a padaria. Fausto mostra uma maquete do cartaz para a happy hour do pão e dos bolos feito por Marta. Salvador gosta da proposta e diz que pode avançar. Jacinta entra na padaria irritada porque ficou a saber que eles agora vendem o pão mais barato. Fausto explica que é para evitar o desperdício, mas ela acha que evitavam o desperdício se fizessem menos pão em vez de prejudicar o negócio dela. Vê o cartaz e acusa Salvador de colocar tudo e todos à frente dela. Salvador fica à toa sem perceber.

Guida tem em cima da mesa vários tupperwares abertos com sobras da festa do dia anterior. Maria José olha, ávida, para os rissóis sem lhes tocar para não engordar. Guida conta-lhe o que aconteceu na festa dos 50 anos do grupo. Maria José ajeita os diamantes no soutien, conta a Guida que já os avaliou e valem uma fortuna. Diz que resolve hoje a situação dos diamantes, tira um chicote do circo e bate com ele na mesa assustando Guida, que, assim que a tia sai, liga a Tozé preocupada. Tozé e Paula estão meio despidos, quando Guida liga. Tozé diz à irmã que está a treinar Paula e Guida comenta que agora está sempre a treiná-la. Fica preocupado quando Guida diz que a tia avisou que ia tratar dos diamantes e levou um chicote se algo corresse mal, manda Paula vestir-se porque tem de ir. Paula fica frustrada.

Maria José caminha pela rua sendo observada sem perceber. Atende a chamada de Tozé e diz-lhe para ficar descansado porque não vai fazer nada de mal nem correr perigo, despacha-o dizendo que tem de ir para a fábrica. Vemos uns pés a segui-la, mas não se percebe de quem são.

Numa página do “Diário da Serra”, vê-se uma foto de Fátima no evento do hotel, muito elegante, sob o título: “Escândalo nos 50 anos do Grupo Pereira Espinho”. E o subtítulo: “Carlota Pereira Espinho assume liderança numa altura em que herdeira reclama património que lhe foi escondido até hoje”. Quem segura o tablet é Mariana, que olha para aquilo com ódio. Tomás está a seu lado, também vê a notícia. Mariana fica ainda mais irritada por Tomás não a ter ajudado e dar razão a Fátima. Gustavo pede ao irmão que avise a mãe que vai fazer uma caminhada e dormir na serra, porque sente que precisa de clarear as ideias.

Domingos está sentado ao lado de Rosalinda, com um quadro branco e uma caneta. Fala com ela, bem-disposto. Já Rosalinda está recostada na cama, depressiva, cansada e desconfortável. Domingos diz que foi ideia da Leonor, logo vai tentar ir buscá-la à escola e trazê-la. Rosalinda tem dificuldades em expressar-se e dizer ao marido que não quer Leonor ali. Emocionada, Rosalinda chora. Domingos emociona-se também e volta a sentar-se à sua cabeceira, segurando-lhe a mão com força. Ele percebe que ela não quer que Leonor a veja assim, enquanto encosta a mão de Rosalinda à sua testa, carinhoso e a tranquiliza num emocionante momento dos dois.

Silvério mostra com orgulho a Guilherme a capa do “Diário da Serra” no telemóvel. Guilherme diz que já viu e por isso está ali. Pergunta se é verdade que Fátima vai reclamar a herança, ela diz que sim se ele aceitar representá-la. Diz que aquela família não só negou o que era dela por direito, como ainda fizeram questão de tirar o pouco que tinham. E a verdade é que precisam de dinheiro para o negócio. Silvério diz que aquele dinheiro é sujo, mas fica sem responder quando Fátima diz que a melhor maneira de vingar a morte de Artur é Anabela receber a herança.

Maria José está na praia fluvial, procura no soutien o saco de diamantes e entrega o saco dos diamantes a Hernández Jr. que abre o saco, vira os diamantes para a palma da mão e perde o sorriso ao perceber que faltam 4. Agarra no braço de Maria José e ameaça-a em não se armar em esperta ou afoga-a ali na praia. Maria José diz que faltam 3, um para cada sobrinho pelo que passaram com o abandono do pai. Ele insiste que são 4 e volta a ameaçá-la que eles ficam sem tia. Assustada, procura no soutien e entrega-lhe dois diamantes. Tenta negociar um dizendo que Remi está hospedado no hotel, mas Hernández diz que não fez nenhum acordo com ela e quer todos os diamantes. Hernández impaciente agarra-se a ela, tentando mexer no soutien de Maria José à procura das pedras. Ela grita que a acudam, consegue tirar o chicote do circo da mala e tenta acertar-lhe, dá-lhe uma chicotada ao que Hernández se encolhe de dor. Maria José continua a dar chicotadas, mas Hernández recua e ela não lhe acerta, tira a arma do coldre e aponta-a. Ela acaba por ceder e pousa o chicote no chão. Remi chega nesse instante a correr e percebemos que era ele que a observava, diz que foi ele que ficou com o que falta, mas já vendeu. Diz que chamou a polícia para ele fugir enquanto pode. Hernández agarra Maria José que olha horrorizada para Remi. Este num impulso diz a Hernández para o levar a ele em vez dela. Maria José fica admirada, Hernández larga-a, agarra Remi e arrasta-o consigo, Maria José começa a correr na outra direção, mas olha para trás e estaca. Hesita, mas não consegue deixar Remi, que tenta soltar-se. Maria José vê um pau ali perto, agarra-o e corre na direção deles. Hernández está de costas, não a vê e ela dá-lhe uma traulitada com o pau na cabeça. Hernández cai no chão, atordoado, deixando cair a arma e o saco dos diamantes. Remi dá um pontapé na arma, que vai para longe e apanha o saco dos diamantes. Remi e Maria José começam a afastar-se, mas Hernández levanta-se e atira-se a Remi, agarrando-se ao saco. Os dois lutam pelo saco, que se rasga e os diamantes voam, caindo à água. Hernández não hesita e atira-se atrás deles, sem olhar para onde vai cair, bate com a cabeça de frente numa rocha e morre. Maria José e Remi a espreitam, incrédulos e a encolherem-se. Hernández está morto.

Os sobrinhos de Maria José estão preocupados porque a tia não atende. Jacinta e Tozé culpam Guida por tê-la deixado sair. Guida atende Remi que diz que a tia está com ele. Guida diz aos irmãos que eles estão bem, mas têm de ir ter com eles.

Teresa está a dar consulta a Nicolau. Faz perguntas sobre o relacionamento dele com Guida e insinua-se, atraída por Nicolau, ele tenta desviar o olhar dela. Nicolau não percebe as perguntas sobre os pais. Teresa diz que a melhor forma de evitar o pânico é não voar. Nicolau diz que assim não pode viajar com Guida e Teresa de forma muito prática e sedutora, diz que viaja ela e ele fica. Talvez descubram que são incompatíveis.

Mariana aproxima-se de Tomás que está concentrado a trabalhar, está constrangida pela discussão que tiveram de manhã, diz que a mãe está muito triste e desmoralizada e vai passar a noite a Lisboa com ela. Tomás acha que ela faz bem.

Fátima está no moinho, perdida nos seus pensamentos a trabalhar na mó, quando Carlota entra para a ameaçar que se continuar com ideias de reclamar a herança vai ter problemas. Fátima não tem medo dela e pega num picão e avança para Carlota que fica assustada. Fátima atira o picão para o lado e ri, divertida, com o susto que pregou a Carlota.

Anabela queixa-se de estar farta de estudar para o teste de matemática enquanto Silvério repara uma porta do armário da cozinha. Elvira chega e Anabela sai para o quarto sem dizer nada. Elvira acha que não exagerou, porque ela anda muito respondona, diz a Silvério para falar com ela. Sente-se a mais ali em casa.

Remi e Maria José estão molhados a verem o corpo de Hernández a seguir pelo rio abaixo. Maria José e Remi ficam uns instantes em silêncio a processarem tudo o que acabou de acontecer. Remi não chamou a polícia, só o disse para Hernández a largar. Maria José está surpresa por ele tentar salvá-la, agradece-lhe e diz que estava mesmo assustada apesar de já ter passado alguns sustos na vida. Jacinta, Guida e Tozé aparecem a correr, abraçam a tia, enquanto Rémi, triste, afasta-se.

Fausto diz a Salvador que podem esquecer as happy hour mas Salvador diz que nem pensar, fala demais e Vitória percebe que Jacinta está com ciúmes e quer falar com ela, mas Salvador não deixa, acha que Jacinta tem que confiar nele.

Aida está sentada à secretária, em frente ao computador, enquanto Tomás a ajuda a resolver um problema num ficheiro. Ela está preocupada com Gustavo. Falam de Fátima ter sido a estrela da festa. Aida fica mal impressionada por Mariana já saber que eram primas. Tomás atende a detetive e mostra-se surpreso. Liga de seguida a Fátima, que apesar de ter vontade, não atende e envia-lhe mensagem a dizer que está a trabalhar e não pode atender.

Carminho e Manuel estão a conversar, sentados à mesa e a beber chá. Carminho conta que não se divertia tanto faz tempo, Manuel arrependido de não ter ido à festa. Carminho quer convidar Fátima para jantar para a conhecer melhor. Manuel recebe email com uma reserva de hospedagem para a casa. Ele diz que Salvador não sabe, mas pode dormir em casa de Jacinta. Carminho fica horrorizada ao perceber que vai dormir no sofá para ceder o seu quarto aos hospedes.

Domingos reclama com Paula que ela não faz nada de jeito, vai pagar as bolachas que armazenou no congelador, pois vão ficar moles. Paula diz que não sabia. Ivone aparece e diz que Rosalinda é capaz de ter alta amanhã, Domingos fica entusiasmado.

Sebastião e Guilherme discutem por ele defender Fátima na questão da herança. Guilherme pergunta se o pai já sabia desta história, ele mente e diz que não. Marta mudou de opinião sobre Fátima e acha bem que Guilherme a ajude.

Tomás aparece no moinho, diz que tinha mesmo de lhe contar o que soube. Conta que contratou a detetive com quem ela falou e o médico foi localizado no Vietname, entrou e não saiu do país. Fátima fica sensibilizada com a atitude dele, quer pagar-lhe tudo e diz que ele não tinha que ter este trabalho. Pergunta porque ele fez isto e Tomás diz que a ama, não aguenta vê-la sofrer, os dois ficam muito próximos e acabam por ceder ao desejo, beijam-se apaixonados e sem reservas. Gustavo aproxima-se e assiste a tudo, perplexo.

Episódio 220 (28 de fevereiro a 6 de março)

Carminho desafia Fátima a ir à festa dos 50 anos do grupo Pereira Espinho. Fátima assume na festa que é herdeira da família. Fernando junta-se à festa e diz que a família está reunida. Carlota é humilhada.

Guilherme e Ivone aproximam-se cada vez mais.

Fausto entra na mercearia empurrando a porta encostada, traz um saco para as compras. Ouve barulho, umas pancadas no balcão e vê que em cima do balcão estão umas laranjas que estão a abanar. Intrigado chama Domingos, mas vê surgir Paula despenteada e Tozé, que finge que estava a arranjar uma porta. Paula vai apanhar ar e Tozé admite a Fausto que anda com ela, mas não pode contar a ninguém.

No Hotel, Nicolau vê Teresa e chama Guida, diz-lhe que é psicóloga e pode ajudá-lo com a fobia dele de voar. Guida aborda Teresa e pede uma consulta para Nicolau, Teresa não sendo ainda psicóloga não sabe o que dizer e acaba por se deixar convencer a ouvi-lo.

Fátima tenta perceber como é o processo para pedir a herança. Guilherme diz que é complexo, tem de provar que é neta de Augusto e demonstrar que Fernando e a Carlota agiram de má-fé ao privarem-na do que tem direito. Fátima diz que não quer guerras, mas hesita ao pensar em Anabela que também é herdeira. Carminho chega com Jacinta, veio convidá-la para ir com ela à festa dos 50 anos, quer provocar Carlota. Todos acham graça à forma como Carminho convence Fátima. Guilherme diz que é certo que Carlota não lhe vai fazer mal à frente de tantas pessoas. Fica na hesitação de Fátima.

Anabela faz queixinhas de Elvira a Silvério que está desconfortável. Ele diz que Elvira lhe disse que ela foi mal-educada, mas Anabela desmente. Paula diz que não se quer meter, mas não é com violência que se trata uma criança.

Guida improvisou um gabinete para a consulta. Nicolau fala da sua fobia e Teresa acha-lhe graça pela sua espontaneidade, mente ao dizer que já tratou várias pessoas como ele.

Maria José avisa Remi que Hernández anda à procura dele, Remi fica em pânico, quer os diamantes, diz que é o melhor para todos e tenta tocar no peito de Maria José que se esquiva, pega na pá do forno e ameaça-o. Manda-o desaparecer, antes que se arrependa de não ter dito onde ele estava.

Mariana desce as escadas arranjada para a festa, com um vestido elegante e cabelo penteado a preceito. Gustavo repara nela e fica encantado, elogia-a e ela fica constrangida. Tomás, sem grande ânimo, limita-se a forçar um sorriso a Mariana que se apercebe do desconforto. Aida diz-lhes para irem andando porque precisa de falar com Gustavo. Aida diz ao filho que sabe que foi a tribunal, chama-lhe a atenção sobre o comportamento dele e pede que seja a última vez que ele e o irmão lhe escondem coisas.

Guida mostra vários vestidos a Fátima, mas ela diz que ia sentir-se desconfortável, Jacinta também acha que as roupas não têm nada a ver com ela. Fátima diz que vai ligar a Carminho a dizer que não vai.

Depois de serem apanhados por Fausto, Paula diz a Tozé que não vê mal em assumirem o relacionamento deles, pois não devem nada a ninguém. Tozé não sabe o que dizer.

O lounge do hotel está decorado com gosto e pronto para a celebração dos 50 anos do Grupo Pereira Espinho. Num local de destaque, está um palanque para os discursos. Guida em vez da farda, traz um vestido e fala com Lena, que lhe pergunta se não devia estar fardada, mas ela diz que é uma data especial. Guida pergunta a Nicolau como correu a consulta, mas ele não quer falar sobre o assunto. Tomás está desligado da festa e Aida repara, ele diz que anda com problemas com Mariana.

Fernando veio visitar Sebastião. Serve-se de uísque de forma generosa. Está com ar agastado e cansado. Sebastião acha que Fernando está a beber demais, diz que não quis ir à festa para não se cruzar com Lena. Fernando não sabe se não devia aparecer só para provocar Carlota.

Guilherme vem para jantar a casa de Ivone, mas estranha não ver ninguém quando chega, ela diz que estão sozinhos. Quer agradecer-lhe tudo o que tem feito por ela. Falam de Fátima, ele diz que por ele estavam juntos, mas Fátima não lhe perdoa as asneiras que ele fez.

Lena avisa Carlota que é o seu último dia e diz que tem jornalistas que querem falar com ela. Carlota não quer responder a perguntas, sabe que querem falar da morte de Álvaro e segue para fazer o seu discurso. Fátima e Carminho chegam. Fátima fica de olhos presos em Tomás, que acabou de a ver. Ficam ambos encantados um com o outro. Carlota está junto do microfone e prepara-se para discursar. Carlota enerva-se, e, inadvertidamente, fala para um segurança levar Fátima dali, com o microfone ligado, chamando atenção de toda a gente para o que se está a passar. Carminho insurge-se e diz que ela não pode expulsar as legítimas herdeiras de Augusto Pereira Espinho, para além da Mariana, só ela e Fátima são Pereira Espinho. Lucinda pergunta a Fátima se é verdade e ela confirma. Diz que vai lutar por tudo a que tem direito. Carlota fica furiosa a olhar para Fátima.

Nicolau tenta travar a entrada de Fernando que está alcoolizado, mas Fernando não o ouve e entra. Carlota quer sanar o problema e começar a discursar, mas todos os jornalistas e fotógrafos estão mais interessados em Fátima. Fernando está animado e começa a bater palmas, diz que os jornalistas vieram por causa da família Pereira Espinho e que Carlota não faz parte da família. Acusa Carlota de ser mentirosa e chantagista. Mariana ferve de raiva de Fátima, enquanto os fotógrafos tiram fotos a Fernando, Carminho e Fátima.

Tozé quer entregar os diamantes a Rémi. Maria José diz que resolve, não lhe vai devolver nada. Jacinta tem ciúmes de Salvador, Maria José desvaloriza, diz que o que não faltam homens e se chatear-se com ele ajuda-a a procurar melhor.

Silvério está preocupado com Fátima por ter ido sozinha à festa. Elvira descansa-o, Fátima sabe defender-se. Anabela quer que o avô ralhe com Elvira, mas Silvério diz que ela está a exagerar. Anabela vitimiza-se.

Carlota termina o discurso. Carminho pede a Fátima que fique mais um pouco e afasta-se para ir buscar champanhe. Tomás aproxima-se e elogia Fátima, diz que para alem de estar muito bonita foi a alma daquela festa. Fátima fica envergonhada, diz que foi Carminho que a arrastou.

Leonor e Domingos estão recostados no sofá, a ver desenhos animados na televisão. Ele está feliz por ela estar ali. Leonor sugere levarem um quadro à mãe para que escrever o que quer dizer, já que não pode falar. Tomás liga a Domingos a dizer que vai buscar Leonor. Ele ainda sugere que ela durma lá em casa, mas Tomás declina. Leonor fica entusiasmada que Tomás venha buscá-la deixando Domingos desanimado.

Episódio 219 (21 a 27 de fevereiro)

Guilherme consegue prémio para o projeto de Jacinta e Fátima.

Fernando agride Carlota com uma garrafa de whiskey.

Hernández Jr. procura Raimundo.

Carlota ameaça Fátima. 

Vitória vai a casa de Fernando dizer-lhe que fez uma ecografia e está tudo bem. Fernando pede-lhe para ficar, pede desculpas por ter sido um fraco e não ter deixado Carlota antes. Vitória está de saída a pegar na maçaneta da porta, mas ele impede-a, puxa-a para si e ela deixa-se ir. Beijam-se com ternura e paixão. Vitória deixa-se levar, mas depois solta-se do beijo e sai, deixando a porta aberta. Fernando fica destroçado.

Paula está a treinar com Tozé e tenta recuperar o fôlego, conta-lhe que recebeu o dinheiro, mas Fátima ficou com ele para entregar a Hortense. Paula quer beijar Tozé e puxa-o para trás de uns lençóis junto ao tanque. Maria José passa a correr e não os vê, acha que vão mais à frente e continua.

Teresa pede a Nicolau para imprimir um artigo de psicologia. Nicolau aproveita para lhe pedir uma consulta, Teresa ainda não é psicóloga, mas não diz. Rémi aproxima-se de Nicolau e pede-lhe para convencer Guida a devolver os diamantes porque corre perigo, mas Nicolau não quer conversas com ele.

Sebastião diz a Carlota que amanhã recebe a notificação que foi constituída arguida no processo da morte do Álvaro. Carlota está preocupada diz que fez o que Fernando lhe pediu e Sebastião diz que ela só tem de assumir que agiu como uma esposa submissa e assustada, Carlota não gosta do cinismo dele. Mariana quer saber se convida o pai e os tios para a festa dos 50 anos do grupo. Carlota vai pensar quanto a Fernando, mas quanto aos tios não os quer lá.

Jacinta e Fátima estão expectantes perante Guilherme, acham que ele vai dizer-lhe que perderam mais uma hipótese de empréstimo. Guilherme entrega-lhes o financiamento do concurso Prémio para Jovens Empreendedores a que concorreu por elas. Ganharam um prémio que não chega ao valor que precisam, mas já é uma ajuda. Jacinta e Fátima ficam muito agradecidas.

Hernández Jr. entra no restaurante do hotel com ar perigoso. Tozé reconhece-lhe as feições e fica apreensivo. Hernández pergunta a Isilda se conhece Raimundo, ela diz que o único que conhece é o pai de Tozé, que, entretanto, tenta disfarçar o nervosismo e diz que o pai fugiu há muitos anos, não faz ideia onde está. Assim que Hernández sai, Tozé apressa-se a avisar as irmãs e a tia.

Hortense quer que a filha deixe o emprego e saia do hotel. Lena diz que está a cumprir a lei, tem de dar dois meses à empresa, mas que anda a pensar arranjar casa para elas as duas. Hortense diz que gosta de viver com os miúdos e não quer deixá-los sozinhos com Maria José. Lena diz que é só uma sugestão ao que Hortense agradece com carinho.

Sebastião diz a Gustavo para se dar por feliz, pois numa próxima vai preso. Tomás tenta saber o que se passa com o irmão, percebe que ele não anda bem. Gustavo sente-se culpado pelo que fez com Mariana e diz que é um falhado sem emprego nem namorada, mas grato por o irmão ajudá-lo sempre.

Fernando abre a porta e Carlota que entra, a olhar em volta. Provoca Fernando, vão estar juntos em tribunal e vai ter a oportunidade de o enterrar. Avisa-o para não aparecer nos 50 anos do grupo. Fernando reage quando Carlota diz mal de Vitória. Quando ela diz que Vitória é uma rameira que devia ter abortado e que ainda vai a tempo, Fernando grita e atira uma garrafa de whiskey a Carlota. Ouvimos a garrafa a partir, mas não vemos onde a garrafa bateu. Carlota fica assustada e chama-lhe assassino, Fernando diz que tem de treinar melhor a pontaria. Carlota sai e diz-lhe que pelo amor é capaz de tudo, mas para o destruir é capaz de muito mais.

Gustavo quer falar com Mariana que lhe diz para esquecê-la, o que se passou não vai voltar a acontecer nem com ela bêbada nem morta. Gustavo fica frustrado.

Na padaria, Jacinta olha de soslaio para Salvador, Fátima pergunta se estão chateados, ela diz que não sabe muito bem. Pede que Fátima fale com o proprietário a quem vão alugar o espaço porque ela não tem jeito para pessoas. Salvador acha que podiam fazer cartazes para promover a happy hour do pão. Fausto acha boa ideia.

Guida fica deprimida ao passar por hospedes do hotel, devia estar de férias e anda a limpar. Remi diz a Guida que Hernández Jr. continua à procura dos diamantes e todos correm perigo. Guida diz que já não cai na conversa dele e vira-lhe costas continuando a empurrar o carrinho de limpeza do hotel.

Maria José reclama com Aida que Jacinta não pode amassar pão com o braço no estado em que está. Aida lamenta, mas Gustavo já pagou as despesas médicas. Maria José acaba por dizer que Gustavo estava drogado e bêbado, Aida sente-se envergonhada, diz que não sabia e que o filho sempre foi problemático. Tozé aparece e conta à tia que o homem que Rémi falou anda à procura dele. Maria José desvaloriza e diz para dizer ao homem que Remi está no hotel. Tozé está preocupado porque Remi pode dizer que Maria José tem os diamantes. Ela fica pensativa e diz que têm de avaliar rapidamente os diamantes.

Carlota ainda está perturbada com o ataque de Fernando, mente à filha e diz que foi a casa de Fernando para saber se estava interessado em vir à festa. Manuel vem buscar o convite, Carlota é clara ao dizer que não quer a presença deles na festa. Manuel diz que o comportamento dela já não é falta de educação, mas sim demência.

Gustavo está a arrumar as suas coisas e Tomás diz que ele tem de se atinar, oferece um lugar na sua empresa ao irmão. Gustavo agradece, diz que ele está sempre ali para ele. Sente-se culpado, e quando vai para lhe contar que se envolveu com Mariana esta interrompe e ele desiste de contar.

No hospital, Elvira mostra-se carinhosa com a irmã, teve medo de que ela partisse sem fazerem as pazes. Rosalinda sorri como se lhe concedesse o perdão e Elvira beija-lhe a mão emocionada. Muda de assunto e põe a irmã a par das novidades. Conta que Fátima é neta de Augusto o que deixa Rosalinda perplexa.

Tozé e Maria José foram avaliar os diamantes e não sabem o que fazer pois os diamantes valem muito e não têm a quem vender sem certificação. Hernández entra e pergunta a Fausto por Raimundo, Maria José antecipa-se, diz que é ex-cunhada dele e diz que ele abandonou os sobrinhos, ele dá-lhe o contacto para ligar se souber dele. Ela repara que ele tem uma arma e fica assustada.

Carminho está escandalizada por não receberem convite para a comemoração de aniversário do grupo. Manuel diz para esquecer isso. Carminho diz que vai à festa mesmo sem convite. Manuel diz para não contar com ele e Salvador diz à mãe para não o fazer.

Fátima e Ivone conversam na rua, fica feliz por Ivone, diz que vai adorar ter um primo. Carlota vem direita a Fátima para avisá-la que se lhe tira o cliente espanhol esmaga-a. Fátima consegue irritar Carlota ao chamá-la de tia. Ivone também é da opinião que Fátima devia reclamar a herança.

Elvira vem a reclamar que tem de andar sempre a arrumar o que os outros sujam e desarrumam, manda Anabela apanhar a roupa que deixou na casa de banho, mas ela não lhe liga. Elvira cansada de ela ser malcriada, dá-lhe uma palmada no rabo, mas arrepende-se. Anabela sai a correr para o quarto, furiosa e levando o telemóvel com ela. Elvira fica para trás, nervosa e de mão trémula.

Episódio 218 (21 a 27 de fevereiro)

Gustavo é despedido.

Fernando procura Fátima e disponibiliza-se a fazer teste de ADN.

Carminho pede a Fátima que lhe fale de Maria do Amparo.

Rosalinda é desintubada.

Tomás discute com o irmão por causa da irresponsabilidade dele, quer saber o que se passa com ele e como vai explicar no hotel o que se passou. Tomás vai ligar a Sebastião para saber se pode ir com eles a tribunal, pede que não conte à mãe o que se passou.

Aida e Elvira veem no tablet a feira de design no Dubai, Aida acha que seria interessante participarem com a ideia do cadeirão que desenhou. Maria José recebe uma chamada e fica preocupada porque Jacinta teve um acidente e foi Gustavo que a abalroou. Aida fica indignada ao saber que o filho esteve envolvido.

Jacinta está furiosa, enquanto Salvador tenta acalmá-la, desculpa-se por não ter estado presente quando ela precisou. Jacinta diz estar farta de Vitória e que tanto ele como o pai a tomem como idiota, conta que Rémi só veio atrás de uns diamantes, que nem doente está. Salvador fica a assimilar a história que Jacinta lhe conta enquanto ela sai para o quarto desgostosa.

Sebastião abre a porta e do outro lado está Fausto que vem falar com Marta, mostra-se atrapalhado e constrangido. Marta diz ao pai para não assustar o convidado. Sebastião atende a chamada de Tomás e sai. Fausto pede desculpa pelas fotos, Marta também se desculpa, diz que estava nervosa. Marta abraça Fausto que retribui. Em seguida beijam-se, com cumplicidade. Fausto afasta-se, constrangido por causa de Sebastião poder entrar de repente. Marta finge que sai de casa para despistar o pai, mas vão para o quarto aos beijos.

Guilherme veio ter com Fátima e conta que Marta garantiu-lhe que já tinha entregado o dinheiro a todos. Fátima diz que o importante é garantir que Carlota não descobre que a chantagista era Marta pois nunca de sabe o que era capaz de fazer. Conta-lhe sobre a visita de Fernando, que ele está disposto a fazer o teste ADN. Guilherme acha que ela devia reclamar a sua parte na herança. Fátima diz que aquele dinheiro é sujo, mas fica pensativa quando Guilherme diz que a Maria do Amparo não ia querer que ela passasse dificuldades.

No lounge do hotel, Gustavo está com Tomás e pede desculpas a Teresa. Carlota desculpa-se também a Teresa e a seguir despede Gustavo à frente de Tomás e Teresa. Gustavo afasta-se com Tomás, olhando para Carlota com asco. Carlota volta a lamentar-se a Teresa que fica atrapalhada com a situação.

Maria José tenta fazer o almoço, mas não consegue. Jacinta diz que não era preciso ter vindo, mas toca no braço magoado com um esgar de dor. Guida entra, a chorar, com as malas de viagem pela mão, assusta-se ao vê-las e dá um grito. Conta que Nicolau teve novo ataque de pânico e tiveram de sair do avião. Jacinta consola a irmã.

Nicolau está na padaria, ainda sob o efeito dos ansiolíticos, sonolento, com o raciocínio lento e sem poder de reação. Ele não sabe explicar o que acontece, mas acha sempre que vai morrer. Ivone só vê uma solução, faz terapia ou esquece as viagens. Nicolau diz que não pode perder Guida por causa disto. Continua a falar, mas a irmã já saiu. Fausto acha melhor ele ir para casa descansar.

Tozé diz a Hortense que falou com Carlota e encostou-a à parede. Ele diz que lhe disse que ela não o queria como inimigo, mas Hortense não fica convencida com a explicação que ele dá, diz que não o quer metido em alhadas por sua causa. Mariana entra no restaurante e destrata Hortense, diz que não é bem-vinda nem como cliente. Hortense enfrenta-a e chama-a de mimada.

Fátima arruma requeijão no frigorífico. Quando termina, vê que, por baixo da porta, meteram um envelope azul. Carminho vem a correr antes que ela feche a porta, pede desculpas por aparecer assim, mas estava curiosa. Fátima fica desarmada com o interesse genuíno de Carminho em saber mais sobre a irmã que não conheceu. Fátima vai buscar uma fotografia de Maria do Amparo. Mostra-a a Carminho que fica encantada. Fátima fala da mãe e Carminho sorri deliciada, diz que uma mulher de força ao seu lado teria sido importante. Fica feliz em ter ganho uma sobrinha. Fátima sorri sem jeito.

Rosalinda está acordada, mas ainda muito combalida e afetada pelo período de coma. Já não está entubada, respira sozinha. Ainda tem o braço engessado e as costelas doridas. Não se mexe muito e ainda parece meio atordoada. Domingos está a seu lado. Olha para ela com amor e faz-lhe uma festa no cabelo. Tenta perceber se Rosalinda foi empurrada, ela faz sinal com a cabeça que não e faz uma expressão zangada. Domingos pergunta se Rosalinda pode ir com ele já hoje, mas Ivone diz ao tio que só tem alta na próxima semana, vai ter de ter paciência para recuperar e transmitir isso à tia.

Gustavo pede a Mariana que fale com a mãe para recuperar o emprego. Mariana diz que não pode fazer nada e realça as falhas de profissionalismo que ele já teve. Gustavo conta à mãe que foi despedido, mas não conta sobre a ida a tribunal, diz que Carlota decidiu embirrar. Tomás recebe sms de Fátima a comunicar que Rosalinda já foi desintubada para passar a mensagem a Leonor. Mariana fica com ciúmes.

Fausto e Salvador conversam sobre o pão que sobrou. Nesse instante, entra Remi, culpado. Salvador faz má cara quando o vê, sai de trás do balcão, agarra-o pelo braço e vai com ele até à entrada. Remi tenta desculpar-se, mas Salvador diz que ele o usou e esqueceu-se de mencionar os diamantes. Rémi tenta saber se Jacinta está bem depois do acidente, mas Salvador expulsa-o, diz que perdeu os filhos para sempre.

Nicolau tenta fazer as pazes com Guida, estão ambos tristes, ele vai fazer tudo para acabar com o pânico que sente. Rémi vem desculpar-se, mas Guida está muito magoada não o quer ouvir, ele diz que correm perigo enquanto tiverem as pedras. Nicolau diz a Rémi que ele é burro se não percebeu que as maiores joias desta vida são os filhos e que Guida é a mais bela das pedras preciosas. Guida abraça Nicolau comovida com o que ele disse.

Tozé e Maria José estão diante de Manuel, que os observa apreensivo. Maria José tem as mãos no próprio decote e tenta tirar um diamante do soutien, consegue chegar a um diamante. Tira-o do soutien e mostra-o a Manuel. Manuel examina-o e fica deslumbrado com a perfeição da pedra, mas ao saber que Rémi os roubou não quer estar envolvido, pode indicar-lhes quem os avalia, mas não quer ter nada a ver com isso. Diz que já lhe chega o processo do terreno e do vereador.

Guida conta o que se passou com o pai a Fátima e Elvira na presença de Anabela. Percebe que falou demais, pede-lhes que não digam nada porque a tia não quer que se espalhe. Paula aliviada por ter recebido o dinheiro da chantagem, mas Fátima diz que fica com ele e paga a Hortense, deixando Paula sem reação.

Mariana vai verificar o telemóvel de Tomás, ele fica a observá-la e confronta-a, Mariana assusta-se e desculpa-se, mas Tomás não gostou do que fez e quando ela diz para se deitarem juntos ele afasta-se e diz que não tem sono, mostrando o seu desagrado.

Episódio 217 (21 a 27 de fevereiro)

Em frente aos sobrinhos, Maria José confronta Remi sobre os diamantes que encontrou.

Gustavo alcoolizado, embate no carro de Jacinta.

Nicolau volta a ter ataque de pânico e desiste de viajar para Madrid.

Carlota ameaça Hortense. Tozé interfere e enfrenta Carlota, diz-lhe que sabe que ela envenenou Artur.

Guida e Jacinta olham satisfeitas para o pai, que acabou de chegar com flores e bolos. TOZÉ está contrariado e Maria José está ainda mais simpática do que o normal. Rémi fica tenso quando Maria José fala do que encontrou no forno e mostra o conteúdo do saquinho de veludo. Todos ficam boquiabertos à exceção de Remi que fica perturbado. Maria José acusa-o de andar a rondar os filhos estes meses todos para chegar aos diamantes. Rémi diz que ama os filhos, também veio para os ver. Jacinta quer saber onde os arranjou e ele conta que foi no tempo que era camionista e descobriu que nas latas de tomate seguiam também diamantes, mas não podiam vendê-los porque iam ser descobertos por um mafioso espanhol. Conta que mesmo estando no Brasil, Hernández descobriu-os e foram para o Canadá, onde criaram o negócio com a única pedra que tinham. Guida e Jacinta ficam desiludidas com o pai quando diz que também não está doente. Tozé manda-o sair, mas os diamantes ficam. As irmãs abraçam-se a chorar enquanto a tia se penaliza, mas diz que não podia deixar que ele continuasse a enganá-los.

Hortense está na sala de Carlota, desconfia do convite que lhe fez para estar ali. Carlota diz que a chamou para lhe dizer que não devia ter contado nada e que vai fazer a vida negra a Lena, como já fez com Quim. Hortense fica em choque.

Domingos continua desanimado porque Rosalinda acordou, mas não fala nem se mexe. Elvira e Fátima dão-lhe forças, com o tempo ela vai ficar bem. Silvério comenta apenas com Fátima que tem duvidas se ela vai voltar a ficar como era. Fátima diz que Ivone recomenda muita fisioterapia, terapia da fala e que têm de dar apoio aos tios.

Tomás quer saber se Mariana já sabia que Fátima era sua prima, Mariana evita responder, mas acaba por se enervar e diz que soube há pouco tempo, mas preferia esquecer. Ele dá a entender que ela preferiu esquecer quando sabia que ela passava dificuldades. Mariana fica irritada com a preocupação dele com Fátima e diz que também se esqueceu de pôr like na fotografia da família feliz quando ele jantou em casa de Fátima.

Jacinta já se controlou, já Guida continua em lágrimas, não quer viajar para Madrid, mas Jacinta incentiva-a ir, não vai desistir do sonho como ela fez com a dança. Tozé pesquisa notícias na internet e confirma que Hernández júnior foi solto. Maria José diz que têm de avaliar os diamantes e vender.

Ivone e Guilherme acabam de chegar da clínica. Ivone dá um abraço sentido a Guilherme, que retribui. Ficam assim um pouco mais do que seria esperado. Separam-se, algo atrapalhados. Nicolau sai de casa, animado e curioso. Vem com uma mochila às costas e pergunta se já é oficial e se pode dar a prenda dele ao sobrinho. Os dois riem-se. Nicolau está empolgado com a viagem e diz que quando voltar já quer ser tio.

Maria José está no Burel, pensativa. Rémi vem falar com ela e Maria José levanta-se, altiva, com a tesoura na mão. Ele diz que quer os diamantes e ela manda-o embora. Elvira fica a achar que Rémi está interessado nela por o ver a querer mexer no peito dela.

Gustavo vai ao volante, esforçando-se por ir atento à estrada, mas com óbvias dificuldades. Ainda está sob o efeito do álcool e da erva que fumou na noite anterior. Teresa sente-se inquieta com a sua condução e pede que ele pare o carro. Ele diz que estão mesmo a chegar, mas cala-se ao ver que, no sentido oposto, a desfazer a curva, vem Jacinta, ao volante da carrinha do pão. Gustavo está no meio da estrada, tenta desviar o carro para o seu lado e Jacinta esforça-se por se chegar à valeta. Mas é tarde demais e apesar de travarem a fundo, os dois carros chocam.

Hortense está muito inquieta, Tozé insiste com ela para saber o que se passou. Ela conta-lhe que Carlota ameaçou-a a ela e a Lena. Tozé fica pensativo e garante-lhe que Carlota não lhes vai fazer mal. Hortense não percebe a certeza de Tozé.

Anabela está desejosa de ir ter com Leonor. Tomás diz a Fátima que falou com Mariana e ela já sabia que eram primas, há pouco tempo, mas sabia. Fátima não se espanta, mas diz que não quer lutar pelos seus direitos, apenas quer provar que Carlota foi responsável pela morte de Artur. Diz que Carlota sabia que ela pertencia à família e nunca lhe facilitou a vida, nem a ela nem ao irmão. Isso torna tudo pior. Tomás mostra-se compreensivo.

Todos estão fora dos respetivos carros. O guarda Valter já está no local e tem na mão o aparelho para medir o nível de alcoolemia. Jacinta está furiosa e queixa-se de dores num braço, tem uma mancha de sangue na manga. Teresa está assustada, mas fisicamente incólume. Gustavo sopra contrariado no aparelho. O resultado é de 0.8 e Teresa acusa-o de conduzir um carro de serviço com clientes. Gustavo dá-se como culpado, diz a Valter que pode ir porque ele assume o prejuízo, mas Jacinta quer tudo direitinho. Valter diz que Gustavo vai ter de acompanhá-lo ao posto.

Guida e Nicolau acabaram de embarcar. Sentam-se, ele do lado da janela, ela junto ao corredor. Nicolau reconhece a Assistente de bordo, é a mesma do voo que perderam para o Canadá. Nicolau tenta sentir-se desperto, pois tomou a medicação. Fecham as portas e Nicolau agarra os apoios dos braços com força.

Carminho diz que lhe apetecia risotto, Paula acha que não têm nada disso, mas bem podiam fazer um jantar, já que agora são família. Sugere vender as suas malas ali na mercearia, mas Domingos diz a Carminho para não ligar ao que Paula diz.

Sebastião fala das possibilidades que Fátima tem de ser herdeira. Explica que ela pode entrar com uma ação e ir atrás dos herdeiros. Como Carlota não é herdeira e se provarem que Fernando sabia que existiam mais herdeiros provam que ele agiu de má-fé e podem tentar impugnar a passagem de bens para o nome de Carlota. Carlota receia que Fernando a prejudique. Sebastião pergunta-lhe se ela teve alguma coisa a ver com a ida de Fernando para o hospital e confronta-a sobre a falsificação da autópsia, se foi só mesmo para ajudar Gustavo.

Mariana não acredita que Tomás esteja chateado porque ela já sabia que Fátima era sua prima. Ele diz que lhe faz confusão que ela tenha alinhado na mentira sabendo que Fátima passava dificuldades. Tomás fica preocupado quando recebe uma chamada e diz que Gustavo teve um acidente em estado alcoolizado.

A assistente de bordo pede a Guida para guardar o telemóvel para segurança de todos. O comandante dá as boas-vindas aos passageiros e Nicolau deturpa tudo o que ouve, começa a hiperventilar, não aguenta mais e quer sair dali. Guida pede que ele fique por ela, não quer sair, mas acaba por sair com ele.

Jacinta já tem um curativo no braço e quer que Ivone faça a conta, diz que pode exagerar pois quer que Gustavo pague tudo. Manuel veio ver como ela está, Salvador pediu-lhe, tem receio de dizer a Jacinta que Salvador foi a uma consulta com Vitória, mas acaba por contar. Jacinta fica furiosa.

Fernando acabou de entrar no moinho, olha incomodado e culpado para Fátima, que fecha uma saca grande de farinha e esforça-se para a colocar no carrinho de mão. Fernando fica incomodado de a ver trabalhar arduamente, mostra-se arrependido e disponibiliza-se para fazer o teste de ADN. Fátima diz que não quer nada da família dele, só distância.

Lena recebe Tozé, que quer falar com Carlota. Lena diz que deve estar no gabinete e Tozé começa a subir. Lena percebe que vai haver problema e sorri. Carlota fica indignada quando Tozé entra sem bater. Tozé ameaça-a e diz que se faz alguma coisa aa Hortense ou à família vai à polícia e conta tudo o que viu na noite que Artur morreu, sabe que foi ela que o envenenou porque viu-a a mexer na garrafa dele. Carlota fica em choque. Recuando no tempo, Tozé sai da casa de banho detém-se ao ver Carlota a colocar a garrafa de Artur onde estava e sai sem reparar em Tozé. Carlota enfrenta Tozé furiosa, tenta negar. Carlota também sabe que foi ele que matou Augusto, ouviu-o a dizer a Hortense. Tozé é apanhado de surpresa com a acusação, mas lembra-a que ela deixou o sogro à sorte dele. Os dois percebem que estão num impasse,  Carlota propõe ficarem os dois calados e ela também não faz mal a Hortense e Lena.

Episódio 216 (21 a 27 de fevereiro)

Hortense diz publicamente que Fátima é neta de Augusto.

Rosalinda acorda do coma.

Maria José encontra os diamantes no forno.

Fátima e Hortense estão a conversar, junto do busto. Hortense está desolada com o que Marta lhe fez, pois tinha-a como uma neta. Mariana vê Fátima e vai direita a ela acusando-a de se meter com um homem casado. Hortense perde a paciência e diz para Mariana parar de falar assim com Fátima, porque é sangue do sangue dela. Mariana fica aflita, estão todos a olhar para elas. Manda-a calar, mas Hortense diz bem alto para que todos oiçam que Fátima é neta de Augusto Pereira Espinho apontando para o busto. Domingos aproxima-se e fica perplexo.

Mariana está muito nervosa quando entra na padaria e vai direita à casa de banho, Carminho espera que ela saia e pergunta o foi aquilo, Mariana sem paciência para explicações diz que a mãe da Fátima era filha do avô. Carminho fica muito confusa.

Vitória acaba de abrir a porta a Fernando. Ele entra, ainda combalido e garante que não se queria matar, só perdeu o controle. Pergunta se acredita nele e Vitória diz que quer acreditar. Fernando sente-se feliz por Vitória estar a cuidar dele, mas ela só está a ajudá-lo por ser pai da filha, a relação deles mantém-se como está. Ele perde o sorriso e encaminha-se para a porta, diz que não precisa de uma mãe nem de uma enfermeira, preciso da mulher que ama.

Jacinta discute com Salvador por ele ter ido ter com Vitória. Salvador fá-la ver que está a exagerar, gosta é dela e Vitória é apenas amiga e não podia deixá-la sozinha naquele momento de aflição. Jacinta diz que também precisava dele porque o irmão zangou-se com ela por ter feito as pazes com o pai, mas acaba por desculpá-lo. Salvador estraga tudo quando ela lhe pede para ir às compras e ele diz que vai ajudar Vitória.

Hortense conversa com Tozé, conta que ainda não recebeu o seu dinheiro de volta, ele acha que vai receber e se não receber ele dá-lhe o dele. Nicolau informa que vai despedir-se do restaurante do hotel. Tozé diz que ele faz bem, Isilda também não dá importância. Hortense acha que é um favor que ele faz, porque nunca teve jeito para servir às mesas.

Fátima fala com Guida sobre o que se passou com Mariana na aldeia. Guida acha que devia pedir o que é dela por direito, diz a brincar que ainda vai ser sua patroa.

Mariana está furiosa a contar à mãe a vergonha que passou. Carlota diz que Hortense vai pagar por ter contado a todos em publico. Mariana quer ter a certeza de que Fátima não pode ficar com o património da família agora que está tudo em nome de Carlota, ela diz que vai confirmar com Sebastião, mas Fátima pode requerer o nome de família. Mariana recebe mensagem do pai e Carlota fica preocupada ao saber que Fernando foi para o hospital.

Rémi encontra-se agachado junto ao forno com um escopro. Quando se prepara para partir a estrutura que esconde os diamantes, abre-se a porta da rua. Ele levanta-se de um salto e esconde o escopro. Maria José olha espantada para ele. Ele diz que veio buscar um biquíni para Guida que vai amanhã para Madrid, mas ela não acredita nele e já pediu a Ivone para saber se esteve mesmo no hospital. Maria José pede-lhe a chave de casa e ele entrega contrariado. Remi ainda hesita, mas não lhe ocorre mais nenhum motivo para ficar e vai-se embora. Maria José olha o forno, desconfiada. Põe-se a espreitar, tentando detetar algo de anormal. Baixa-se, remove lenha ou outros utensílios que ali estejam e apalpa o interior. Descobre o escopro e fica admirada. Continua à procura e há alguma coisa que capta a sua atenção. Maria José tenta soltar o que encontrou, mas não consegue. Usa o escopro e começa a bater na saliência que sentiu até que cai um saquinho aveludado. Maria José pega nele, intrigada, e fica chocada ao ver que são diamantes.

Sebastião fica surpreendido ao saber que Marta desistiu de ir para Nova York, ela está contrariada, mas não tem alternativa. Sebastião abre a porta a Hortense e sai para dentro. Hortense descompõe Marta que pede desculpas, diz que no início só queria prejudicar Carlota que tinha sido má para ela. Hortense diz que nunca pensou que ela fosse capaz de fazer o que fez, felizmente que não é sua neta. Marta entrega-lhe o dinheiro e quer saber se os outros sabem que ela é a chantagista, mas Hortense não responde e sai.

Fátima entra na cozinha onde estão Silvério e Elvira, a arrumar louça amuada com ele. Fátima diz ao pai que acabou de falar com o espanhol a quem vendiam queijos, quer voltar a fazer negócio. Elvira acha que deve aproveitar. Silvério irrita-se, diz que Fátima não arranja financiamento para o pão quanto mais para a queijaria.

Domingos emociona-se com Leonor quando ela abraça a mãe e apressa-se a sair. Leonor pede à mãe que não morra, diz que vai fazer tudo direitinho e portar-se bem. Quando larga a mão da mãe para ir embora, começa a escorrer uma lágrima do olho de Rosalinda. Os sinais vitais começam a acelerar. Tomás fica admirado e Leonor percebe que a mãe está a reagir e volta para perto dela. Rosalinda abre os olhos, atordoada. Os olhos dela procuram alguma coisa e batem em Leonor. Tomás carrega na campainha, apressado enquanto Leonor se emociona a olhar a mãe. Domingos fica assustado quando vê Olímpia a correr para o quarto de Rosalinda. Rosalinda, ainda com tubos, tem apenas os olhos abertos. Não consegue falar, nem se mover e mostra-se confusa. As lágrimas escorrem, enquanto olha para Leonor, que abraça a mãe. Rosalinda só chora, Olímpia tenta acalmá-la, pede que aguardem lá fora para verem se ela consegue respirar sozinha.

Gustavo fala com Teresa sobre as atividades, ela procura algo tranquilo e combinam para amanhã de manhã. Mariana liga à procura de Tomás e Gustavo procura falar que não consegue esquecer a noite que passaram juntos, mas a chamada cai.

Guida e Jacinta olham, estupefactas, para Maria José que não para de ajeitar o soutien onde suporta os diamantes, não querem acreditar que Maria José quer dizer a Remi para ir jantar lá a casa. Esperam que não seja nenhuma armadilha e Guida acaba por dizer que vai ligar ao pai toda contente. Maria José sorri, enquanto ajeita os diamantes no peito.

Carminho tenta perceber se o irmão queria mesmo terminar com a vida, Fernando diz que não mas tinha bebido muito e não mediu as consequências. Carminho confronta-o sobre Fátima ser sua sobrinha e que ele sempre soube. Acusa-o de ser igual à Carlota ao permitir que o património não fosse dividido com mais ninguém. Diz que nunca conheceu a irmã por culpa dele e que agora percebe a quem ele sai para ter filhos fora do casamento. Fernando fica calado quando ela lhe diz se também gosta que Mariana não aceite a filha de Vitória como irmã.

Leonor está triste porque a mãe apesar de ter acordado ainda não fala nem se mexe e tem dúvidas se ela vai ficar bem. Tomás e Aida tranquilizam-na, é normal porque esteve muito tempo a dormir. Mariana chega a casa e fica feliz com a boa noticia que Leonor se apressa a dar-lhe sobre a mãe, diz a Tomás que podia ter avisado pois tinha vindo mais cedo para casa.

Gustavo já tem várias garrafas de cervejas vazias que bebeu. Fausto entrega a Marta um envelope e ela vê que dentro estão as fotografias que tirou a Marta, que se assusta e atira as fotos para a mesa recuando. Fausto estranha a reação dela. Diz para ter calma que foi ele que as tirou. Gustavo pede erva a Fausto, sabe que ele tem.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18