“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 215 (14 a 20 de janeiro)

Tozé conta a Maria José que Jacinta fez as pazes com o pai.

Tozé expulsa as irmãs de casa.

Gustavo e Mariana envolvem-se.

Tomás enfrenta ameaça de Carlota.

Marta devolve o dinheiro aos chantageados que ficam intrigados.

Rémi fica assustado ao saber que Hernandez Jr. saiu da prisão.

Mariana vê no ecrã do seu telemóvel a fotografia que Leonor acabou de publicar nas redes sociais. Acha que Tomás só pode estar a gozar com ela. Apaga as velas e serve-se de mais vinho na tristeza que sente.

Tomás fica muito admirado com o que Fátima lhe conta, ele acha que se Mariana soubesse que são primas tinha-lhe dito. Leonor insiste com Tomás para ficar para jogar, ele diz que está a ficar tarde, mas fica para uma ronda. Os quatro jogam animados.

Maria José vê Tozé chegar a casa e pelas horas tardias admira que ele seja tão trabalhador. Pede que lhe faça companhia a beber uma cerveja. Tozé diz que só costuma beber em festas e diz que as irmãs foram ao hotel ter com Rémi, Maria José não quer acreditar que Jacinta fez as pazes com o pai e ele manda-a ir lá ver.

Rémi, Jacinta e Guida estão muito animados a verem fotos antigas e a relembrar histórias. Maria José chega no momento que elas estão a dar um beijo ao pai. As irmãs afastam-se de Remi, sobressaltadas com a voz da tia. Maria José senta-se interessada em saber como é que Remi deu a volta a Jacinta. Ela explica a doença do pai, mas Maria José não acredita e acha que ele vai desiludi-las.

Carlota interpela Tomás no hotel e pergunta o que está ali a fazer. Ele diz que veio buscar o telemóvel. Carlota aproveita para avisá-lo para não fazer sofrer Mariana, já sabe que anda a ajudar Fátima a investigar a morte de Artur. Tomás provoca-a quanto à morte de Artur e Carlota desvaloriza e diz que lhe interessa o bem-estar da filha. Tomás enfrenta-a e diz que tem mais que fazer que estar a ouvi-la. Carlota ameaça-o se prejudicar Mariana. Tomás diz que não tem medo dela.

Gustavo chega a casa, ligeiramente embriagado, entra e encontra Mariana ainda mais bêbada que ele. Ela está triste porque Tomás ficou a jantar com Fátima quando ela lhe preparou um jantar especial. Gustavo aproxima-se dela e diz que nunca a esqueceu, dá-lhe um beijo impulsivo e irrefletido. Mariana agarra-se a ele, carente. Os dois ficam aos beijos, que aumentam de intensidade. Mariana, entre beijos, tira a t-shirt a Gustavo.

Fátima está a terminar de arrumar a cozinha. Paula chega e diz que se fartou de trabalhar, Fátima repara que ela tem a camisa vestida do avesso e Paula muda de assunto. Anabela gostou do jantar, acha que Fátima é que devia ter ficado com Tomás.

Tozé espera as irmãs, discute por terem ficado até tão tarde com o pai, quer que façam as malas e saiam de casa. Jacinta acusa-o de não ter coração porque o pai está a morrer. Ele continua a não acreditar e diz a Jacinta que não esperava que ela fizesse as pazes, é como se fosse uma traição. Hortense manda-os parar porque quer descansar.

Carminho e Manuel acabaram de chegar do hospital e põem Salvador a par do estado de Fernando. Jacinta e Guida pedem para ficar ali em casa porque Tozé expulsou-as de casa deles. Carminho explica a Jacinta porque Salvador saiu apressado para apoiar Vitória que está sozinha no hospital.

Tomás entra em casa e repara na mesa posta para dois, decorada com flores e velas já apagadas. Mariana, tensa e a tentar disfarçar o envolvimento com Gustavo, desce as escadas. Tomás quer falar com ela, mas Mariana diz que falam amanhã porque está cansada. Tomás fica a arrumar a mesa e a sentir-se culpado.

Marta distribui o dinheiro pelos envelopes azuis para devolver. Guilherme avisa-a que amanhã quando voltar com Ivone quer que a devolução esteja tratada, caso contrário faz queixa dela à polícia. Marta fica admirada por saber que foi Fátima que o convenceu a não contar.

Jacinta e Guida tentam explicar-se a Maria José, que acha que Remi está a enganá-las e que é do tipo cascavel, vem de fininho, enrola-se e ataca de uma vez. Acha que elas deviam acompanhá-lo a uma consulta no médico.

Rémi estaca, muito tenso, a olhar para uma fotografia em destaque de Hernandez Jr. No título da notícia lê-se: “Hernandez Jr., filho de barão da máfia andaluza, sai em liberdade”. pega no faz uma chamada a Lucien e conta-lhe o que acabou de ver no jornal e que Hernadez jura vingança. Lucien manda-o pegar nos diamantes o mais rápido e sair dali. Nicolau vem da receção com a correspondência e Rémi acena-lhe disfarçadamente. Detém-se a olhar para um dos envelopes, que é azul e traz o seu nome. Trémulo, Nicolau enche-se de coragem para abrir o envelope, certificando-se de que não é observado. No interior, estão 500 euros. NICOLAU fixa o dinheiro, perplexo. Olha novamente para dentro do envelope e de lá tira um bilhete, onde se lê: “Acabou. Vou esquecer o que sei”. Fica intrigado.

Paula diz a Fátima que devia pedir um teste ADN e reclamar a herança. Fátima volta a sublinhar que não quer nada deles. Paula diz que Anabela também deve ter direitos por ser filha de Artur.

Gustavo e Mariana estão constrangidos, Mariana fá-lo prometer que não conta nada, se Tomás sonha não os perdoa e vai deixá-la. Gustavo tranquiliza-a que não vai contar nada e diz que talvez ela não goste assim tanto do irmão. Gustavo fica intrigado ao ver um envelope azul debaixo da porta. Abre e vê quinhentos euros juntamente com um bilhete a dizer “Acabou. Vou esquecer o que sei.” Fica intrigado.

Nicolau surpreende Guida, ao comprar passagens para Madrid, inventa que foi um dinheiro que recebeu de um part-time que fez. Lena deixa-os tirar os dois dias que precisam e Nicolau e Guida saltam de contentamento. Guida agarra Nicolau e começa a beijá-lo.

Silvério procura Elvira no Burel, vem com chocolates para lhe oferecer. Maria José não tem vergonha e pede para tirar um. Elvira fica irritada que ele tenha deixado. Maria José provoca-a e Aida vem ver o que se passa, acaba por achar piada ao descaramento de Maria José.

Fausto está a aviar-se na mercearia enquanto Paula lima as unhas. Paula não quer fazer contas ao peso da fruta, pede 5€, ao que ele reclama e não lhe dá. Tozé chega e diz-lhe que o chantagista devolveu o dinheiro, vai fechar a porta, pois não se resistem uma vez mais.

Gustavo não consegue encarar o irmão. Tomás tenta perceber se Mariana comentou alguma coisa com ele, achou que reagiu muito bem à falha dele com o jantar. Gustavo mente, diz que não a viu, mas acha que ele não devia tê-la deixado pendurada.

Episódio 214 (14 a 20 de janeiro)

Vitória encontra Fernando inconsciente.

Guilherme decide o que fazer com Marta.

Paula e Tozé não resistem um ao outro.

Tomás contrata os serviços de investigação de Natércia para ajudar Fátima.

 Fernando está de copo de uísque na mão a olhar pela janela, magoado com as palavras de Vitória, bebe transtornado, junto há garrafa de whiskey estão comprimidos. Fernando não atende chamada de Carminho e coloca o telemóvel no silêncio. Carminho está preocupada porque Fernando não atende. Manuel está entretido a fotografar vários ângulos da sala com o telemóvel, reposiciona alguns objetos decorativos para melhor figurarem nas fotos. Manuel diz que Salvador e a Jacinta podiam dar o seu contributo ao negócio cedendo o quarto deles em dias de arrendamento. Carminho não acha bem que esteja a expulsar Salvador de casa, acha que ele não vai gostar da ideia.

Paula e Tozé acabaram de ter sexo, Paula mostra-se indignada diz que não sabe como foi que aquilo aconteceu, conhecem-se desde miúdos. Tozé diz que é melhor fingir que não aconteceu. Paula não se cala e ele volta a beijá-la. Domingos aparece e eles disfarçam.

Gustavo convida Fausto para a festa da espuma que vai haver esta noite com música ao vivo, fica a saber que ele namora com Marta e não vai ter a companhia dele. Lucinda entra com o novo namorado. Gustavo comenta que está visto que só ele é que não arranja companhia.

Tomás está a conversar com Natércia, que tenta perceber o interesse dele no caso de Artur. Tomás diz que é familiar de Gustavo, implicado e julgado pelo crime e querem esclarecer tudo. Ela esclarece os honorários e Tomás diz que pode começar já.

Marta pergunta ao pai se quer que ela trate do jantar, mas ele diz que não tem fome. Marta pergunta se Guilherme falou com ele, mas ele diz que não. Marta sai para a cozinha e Sebastião avança até à secretária, começa à procura de algo: abre um dossier e procura aí. Depois abre uma agenda até que um papel cai com um número de telefone com o indicativo do Vietname. Sebastião tira da gaveta um telemóvel descartável. Faz a ligação e fica à espera que alguém atenda, mas logo ouve sinal intermitente de número inexistente. Fica sem saber o que fazer, acaba por guardá-lo na gaveta e vai para o quarto. Guilherme entra, vindo de fora. Marta sai da cozinha e Guilherme diz a Marta que já sabe o que vai fazer com ela.

Aida vai passar a noite a Coimbra porque amanhã tem reunião. Gustavo convida Mariana e Tomás para uma festa. Ela diz que prefere fazer a festa ali, já que ela e Tomás vão ficar sozinhos esta noite, pede-lhe que saia cedo para preparar uma surpresa ao irmão. Gustavo fica incomodado, mas disfarça.

Carminho está de visita a Vitória que lhe conta que Carlota contou aos pais dela que está gravida de Fernando e a reação deles não podia ter sido pior. Carminho diz que quando conhecerem a neta isso passa-lhes. Conta que está preocupada com Fernando. Vitória também tenta ligar para ele, mas está desligado, diz que depois passa na casa dele, para não se preocupar.

Paula veio visitar Rosalinda, que continua em coma, e fala com ela. Conta o que se passa com Carlota e Fernando e fala do trabalho na mercearia, e que ela é que está bem ali naquele silêncio. Domingos manda-a ir trabalhar, avisa-a que se ela começa com as suas trafulhices mete-a na rua.

Guilherme combinou com Marta que ela acabava a chantagem e ele não ia à polícia. Fátima acha bem, quanto menos se falar daquela noite melhor e para não estragar a vida de ninguém que não mereça.

Vitória insiste em bater à porta de Fernando, acaba por rodar a maçaneta e porta abre. Vitória dá de caras com Fernando inconsciente e caído no chão. Precipita-se para ele, aflita e tenta reanimá-lo com leves palmadas no rosto e sente-lhe o pulso. Liga de imediato para o 112.

Tomás acaba de chegar a casa, mas vai ter de sair novamente porque Leonor se esqueceu de um trabalho, percebe que também não tem o telemóvel, vai ter de voltar ao hotel, manda-a jantar e não esperar por ele. Mariana fica triste, mas não esmorece e começa a preparar a mesa para um jantar especial.

No hospital, Manuel e Carminho chegam até Vitória. Carminho está muito nervosa a tentar perceber o que se passou com o irmão. Vitória diz que a informação que tem é que ele misturou comprimidos com álcool. Carminho culpa-se por ter sido tão dura com o irmão, não o quer perder. Vitória ainda angustiada com tudo, diz que o médico disse que ele está fora de perigo.

Tozé está a arrumar tudo no restaurante quando batem à porta, é Paula que dá a desculpa que veio buscar os óculos. Tozé cala-a com um beijo e saem para a cozinha sempre agarrados.

Episódio 213 (14 a 20 de janeiro)

Tomás decide pagar a investigação para ajudar Fátima.

Hortense conta a Fátima que é neta de Augusto.

Marta tenta saber o que Guilherme vai fazer, apela ao facto de ser irmã dele e se a polícia ficar a saber o que se passou, quem sofre mais é a família de Fátima. Guilherme pede que se cale, diz que sabe bem o que está em causa, aconselha-a como advogado a não gastar o dinheiro que não lhe pertence. Sebastião entra e percebe o ambiente tenso, tenta saber o que se passa, Guilherme hesita contar e sai, mas Marta não conta nada ao pai.

Vitória abre a porta e depara-se com Fernando, abatido, com olheiras e com ar de quem está com ressaca. Vitória comenta que lhe cheira a álcool. Ele pede para ficar, precisa dela e largou tudo para estar com ela. Vitória pede-lhe que vá embora, não consegue amar uma pessoa que não conhece e que mentiu a todos durante tanto tempo. Fernando sai, desolado e na tristeza de Vitória.

Tomás desabafa com a mãe sobre a sua vontade de ajudar Fátima e pagar a investigação. Acha que a situação toda com o Gustavo e o vídeo que foi destruído, ficou sempre a sentir-se em dívida com a Fátima. Aida acha que ele deve seguir o coração e também gostava de saber quem foi o culpado por causa da acusação feita a Gustavo.

Guida está desanimada por não ter ido para o Canadá, pede desculpa pelo dinheiro que gastou para nada. Remi diz que devia ser mais compreensiva com Nicolau. Jacinta pergunta a Guida se não acha estranho ela ter aparecido ali com o pai e diz a Guida que fizeram as pazes. Guida quer saber como, Rémi oculta-lhe que está doente, disfarça, para espanto de Jacinta. Remi diz a Jacinta em voz baixinha para Guida não ouvir, que não podem dar-lhe agora mais um desgosto.

Paula já começou os treinos com Tozé e está cheia de dores, pede ajuda a Anabela para empilhar caixas de frutas e levar para a arrecadação e em troca dá-lhes as gomas que querem. Anabela diz que ajuda pelo valor de 10€ cada caixa ou nada feito. Paula não aceita e manda-a embora.

Tomás encontra a inspetora Cristina e pede o contacto da investigadora privada que Fátima lhe falou. De seguida liga a Mariana e diz que não quer que haja segredos entre eles e conta-lhe que vai ajudar Fátima na investigação à morte do irmão, não acha justo que por falta de dinheiro, ela e a família fiquem sem saber o que aconteceu. Para além disso quer ajudar o Gustavo que ainda não se livrou da fama de ter sido o assassino do Artur. Mariana fica furiosa, diz que não acha normal e desliga a chamada.

Guilherme diz a Fátima que tem de ir à polícia contar tudo, há um assassino à solta que tem de ser preso. Fátima diz que ele vai arrastar para os tribunais todos os envolvidos. Vai ter de contar que à irmã que andou a chantageá-los. Se não contar, os chantageados não vão ficar calados. Guilherme diz que quanto à irmã tem de aprender a responsabilizar-se pelos seus atos. Fica inquieto quando Fátima interrompe e diz que quando Carlota souber que foi Marta quem andou a chantageá-la este tempo todo, vai atrás dela e que ele deve protegê-la.

Nicolau vem com Ivone para que ela explique a Guida o que se passou com ele no avião. Ivone explica a Guida que aquilo que Nicolau teve não se controla, chama-se avio fobia (medo extremo de andar de avião) mas há medicação que pode ajudar. Guida fica sensibilizada e perdoa-o.

Jacinta relembra a vez que o pai a foi ver no ballet, fala do dinheiro que lhe queria dar e pergunta se pode usar para o negócio com Fátima, ele diz que ajuda no que ela precisar. Maria José entra na padaria e Jacinta ao vê-la, finge estar furiosa com Remi e sai. Simão aproxima-se de Maria José e elogia-a.

Mariana, furiosa, desabafa com Carlota que tenta disfarçar a apreensão que sente. Mariana está furiosa por Tomás querer ajudar Fátima na investigação. Carlota está apreensiva e comenta que não percebe para que vão remexer no assunto da morte do Artur, Mariana diz que às vezes dá por ela a pensar se a mãe não fez mesmo nada a Artur. Carlota nega e desvia o assunto, diz que Mariana devia largar Tomás, porque não quer ter filhos nem casa com ela e quer ajudar a ex namorada. Mariana furiosa diz que se ela não tem nada simpático para dizer podia ficar calada.

Mariana, furiosa, caminha pelo corredor do hotel, apressada e cruza-se com Hortense que se mete com ela, não tinha que lhe dizer, mas veio ver a filha. Mariana avisa-a que já anda à procura de chefs para o restaurante, mas Hortense não quer saber. Mariana acaba por ser mal-educada com Hortense. Hortense diz para o ar que aquela família não vale nada e recorda-se no passado de estar a suplicar ajuda a Augusto, diz que o seu filho Quim não matou Álvaro. Augusto diz que ela tem o filho vivo já ele não pode dizer o mesmo e com raiva diz-lhe que, por ele, Quim já estava morto e enterrado.

Fátima está desanimada porque não tem dinheiro para pagar a investigação e viu o segundo pedido de empréstimo feito a outro banco ser recusado. Silvério acredita que ela vai ser capaz, diz para falar com Jacinta, mas não falar já com Eusébio.

Guilherme está preocupado com o que fazer com Marta. Ivone fala sobre a inseminação estar marcada, mas ele está distraído e mente ao dizer que está preocupado com o pai. Guilherme diz que vai com ela à inseminação.

Paula quer uma indemnização porque não se consegue mexer por causa da aula que fez com Tozé. Ele não aguenta e beija-a, Paula afasta-o e vai a correr fechar a porta da mercearia e agora é ela a atirar-se para o colo de Tozé e a beijá-lo, entre risos beijos. Tozé pousa Paula em cima do balcão e começa a despi-la.

Lena fica confusa ao ver Guida e Nicolau, pensava que estavam no Canadá. Eles dizem que querem trabalhar para não desperdiçar as férias. Lena vai ver com os RH e ri-se da história de pânico de Nicolau.

Tomás está a trabalhar no computador quando vê Domingos entrar na sala de atividades do hotel. Hesitante, pede para Leonor dormir em casa dele esta noite, Tomás diz-lhe que ela combinou ficar em casa de Anabela, Domingos agradece, mas não tem a certeza se Tomás está a dizer a verdade. Mariana cruza-se com Domingos à saída, diz a Tomás que não quer se chatear mais com ele, se quer ajudar Fátima que ajude, não quer ser a mulher chata que não aproveita o bom daquele casamento. Diz que os ciúmes existem porque o ama. Aguarda uma resposta de Tomás, mas este limita-se a sorrir e dar-lhe um beijo.

Jacinta acha melhor falarem com Eusébio e dizer que não avançam com o projeto. Fátima diz que o pai aconselhou a esperar por mais respostas dos bancos. Hortense ao ver as dificuldades financeiras que Fátima passa, não aguenta e diz que guarda um segredo há muitos anos, um segredo que a pode ajudar, guardado em consideração à avó de Fátima de quem era muito amiga. Conta a Fátima que é neta de Augusto e prima de Mariana. Fátima e Jacinta ficam perplexas.

Sebastião fica preocupado ao saber da investigadora, diz que ela não pode encontrar o médico legista. Carlota quer que ele fale com o médico que assinou a autópsia, mas Sebastião não sabe do paradeiro dele, Carlota diz que vão ter de confiar que ela não o encontre. No final pede a morada de Fernando e fica pensativa.

Hortense olha comovida para Fátima que, abalada, tenta processar o que acabou de descobrir. Jacinta deixa-as sozinhas. Hortense conta-lhe como tudo aconteceu e que Augusto e a mãe também sabiam, mas Maria do Amparo nunca quis nada daquela família. Lembra Fátima que tem direitos e que pode obter recursos para ajudar no seu negócio.

Episódio 212 (14 a 20 de janeiro)

Guilherme confronta a irmã sobre ela ser a chantagista.

Guida e Nicolau não viajam para o Canadá.

Manuel quer transformar a sua casa num alojamento local. 

Guilherme encontrou envelopes azuis no quarto da irmã, Fátima diz que são iguais aos usados pelo chantagista. Guilherme quer tirar a limpo se é mesmo a irmã e verifica o portátil dela, encontram uma pasta com a data da morte de Augusto que contem as fotos do acidente.

Tozé está apreensivo, acha que Fernando já bebeu demais quando pede outra garrafa. Tomás chega ao restaurante e pede-lhe desculpa pelo murro que deu, Fernando diz que foi merecido e até devia levar mais por ter sido um fantoche nas mãos de Carlota. Avisa-o para afastar a Mariana da mãe enquanto é tempo, porque a filha é melhor que a mãe e vai acabar por ficar igual a Carlota. Tomás fica pensativo.

Carlota comenta que nem no divórcio, Fernando foi capaz de lhe pedir desculpas. Sebastião manda-a ver as coisas pelo lado positivo, deve ter tido o melhor acordo de divórcio dos últimos tempos. Sebastião sai e Carlota fica séria por alguns instantes, aproxima-se de uma cómoda e tira de dentro de uma gaveta um álbum de fotografias. Senta-se no sofá e, à medida que vai folheando o álbum, arranca e rasga fotografias dela e do Fernando. A raiva vai crescendo e acaba por mandar o álbum contra a parede. Consumida pela dor e pela raiva, deixa-se cair no sofá a chorar.

Em casa dos Arriaga, Vitória fica a saber do murro que Tomás deu a Fernando. Manuel explica que ele estava descontrolado, mas Vitória fica insegura e já não sabe em quem acreditar, sente-se sozinha. Manuel chama Carminho à parte e fala da ideia que teve de transformar a casa deles num turismo rural. Está muito entusiasmado com a ideia, mas Carminho fica renitente.

Aida conta a Tomás sobre a vista a Rosalinda. Leonor ouve a conversa e acha que a mãe acordou. Tomás explica-lhe o que se passou mostra que está tudo a funcionar bem, apesar de não estar consciente e que um dia destes ela acorda.

Sebastião tenta conversar com Lena quando esta está de saída do hotel, mas ela não o quer ouvir, ele diz que a ama e Lena diz que o odeia e que o estalo que a mãe lhe deu foi pouco, merecia ser preso. Sebastião fica estarrecido com a rejeição de Lena.

Marta chega a casa e dá de caras com Guilherme e Fátima, que estão à sua espera. Marta estranha. Guilherme confronta Marta sobre o dinheiro, mas ela diz que não fala disso em frente a Fátima, ele vai buscar o portátil dela e mostra uma das fotos do acidente. Marta tira-lhe o portátil das mãos, tenta escapar, mas Fátima mostra a carta de Paula com a foto e a chantagem e diz-lhe que ela é a chantagista. Marta sente-se encurralada e envergonhada, conta que começou para gozar com Carlota e Gustavo, mas depois apareceu a vontade de ir para Nova Iorque e viu ali uma maneira de ter dinheiro. Guilherme quer entregar a irmã e os restantes à polícia, Fátima lembra-o que Marta tem dois advogados na família e Carlota acesso aos melhores. Os outros são quem vão pagar por tudo, mas Guilherme acha que entre todos pode estar um assassino e relaciona este crime à morte de Artur.

Carlota grita com Gustavo por terem deixado levar o dinheiro e não terem apanhado o chantagista. Carlota liga à filha e queixa-se de tudo o que está a passar, pede a Mariana que nunca a abandone, pois só lhe resta ela.

Tozé está tenso, porque levaram o dinheiro. Hortense pergunta se a desavença com Marta teve a ver com a chantagem, ele diz que não, que ela não sabia de nada. Hortense não adianta mais nada. Entram Guida e Nicolau a discutir, trazendo a bagagem que levaram para a viagem. Ela nem quer olhar para ele e conta que foram expulsos do avião, porque Nicolau sentiu falta de ar e desatou aos berros, a assustar os passageiros. A assistente de bordo tentou acalmá-lo, mas não serviu de nada. Nicolau pensou que estava a ter um enfarte. Maria José brinca com a situação e Tozé diz a Nicolau que ele é fraquinho. Guida desata a chorar novamente, agarrando-se a Hortense, não quer falar nem perdoar Nicolau que sai com o seu trolley.

Mariana está entusiasmada a falar sobre o condomínio, Tomás fica irritado e olha contrariado para o tablet, diz que deve ser um bom investimento e que ela faz bem em ver, dando a entender que seria uma compra dela. Leonor interrompe e pede para dormir a casa de Anabela, Mariana prontamente responde que ela pode ir e Tomás apesar de surpreso com a antecipação de Mariana, também assente.

Sebastião visita Fernando, diz que Carlota conseguiu dar cabo da vida dos dois. Fernando diz que ao menos livrou-se dela, quando tiver Vitória mais nada lhe vai importar. Sebastião vê que ele toma um comprimido que Fernando diz ser para dormir e aconselha-o a ter cuidado ao vê-lo beber álcool ao mesmo tempo.

Maria José está a treinar em sofrimento, convida Silvério que vem a passar a juntar-se a eles e insinua-se a ele deixando-o atrapalhado. Continua a aula, mas mal Silvério se afasta volta a parar.

Nicolau comenta que achou mesmo que ia morrer. Ivone e Fausto tentam controlar o riso, enquanto Ivone lhe explica que ele teve um ataque de pânico. Remi vem ver saber como está Nicolau, diz-lhe que não quer que ele devolva o dinheiro do bilhete. Nicolau pede dinheiro à mãe para compensar Guida.

Fátima agradece à detetive Natércia e pede desculpa pelo tempo que lhe tomou. Fátima conta a Salvador quem era Natércia, mas não tem dinheiro para lhe pagar os serviços. Tomás está atento à conversa e sente-se compadecido com a situação de Fátima.

Episódio 211 (14 a 20 de janeiro)

Fernando agride Carlota.

Nicolau tem ataque de pânico no avião. 

Carlota repara que Mariana está triste, Mariana acha que a relação com Tomás não avança porque ele não quer ter filhos e mudar de casa sendo Leonor a desculpa, acha que ele espera que ela cometa um erro para se desinteressar. Carlota diz que a avisou que Tomás não a merecia, mas ela quis casar com alguém que não gostava dela a sério. Carlota fala dos festejos dos 50 anos do grupo, quer preparar tudo e apresentar-se como CEO do grupo aos funcionários. Mariana recebe chamada a avisar que o pai quer falar com ela.

Manuel está com Fernando, que aguarda impaciente poder entrar no hotel. Alterado e com raiva, acusa Carlota à frente de todos de ter mentido à polícia e ter acusado de ele ter premeditado a morte do irmão por dinheiro, quando a morte do irmão foi um acidente, tendo escondido as provas e a ideia de incriminar Quim. Carlota provoca-o. Fernando perde a cabeça e agarra Carlota pelo pescoço, acusando-a de ter tentado matar o bebé dele e de Vitória. Tomás e Gustavo estão a entrar no hotel quando ouvem Mariana gritar com o pai. Carlota está cada vez mais sem ar e é Gustavo que os separa. Carlota tenta normalizar a respiração e lança um olhar de ódio a Fernando, que diz que dá cabo dela se voltar a fazer mal a Vitória. Fernando empurra Gustavo que ainda o segura. Tomás intercede pelo irmão e dá murro a Fernando, pede-lhe para sair de imediato. Carlota está assustada, mas ainda aproveita para manipular Mariana e dizer que não sabe como esteve casada com aquele homem tantos anos.

Fátima conta a Hortense sobre as suas desconfianças quanto a Marta e que o valor que Guilherme disse que a irmã tinha era o mesmo que foi pedido na chantagem. Hortense lembra-se que nessa noite ela queria sair do autocarro, mas ela disse para ficar, custa-lhe a crer que Marta é a chantagista. Fátima diz que vai pedir a Guilherme para tirar a história a limpo.

Elvira pede a Aida para ir ver a irmã ao almoço, Aida quer aproveitar para ver Rosalinda também e falar-lhe um pouco sobre como a Leonor tem passado.

Guida e Nicolau estão a instalar-se nos seus lugares no avião. Guida não cabe em si de contente porque estão quase a levantar voo. Nicolau está muito nervoso, tem medo de que haja um acidente no voo. Guida tira uma fotografia selfie para mandar a Fátima e Jacinta, mas Nicolau fica com um ar nervoso.

Mariana quer saber se é verdade as acusações que o pai fez. Carlota desmente tudo e tenta manipulá-la, diz que a raiva que ela viu hoje no pai foi a mesma que ele sentiu na noite que o tio morreu. Mariana custa-lhe a acreditar que o pai tinha matado o tio de propósito.

Fátima acabou de contar tudo o que sabe sobre a morte de Augusto e a chantagem que foi feita. Guilherme está espantado com o que acabou de saber, todos são assassinos em conluio porque deixaram Augusto à sua sorte, quer ir à polícia. Calam-se com a chegada de Marta. Guilherme diz a Fátima que vai tentar saber se Marta está envolvida.

Ivone alerta Fausto para os riscos que Marta corre se fumar ou beber, ele diz que não lhe dá erva nem álcool, Ivone diz que ele pode apanhar um susto se ela tiver uma crise repentina. Ivone recebe Domingos em casa, que quer investir tudo o que tem na salvação de Rosalinda. Ivone tem pena do tio, não é o dinheiro que vai ajudar a tia, ela está a ser bem tratada e é preciso ter fé e esperar, mas vai pedir um diagnóstico completo para saber o ponto de situação dela. Domingos, sincero, agradece.

O avião onde Guida e Nicolau embarcaram continua sem levantar voo. O comandante anuncia um problema técnico na aeronave. Nicolau fica muito nervoso e chama a Assistente de bordo que lhe explica que estão a resolver o problema, mas ele acha que não é bom resolver as coisas à pressa e deviam trocar de avião. Nicolau quer sair queria sair para apanhar ar e a assistente explica que depois do embarque isso não é possível. Guida mostra-se tranquila.

Tomás comenta com Mariana que quer falar com Fernando e explicar-lhe que não lhe queria bater. Mariana acha que ele mereceu e começa a acreditar na mãe depois de ver o pai irado daquela forma, Tomás acha melhor ela não tirar conclusões precipitadas porque Carlota tem o orgulho ferido e pode estar a mentir.

Elvira e Aida presentes, em redor de Rosalinda, que continua em coma. Elvira está de mão dada com Rosalinda e fala com ela como se ela a ouvisse, diz que Aida fez questão de visitá-la. Aida fala com ela sobre Leonor.

Cristina acha que a melhor hipótese para reabrir o caso é encontrar o médico legista que fez a autopsia. Só ele pode esclarecer por que motivos mudou a causa da morte do Artur na autópsia e quem é que lhe pagou e desta forma o juiz reabrir o processo. Fátima fala em contratar um investigador, ela dá-lhe o contacto de uma ex-colega que faz investigações privadas e avaliações de segurança para empresas. Fátima agradece.

Domingos está choroso e nostálgico com saudades de Rosalinda. Paula diz-lhe que os clientes estão a reclamar porque não há fruta nem vegetais na mercearia, ele dá-lhe as chaves da carrinha e dinheiro para o gasóleo e manda-a ir comprar.

Nicolau está a transpirar, inquieto no banco, sem posição, com o cinto apertado. Ora se encolhe, ora se estica, e massaja um antebraço, diz que tem um formigueiro e pode estar a ter um ataque cardíaco. Começa a entrar em pânico e quer sair do avião. A assistente de bordo diz para ficarem nos lugares que a qualquer momento descolam. Guida tenta acalmá-lo mas Nicolau está desesperado.

Episódio 210 (7 a 13 de fevereiro)

Guilherme apanha a irmã com o dinheiro. Comenta com Fátima, que fica desconfiada.

Mariana quer uma casa só para ela e Tomás.

Elvira quer casar com Silvério.

Guida e Nicolau preparam-se para viajar para o Canadá.

Remi faz mais uma tentativa de recuperar os diamantes.

A mercearia está impecavelmente limpa e organizada. Paula está a varrer e é observada por Elvira que acabou de chegar e Domingos que já cá estava. Elvira está impressionada com a arrumação e limpeza. Domingos entrega-lhe a chave da loja e diz que está contratada. Paula pede dois ordenados adiantado com a desculpa que vai fazer tudo sozinha. Elvira acha justo o ordenado mínimo.

Carlota e Mariana conversam, Mariana está furiosa com o pai e limpa as lágrimas, com raiva. Diz que o pai defendeu Vitória e mandou-a embora. Conta que Vitória quase abortava e estava a incriminá-la a ela e à mãe. Carlota frustrada, percebe que o aborto não aconteceu. Mariana pergunta à mãe se era capaz de fazer algo a Vitória, Carlota desmente, diz que não quer o pai dela de volta, mas fica furiosa por não ter resultado.

Elvira fala em mudar o quarto e em casamento. Silvério diz que nunca pensou nisso. Fátima está chateada porque o depoimento de Fernando não serviu para reabrir o caso de Artur. Elvira conta sobre a bofetada que Hortense deu a Sebastião.

Marta chega a casa com um sorriso triunfante no rosto, trazendo nas mãos a caixa com o dinheiro e o hoodie. A casa está em silêncio. Marta, confiando que está sozinha, pousa o hoodie, tira algumas notas da caixa e atira-as ao ar com um grito de vitória e contentamento. Olha para trás, sobressaltada, e vê Guilherme estático e perplexo a olhar para ela que lhe pergunta onde ela arranjou aquele dinheiro.

Fernando e Sebastião estão a beber uma garrafa de whiskey e a conversar. Fernando acabou de contar que Vitória quase abortava, mas Sebastião está distraído a olhar para a casa vazia. Fernando diz que só hoje lhe caiu a ficha que ia ser pai, sonha estar com Vitória e criar a filha. Sebastião lamenta estarem os dois naquela situação. Fernando diz que ele não corre o risco de ser preso. Sebastião diz que o mais provável é ser aplicada uma medida de coação no primeiro interrogatório. Diz para não beber a garrafa toda que precisa estar lucido para o dia seguinte.

Marta guarda as notas, procura justificar-se, que andou a poupar, mas Guilherme não acredita nela, o que ganha num estágio mais a máquina fotográfica que comprou não permite que tenha juntado tanto dinheiro. Fausto bate à porta, tenta perceber se Marta está interessada nele, pois ela não respondeu às mensagens. Marta diz que também gostou da tarde que passou com ele, mas não sabia como reagir porque nunca se envolveu com alguém à primeira. Fausto diz que nunca iria pensar mal dela e convida-a para irem beber um copo.

Maria José chamou Lena, estava preocupada com Hortense. Lena já sabe do estalo que a mãe deu a Sebastião, ela diz que não valeu de nada porque continua com raiva. Lena diz que a única coisa que podem fazer é honrar a inocência de Quim. Tozé já está em casa, diz que não tinham clientes no restaurante.

Guida ajuda Nicolau a fazer a mala para a viagem. Ela diz que marcou uma despedida amanhã, mas avisa-o que não é para beber, nem comer, nem dormir demasiado porque têm de acordar impecáveis. Marta chega com Fausto, ouve Nicolau a dizer que não podem gastar dinheiro que não têm e fica a sentir-se culpada.

Mariana fala a Tomás em terem a sua própria casa. Tomás também quer, mas não agora por causa de Leonor, não quer mais mudanças para ela agora. Fátima vem buscar Anabela, conta a Tomás que o depoimento de Fernando não foi suficiente para o juiz abrir o caso. Fátima diz que lhe custa ter prometido a Anabela que ia descobrir o culpado. Ele espera que um dia se faça justiça.

Guilherme ouve os desabafos de Sebastião, a propósito da bofetada que Hortense lhe deu. Guilherme diz para se dar por contente, podia ser pior como um tiro ou um processo. Sebastião acha que Lena não lhe fazia isso. Guilherme hesita em contar sobre a questão do dinheiro da irmã, mas cala-se.

Tozé e Gustavo verificam o lugar onde foi deixada a caixa com o dinheiro para o chantagista. Não há vestígios da caixa. Tozé duvida que tenha sido Simão, olha em redor, apreensivo e irritado.

Elvira entra em casa e dá de caras com Marta que se apressa a sair. Fausto está a acabar de se arranjar e vem atrás, Elvira pergunta se namoram e ele diz que estão a ver se isso acontece. Elvira não fica agradada, mas acaba por se rir.

Manuel mostra o dossier que andou a fazer para a comemoração dos 50 anos do grupo Pereira Espinho, vai apresentá-lo a Carlota. Diz que o faz pelo brio profissional, não pelo dinheiro. Carminho acha que ela não vai pagar e vai limpar o chão com o dossier e Salvador diz ao pai para não se deixe humilhar pela tia.

Na padaria, Guida e Nicolau estão a despedir-se de todos. Maria José, Tozé e Jacinta ficam desagradados ao ver Remi, Guida abraça-o, graças a ele está a realizar o seu sonho.

Mariana chega do treino, sugere a Tomás ir tomar duche com ela, mas ele diz que já está atrasado e sai. Mariana fica desconsolada, mas rapidamente reage e despe a t-shirt para começar a fazer alongamentos. Fica só com um top de desporto e as leggings. Entra Gustavo na sala e detém-se a observá-la, apreciando os seus movimentos e curvas. Mariana apercebe-se da sua presença e para de alongar, constrangida.

Carlota quer saber como correu o interrogatório de Fernando, Sebastião sabe que as medidas de coação aplicadas foram apresentações periódicas. Ela fica descontente que Sebastião tenha arranjado um advogado a Fernando. Sebastião diz que ela não controla as amizades dele.

Hortense vai à mercearia e quer limpa-vidros, mas Paula manda-a ir buscar, está a jogar e não lhe liga nenhuma. Paula muda de postura quando Tozé entra e mostra-se carinhosa. Tozé conta que o dinheiro já não estava no miradouro. Paula toca-lhe no braço para o consolar, ele gosta do toque, mas ao aperceber-se da intimidade com Paula, afasta-se dela. Não sabe como lidar com o que se está a passar com ela.

Em casa dos Grilo, Remi tira de um saco um escopro e martelo, preparando-se para destruir a base do forno de lenha para conseguir tirar os diamantes. Ouve a porta da rua a ser destrancada. Remi, nervoso, deixa cair o escopro e esconde-se atrás de um móvel. Hortense entra apressada para ir à casa de banho. Remi consegue sair sem que o veja, mas esquece-se do escopro, no qual Hortense tropeça e acha que foi Tozé que o deixou ali.

No moinho, Guilherme quer levar o pneu da carrinha de Fátima para arranjar. Fátima só deixa se for ela a pagar. Guilherme conta-lhe que apanhou Marta com 3500€ e que acha estranho porque ela não conseguia poupar tanto dinheiro e sempre foi de pedir dinheiro ao pai, Fátima fica a pensar na sua suspeita, mas não diz nada.

Episódio 209 (7 a 13 de fevereiro)

Vitória não sofre aborto. Mariana apanha Fernando em casa de Vitória. Acusa-o de lhe ter mentido.

Lena conta a verdade sobre Sebastião à mãe, que o confronta em publico pregando-lhe uma valente estalada.

Nicolau entrega o dinheiro da chantagem na ponte e espalha que é Simão. Marta vai à ponte buscar o dinheiro da chantagem.

Guilherme beija Fátima que corresponde, mas esta volta atrás por causa das suas indecisões.

Paula e Tozé beijam-se frente a Valter.

Vitória está internada, o quarto tem um ecógrafo e Vitória está deitada na cama enquanto o médico está a fazer a ecografia com sonda na barriga, assumindo uma expressão grave. Olímpia chega com Fernando, Vitória não reage bem ao vê-lo e ele diz que o Salvador lhe ligou a avisar o que se passou. O ginecologista consegue finalmente ouvir o coração e diz que vai fazer mais alguns exames, mas o mais importante é que o coração bate. Vitória e Fernando sorriem, emocionados por verem e ouvirem a filha.

Mariana fala a Tomás que a mãe dele falou com ela sobre o aborto. Diz que era um assunto privado, não precisava de lhe contar. Tomás diz que a mãe se preocupa e zela pelo bem-estar dele tal como a dela faz. Tomás avisa-a que não volta a desculpar uma mentira tão grave. Gustavo fica incomodado ao vê-los beijarem-se Tomás tem de sair, diz que tem de ir a Seia para uma reunião com uma agência de viagens que quer fazer uma parceria com ele. Mariana fica desconfiada e pergunta a Gustavo se é mesmo verdade e ele diz que sim.

Lena percebe que não pode ocultar mais a verdade à mãe e conta-lhe que Sebastião sempre soube quem tinha matado Álvaro e ajudou a incriminar Quim. Viu-a chorar pelo irmão e nunca contou nada. Hortense fica horrorizada. Puxa Lena para si e abraça-a. Lena desaba a chorar, agarrada à mãe.

Manuel fala da editora, mas percebe que Remi tem o pensamento longe, ganha coragem e mente-lhe, diz que tem um problema de coração e que o risco de operar é muito alto, com uma taxa de sucesso de 2%. Manuel fica preocupado e pergunta se já contou aos filhos. Guida passa por eles eufórica diz que está quase a realizar o sonho de viajar. Manuel emociona-se com a aflição de Remi, acha que ele devia dizer aos filhos.

Nicolau está na ponte a tirar os 3500 euros do envelope e a colocá-los dentro de uma caixa de plástico que está escondida entre ramos secos, vai olhando em volta, sentindo-se observado. Ouve um assobio ao longe. Assustado, esconde a caixa e desata a correr para fugir dali. Sobe um monte e esconde-se atrás de uma árvore relativamente longe. Na estrada vê surgir Simão a caminhar com o cajado e o cão pastor. Volta a assobiar. Simão verifica a ponte à procura de uma ovelha. Nicolau continua à espreita a achar que é ele o chantagista e que está a fazer tempo.

Fátima conduz quando atende a Inspetora, ao seu lado segue Guilherme, fica frustrada ao saber que o juiz ignorou o depoimento de Fernando. Ouve um barulho estranho no carro e percebe que tem um furo. Guilherme faz questão de trocar o pneu.

O médico ginecologista dá alta a Vitória, mas diz-lhe que foi encontrada a presença de medicamentos abortivos nas análises. Fernando fica chocado a olhar para Vitória que garante que não tomou nada, quer muito ter a filha. Fernando dá-lhe a mão em sinal e apoio, mas Vitória solta a mão dele, ainda magoada.

Manuel confronta Salvador com secretismo, acha que ele tem de contar a Jacinta sobre a doença de Remi. Ele diz que quer contar, mas jurou segredo a Remi. Jacinta aparece furiosa porque Salvador levou Vitória ao hospital, mas depressa percebe que exagerou. Manuel começa a dizer que se Salvador não conta, conta ele. Jacinta quer saber o que se passa e Salvador inventa desculpa que quer fazer uma tatuagem para não lhe contar sobre a doença de Remi.

Na mercearia, Paula verifica os prazos sem grande vontade. Tozé entra e assusta-se com ela. Falam do chantagista quando Valter entra e os apanha a discutir, insiste que façam as pazes. Paula e Tozé beijam-se ao de leve, mas quando se afastam cedem ao desejo e voltam a beijar-se desta vez com mais fulgor. O beijo prolonga-se sem darem por isso. Valter fica constrangido. Paula e Tozé separam-se, sem ar e confusos com o que acabou de acontecer.

Guilherme está de volta do pneu e acaba por se magoar. Fátima brinca e diz-lhe para ver como se faz, Fátima pega na chave com que ele magoou na mão e encaixa-a numa porca e, com a pressão de um pontapé, fá-la rodar. Começa a trocar o pneu muito despachada e riem-se.

Carlota acaba de almoçar com Sebastião, ela espera que o assunto Artur fique encerrado. Hortense entra disparada no restaurante e caminha na direção de Sebastião, que lhe sorri, ela dá-lhe uma chapada à frente de todos. O choque é geral. Carlota em choque pergunta o que vem a ser aquilo. Hortense manda-a calar senão também leva. Diz que eles mataram o filho dela e espera que Sebastião acabe na prisão morto como o filho.

Marta vai a casa de Fausto procurar Ivone para lhe pedir uma receita, mas fica envergonhada ao ver Fausto. Ele sente-se inseguro porque acha que ela não gostou de estar com ele. Pensava que vinha com saudades dele.

Nicolau espalha a Gustavo que Simão é o chantagista. Gustavo acha estranho, pergunta se ele o viu mesmo a mexer no dinheiro, ele diz que não, que devia estar a empatar para disfarçar porque se calhar o viu. Guida chega e eles disfarçam a conversa.

Na padaria, Tomás entrega Leonor a Domingos, ela diz ao pai que já sabe que Paula está na mercearia, pergunta se já disse à mãe que ela ouve mesmo a dormir. Tomás interessado em saber se Fátima anda de novo com Guilherme, Salvador diz que não viu nada.

Fátima trata do curativo de Guilherme, que acaba por desmaiar ao focar-se no corte e no sangue. Fátima tem de o amparar. Desperta instantes depois algo zonzo, mas a sorrir, olhando apaixonado para Fátima. Ele segura o rosto de Fátima com meiguice e beija-a, ao que Fátima não resiste.

Na esplanada, Anabela está a dizer que pode ir para casa dele, mas Tomás quer confirmar com Fátima. Anabela liga à tia a pedir para lá ficar, passa a Tomás que pede então que a deixe lá jantar. Fátima interrompe o beijo para atender o telemóvel. Fátima aceita que ela jante lá, mas dormir não. Guilherme lamenta a pontaria do telefonema, percebe que perdeu a oportunidade quando Fátima diz que acha bem o que aconteceu e não quer brincar com os seus sentimentos com as indecisões dela.

Fernando veio trazer Vitória a casa, que garante que não tentou abortar. Fernando acredita nela. Vitória desconfia de Carlota, falam de Mariana, mas Fernando aposta mais que tivesse sido Carlota. Mariana está à porta do chalet de Vitória e manda sms ao pai, incrédula, pois continuam juntos. Ele vai lá fora falar com ela enquanto Vitória asiste da janela à conversa.

Maria José despeja sobre a mesa de Carminho um saco grande cheio de sobras de burel que trouxe da fábrica. Carminho está encantada, vai voltar a fazer malas. Cristina quer falar com Carminho, Maria José acha que a inspetora veio atrás dela por causa das trafulhices de Aníbal, o dono do circo. Carminho conta que sabia do desfalque e confirma a preferência do pai por Álvaro, mas diz que Fernando era incapaz de matar. Cristina regista as palavras de Carminho.

No restaurante, Gustavo e Nicolau tentam intimidar Simão, questionam o que estava a fazer na ponte. Ele estranha o tom. Tozé tenta perceber e troca um olhar apreensivo com Nicolau. Simão diz que estava à procura de uma ovelha. Nicolau fica a sentir-se mal por ter desconfiado dele. Falam em voltar já lá para ver se ainda apanham o chantagista.

Marta, vestida com um hoddie que lhe cobre a cabeça, finge andar a passear e a ouvir música por ali, com os headphones do telemóvel nos ouvidos. Certifica-se de que não há ninguém por perto e aproxima-se da caixa ali deixada com o dinheiro exigido. Marta confirma o conteúdo, fecha a caixa e afasta-se da zona rapidamente.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18