“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 208 (7 a 13 de fevereiro)

Domingos aceita que Paula trabalhe na mercearia. Hortense empresta dinheiro a Paula para pagar ao chantagista.

Tomás confronta Mariana com a mentira sobre o aborto e pede-lhe que não crie ilusões a Leonor sobre ter um irmão.

Aida diz a Mariana que vai estar de olho nela.

Vitória sente-se mal e tem perda de sangue depois de tomar a água com os comprimidos abortivos.

Mariana confronta o pai por ter alterado o depoimento e prejudicar a mãe. Fica com pena do estado dele, mas não mostra.

Sara parte para Lisboa. 

No atelier, Tomás desabafa com a mãe, muito enervado e desapontado com Mariana, está a desabafar com a mãe. Para além de ter mentido sobre o aborto está a manipular a Leonor para querer um irmão quando ele lhe disse que não era a melhor altura agora para ela engravidar. Aida diz-lhe para ficar atento porque Mariana é como a mãe, calculista e quer tudo à sua maneira. Tomás assente, pensativo.

Paula conta a Fátima que o chantagista pediu a Nicolau para ser ele a entregar o dinheiro, conta que desta vez são 3.500 euros no total, Fátima percebe agora porque lhe tinha pedido dinheiro. Paula está desnorteada e pede desculpa, mas não sabe onde arranjar 500 euros. Paula cala-se, angustiada quando a conversa é interrompida pela chegada de Elvira e Domingos. Falam com Domingos, mas ele não quer Paula na mercearia. Elvira diz para ficar à experiência. Fátima diz a Paula que se o tio não aceitar volta para a queijaria, não pode é esperar que o dinheiro lhe caia ao colo.

Rémi fala com Lucien, conta que não conseguiu chegar aos diamantes, mas fez um molde da chave de casa dos filhos. Jacinta chega e maltrata Rémi por estar a empatar Salvador que quer fechar a padaria. Embirra também com Salvador porque acha que ele está a defender Remi e vai embora. Salvador acha que tem de contar aos filhos o que se passa e pergunta se já foi ao médico.

Sebastião está desanimado a jantar sozinho quando Marta chega da praia fluvial. Ele tenta falar com a filha, mas ela continua muito desiludida com o que ele fez, não entende como ao defender os amigos, foi capaz de acusar o irmão de Lena, com tantas pessoas que podiam acusar.

Mariana vai ao apartamento do pai para tirar satisfações sobre a alteração do depoimento na PJ. Ele diz que foi só confirmar um facto. Mariana remata que ele é ridículo, matou o tio Álvaro e a mãe não matou ninguém e que para ele se vingar resolveu juntar-te a Fátima. Fernando fica agastado e sem o que dizer.

No restaurante, Fátima, Guilherme, Jacinta e Salvador estão sentados a uma mesa, entre outros clientes. Os pratos estão quase intocados e ninguém está a comer. Comentam que a comida não sabe a nada, Salvador pede para provar o prato de Jacinta, mas ela não deixa, conta-lhes que ele decidiu ficar do lado de Rémi. Tomás entra e fica incomodado ao vê-los, Salvador avisa-o que o jantar não está grande coisa, Tomás aproxima-se da mesa de Fátima e pergunta como está Rosalinda, que diz que ela tem respondido bem ao antibiótico. Ele diz que vai partilhar a novidade com Leonor. Tomás e Fátima partilham olhares.

Vitória vem da casa de banho com a caixa de ácido fólico e ferro que está a tomar para a gravidez. Procura a garrafa de água que está pousada na cabeceira da cama. Fernando liga a Vitória, quando ela vai para beber, ela atende e ele diz que tem saudades e estava a pensar ir ter com ela para conversarem. Vitória fica impaciente com a conversa, ainda não bebeu o copo de água que continua a segurar. Vitória não acha boa ideia ele lá ir, diz que não têm nada para conversar e bebe o copo com os comprimidos. Deita-se de lágrimas nos olhos enquanto Fernando frustrado, fica a beber whiskey.

Tomás e Leonor estão a jogar quando Mariana chega triste. Leonor vai deitar-se e Mariana conta a Tomás que esteve com o pai e o apartamento não tinha nada e nunca o tinha visto assim tao em baixo. Tomás diz que a vida dele levou uma reviravolta e não deve estar preocupado agora com móveis. Pede-lhe que não volte a falar em irmãos a Leonor para não criar ilusões, Mariana desculpa-se, diz que não queria influenciá-la.

Carlota tira um maço de notas do cofre e entrega-o a Gustavo pela parte dela. Gustavo acha que se devia montar vigilância, ela cínica diz para pedir a Tozé, mas ele não percebe. Carlota conta-lhe que vai prestar declarações porque Fernando mudou o depoimento do caso de Artur. Gustavo fica sobressaltado porque não quer ter mais chatices com o caso.

Paula aflita diz que não conseguiu arranjar o dinheiro para o chantagista, Hortense diz que empresta, não podem arriscar. Paula agradece-lhe muito diz que paga quando receber, mas Hortense diz que até lá ainda morre primeiro.

Nicolau está muito abatido, Guida cuida dele, mede-lhe a febre, acha que o termómetro está estragado. Remi veio saber como ele está e avisar Guida que Maria José apanhou-o lá em casa mas que só lá foi para deixar a mala dela.

Aida confronta Mariana sobre o aborto, o que fez foi maldade e não é justo fazer o filho sentir-se responsável pela perda de um bebé, quando a decisão de terminar a gravidez foi dela. Mariana diz que já pediu desculpas e não se orgulha do que fez. Aida acusa-a de ser possessiva e gostar mais dela do que de Tomás, avisa-a que vai estar atenta a ela e não vai permitir que volte a manipular o filho. Mariana diz que ela tem uma imagem muito errada dela, quer o melhor para o Tomás e para a Leonor. Aida não fica convencida.

Vitória acorda suada e com dores fortes no baixo-ventre, leva a mão à barriga, desconfortável, senta-se na cama desconfortável e vê uma mancha de sangue, pequena. Fica nervosa. Procura o telemóvel com as mãos a tremer, nervosa.

Fausto está muito animado, Salvador pergunta se tem a ver com o facto de ter dito a Marta onde estava, ele diz que foi simpático da parte dele. Salvador recebe chamada de Vitória e vai ter com ela, porque não está a sentir-se bem, diz para Fausto dizer a verdade a Jacinta.

Nicolau está diante de Tozé a implorar-lhe para ir com ele. Tozé estende-lhe um envelope castanho de onde tira 3500 euros em notas para lhe mostrar, Tozé diz que não vai porque está coxo. Maria José chega exausta do treino a queixar-se, Tozé explica alongamentos que ela tem de fazer e ela tenta imitá-lo.

A porta da mercearia está fechada e Domingos está a tirar produtos fora de prazo ou vegetais estragados e a deitá-los num saco de lixo quando Elvira entra com Paula. Domingos olha para elas e faz um esgar de desagrado e continua a limpar. Paula tenta esquivar-se, mas Elvira manda-a ficar quieta e acaba por convencer Domingos a ficar com ela a trabalhar na mercearia.

Fátima entra na padaria para se encontrar com Guilherme, mas dá de caras com Sara que a aborda, espera que ela aproveite melhor que ela o amor de Guilherme. Fátima não está interessada na sua opinião, e Sara percebe que ela tem uma personalidade forte como Guilherme gosta. Sara diz-lhe que vai voltar para Lisboa, cruza-se com Guilherme e diz para ele tratar bem Fátima, porque tem fibra.

Mariana conta à mãe que procurou Vitória, mas ela não estava no canil nem atende as suas chamadas, acha que está a evitá-la. Carlota pergunta se ela não quer mesmo contar o que se passou, mas Mariana diz que ela andou a meter veneno nom casamento dela sem contar especificamente o que aconteceu. Carlota diz que o destino vai castigá-la. Mariana conta à mãe o estado em que encontrou o pai, mas Carlota não tem pena nenhuma dele.

Episódio 207 (7 a 13 de fevereiro)

Tomás confronta Mariana e acusa-a de ser cruel, calculista e manipuladora como a mãe.

Nicolau sente-se mal ao receber mail do chantagista

Carlota recebe notificação para depor sobre a morte de Artur depois de Fernando alterar o seu depoimento.

Remi tenta mais uma vez chegar aos diamantes, mas é apanhado por Maria José.

Marta e Fausto fazem amor na praia fluvial.

Fernando conta a Lena que foi Carlota que teve a ideia de incriminar Quim.

Carlota invade a casa de Vitória e mistura na água dela comprimidos abortivos.

 

Maria José continua cheia de dores, recebe as botas que Guida encomendou e calça-as. Guida apanha-a com as botas calçadas, fica chateada, mas acaba por dizer que se ela quiser manda vir umas iguais para ela.

Guilherme procura Sara no hotel e diz-lhe que não gostou que ela tivesse ido falar com Fátima. Sara diz que ela está a atrapalhar os planos dela com ele, que o ama. Guilherme diz que agiu nas costas dele, mas até acabou por ajudar a que se aproximassem, pois, Fátima ficou com ciúmes. Sara fica frustrada, Guilherme diz-lhe que ela faz parte do passado dele ao qual não vai voltar atrás, independentemente se a relação com Fátima resultar ou não e que é mais feliz ali do que na cidade. Pede-lhe para desistir dele enquanto Sara chora.

Fátima comenta com o pai que está confiante que Fernando vai mudar o depoimento quanto ser o alibi de Carlota, já Silvério não acredita porque ele sempre foi um pau mandado quer do pai, quer da mulher e não se espera muito de um homem assim. Eusébio aparece e vem saber se pode contar com o pão nas suas lojas, Silvério não deixa Fátima falar e diz que só falta acertar umas coisas com o banco, mas é para avançar. Fátima fica atrapalhada e Silvério satisfeito.

Tomás aguarda Mariana em casa. Ela chega a casa, sorridente e Tomás confronta-a com o aborto que fez por vontade própria. Mariana percebe que foi Vitória que lhe contou, ele diz para não meter as culpas nela, porque foi honesta com ele ao contrário dela. Acusa-a de ser cruel e calculista ao deixar que ele se sentisse culpado quando a apoiava na decisão que ela tomasse. Acusa-a de ser manipuladora como a mãe. Mariana chora, pede desculpas e pede que ele não a deixe. Tomás fica sem saber o que fazer.

Na padaria, Salvador diz a Jacinta que podem tentar que ele seja fiador pois confia nela mesmo que a relação deles não dê certo. Jacinta não quer e não acha justo. Manuel está deprimido, foi à Editora e adoraram a voz dele, mas é para cantar música popular, tem de repensar a carreira dele, pergunta a Jacinta se não precisam de um gestor para a nova empresa.

Nicolau está paralisado a olhar para o telemóvel. Acaba de ler o email recebido com a mensagem: “És tu quem vai entregar o dinheiro na Ponte Pequena”, Guida socorre-o. Remi e Gustavo aproximam-se preocupados para ajudar enquanto Nicolau se queixa de falta de ar, sentir a cabeça à roda e palpitações no peito. Gustavo diz que os leva para casa, Guida esquece-se da mala e Remi apanha-a propositadamente.

Mariana desabafa com a mãe, muito enervada. Diz que odeia Vitória, mas não lhe conta o que ela disse a Tomás. Carlota acha que Vitória precisa de uma lição. Fica chocada quando a inspetora Cristina chega para entregar a Carlota uma notificação para rever o depoimento sobre a morte de Artur Neto.

Tomás ajuda Leonor com os trabalhos de casa quando Leonor fala-lhe em ter um irmão, e que é aborrecido ser filha única, Tomás sonda-a se sempre achou isso, ela diz que não, foi depois da conversa com Mariana que começou a pensar que gostava de ter um irmão. Tomás força o sorriso, incomodado, sem saber bem o que responder-lhe.

Cristina encara Carlota. Mariana muito enervada diz que não faz sentido sujeitar a mãe, outra vez, a ir depor por causa do Artur. Cristina diz que o depoimento de Fernando foi alterado. Carlota diz que o divórcio não é amigável e ele pode fazer algo para a prejudicar, mas Cristina diz que Fernando limitou-se a esclarecer que tem um sono pesado e nunca acordou na noite em causa, portanto Carlota pode ter saído durante a noite. Carlota desvaloriza, mas Cristina começa a achar possível que Carlota está sempre nos sítios errados às horas erradas e gosta de filmar para se precaver. Carlota diz que só fala na presença de um advogado.

Fátima fica contente quando Fernando lhe conta que alterou o depoimento e que não tem nada a esconder quanto à morte de Artur nem as tramas de que acusa Carlota. Guilherme chega e conta que Lena saiu de casa, Fernando lamenta que os erros deles tenham causado tanto mal.

Na praia fluvial, Marta avista Fausto que está a fumar um charro, Marta chega junto dele e diz que foi Salvador que lhe disse que ele estava ali. Marta quer fumar, mas Fausto não deixa, apaga e sugere-lhe darem um mergulho. Diz que esteve para lhe enviar uma mensagem a sugerir ir ali com ele e agora ela apareceu. Os dois riem na atrapalhação e vão mergulhar de roupa interior

Já em casa, Nicolau conta a Gustavo que está naquele estado porque o chantagista quer que seja ele a entregar o dinheiro, acha que quer matá-lo. Calam-se com a chegada de Guida que traz um chá. Ivone dá lhe um comprimido SOS para a ansiedade e acha que o que ele teve foi um ataque pânico, pode ser stress e que a viagem ao Canadá até poderá ser benéfica. Remi entra na casa entra com as chaves de Guida e deixa a porta aberta. Procura pelos diamantes, mas Maria José apanha-o e ameaça com a pá da massa do pão. Ele diz que veio apenas trazer a mala de Guida que se esqueceu quando socorreu Nicolau.

Marta e Fausto secam ao sol e ela conta-lhe o que o pai fez a Lena, confessa que ainda não conseguiu ir ter com Hortense e também não consegue olhar para o pai, pede que fique ali com ela mais tempo. Fausto beija-lhe a mão, o pulso, o braço e Marta salta para cima de Fausto, os dois beijam-se, apaixonados e rebolam. Acabam a fazer amor.

Lena vê Fernando no restaurante vai ter com ele, quer saber de quem foi a ideia de incriminar Quim, Fernando diz que foi de Carlota, e que nem ele nem Sebastião queriam fazê-lo. Fernando recorda toda a conversa na altura com os três. Em que Carlota disse que tinham de arranjar um culpado e que pagavam a alguém para assumir a culpa ou para testemunhar em como viu outra pessoa a empurrar o Álvaro da varanda. Lembra a angústia dele e de Sebastião quando ela disse para Sebastião arranjar maneira de fazer de Quim o principal suspeito. Conseguia-lhe um bom advogado, apresentavam um álibi e o Quim seria ilibado por falta de provas. Fernando olha arrasado para Lena, nenhum deles queria que Quim ficasse na prisão muito menos morresse lá. Pensavam que ia ser absolvido e saía rapidamente. Lena diz que trataram o irmão como se a vida dele fosse insignificante. Fernando pede perdão, mas ela diz que nunca vai perdoá-lo.

Vitória veio visitar Carminho, que continua desanimada e triste, não acredita que o irmão é um assassino, mas a verdade é que ficou calado. Jacinta aparece preocupada e a falar sozinha, conta que têm mais uma simulação de crédito para o negócio, mas continua a achar as mensalidades muito altas e tem medo de que nenhum banco queira financiar. Carminho sugere que ela peça ao pai, mas ela não quer nada dele.

Carlota chega a pé a casa de Vitória, estacionou mais longe para que o carro não seja visto por ninguém, vem cautelosa e certifica-se de que ninguém a vê. Bate à porta, mas não há resposta. De luvas, leva a mão à maçaneta da porta, que está trancada. Procura a chave e encontra uma chave escondida num dos vasos. Entra e tira da mala uma caixa com comprimidos abortivos que esmaga em cima de um guardanapo. Em seguida, dissolve-os na água da garrafa de vidro que está na cabeceira da cama, limpa a mesa onde esmagou os comprimidos e guarda o guardanapo consigo. Sai sem tocar em mais nada.

Episódio 206 (31 de janeiro a 6 de fevereiro)

Lena sai de casa e despede-se do hotel.

Fátima e Guilherme beijam-se.

Paula despede-se da função de assistente de Remi e vai para a mercearia da família trabalhar.

Vitória é maltratada por Mariana quando lhe conta ela que vai ter uma irmã.

Fátima pede a Fernando que prove que não é o alibi de Carlota na noite da morte de Artur.

Vitória conta a Tomás que Mariana abortou porque quis.

Lena vem de dentro com duas malas, pronta para deixar a casa. Sebastião pede a Lena que não vá, mas ela não consegue desculpar-lhe. Marta não percebe o que se passa e fica em choque quando Lena conta que o pai dela ajudou a incriminar Quim pela morte do Álvaro, sabendo que tinha sido o Fernando a matá-lo.

Ivone acaba de medir a tensão a Tozé e pergunta se ele tem andado stressado ou descuidado na alimentação. Ivone não gosta dos valores da tensão de Tozé e passa-lhe uns exames. Tozé quer saber quando pode tirar as muletas, ela diz que ele pode começar por retirar uma e começar a forçar o pé.

Na padaria, Mariana está a lanchar com Leonor e manipula a menina ao falar em ter um irmão, Leonor fica entusiasmada com a ideia e quando sai para ir à casa de banho, Vitória aproxima-se e tenta falar com Mariana, diz-lhe que vai ter uma irmã, mas Mariana diz que nunca vai aceitá-la, chama-a de bastarda e deseja que ela perca a bebé. Salvador pede-lhe para ter calma. Vitória encara Mariana, magoada, mas vê Leonor regressar e decide não ripostar. Vitória vem arrasada da padaria, sem forças, segura-se à lateral do seu carro e chora. Aida, que está de passagem, repara, aproxima-se e pergunta se ela está bem. Vitória disfarça as lágrimas e diz que não a pode ajudar. Aida assente e afasta-se deixando Vitória sair do estacionamento em marcha-atrás, mas os sensores do carro dão sinal e este trava automaticamente. Simão vem a conduzir também, trava e apita a Vitória que está em choque.

Fátima, Guilherme e Jacinta estão reunidos à mesa e discutem o pedido de um novo empréstimo. Guilherme oferece-se para ser fiador, mas nenhuma delas aceita. Fátima fala com ele sobre Sara, diz que ele devia dar uma oportunidade a ela, sabe que estiveram juntos. Fátima diz que é uma pessoa complicada e por mais que lhe faça confusão que ela ande atrás dele, não tem o direito de o prender. Guilherme não gosta de saber que Sara a procurou, percebe que o fez ressabiada, diz que não quer saber de Sara, mas sim de Fátima. Aproxima-se e beijam-se. Fátima sorri e abraça Guilherme. Os dois ficam abraçados.

Guida está a contar a Jacinta que o pai se sentiu mal. Jacinta disfarça o interesse, mas quer saber como é Luciano, Guida diz que só trocou mensagens com ele sobre a viagem. Tozé chega alcoolizado, elas estranham quando ele diz que vai pagar pelo que fez.

No restaurante, Manuel está entusiasmado a contar a Rémi que está em conversações com um agente. Desde que Hortense se despediu que Nicolau está atarantado na cozinha, queimou a comida e até bocados de plástico derretidos tem.

Mariana vitimiza-se junto de Tomás, em consequência do confronto com Vitória na padaria. Não percebe porque ela não abortou uma vez que não ia ficar com o pai. Lamenta o que fez por ela e nunca vai conseguir perdoar-lhe. Tomás diz que com o tempo perdoa-a, tenta confortá-la. Mariana aninha-se no peito de Tomás, chorando ainda mais.

Paula pede dinheiro a Fátima, Elvira que ouve diz para não emprestar, tinha um trabalho certo e trocou-o para brincar às secretárias, diz que vai falar com Domingos para ela ir trabalhar para a mercearia. Paula aceita, mas quer um ordenado adiantado.

Sebastião está de rastos à frente de Guilherme e Marta que reagem à saída de Lena. Lamenta que Lena não lhe tenha dado uma oportunidade. Guilherme acha que quando ele aceitou ajudar os Pereira Espinho estava a aceitar uma sentença de morte da relação dele com Lena, já Marta diz que nunca gostou muito dela, mas o que ele fez foi demais. Sebastião pede desculpas aos filhos, diz que está arrependido.

Maria arrasta-se até ao armário da cozinha para tirar uma saqueta de chá, mas não consegue sequer levantar o braço, de tanta dor que sente pelo corpo inteiro devido aos treinos. Grita que a acudam. Jacinta e Guida vêm ajudá-la. Mª José fala de uma dor antiga que despertou do tempo do contorcionismo. No circo não era bem assistida por um médico. Tozé vem ensonado, diz à tia que as dores é falta de exercício, com a prática deixa de sentir dores, ela diz que prefere ser gorda a sofrer mais.

Rémi pergunta a Nicolau se tem as chaves de casa de Guida, queria fazer uma surpresa. Ele acha que Jacinta e Tozé ficarão furiosos. Paula diz a Remi que não pode continuar a trabalhar com ele porque está a ser pressionada pela família para tomar conta da mercearia. Nicolau olha de soslaio, diz que a Rosalinda em coma faz lá mais falta do que Paula.

Lena acabou de chegar ao escritório do hotel, traz um envelope A4 na mão que entrega a Carlota. Esta tenta desculpar-se, mas Lena não acredita nela e pede a demissão.

Fátima aborda Fernando na padaria, diz que ele e Carlota sempre se encobriram e até que ponto é que ele não está envolvido na morte de Artur e Márcio. Fernando mostra-se indignado com as acusações de Fátima que diz que se é realmente diferente da mulher para provar que não é o alibi de Carlota naquela noite. Conta-lhe que Vitória viu Carlota a sair na noite da morte do irmão e só não testemunha com medo, ele não sabia de nada e fica perturbado.

Tomás vai ao canil falar com Vitória sobre Mariana, conta que ela ficou muito magoada depois da conversa que tiveram. Vitória diz que só foi contar-lhe que ela ia ter uma irmã e que Mariana lhe atirou que devia abortar. Acrescenta que nunca iria fazer o que Mariana fez e que ele não conhece a mulher, contanto que Mariana abortou porque quis e deixou-o a acreditar que foi um acidente. Tomás fica em choque, a processar o que Vitória acabou de lhe dizer, tentando recordar-se de como tudo aconteceu na época em que Mariana perdeu o bebé.  Vitória diz que foi com ela fazer o aborto e o médico foi pressionado a mentir, que até percebe a decisão de Mariana porque o bebé ia nascer com problemas, mas não entende porque não partilhou com ele. Tomás agradece-lhe por ter contado.

Carlota comenta com Mariana a sua preocupação com as quebras do restaurante desde a saída de Hortense. Mariana diz que pode ajudar a encontrar um chef, conta-lhe que Vitória vai ter uma menina. Carlota diz que há muitas gravidezes que correm mal e fica pensativa.

Fausto está indeciso se envia uma sms a Marta, Salvador encoraja-o, mas ele desiste da ideia. Paula conta a Tozé que deixou de trabalhar para Rémi, porque ele explorava-a. Paula mostra interesse em ter treinos com ele, mas Tozé diz que não é treinador pessoal.

Episódio 205 (31 de janeiro a 6 de fevereiro)

Remi finge ter doença do coração para causar pena nos filhos

Tozé assume a Hortense que foi ele que empurrou o carro de Augusto. Carlota ouve.

Sara procura Fátima e diz-lhe para sair do caminho dela e Guilherme. 

Tozé e Paula estão na ponte pequena na serra e aguardam notícias do chantagista, ela avista o jipe da GNP e pede a Tozé que a beije. Ele é apanhado de surpresa quando ela se lança a um beijo. O guarda Valter aborda-os e pergunta se viram alguém ou fizeram alguma denúncia, eles fazem-se desentendidos e ficam confusos sem perceber quem chamou a guarda ali.

Na padaria, Remi está sentado a uma mesa, finge estar arrasado. Salvador, do balcão observa-o, com pena. Remi mente a Salvador ao dizer que tem um problema de coração, pede-lhe que não comente com ninguém, não sabe se vai contar aos filhos, mas não quer que eles o perdoem por pena.

Fernando veio buscar algumas coisas dele e diz que ainda volta para vir buscar o resto. Carlota provoca-o pergunta se Vitória é burra para ficar com um homicida pobre e fala das notícias que saíram sobre ele. Fernando manda-a calar-se. Diz que nenhuma prisão é pior do que ficar casado com ela e se arrepende de não ter pedido o divórcio antes. Espera que a vingança lhe tenha trazido felicidade. Carlota fica desolada depois de ele sair.

Guilherme pede desculpas a Fátima pela atitude da irmã quando foi lá a casa. Fátima começa a fazer-lhe perguntas sobre Sara, mas acaba por dizer que não tem esse direito. Guilherme fica feliz por Sara a incomodar. Diz que gostava muito que ela sentisse a falta dele como ele sente dela. Quer ajudá-la, fica aliviado por ela dizer que já desculpou o que ele fez.

Tozé está muito nervoso, conta a Hortense que apareceu a polícia no miradouro. Diz que a pessoa que os está a chantagear anda a brincar com eles. Nunca teve intenção de resolver nada, que foi um aviso para terem cuidado, que se não pagarem, denuncia o culpado. Diz a Hortense que têm de lhe dar o dinheiro. Hortense diz que não vai ser mais explorada. Tozé, já desesperado, pede ajuda e confessa que foi ele que empurrou o carro. Hortense fica estupefacta. Carlota está junto à cozinha do restaurante e ouve Tozé a assumir que foi ele que empurrou o carro. Nicolau chega nervoso com novo mail do chantagista, Carlota tenta perceber se ouviram alguma coisa, mas percebe que não. Tozé, Paula e Carlota vão ver e também têm um email que diz “Não voltem a empatar nem a tentar nenhuma brincadeira”. Paula fica angustiada porque todos aceitam pagar. Carlota não diz nada.

A assistente social tira mais umas notas, quando Tomás confirma que a relação de Mariana com Leonor é muito boa. Ele diz-lhe que lhe pareceu que Leonor está muito bem ali, só estava um pouco triste pela situação da mãe. A Assistente social confirma que lhe parece que Leonor está feliz deixando Tomás descansado.

Jacinta tenta perceber se Salvador fazia questão de ir com Vitória à ecografia, mas ele diz que não. Salvador inventa desculpa para saber como ela se sentiria se ele lhe escondesse uma coisa séria. Jacinta estranha a conversa e fica desconfiada, mas ele disfarça e diz que é para conhecer melhor o amor da vida dele, os dois brincam e acabam por fazer amor.

Sara quer falar sobre o que se passou, mas Guilherme não quer falar disso, preferia que não tivesse acontecido, não quer dar-lhe falsas esperanças e diz-lhe que gosta de Fátima, foi a pessoa que o fez esquecê-la. Sara fica furiosa, mas disfarça.

Guida fala de Carlota, comenta que Vitória tem ar de santa deu cabo dela. Fátima acha que Guilherme passou a noite com Sara, não gostou de saber, mas não faz sentido ter ciúmes dele quando se sente atraída com a presença de Tomás.

Tozé tem medo de que alguém tenha ouvido a sua confissão. Hortense diz que o viu crescer e choca-a saber que ele matou Augusto intencionalmente, Tozé diz que voltou ao carro e ele estava sozinho, só conseguia ver a imagem dele a agarrar a irmã e ficou cego de raiva. Está arrependido, Hortense tem pena dele e promete guardar o segredo.

Remi dá ordens de trabalho a Paula, que olha a lista e diz que são muitas tarefas, ele dá-lhe mais dinheiro para voltar de táxi. Guida ri-se quando ela sai e Remi diz que lhe tem dado as tarefas mais horríveis e ela tem cumprido. Rémi finge uma dor forte na cabeça aguda, sente-se culpado por mentir e ver Guida muito preocupada.

Fernando já sabe que Violeta foi ao obstetra fazer uma ecografia, Carminho ligou por causa da notícia que saiu sobre ele e contou-lhe. Vitória diz-lhe que vão ter uma menina, o que deixa Fernando muito feliz, diz-lhe que gostava que ela contasse com ele enquanto ele estiver em liberdade. Vitória faz-se de forte, mas fica abalada.

Gustavo sem paciência para a conversa do irmão sobre a possibilidade de Carlota ser acusada de ser cúmplice na morte de Álvaro. Tomás fica irritado que ele a defenda sempre, parece que não quer que ela seja punida pelo que fez com ele. Lembra-o que Carlota também o filmou e guardou as imagens. Usou com ele o mesmo método que usou para prejudicar o marido pela morte do Álvaro. Gustavo não quer ouvir falar da morte de Artur e que a conversa vá sempre parar à Fátima.

Silvério diz que com as ovelhas que Simão ofereceu vão poder fazer mais queijo. Sara aparece para comprar queijo, Silvério vai buscar e deixa-as sozinhas. Fátima sabe que ela não veio pelos queijos e Sara diz que quer saber o que ela quer de Guilherme. Diz que sabe o suficiente sobre o que se passou entre eles e que Fátima não devia dar falsas esperanças a Guilherme e devia largá-lo.  Fátima enfrenta-a e atira o que ela lhe fez no passado, mas Sara diz que se arrependeu e conta-lhe que dormiu com Guilherme e que foi como nos velhos tempos.

Episódio 204 (31 de janeiro a 6 de fevereiro)

Sara e Guilherme fazem amor.

Leonor quer ajudar Elvira para a casa estar a brilhar quando a mãe chegar. Domingos sugere que Leonor durma esta noite lá em casa, mas a menina não quer magoar o pai e prefere ficar na casa de Tomás, inventa que tem de ler um livro de inglês para a escola que está em casa de Tomás.

Remi não gostou de saber que Paula tinha intenção de meter bebidas na sua conta, mas diz-lhe que vai dar-lhe uma oportunidade, dá-lhe uma nota de cinquenta euros para fazer uns recados. Paula olha desiludida para a nota pois achava que era forma de pagamento para ela. Remi pede que lhe massaje as costas pois está com uma contratura, ela ainda sugere que vá ao spa do hotel, mas ele insiste que ela é boa no que faz para ela fazer a massagem, fica a rir sem que Paula perceba.

No restaurante, Fernando está ao telemóvel à procura de casa para alugar. Nicolau diz-lhe que sente muito por tudo o que se está a passar, confirma que o irmão não tinha nenhum relacionamento com Vitória, foi apenas para a ajudar.

Simão agradece a ajuda de todos com o telhado, brincam com a falta de jeito de Guilherme. Maria José aparece e Fátima fica dececionada quando lê o email do banco com a informação que não aprovaram o crédito porque não têm garantias suficientes. Jacinta culpa o homem do banco, diz que não gostou dele. Guilherme e Maria José dão força e dizem para não desmoralizarem. São coisas que acontecem em negócios.

Marta anota um contacto da GNP quando ouve gritos do pai. Sebastião quer falar com Lena, mas ela não abre a porta do quarto. Marta tenta saber o que se passa, ele diz-lhe que Sara destruiu-lhe a vida e diz a Marta que a quer longe de Sara.

Tozé insiste com Jacinta se é verdade que levou Remi lá para casa. Jacinta admite que o ajudou, cruzou-se com ele e não ia deixá-lo naquele estado depois de ter levado uma sova. Tozé diz que se ela o perdoa deixa de ser seu irmão. Maria José diz que também perde uma madrinha e tia, sabe que a estatueta recuperada não é de Carminho e acha que Jacinta está a ceder ao pai. Jacinta diz que tem mais com que se preocupar, como o empréstimo não ter sido aprovado.

Paula suplica a Nicolau para ir com ela ao encontro do chantagista e enfrentá-lo para acabar com as chantagens, porque não têm dinheiro. Nicolau mostra-se renitente, mas acaba por aceitar.

Leonor está feliz e agradecida por Domingos ter ido buscá-la à escola, gostou muito. Domingos tenta pedir a Tomás para deixá-la lá ficar, mas Tomás responde que não, é um ambiente muito pesado com o regresso de Rosalinda a casa e ali está mais distraída.

Mariana veio fazer um pedido de desculpas a Anabela. Fátima está ao lado da sobrinha, mas para Mariana é como se ela não estivesse ali. Mariana diz que já encontrou o anel e pede desculpas, mas era um anel muito importante para ela. Fátima sabe que ela só o está a fazer porque contou a Tomás o que ela fez a Anabela e quer limpar a sua imagem. Mariana tem necessidade de mostrar a Fátima que é feliz com Tomás e até pensam ter filhos. Fátima diz que essa necessidade não é bom sinal.

No quarto do hotel, Sara está em camisa de noite sensual. Acabou de contar a Guilherme o que aconteceu em sua casa com Lena e Sebastião. Ele sente-se desiludido com o pai. Sara diz que se irritou com ele e acabou por falar demais. Guilherme acha que Sara quis prejudicar o pai e não foi por uma questão de justiça com Quim, mas Sara diz que não, desta vez quer fazer o certo. Sara beija a mão de Guilherme e começa a seduzi-lo. Guilherme corresponde ao beijo e Sara começa a despir Guilherme enquanto continua a beijá-lo. Os dois caem na cama aos beijos, vão fazer amor.

Guida está a estudar para a viagem ao Canadá, diz que Lucien tem sido incansável, está a fazer o roteiro para eles. Tozé e Maria José gozam por causa dos ursos pardos que Guida muito entusiasmada diz que quer ver.

Jacinta fez o jantar e diz que Vitória tem de comer por dois, mas sem maldade, diz que ela tem mesmo de alimentar o bebé. Jacinta não gosta que Salvador se ofereça para acompanhar Vitória à ecografia, diz que já basta a confusão com Fausto. Ficam chocados quando Jacinta diz que foi Hortense que fez queixa de Fernando.

Carlota está preocupada com a conversa que vai ter com a Inspetora, quer a ajuda de Sebastião, diz que não vai pagar pelo que Fernando fez. Sebastião conta-lhe que Lena já sabe que pagaram a Márcio para incriminar Joaquim, pede que ela diga a Lena que foi ideia dela, ao que Carlota diz que sim.

Sara quer que Guilherme passe a noite com ela, mas Guilherme prefere ir para casa, diz que não vai alimentar uma coisa que não sabe se quer. Sara despede-se com um beijo, mas ele fica desconfortável.

Tozé dá treino a Maria José que lhe pediu ajuda para estar em forma, ela já está cansada, mas não desiste. Paula pede-lhe para ir com ela ter com o chantagista, Nicolau acabou de desmarcar e ela não quer ir sozinha. Tozé não tem a certeza se deve ir com ela.

Elvira reclama que está na hora de Simão ir embora lá de casa, Silvério não tem coragem para lhe dizer isso, diz que ainda falta o isolamento do telhado. Ficam envergonhados quando vêm Simão aparecer já de malas feitas, mas não ouviu nada. Simão pede desculpas se ficou mais tempo que devia, diz que separou umas ovelhas para eles como forma de agradecimento.

Marta abre a porta a Fátima que vem falar com Guilherme, e diz que ele não está porque dormiu em casa. Guilherme aparece e pergunta quem era, fica chateado por Marta não o ter chamado e Marta diz que ele estava a descansar, percebe que ele esteve com Sara e mostra-se entusiasmada. Tenta saber o que se passou com o pai e Lena, pois o pai dormiu no sofá. Guilherme diz que isso é o pai que tem de lhe contar.

Mariana lê a notícia que diz que Fernando vai ser indiciado pela morte de Álvaro, que está a ser investigado pela PJ. Tomás mostra-se compreensivo com ela, diz que já se esperava. A assistente social bate à porta e antes de falar com Leonor, quer saber como Leonor tem reagido à situação de Rosalinda internada. Aida, Mariana e Tomás explicam que têm esclarecido todas as questões, dão esperança e têm estado atentos a Leonor.

Gustavo vê Nicolau e pergunta-lhe o que faz ali no hotel quando deveria estar na ponte pequena com Paula ao encontro do chantagista, ele diz que não teve coragem para ir com ela. Gustavo acusa-o de ser medroso, não acha bem ter deixado Paula ir sozinha, Carlota não vai gostar de saber.

Episódio 203 (31 de janeiro a 6 de fevereiro)

Sara desmascara Sebastião em frente a Lena.

Cristina desconfia que Carlota está envolvida na morte de Álvaro.

Rosalinda tem infeção.

Mariana recupera o anel e vai pedir desculpas a Anabela.

Remi inventa um plano para aceder aos diamantes guardados no forno da cozinha de casa dos filhos.

Gustavo e Tomás estão a olhar para uns caiaques com o logotipo do hotel, mais pagaias e coletes. Gustavo encomendou material a mais e Tomás diz que Carlota não vai ficar contente porque é material que tem o logotipo do hotel e não vão aceitar a devolução. Domingos aparece para agradecer a Tomás ter retirado a queixa, pede-lhe se pode ir buscar Leonor à escola ao que, Tomás cede.

Elvira está a passar creme hidratante nas mãos de Rosalinda e repara que a irmã está demasiado fria, a máquina de suporte de vida começa a apitar e Olímpia manda chamar os médicos porque percebe que Rosalinda está em paragem respiratória, pede a Elvira que ligue ao cunhado.

Fátima tenta convencer Vitória a testemunhar no processo da morte de Artur, agora que Fernando e Carlota estão de costas voltadas. Vitória continua com medo do que Carlota lhe possa fazer, pede desculpas, mas tem de pensar no filho.

Nicolau entra no quarto que Guida está a limpar, de surpresa sem que ela dê por isso, pede desculpa por não ter ido dormir com ela, mentindo que foi por causa do trabalho. Guida tem como tratar dele, diz que ninguém os vai apanhar e vão fazer amor.

Fernando quer conversar com Lena, diz-lhe que as fotos são enganadoras e descontextualizadas. Ela acha estranho Sebastião não saber de nada, Fernando mente e diz que ele não sabia de nada mesmo. Lena diz que lhe custa a crer que o advogado da família ficasse à margem e termina a conversa desejando a Fernando que seja julgado e condenado.

Cristina questiona Carlota sobre o objetivo de ter guardado as fotos, ela diz que sempre foi possessiva com o marido e era para as usar contra ele. Diz que o vídeo foi apagado e que foi coagida a isso por Fernando, que sempre a teve na mão, mas a Cristina parece-lhe que Carlota é que guardou as fotos para o caso de uma vingança pessoal. Cristina diz que ela se torna cúmplice ao nunca ter denunciado Fernando e ter destruído provas. Cristina fala no suposto vídeo que Carlota terá também apagado e que constituía prova no processo da morte de Artur. Dá a entender que Carlota tem um certo modus operandi e diz-lhe que não vai poder fugir para sempre.

Tomás vem pedir desculpas a Fátima pela atitude de Mariana com Anabela, pede que reconsidere e deixe Anabela ir lá a casa, a amizade delas é importante para a Leonor. Fátima conta-lhe que apanhou Mariana aos safanões a Anabela e não a quer com ela, no entanto diz a Tomás que Leonor pode ir lá a casa.

Ivone tenta explicar a Elvira e Domingos o que se passou com Rosalinda. Explica que Rosalinda padece de uma infeção nosocomial, que é comum em pessoas que estão assim ventiladas em ambiente hospitalar. Domingos quer levá-la dali, acha que estão a ser negligentes. Ivone diz que estão a fazer tudo o que podem e que é normal o que a tia teve porque as defesas estão muito em baixo e o corpo não consegue lutar contra as infeções.

Jacinta entra em casa com Remi, que vem combalido e com hematomas (falsos, mas convincentes) no rosto. Jacinta apesar de preocupada, não o demonstra e age sempre como se estivesse contrariada. Remi diz-lhe que foi o preconceito que fez aquilo, coloca o saco de ervilhas de maneira que não estrague a maquilhagem. Jacinta vem com a caixa de socorros e apanha-o ao pé do forno sem que ele consiga chegar com a mão aos diamantes, ele disfarça e diz que está mesmo mal, ia caindo. Ele percebe que Jacinta tem receio que o irmão apareça e sai.

Paula pede uma bebida para colocar na conta de Remi. Nicolau ouve e diz que não pode fazer isso, Paula ameaça-o que diz a todos que foi ele que empurrou o carro de Augusto. Guida aproxima-se e pergunta o que se passa, Nicolau enervado conta-lhe, Guida diz a Paula que não pense que vai andar a ser sustentada pelo pai dela. Paula fica aflita quando Guida diz que vai contar-lhe o que se passou.

Fausto sente-se confiante e arrisca convidar Marta para sair um dia, ela feliz, diz que alinha. Marta aproxima-se da mesa de Sara e dá-lhe força para não desistir do irmão, diz que Fátima não gosta dele e só está a usá-lo com as papeladas. Lucinda entra na padaria e dirige-se a Marta, diz-lhe que gostava de entrevistar o pai dela para ter a versão dele sobre o assassinato do Álvaro Pereira Espinho. Sara fica atenta à conversa entre as duas.

Remi fala com Lucien, conta que o plano de se fazer de magoado não correu bem. Guida fica assustada ao ver os hematomas, mas ele desvaloriza e diz que contou com a ajuda de Jacinta. Guida conta-lhe que Paula estava a tentar meter bebidas na sua conta. Avisa-o para estar atento porque ela é caloteira e preguiçosa. Remi diz que já lidou com muitas mulheres assim, vai tratar do assunto.

Aida pergunta a Mariana se o anel que procurava é aquele que lhe mostra, a empregada encontrou-o debaixo do sofá. Mariana fica muito feliz. Aida acha que ela deve um pedido desculpas a Anabela, ela cede, diz que vai resolver isso.

Silvério não aceita o dinheiro para pagar os queijos que Guilherme compra, este diz-lhe que vai enviá-los para Lisboa para uns amigos que têm uma queijaria, também quer ajudar no telhado de Simão. Fátima traz roupa velha para Guilherme vestir na ajuda às obras do telhado, conta-lhe sobre Vitória, que ela tem medo de depor embora Carlota, neste momento nunca lhe fizesse mal com os holofotes apontados a ela.

Sara procura por Guilherme em casa, Lena diz-lhe que estão divorciados, não faz sentido ela ficar ali à espera dele, mas Sara diz que só se for Guilherme a dizer para ela sair. Sebastião aparece e quere-a fora dali, diz-lhe que é uma vigarista e não é bem-vinda. Sara diz que é preciso ser-se vigarista para reconhecer outro, e atira que ele sabia perfeitamente que o irmão de Lena era inocente e atirou as culpas para cima dele. Conta que foi ele que ajudou a incriminar Joaquim da morte de Álvaro. Lena fica em choque a olhar para Sebastião. Sara arrepende-se de o ter denunciado ao ver o sofrimento de Lena que diz que é mais grave do que pensava. Não sou sabia como convenceu Márcio a incriminar Quim. Sebastião tenta desculpar-se, mas Lena acusa-o de ser tão culpado como Fernando na morte do irmão.

Num flashback, Sebastião conversa com Sara, visivelmente transtornado ao saber que Quim morreu, confessa a Sara que ele era inocente e que pagou bem a Márcio para testemunhar contra ele.

Fernando humilde e com expressão culpada quer explicar-se a Hortense, mas ela não quer explicações, deseja que ele morra na prisão como o filho.

Tomás conta a Mariana que foi pedir a Fátima para deixar Anabela ir lá a casa brincar com Leonor, mas ela estava chateada. Mariana conta que já tem o anel, admite que exagerou e vai pedir desculpas, fala em terem um filho, mas ele não acha que seja o momento certo, ela teve um aborto há pouco tempo e a Leonor precisa mais do que nunca da atenção deles.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18