“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 202 (24 a 30 de janeiro)

Mariana furiosa, agarra Anabela e Fátima empurra Mariana.

Rosalinda piora.

Tomás decide retirar a queixa contra Domingos.

Ivone diz a Lena que já recebeu o resultado dos exames e já marcou viagem para Espanha, a inseminação vai acontecer. Lena fica muito feliz por ela, mas desabafa sobre o que se passou com o irmão e por sentir que não conhece Sebastião.

Fernando vai a casa de Sebastião e desabafa que perdeu tudo na vida, até o filho que ainda não nasceu. Pede-lhe ajuda na sua defesa, mas Sebastião continua a dizer que ele só pode contar com a sua amizade. Fernando diz que se não o defender conta que sempre soube de tudo e que colaborou com ele e com Carlota. Sebastião fica preocupado sem saber como vai justificar a Lena estar a ajudá-lo.

Silvério pede a Tomás para retirar a queixa a Domingos, soube pela Guarda que se ele o fizer, o caso é arquivado. Tomás lembra tudo o que se passou e se não fosse Elvira, Leonor podia ter acabado na Alemanha ou noutro sítio qualquer. Silvério diz que Domingos já está a pagar com Rosalinda em coma e ele perdido como anda. Tomás acaba por dizer que vai fazer isso, vai dar-lhe um voto confiança. Gustavo chega e é apanhado de surpresa por Silvério quando este lhe pergunta porque Paula lhe deve dinheiro, diz que Paula já lhe pagou o que devia e que não era nada demais.

Jacinta não se sente segura com o empréstimo que acabou de fazer. Pede desculpas a Salvador por tê-lo obrigado a mentir à tia por causa da estatueta e ele diz que ela devia dizer ao pai que gostou do presente. Carminho e Manuel aparecem em casa e contam que foram expulsos do hotel e vão ter de voltar a viver ali em casa. Jacinta e Salvador ficam desagradados.

Aida faz elogios ao trabalho de Maria José e Elvira fica ciumenta. Maria José pergunta a Elvira se não lhe faz confusão andar com o cunhado. Elvira fica enervada e manda-a meter-se na vida dela.

Carlota diz a Gustavo que vai enviar um email ao chantagista a pedir uma prova de boa-fé, quer garantias que esta é a última vez que lhes pede dinheiro. Hortense entra no gabinete e Gustavo sai, vem entregar a carta de demissão, diz que não trabalha mais para aquela família e espera que Fernando e Carlota sejam condenados, acredita que ela também está envolvida. Diz que a única coisa que lhe importa é fazer justiça pelo filho.

Mariana acusa Anabela de lhe ter roubado o anel, ela diz que o deixou no sofá quando ela lhe chamou a atenção e que Mariana é que não o encontra. Fátima entra em casa e, ao ver Mariana agarrada a Anabela, empurra-a com toda a força. Já afastadas, Anabela continua a

dizer que não tem o anel, mas Mariana diz que vai ficar à espera que o devolva. Fátima diz que Anabela não volta a ir lá a casa já que a incomoda tanto.

Gustavo não acha bem que o irmão retire a queixa contra Domingos, Tomás está decidido em dar-lhe uma oportunidade, diz que vai fazê-lo por Leonor.

Na padaria, Paula pede um adiantamento e diz que é para as despesas, mas Remi prefere pagar-lhe à medida que ela gasta. Salvador aparece e Paula afasta-se. Remi diz que se sente descansado em saber que Jacinta escolheu um homem decente como Salvador como companheiro. Salvador diz que também gostava que Remi fizesse Jacinta feliz e conta-lhe que Jacinta recuperou a estatueta, pede que não comente com ela que sabe. Remi acha que é um bom sinal.

Rosalinda continua entubada na cama, em coma. Domingos, enquanto fala com Rosalinda, cola os desenhos que Leonor fez na parede. emocionado, faz-lhe uma festa e quando desvia o cabelo da cara, apercebe-se que a Rosalinda tem a testa quente. Preocupado, Domingos carrega no botão para chamar a enfermeira. A enfermeira Olimpia verifica que ela tem febre e vai chamar o médico, tem pena dele ao vê-lo desesperado.

Mariana conta que foi a casa de Fátima perguntar pelo anel e ela ameaçou-a. Tomás acha mal ter ido acusar sem provas, mudam de assunto para não se chatearem. Tomás diz que vão ter visita da assistente social no dia seguinte para fazer a avaliação psicológica de Leonor. Mariana diz que ele não tem que se preocupar, mas Tomás acha que Leonor era mais feliz na casa dos pais.

Sara e Guilherme bebem um copo no lounge do hotel, ela acha que ainda podem recomeçar, diz que tem dinheiro guardado, podem começar um escritório dos dois e ele sair da sombra do pai. Mostra-se arrependida e diz que nunca quis magoá-lo. Guilherme diz que não há nada que faça que apague o que lhe fez ao enganá-lo e atirar as culpas nele com a possibilidade de ele ser preso. Diz-lhe que acabou, ele já não é a mesma pessoa que ela conheceu.

Fernando agradece a Sebastião pelo advogado que lhe arranjou e pede desculpa por se ter excedido, nunca o denunciaria. Sebastião desvaloriza, diz que é amigo dele. Fernando afasta-se e Lena chega, pergunta a Sebastião se vai defender Fernando, ele diz que não lhe faria isso. Lena diz que é uma pena Márcio ter morrido que ele poderia contar a história como se passou, acha que Carlota e Fernando lhe pagaram muito bem para incriminar o irmão. Sebastião diz que não sabe de nada.

O grupo de chantageados reúne-se, mas ninguém pode ir ao encontro na Ponte Pequena fazer a entrega do dinheiro. Sobra Carlota que não está presente, mas ninguém tem coragem de lhe pedir.

Remi vê um tutorial como simular ferimentos com maquilhagem especial enquanto fala com Lucien. Diz que quer incutir a pena dos filhos. Guida aparece no quarto dele, está triste com os irmãos e a tia e diz que devia ficar no Canadá. Remi gostaria muito, seria uma forma de recuperarem o tempo perdido, mas Guida sentiria que estava a trair os irmãos. Ele convida-a a ficar com ele e verem um filme, enquanto vê as fotografias antigas de família que ela trouxe.

Carminho e Manuel estão muito desanimados por voltarem à casa na aldeia, Carminho não se conforma que Carlota tenha ficado com tudo. Manuel continua com esperanças de que vai ter carreira na música.

Episódio 201 (24 a 30 de janeiro)

Lena faz queixa de Fernando e confronta-o com o passaporte ilegal que encontrou.

Vitória termina relação com Fernando.

Carminho e Manuel são despedidos e expulsos do hotel.

Lena conta a Sebastião que fez queixa de Fernando. Ele fica indignado e diz que está a interferir na relação profissional que tem com a família Espinho. Ela pergunta se ele não sabia mesmo de nada perante tanto nervosismo, ele diz que não. Lena acha que ele tem medo que as ilegalidades que comete para os clientes venham ao de cima e confronta-o com o passaporte que encontrou junto com dinheiro no bolso do casaco dele, ele fica tenso e diz que ela está a delirar.

Fernando pergunta a Cristina se foi a mulher que fez queixa, mas esta diz que não foi Carlota, e não pode revelar quem foi. Fernando diz que liga no caminho ao seu advogado.

Fátima diz a Guilherme que não é preciso ele ir com elas ao banco, Guilherme diz que não faz sentido pois sempre ajudou desde o início do processo e Jacinta precisa sentir-se segura com ele lá, não vá ela vacilar. Fátima sabe que Sara voltou para ficar e reconquistá-lo e não quer empatar a sua vida, mas ele quer que ela empate e diz que Sara não tem hipóteses com ele, é tudo uma questão de orgulho dela que não sabe perder.

Mariana culpa Anabela de ter levado o anel. Tomás tenta acalmá-la, diz que está a ir longe demais quando Mariana diz que a menina o levou para dar a Fátima, diz que Anabela pode ser rebelde, mas não foi educada para roubar. Mariana faz um esforço para se acalmar.

Carminho mostra a fotografia da morte de Álvaro a Vitória que está impressionada. Carminho acha que o irmão não era capaz de matar o irmão intencionalmente, mas a verdade é que se foi um acidente não entende porque Fernando ficou em silencio. Carlota bate à porta da suite e diz a Carminho que a quere fora do hotel e da administração e que Manuel está despedido.

Na casa dos Grilo, não está ninguém e o silêncio faz crer que a casa está vazia. Remi entra e avança avidamente para o forno, baixa-se e, com a mão, tateia o espaço por baixo do forno de lenha. Estica-se e parece sentir alguma coisa que o deixa satisfeito. Remi não tem tempo de agarrar no que está escondido debaixo do forno nem de se levantar. É surpreendido por Tozé que lhe pergunta o que faz ali. Remi que estava de gatas ao pé do forno diz que escorregou. Tozé diz para “escorregar” dali para fora e que não tem autorização para entrar ali em casa.

Mais tarde, Guida mostra-se feliz por ter feito as pazes com o pai, Jacinta pede-lhe que não fale nele. Tozé conta às irmãs que Remi esteve lá em casa e que o apanhou de gatas ao pé do forno.

Manuel está a fazer a mala para sair do hotel. Carminho está indignada e furiosa, não se conforma em ter de voltar para a aldeia, diz que vai reivindicar tudo a que tem direito. Manuel não vê outra solução sendo que é Carlota que manda no hotel, mas tem esperança de que ela o contrate para cantar no hotel e que vai ter sucesso numa carreira musical.

Lucinda tenta saber mais sobre a morte de Álvaro, mas Gustavo não tem paciência para as perguntas dela e pede-lhe que vá embora. Mariana aparece e expulsa-a do hotel, agradecendo a Gustavo não ter dito nada.

Fernando acaba de chegar de prestar declarações, diz a Vitória que está arrependido por nunca ter falado sobre o que fez, por medo de ser acusado deixou que Quim fosse preso. Vitória não consegue confiar na integridade de Fernando, diz-lhe que é melhor cada um seguir o seu caminho. Fernando está incrédulo, tenta falar com Vitória, mas ela diz que já fez a mala dele.

Guilherme pergunta ao pai se vai defender Fernando, Sebastião diz que não porque o cliente dele é o grupo Pereira Espinho. Já irritado, diz ao filho que não sabia de nada do que se passou. Marta apoia Lena, acha que ela fez bem em fazer queixa. Sebastião continua a achar que não vale a pena.

Carminho e Manuel falam com Mariana para que interceda junto de Carlota para manter os postos de trabalho e continuarem no hotel. Mariana fica cansada de os ouvir e diz que vai ver o que pode fazer.

Maria José aparece em casa da família Arriaga com o jantar para Jacinta e Salvador. Pergunta a Salvador como ele está, mas Salvador pede desculpas, que não quer falar sobre os tios. Maria José repara na estatueta da bailarina de porcelana, pergunta de onde veio e Jacinta mente, diz que é de Carminho.

Mariana está nervosa porque não encontra o anel. Fernando vem falar com ela e explica que vai prestar declarações à PJ e pode ser preso. Diz à filha que não é um assassino e que quer que ela saiba da boca dele. Mariana diz que ele não é nenhum exemplo a seguir e não acredita nele, mas chora quando o pai sai.

Leonor está preocupada com Domingos, sente-se triste por ele estar sozinho. Fátima diz que a tia Elvira e Silvério têm ido lá, ele não está sozinho. Leonor está a perguntar a Anabela se mexeu no anel de Mariana, mas calam-se quando Fátima vem de dentro com os papéis para ir ao banco.

Silvério tenta convencer Domingos a abrir a mercearia, mas ele não se sente capaz para trabalhar e só se arranjou porque Leonor podia aparecer. Válter traz uma notificação para Domingos ir a tribunal depor sobre o desaparecimento de Leonor.

Maria José fala com Simão, ele já não a via há muito tempo e elogia o seu aspeto. Ela quer saber se a relação de Silvério com Elvira é séria. Ele diz que sim e para ela não ser má-língua. Maria José diz que aquilo não deve correr lá muito bem com tantas pessoas a viver lá em casa.

Episódio 200 (24 a 30 de janeiro)

Jacinta reconsidera aceitar o pai.

Leonor falta as aulas preocupada com Domingos que mostra-se cada vez cordial com Tomás.

Lena e Hortense querem justiça sobre a morte de Quim.

Sebastião confronta Carlota ao por a relação dele com Lena em causa.

Vitória quer um tempo para aceitar o que Fernando fez.

Fernando recebe visita da inspetora Cristina para prestar declarações sobre a morte de Álvaro.

Guilherme e Marta entram na padaria, ele questiona a irmã sobre ela ultimamente ir tanto ali. Ela olha para Fausto e diz que gosta de todos os pães que há naquela padaria, ele percebe que ela fala de Fausto e ri-se. Sara aparece e Guilherme pergunta se é obra de Marta, Sara aparecer ali. Ela diz que não e chama-a a sentar-se contra vontade do irmão. Sara fala de um episódio divertido que se passou na lua de mel deles e Guilherme ri-se.

Sebastião está constrangido com a visita de Hortense que o confronta, diz que não é burra e que ele como advogado dos Pereira Espinho sabia que Fernando tinha matado o irmão. Sebastião desmente, justifica-se porque não ficou com o caso na altura, diz que não era ético sendo Quim irmão de Lena, com quem já era casado na altura. Hortense quer fazer justiça e e Sebastião diz-lhe que não vale a pena remexer no passado de há 4 anos. Hortense questiona-o se com essa atitude está a defender quem matou o filho dela e avisa-o que se ele ficar do lado deles nunca mais o perdoa.

Fernando acabou de contar a Vitória sobre a morte do irmão e que Carlota tornou as fotografias públicas. Ela está desiludida, ele continua a dizer que foi um acidente e para Vitória, se assim foi, não percebe porque ele não foi à polícia e deixou um inocente ir preso que acabou por morrer. Duvida se o conhece e fiz que precisa de tempo para pensar. Fernando fica desolado.

Marta e Guilherme vêm a sair da padaria quando se cruzam com Fátima que vem entregar um tabuleiro de queijos. Fátima entusiasmada conta que talvez tenham fiador e quer sentar-se com ele novamente para falarem. Guilherme fica contente e enquanto volta para dentro para buscar o telemóvel, Marta fica sozinha com ela e acusa-a de o procurar só para resolver problemas, diz para o deixar ser feliz com Sara, que pode não ser perfeita, mas gosta dele ao contrário dela que não gosta dele e não o deixa em paz. Fátima fica abalada com as palavras de Marta.

Mariana está arrasada com o facto de o pai ter matado o tio dela. Tomás duvida que Fernando tenha matado o irmão de propósito. Mariana diz que, se assim foi, porque permitiu que um

inocente morresse na prisão. Tomás acha que as pessoas por medo tomas as decisões erradas e lembra o irmão Gustavo, condena o que Carlota fez ao guardar as imagens este tempo todo à espera de um momento poder usá-las, só o fez por vingança.

Carminho está recostada na cama, a ver um álbum de família com fotografias suas, de Fernando e Álvaro em jovens e crianças. Está emocionada e angustiada. Manuel está sentado aos seus pés, arrasado por ver Carminho naquele estado. Ela lembra tempos antigos e as saudades que tem do pai e de Álvaro, não consegue odiar o irmão. Nicolau chega com cupcakes do Fausto e uma garrafa de champanhe para tentar animá-la. Carminho de repente diz que quer tirar Pereira Espinho do seu nome, agarra num cupcake e come deliciada.

Maria José e Elvira falam sobre os boatos que correm ligados a Fernando ter matado o irmão. Paula pede a Aida para trabalhar até ao fim do contrato, mas ela diz q já não é possível.

Fátima conta a Jacinta que Remi se ofereceu para ser fiador. Jacinta diz que não é como Guida, não quer o dinheiro dele. Fátima diz que está a ser injusta com a irmã que aceitaria o pai tivesse ele dinheiro ou não, devia aproveitar enquanto ele está vivo, diz que ela dava tudo para abraçar a mãe e o irmão. Jacinta decide de rompante ir ao banco e pedirem o empréstimo sem fiadores. Diz que não precisam de ninguém e confia nela e em Guilherme. Fátima fica contente, diz que está fechado aquela hora, mas é esse o espírito.

Lena sente pena da mãe. Hortense diz que a única coisa que a conforta é saber que Quim não foi um assassino Diz a Lena que Sebastião desiludiu-a, mandou-a ficar sossegada e não fazer justiça. Lena diz-lhe que juntas vão fazer justiça sim.

Leonor faltou às aulas para garantir que Domingos come alguma coisa. Domingos fica muito emocionado, mas diz que tem de ligar a Tomás, acha melhor ele saber. Tomás fica a saber que Leonor faltou às aulas e está com Domingos. Mariana avisa que Domingos pode usar as faltas contra Tomás, acha que tem de ter uma conversa com ela, pois não pode faltar assim. Mariana está chateada porque não encontra um anel, a última vez que o viu foi Leonor e Anabela a brincar com ele.

Jacinta procura os cacos partidos da estatueta, mas esconde o que está a fazer no momento que a tia entra. Jacinta sonda Maria José sobre Remi, pergunta porque é que ela não gosta dele se ele não lhe fez mal a ela. Ela condena o que ele fez à família, Jacinta diz que o pai tentou enviar dinheiro e Maria José diz que faltou o amor, mas Jacinta diz que ela estava no circo, não estava na aldeia para ver. Maria José sai amuada a dizer que não quer ver os sobrinhos sofrer.

Tozé fica irritado ao chegar à padaria e perceber que não foi ter com Paula, mas que foi uma combinação de Paula e Remi. Tozé não quer falar com ele. Paula diz a Remi que tem a solução para agradar ao filho, diz que ele gosta de uns ténis, mas são 500€, Remi diz que são muito caros e pede a referência para ver se no Canadá é mais barato. Paula fica encurralada pois pensava que ia ganhar dinheiro.

Sebastião e Carlota estão frente a frente, o ambiente é tenso porque ele Sebastião acusa de ter posto em causa a sua relação com Lena ao contado sobre o crime. Carlota mostra-se indiferente, diz que foi um dano colateral como o Álvaro e o Quim. Ele avisa-a que se lhe destrói a vida não vai ficar calado e Carlota diz que ele também está implicado em tudo o que fez. Sebastião pede a Carlota que diga a todos que ele não sabia de nada da morte de Álvaro, mas percebe que está nas mãos dela quando ela responde com um olhar enigmático.

Jacinta tenta colar a estatueta, mas não tem jeito nem paciência, faz-lhe confusão a estatueta ir para o lixo quando era o pai que a levava ao ballet e assistia sempre às suas aulas. Salvador fica surpreendido, diz que o regresso do pai mexe com ela e que ela só não uma oportunidade ao pai por causa da família. Jacinta diz que está enganado, não quer saber dele.

Domingos leva Leonor a casa de Tomás e pede-lhe que não se zangue com ela por ter faltado às aulas, Tomás diz que o que importa é que ela está mais animada e entrega-lhe os desenhos que Leonor fez para Rosalinda, pedido que seja Domingos a entregar. Domingos compreende e Tomás fica contente com a cordialidade e compreensão de Domingos. Depois de Tomás fechar a porta, Mariana vem irritada porque Leonor também não viu o seu anel.

Fernando está no chalet de Vitória e quando pensa em ligar-lhe batem à porta. Cristina apresenta-se, diz que foi à procura dele ao hotel, mas a mulher disse que devia estar ali, diz que tem de acompanhá-la para prestar declarações, pois foi apresentada uma queixa dele sobre o homicídio de Álvaro.

Episódio 199 (24 a 30 de janeiro)

Carlota mostra as imagens a Carminho e conta que foi Fernando que matou o irmão Álvaro.

Domingos toma consciência do mal que fez.

Anabela conta à tia que Mariana foi bruta para ela e que só trata bem Leonor deve ser para o Tomás gostar dela. Fátima diz para ela não se deixar afetar.

Carlota mostra-se serena com a decisão do divórcio, embora Mariana esteja preocupada com ela, diz que se quiser podem ir passar uns dias fora. Carlota conta a Mariana que o pai lhe deu tudo no acordo, mente ao presumir que por culpa. Mariana diz que está do lado da mãe e que nem respondeu à mensagem do pai para jantar com os tios.

Marta fala com o irmão sobre Sara, acha que ela está a dizer a verdade no que respeita aos sentimentos por ele. Guilherme diz que Sara fez-lhe muito mal e já não a ama. Sara diz que ele prefere as migalhas de Fátima, mas ele diz que não tem nada a ver, ia casa com Fátima porque a amava.

Tomás conversa com Leonor sobre Rosalinda, ela quer saber se a mãe vai acordar e como está a ferida no pulmão, ele não lhe quer mentir e diz que os médicos dizem que ela pode acordar a qualquer momento. Aida intervém, diz que claro que ela vai acordar. Tomás conta à mãe Domingos tentou agredi-lo, Aida acha que é melhor ele ir à guarda, mas Tomás acha que ele percebeu que a violência não é caminho e não quer mais barulho com a justiça.

Fátima conta a Paula que Gustavo esteve no moinho e foi novamente chantageado. Paula vai ao mail e percebe que também recebeu, Silvério ouve que Paula deve dinheiro a Gustavo, mas Fátima disfarça e diz que eram contas antigas e ela já pagou tudo com o que ganhou na fábrica.

No restaurante, Fernando acaba de contar a Carminho e Manuel que deu tudo a Carlota. Carminho está muito indignada e diz que ele só pode estar maluco. Percebem que Carlota pode dispensar os dois e perderem os seus empregos. Carlota aproxima-se da mesa e puxa uma cadeira para si. Mostra as fotografias que incriminam Fernando, uma delas Fernando está exaltado a falar com Álvaro, e outra Fernando agarra os colarinhos de Álvaro e o momento em que o empurra. Carminho olha perplexa para as fotografias e diz que não está a perceber. Carlota diz que quem matou o Álvaro foi o Fernando. Carminho fica chocada e Hortense olha-os, incrédula com o que acabou de ouvir. Fernando olha para Carlota, completamente mortificado. Marta e Guilherme assistem da mesa deles, igualmente incrédulos com o que ouvem. Nicolau também ouviu e Carlota permanece calma. Carminho acha que é uma piada de mau gosto e diz que só pode ser uma montagem. Hortense aproxima-se e pergunta se é verdade pois o filho dela Quim, foi acusado da morte de Álvaro e morreu na prisão. Hortense olha em choque para Fernando. Este sente-se cada vez mais encurralado. Hortense cambaleia, sente-se mal. Fernando levanta-se para a ajudar, mas Nicolau adianta-se e segura Hortense,

diz a Fernando para se afastar. Carminho acha que só pode ter sido um acidente e Fernando reage dizendo que sim. Carlota chama-lhe ladrão e assassino, quando Mariana sai de trás do biombo do restaurante depois de ouvir tudo. Fernando tenta ir atras da filha, mas ela não quer ouvir nada.

Sebastião não gosta da ideia de Sara rondar Guilherme com a mania que consegue tudo. Lena deixa escapar que ela aprendeu com ele.

Paula vem pedir dinheiro a Gustavo, ele diz-lhe que não tem para emprestar, ainda mais porque ela se despediu deve ser porque o dinheiro não lhe faz falta. Os dois discutem. Tomás apercebe-se da discussão e pergunta o que se passa, fica desconfiado com a desculpa do irmão que Paula não sabe aceitar um não depois de o convidar para sair.

Elvira traz o jantar a Domingos que abre a porta e deixa-a passar. Elvira sabe que ele está chateado, mas o que fez foi a pensar no bem de Leonor. Domingos admite que fez tudo errado e conta-lhe que hoje quase matava Tomás.

Remi veio propor a Fátima ser fiador do empréstimo através dela, mas Fátima hesita, diz que não pode aceitar a sua proposta, pois não quer começar um negócio com Jacinta a mentir-lhe. Remi percebe, diz-lhe que ela é parecida com a sua mãe no sorriso e bondade.

Fernando vem a casa de Carminho explicar-se, diz que o que aconteceu não passou de um acidente e que Álvaro tropeçou. Carminho acha que ele tinha todas as razões para matá-lo depois de ele ter descoberto o desfalque. Fernando assume que fez o desfalque com a ajuda de Carlota. Salvador acusa-o de ter deixado um inocente morrer na prisão. Manuel pede que ele saia depois de Carminho lhe dizer que nada desculpa ele ter ficado em silencio sobre o que aconteceu.

Carlota mostra-se preocupada com a filha, Mariana sabe que só quis ir ao restaurante para denunciar o pai, conhece-a e sabe que ela planeou isto tudo e queria arrastá-la com ela. Carlota diz que hoje acredita que Fernando matou o irmão de propósito. Mariana chora desiludida com o que a mãe fez.

Manuel e Nicolau estão a contar a Guida o que se passou no restaurante com Fernando. Guida está em choque. Manuel conta-lhes que agora o hotel é de Carlota, Fernando passou-lhe tudo para que ela não falasse, mas ela falou na mesma.
Episódio 198

Domingos tenta agredir Tomás.

Fernando conta a Vitória que está livre. Os dois beijam-se com saudade e apaixonados.

Lena resmunga que os homens nunca encontram nada enquanto ajuda a procurar a carteira de Sebastião que acaba por encontrar no bolso do casaco dele, no entanto, encontra também o maço de notas e o passaporte do Dr. Trindade, apressa-se a guardar quando Sebastião vem.

Tomás está preocupado com Mariana que está deitada e encolhida em cima da cama, diz-lhe que agora a mãe está a sofrer, mas vai recompor-se, que quando os seus pais se separaram também lhe custou, mas que quando o amor acaba e o respeito se perde não hã mais nada a fazer e o melhor é cada um seguir o seu caminho. Mariana pergunta se ele esteve com Fátima e ele diz que teve de lhe pedir ajuda por causa de Domingos querer levar Leonor para o hospital.

Na padaria, Fausto não para de olhar para Marta. Sara aparece e senta-se com ela, diz que nem acredita no que aconteceu a Vasco e tem muitas saudades de todos, que eram a família dela. Diz a Marta que está arrependida do que fez e quer reconquistar Guilherme. Marta responde-lhe à letra confrontando-a com o que ela fez ao irmão. Marta pergunta sobre o relacionamento que ele teve com Fátima. Marta diz que foi sério para ele, mas para ela não. Sara diz que nenhuma mulher gostará dele como ela.

Remi vai a casa dos filhos para entregar um presente a Jacinta, mas não tira os olhos do forno. Jacinta fica até emocionada quando vê que é uma estatueta de uma bailarina em porcelana com a mesma pose que ela fez na fotografia. Ele diz que é valiosa e lhe lembra uma bailarina que conheceu há muitos anos. Jacinta deixa-a cair de propósito e pergunta se agora lhe faz lembrar alguma coisa, diz que envias os cacos pela Guida e expulsa-o de casa. Remi deixa cair as chaves ao chão para espreitar debaixo do forno, mas Jacinta apanha-as e ele não tem tempo de ver.

Guida está muito entusiasmada com os bilhetes de avião. Nicolau não partilha do mesmo entusiasmo, porque não tem dinheiro para pagar a viagem. Guida volta a dizer que o pai adianta o dinheiro e depois ele pode pagar. Fernando passa e Manuel quer falar das tardes de ópera com ele, mas este pede para falarem depois.

Terminou a visita dos turistas ao moinho e Gustavo pergunta a Fátima se ficou desapontada por ter vindo ele, ela mente ao dizer que não, mas na verdade ficou. Ele diz que Mariana não merece sofrer por causa deles. Conta-lhe que recebeu um mail do chantagista a pedir dinheiro e que já marcaram a entrega. Fátima quer estar presente na entrega, quer descobrir quem é.

Domingos está muito angustiado pede a Rosalinda que não desista e que culpa é toda de Tomás, que não o deixe ganhar. Diz que ele vai pagar por tudo o que fez. Domingos está debruçado na cama de Rosalinda, completamente desesperado.

Fernando acabou de ler o acordo que vai fazer com Carlota, parece-lhe tudo correto. Sebastião questiona a predisposição de Fernando em abdicar do grupo e ele diz que ela não lhe deu outra hipótese para obter o divórcio e ficar com as imagens que o comprometem. Só quer ver-se livre disto e ser feliz com Vitória. Sebastião não concorda que ele ceda tudo mas diz que não pode abdicar de ter um cliente como o grupo Pereira Espinho, Fernando diz-lhe que não prescinde da amizade dele, mas como advogado compreende que fique do lado de Carlota.

Nicolau está nervoso com a nova chantagem, Guida chega sem que ele dê conta e ele tenta disfarçar, diz que são contas para pagar. Remi conta sobre o presente que ofereceu a Jacinta e como ficou desanimado com a atitude dela. Guida estranha a conversa do pai quando ele tenta saber se alguém mexeu no forno lá de casa.

No restaurante, Lena conta à mãe sobre o passaporte que encontrou no bolso do casaco de Sebastião. Acha estranho porque ele não falou de clientes estrangeiros, está desconfiada que Sebastião obtenha passaportes falsos. Hortense defende-o, diz que muitos clientes pagam em dinheiro e acusa-a de ser conflituosa e de nunca estar bem, Lena fica magoada com a mãe.

Em casa dos Folgado, Anabela e Leonor brincam com roupas e acessórios de Mariana, fingem ser modelos. Mariana chega e fica muito irritada ao vê-las com as suas coisas, inclusive com um anel. Acha que a ideia foi de Anabela e acusa-a de ser mais estouvada e irresponsável. Leonor diz que a ideia foi dela, mas Mariana não acredita, manda-as arrumar tudo. As meninas arrumam, mas não dão conta que o anel caiu ao chão ficando escondido.

Domingos espera por Tomás à porta de casa, furioso avança para ele e dá-lhe um encontrão que o faz cair. Tomás tenta levantar-se, mas Domingos não deixa, acusa-o de lhe ter tirado tudo, está tão furioso que espuma da boca, ameaça-o com uma pedra na mão que lança em direção à cabeça de Tomás, no entanto falha de propósito e atira a pedra ao lado. Tomás está a recompor-se do susto e Domingos pede desculpas, sabe que tem de conter-se. Culpa-se por Rosalinda estar assim e pede a Tomás que tome conta de Leonor.

Elvira está inconsolável a pensar que pode perder a irmã e que ela pode partir se se despedir nem fazer as pazes com ela. Silvério diz que não vai perder ninguém, tenta consolá-la, mas não sabe bem como.

Fernando despede-se do escritório, Carlota repara e diz-lhe para ele ver bem tudo o que perdeu. Lamenta porque eram uma dupla perfeita em casa e nos negócios e ele deitou tudo a perder por causa de uma mulher mais nova sem lutar pelo casamento deles. Diz que felizmente Mariana vai herdar todo o património que ficará em boas mãos já que ele anda desvairado. Fernando pede-lhe as provas e ela dá-lhe a pen, ao que ele respira de alívio segurando-a na mão e ignorando as provocações de Carlota.

Guilherme explica as condições do empréstimo a Jacinta, diz que os riscos são calculados. Jacinta continua assustada, acha as prestações altas. Maria José aparece para saber notícias de Rosalinda e interrompe a conversa, diz que gostava de ajudar e ser fiadora, mas não tem como. As duas vão a caminho de casa e Jacinta fala sobre o que pode correr mal no negócio e a tia diz que ela não deve temer, que sempre achou que ela era corajosa.

Manuel segura na mão um protótipo do cartaz de anúncio às tardes de Ópera no hotel, Carminho repara que ele começou com tardes, depois fins de tarde e agora já são noites ao ver o título “Grande Noite de Ópera com o artista convidado: Manuel Teles de Arriaga”. Manuel acha que Fernando vai aceitar fazer noites, mas fez um de cada altura do dia na mesma. Carminho diz que ele os convidou para jantar, acha que vai anunciar o noivado com Vitória.

Fernando vai ao chalé de Vitória e conta-lhe que deu tudo a Carlota, só falta oficializar o divórcio, mas já assinaram tudo e Sebastião diz que o divórcio será rápido. Diz que não tem trabalho, nem casa, mas sente-se livre e leve. Vitória não quer acreditar, ele mostra-lhe os documentos, diz para ela lê-los, mas ela não quer, só pergunta se é verdade e se não há mais nada que os separe. Ele diz que não e que a ama, os dois beijam-se com muita saudade e vão fazer amor.

Episódio 197

Rosalinda não acorda do coma e tem um pulmão gravemente comprometido.

Aida convence Lucinda a retirar queixa contra Gustavo.

Mariana revolta-se contra o pai.

Aida pediu a Lucinda para ir a sua casa, Lucinda chega e percebe que o motivo da conversa é a queixa que fez no posto da Guarda. Aida pede para ela retirar a queixa contra Gustavo, as acusações que fez são injustas tendo em conta que ela também o agrediu inicialmente, era porque o namoro não estava bem. Faz-lhe ver que há agressões muito graves com que a guarda tem de se preocupar, não é aquele o caso. Aida percebe que ela tem namorado quando Lucinda atende uma chamada. Diz que provavelmente até está mais feliz e arruinar a vida de Gustavo não vai fazer com que ele goste dela como queria. Lucinda dá ares que fica a ponderar o que Aida acabou de dizer.

Hortense reclama com Nicolau porque continua a não acertar um pedido no restaurante, diz que assim atrapalha mais do que ajuda. Ele pede que não o despeça e ela só lhe dá mais uma oportunidade.

Maria José finge-se sofrida e com um ar sério dá a Guida uma carta que diz ter encontrado nas tralhas lá de casa e que Sãozinha guardou, mas nunca lhe mostrou para Guida não sofrer. Guida lê a carta como se fosse o pai a escrever para ela quando se foi embora, Tozé ouve, não se controla e ri-se. Guida percebe que para além da letra ser de mulher, é tudo muito exagerado e fica chocada pelo golpe baixo da tia. Tozé concorda que podia ter resultado se não fosse o exagero no que escreveu.

Ivone traz boas notícias de Rosalinda a Domingos, mas este não quer abrir a porta, Ivone sabe que ele está em casa, diz que vão tentar reverter o coma amanhã, para parar de beber, dormir e arrumar tudo porque não pode falhar à mulher e à filha. Domingos já não tem vontade de beber e deita o vinho fora.

Fátima mostra a Jacinta as condições do empréstimo, esta acha que quinze mil euros é muito dinheiro, mas Fátima diz que vão recuperar o dinheiro facilmente. Fátima não tem certeza se emprestam, era mais garantido se tivessem fiadores. Guida diz que Jacinta pode pedir ao pai para ser fiador. Jacinta, furiosa, diz que não é como ela.

Tomás fica a saber através de Ivone que vão tentar tirar Rosalinda do coma e comenta com Aida que não quer contar já a Leonor para não criar expectativas, mas Leonor já sabe pois aparece a dizer que quer ir ao hospital porque o pai enviou uma mensagem a diz que a mãe vai acordar amanhã.

No dia seguinte, Domingos está no hospital no quarto de Rosalinda, liga a Tomás a exigir que Leonor esteja presente quando Rosalinda acordar. Tomás diz que não a leva ao hospital nem Domingos devia ter contado a Leonor para evitar que a menina ficasse ansiosa. Domingos insiste, mas Tomás diz que ela está na escola e desliga a chamada. Domingos irritado, tenta acalmar-se, mas quando vê Elvira chegar fica mais irritado, ela diz que tem direito a estar presente quando a irmã acordar. Olimpia entra no quarto e diz que têm de sair porque vão acordar Rosalinda do coma.

Tomás passou por casa de Fátima para pedir que Anabela fique com Leonor para a distrair no final das aulas. Fátima diz logo que sim e Tomás acaba por desabafar que Domingos ligou para levar Leonor, mas ele não a quer sujeitar a isso. Fátima concorda com ele.

Carlota não acredita nas palavras de Sebastião quando este diz que lamenta o divorcio dela e de Fernando, sabe que ele sempre foi amigo de Francisco. Ele diz que pode deixar de a representar como advogado se for mais confortável para ela, mas ela quer continuar com ele porque é o melhor e está a par de tudo sobre o grupo Pereira Espinho. Manda-o agilizar o que for preciso para passar o grupo para o seu nome antes do divórcio. Pergunta como está o processo do Dr. Trindade e ele diz que já tem o novo passaporte e dinheiro para lhe enviar.

Remi diz que está tudo acertado com a agência de viagens, Guida está muito agradecida, diz que ele é o melhor pai do mundo. Tem pena que ele não possa ir também, mas Remi diz que Tozé e Jacinta o prendem ali e que Lucien compreende. Guida conta-lhe sobre o projeto que Jacinta tem a oportunidade de fazer, mas tem medo por causa do empréstimo bancário, ele diz que pode ser fiador e tratar de tudo diretamente com Fátima.

Na padaria, Simão pergunta a Fausto sobre a gravidez e este diz que está farto que falem da história do filho, já sabe que o acham um tanso. Marta chega pergunta a Simão se não tem nada para fazer, ele sai irritado. Fausto confessa a Marta que gostou de Vitória, antes de saber que ela estava grávida, mas é passado. Os dois demoram no olhar e sorriem.

Maria José mostra o trabalho que terminou, diz que para novata não está mal. Gustavo chega e procura pela mãe, conta que Lucinda retirou a queixa e sabe que a mãe interferiu. Aida conta que a chamou à razão. Gustavo agradece à mãe e diz que têm de festejar.

Fernando vai ao quarto de Mariana que está cheia de raiva, diz que ele devia ter pedido a Vitória para abortar. Fernando diz-lhe que o fim do casamento e a gravidez de Vitória não muda nada do que ele sente por ela como filha dele. Mariana diz que o odeia pelo que a faz sofrer a ela e à mãe, custa-lhe olhar para a cara dele. Fernando fica muito abalado e chora.

Fátima chega ao hospital e gosta de ver o tio bonito, ele diz que não podia aparecer mal vestido e com a barba por fazer porque a tia ia reclamar, diz que é pena que Leonor não esteja presente, mas Fátima faz-lhe ver que a tia não ia gostar de estar combalida frente a Leonor. Ivone aparece e não traz boas notícias, diz que tiraram Rosalinda do coma, mas ela não acordou, o que significa que está em coma natural e não sabem se algum dia vai acordar.

Mariana ainda está irritada com a conversa que teve com o pai, pergunta por Tomás e Gustavo diz que ele estava na aldeia, ia falar com Fátima por causa do Domingos. Mariana fica ainda mais irritada, diz que ele é casado com ela, mas está sempre a tratar de coisas com Fátima. Mariana chora e Gustavo abraça-a e consola-a.

Domingos está muito irritado, quer explicações, não percebe porque Rosalinda não acorda e acusa Ivone de lhe ter mentido. Ivone diz que fizeram os devidos exames e o cérebro está a funcionar, mas ela não acorda e o pulmão piorou. Silvério diz a Fátima que é preciso avisar Tomás por causa de Leonor.
Episódio 196 (17 a 21 de janeiro)

Fernando pede o divórcio. Carlota aceita em troca do grupo Pereira Espinho.

Paula começa a trabalhar para Remi.

Vitória fala que Mariana abortou quando Tomás aparece.

Jacinta e Fátima estão reunidas com Eusébio. Eusébio diz que é essencial que façam um investimento para dar resposta ao nível de produção que vão ter. Jacinta está muito nervosa e não fala, é Fátima que fala com Eusébio e diz que em breve apresentam o plano negócios delas. Jacinta diz que não percebe nada de planos de negócios, está renitente em gastar muito dinheiro. Fátima diz que vai pedir ajuda a Guilherme, que têm de semear para depois colher.

Gustavo e Tomás especulam sobre a reação de Carlota à gravidez, Gustavo não acredita que Carlota apenas peça o divórcio, acha que vai matar ou torturar os dois. Falam da visita dos hospedes ao moinho e Tomás acha que é melhor o irmão começar a fazer as visitas ao moinho de Fátima, pois quer manter-se afastado.

Guida comenta com Nicolau que acha que Jacinta está a ceder quanto ao pai, mas ele não acredita nisso. Guida pede-lhe para ver o extrato da sua conta, acha que ele anda a jogar e tem dividas, ele diz que ele tem de pagar a parte dele da viagem ao Canadá e mostra-lhe que só gasta dinheiro em combustível para o carro.

Paula antecipou a saída da fábrica e sai hoje, diz que ainda vão perceber que perderam a melhor colega que ali tinham. Aida diz que ela ainda tem dias para dar a não ser que desconte as férias, ela diz para Aida fazer o que quiser porque ela encontrou um lugar onde lhe dão o valor que merece, conta que vai trabalhar com o grande empresário Rémi Criquet, ao que Maria José ri e diz que vai trabalhar com um grande aldrabão.

Domingos está sentado numa mesa do restaurante a beber cerveja logo pela manhã. Silvério entra e encomenda o almoço a Hortense que o avisa da presença de Domingos. Silvério tenta animar e puxar pela motivação de Silvério em seguir com a sua vida, mas em vão, ele é rude com Silvério e não quer a sua opinião. Silvério desiste e diz a Hortense que falar com ele é igual a falar com uma parede. Hortense tem esperança que Rosalinda recupere ou Silvério cai na desgraça.

Fátima pediu ajuda a Guilherme e ele aparece no moinho. Fátima precisa de soluções para conseguirem responder às quantidades que Eusébio quer. Ele diz que pedem um empréstimo ao banco, estão protegidas com o contrato logo será fácil o banco aceitar. Tranquiliza-a sobre Jacinta, diz que fala com ela para não ter receio de fazer o investimento. Fátima arrisca perguntar se ele já falou com Sara e se ela já foi embora. Ele diz que não e que ela quer recuperar o casamento. Fátima fica incomodada, mas não mostra e pergunta o que ele acha sobre isso. Guilherme diz que não perdoa Sara ter trocado o casamento por dinheiro.

Carminho está muito indignada porque ninguém fala com ela sobre a gravidez de Vitória. Mariana acusa-a de estar contente porque adora a Vitória. Carminho entende que Mariana tome as dores da mãe, mas está do lado do irmão, que deve ser feliz e assumir o filho. Mariana manda-a desaparecer da sua frente. Carminho diz que ela está a ser mal-educada e Mariana diz que a tia é inconveniente.

Carlota quer saber onde Fernando dormiu e ele diz que foi num hotel em Gouveia, ainda não está com Vitória, mas pretende estar, já terminou o tempo legal para Vitória abortar e quer assumir a paternidade da criança. Carlota pergunta se o casamento terminou e Fernando diz que sim, não vai continuar a fingir que a ama e quer o divórcio. Carlota diz que assina o divórcio se ficar com o grupo Pereira Espinho inteiramente para ela. Fernando fica em choque, mas acaba por aceitar dar-lhe tudo. Em troca quer as provas contra ele no acidente do irmão, ela diz que destruiu tudo, mas ele não acredita, acha que ela guardou cópias. Carlota acaba por dizer que é verdade, tem algumas cópias no cofre do banco, mas só lhe entrega depois do grupo estar em nome dela.

Aida está preocupada com Gustavo por ele ter uma queixa de agressão e não fazer nada para provar que não bateu em Lucinda. Pede a Tomás o número de telemóvel de Lucinda, quer falar com ela. Tomás acha que não é boa ideia, mas acaba por dar. Aida está confiante que vai chamá-la à razão para que ela retire a queixa.

Remi conta a Guida que aceitou que Paula trabalhe para ele, achou-a despachada. Guida diz que ela de despachada não tem nada, mas Remi acha que ela merece uma oportunidade como ele também mereceu e vai contratá-la à experiência. Guida dá-lhe uma fotografia de Jacinta vestida de bailarina, ele reconhece que foi ele que tirou aquela fotografia. Guida acha que o facto de Jacinta ter andado a mexer numa caixa com recordações dessa altura é sinal que pensa dar-lhe uma oportunidade, é uma questão de tempo para Jacinta o aceitar.

Fátima entrega a remessa da semana a Fausto que pergunta se acha que o contrato com a cadeia do Pomar vai atrapalhar as entregas na padaria, ela responde que ainda não sabe se vai avançar e que Jacinta está com medo. Fausto dá-lhe força e diz que Fátima vai conseguir convencer Jacinta. Fátima pergunta como está Vitória com esta história da gravidez, diz que pode estar a ser egoísta e não ser a melhor altura para Vitória, mas ainda não perdeu a esperança que ela testemunhe contra Carlota no processo da morte do irmão.

Nicolau mostra a Tomás fotografias de brinquedos e roupa que tinha comprado para o filho de Vitória quando pensava que ia ser seu sobrinho. Mariana passa e ele mostra-lhe dizendo que ela pode ficar com as coisas para o irmãozinho dela. Mariana fica furiosa, é bruta e manda-o desaparecer. Tomás chama-a a atenção, diz que ela não precisava de falar daquela maneira, mas ela diz que o pai já pediu o divórcio à mãe por causa de Vitória e que nunca vai perdoá-la.

Fernando desabafa com a irmã, está muito nervoso e sente que não tem para onde se virar, diz que já pediu o divórcio, mas não conta a Carminho que Carlota quer o grupo de negócios da família. Carminho é solidária com o irmão e diz para contar com ela.

Lena não acha boa altura para Manuel apresentar a Carlota a sua ideia dos fins de tarde musicais. Guida fala de como Mariana estará a reagir a ter um irmão bastardo, Manuel não aguenta e diz que foi bem feita para Carlota e também não tem tanta pena de Mariana que é uma menina mimada que nem convidou os tios para o casamento. Guida não acredita que ele falou assim sobre a família, diz que adora e ri-se.

Paula pede a Remi um telemóvel de empresa, Remi diz que só fez 3 chamadas pode apresentar a fatura que ele paga. Lembra-a que está apenas à experiência, diz-lhe o que tem para fazer, mas Paula não fica muito satisfeita em ir apenas à lavandaria, correios, supermercado e à farmácia.

Fátima veio do banco e está animada com as condições do empréstimo, diz que com fiadores ainda seria mais fácil, Guilherme oferece-se para ser fiador, mas ela não aceita. Fátima tem de ir e Marta aparece, diz ao irmão que Fátima agora anda a rondar muito desde que Sara apareceu. Guilherme estranha a postura de Marta que até há pouco tempo dizia para ele lutar por Fátima e agora insinua que se aproveita dele.

Na padaria, Salvador fala com Vitória, diz que respeita mais o tio por ter contado a Carlota e estar a resolver as coisas. Mariana aparece e destrata Vitória, acusa-a de ter engravidado de propósito quando viu que Fernando não ia separar-se de Carlota e que nem deve saber quem é o pai porque sempre foi uma mulher carente e insegura. Diz-lhe porque não aborta e Vitória está a dizer que não quis abortar como Mariana o fez quando Tomás chega e pergunta o que se passa. Mariana fica em pânico sem saber se ele ouviu.

Episódio 195 (17 a 21 de janeiro)

Sara beija Guilherme e pede uma segunda oportunidade.

Fernando conta a Carlota que é pai do filho que Vitória espera.

Guida caminha distraída quando pisa Mariana, irónica diz que só tem pena dos sapatos. Mariana pergunta se ela não tem medo de ser despedida. Guida atira comentário a dizer para ir trocar fraldas ao irmãozinho que vai nascer, percebe que falou demais quando Mariana a puxa para o quarto de hotel e pede explicações sobre o que queria dizer com aquilo, Guida tenta disfarçar, mas perante a insistência de Mariana manda-a falar com o pai dela, que não é ela que tem de explicar. Mariana fica em choque enquanto se desvia para Guida passar.

Fernando procura pelas chaves do cofre, quando Carlota entra no gabinete e apanha-o. Ele sente-se cansado da relação deles, não acredita mais nela e quer as provas das imagens que ela guardou, diz-lhe que o casamento deles terminou e ele é o pai do filho de Vitória. Carlota está em choque ao mesmo tempo que contem a raiva, enquanto Fernando explica que soube por outra pessoa e foi confrontar Vitória que confirmou. Carlota pergunta se fez um teste de paternidade, mas ele acredita em Vitória, ela acusa-a de usar o golpe mais antigo de engravidar. Quer que Fernando a mande abortar, mas ele diz que não é possível dado o estado avançado de gravidez e não ia fazer isso, pede o divórcio e diz-lhe que quer assumir o filho e ficar ao lado de Vitória. Carlota diz-lhe para ele sair, este é o pior golpe que o marido lhe podia ter dado. Chora e grita de raiva enquanto agarra numa moldura com a fotografia de Fernando e manda-a contra a parede. Olha para a chave do cofre do banco e diz que Fernando não vai ficar a rir.

Mariana confronta o pai sobre ter ouvido uma história ridícula sobre ele ser o pai do filho de Vitória. Fernando confirma que é verdade, acabou de contar a Carlota. Mariana fica incrédula e não reage.

Silvério oferece um café a Tomás que veio buscar Leonor da visita a Domingos, Fátima entra e fica atrapalhada ao ver Tomás. Os dois estão constrangidos pois não se tinham visto depois do beijo. Fátima diz que Ivone não tem novidades sobre o estado de Rosalinda, continua igual. Tomás diz que é isso que vai dizer a Leonor e leva os desenhos que Leonor e Anabela fizeram para decorar o quarto de hospital de Rosalinda.

Todos batem palmas a Manuel que acabou de cantar mais uma música, agradece a todos muito emocionado. Lena reparou que Sara deu entrada no hotel sem data de check out, avisa-a para ter atenção ao que faz a Guilherme. Lena dá os parabéns a Manuel, assim como Guida, Nicolau e Carminho. Ele quer saber se Fernando viu e Guida descai-se a dizer que ele deve estar com problemas maiores para resolver. Carminho estranha e Guida puxa Nicolau, conta-lhe que se descaiu a Mariana, Nicolau fica irritado com ela e acaba por se descair também a Carminho que fica em choque ao saber que o seu irmão Fernando é o pai do filho de Vitória.

Maria José conta a Tozé que quer escrever uma carta em nome de Raimundo como se fosse antiga a dizer os maiores disparates e mostrar a Guida para ela ficar desiludida. Tozé acha que não vai resultar e conta que eles se correspondiam por email. Fica nostálgico ao ver uma fotografia de Jacinta vestida de bailarina, mas a tia não gosta do ar dele a recordar aquele dia.

Marta faz um pedido a Fausto ao balcão e ele acaba por elogiá-la. Marta volta para a mesa e Sebastião quer saber como ela arranjou dinheiro para ir para Nova Iorque, ela diz que poupou com o trabalho do hotel e na aldeia não há onde gastar dinheiro. Sara aparece e aproxima-se, Sebastião não tem paciência para Sara que diz que está concentrada em resolver a sua vida pessoal e não pensa em exercer advocacia tão cedo. Sebastião diz que ela tem o nome queimado e pede para lanchar sozinho com a filha. Sara elogia Marta que não deixa de esboçar um sorriso.

Mariana bate à porta do quarto da mãe, está preocupada e diz que está do lado dela, pede para entrar, mas Carlota quer ficar sozinha.

Fernando veio conversar com Vitória que está apavorada ao saber que Carlota já sabe da gravidez. Ele diz que ela ia acabar por saber, pois já muitas pessoas sabem. Vitória queixa-se que tem a vida virada do avesso quando queria ter uma gravidez calma. Esperava que ele negasse e não que contasse a verdade, esperava outra proteção vinda dele, pede-lhe que saia e não volte enquanto não estiver livre, diz que as suas boas intenções não lhe interessam.

Guida fala da bomba que acabou de rebentar, Fernando é o pai do filho de Vitória. Salvador fica incomodado, diz que não devia andar a falar disso. Jacinta está irritada porque ele já sabia e não lhe contou.

Paula bate à porta da suite de Remi e insiste novamente em oferecer os seus serviços para trabalhar para ele, conta que andou a pesquisar sobre a sua empresa de transportes de mercadorias e mostra-lhe uma lista de empresas nacionais com quem já falou para terem a e Route Vite como parceira nos transportes de mercadorias para o Canadá e América do Norte. Remi fica impressionado.

Mariana está desolada com a gravidez de Vitória, tem medo de que a mãe faça um disparate. Tomás diz que Carlota precisa do tempo dela, é duro, mas não foi uma gravidez intencional, Fernando apaixonou-se e nisso não se manda. Mariana fica chateada com o que ele acaba de dizer.

Lena abre a porta a Sara e não sabe se a deve deixar entrar ou não, Guilherme diz que a pode deixar entrar. Sara desculpa-se, diz que foi tomada pelo ego e hoje dá muito valor ao que tinham e que nunca foi tão feliz como quando estava casada com ele. Aproxima-se cada vez mais dele e acabam por beijar-se embora Guilherme a afaste logo de seguida. Ele diz que é uma pena que tenha percebido isso depois de perder tudo, diz que já não está apaixonado por ela, ela diz que não vai desistir dele.

No restaurante, Fernando não quer atender a irmã que lhe ligou algumas vezes, desabafa com Sebastião que não entende porque Fernando contou a verdade. Acha que devia ter chegado primeiro ao cofre e ter as imagens na sua mão, Fernando é ingénuo e acredita que ela as destruiu como lhe disse antes de saber que Vitória estava grávida, quer acreditar que ela não vai fazer nada contra ele. Ao balcão, Hortense ralha com Nicolau que não acerta um pedido.

Maria José fala com Jacinta sobre os seus namorados no circo. Mostra-lhe a fotografia de Jacinta vestida de bailarina. Jacinta quer queimá-la, mas Guida tira-lhe a foto das mãos e guarda-a.

Elvira depara-se com a cozinha desarrumada, Silvério conta que ficou até tarde com Simão a jogar às cartas e tiveram preguiça de arrumar, pede-lhe se pode arranjar uma marmita para eles comerem mais logo quando forem arranjar o telhado de casa dele, ela manda-o juntar dois pães e comprar uma grade de minis que vão adorar.

Manuel sugere que haja um dia por semana no hotel dedicado à opera. Carminho está furiosa porque Manuel não para de cantar no meio da catástrofe que está a acontecer na família, ainda não acredita que Fernando tenha engravidado Vitória.

Guilherme contou à irmã que Sara o beijou. Marta diz-lhe que ele tem de reconhecer que ela sempre gostou dele e pergunta se ele não acredita em segundas oportunidades. Guilherme diz que não a perdoa pelo que fez, quase era preso por causa dela e trocou-o por dinheiro. Marta acha que ela não vai desistir, diz que Fátima não gosta dele como Sara gosta.

Episódio 194 (17 a 21 de janeiro)

Moisés parte para Lisboa.

A pedido de Leonor, Domingos retira a queixa contra Tomás, mas acusa Tomás de manipular a menina.

Manuel impressiona a cantar em palco depois de Lúcio não aparecer.

Guida desabafa com o pai, conta que anda desconfiada que Nicolau ande metido no jogo, Remi não acredita, acha que Nicolau é um homem sério. Simão atira um comentário sobre Remi ser Raimundo, este fica furioso e ao tentar agredir Simão acaba por agredir Gustavo por engano.

Carminho quer descansar, mas não consegue com Manuel sempre a falar ao telemóvel. Manuel está furioso porque as exigências de Lúcio afinal eram uma brincadeira e ele fez tudo para as arranjar. Carminho diz que ele se superou e isso é que conta.

Elvira procura Vitória e pede desculpa, diz que contou a verdade para proteger Fausto e não com o objetivo de a prejudicar. Vitória compreende, mas está com muito medo das consequências quando Carlota souber. Elvira diz-lhe para contar com ela no que puder ajudar. Vitória conversa com Salvador, diz que não está chateada com Elvira, pelo contrário, ela foi muito querida com ela. Salvador acha que a tia vai ter de saber e é melhor que seja através de Fernando. Vitória tem muito medo, diz que se lhe acontecer alguma coisa, será responsabilidade de Carlota.

Moisés despede-se dos filhos e de Aida, diz que vai viver para Lisboa. Aida diz que estava a ser sincera quando disse que ele pode aparecer sempre que quiser. Moisés agradece e pede aos Tomás e Gustavo que tomem conta de Aida e de Leonor.

Domingos está enervado com a presença de Silvério na visita de Leonor. Silvério desculpa-se, diz que está ali porque é obrigado. Leonor pede ao pai que retire a queixa contra Tomás, sabe que ele só fez queixa porque não gosta dele e não é justo quando Tomás é inocente. Domingos acaba por aceitar retirar a queixa, mas não está convencido. Domingos vem tirar satisfações a Tomás, acha que foi ele que convenceu Leonor para ela lhe pedir para retirar a queixa. Tomás fica surpreendido, pois nunca lhe pediria isso, mas acha que ela é inteligente e sabe o que é melhor para todos.

Fernando procura as chaves do cofre do banco em todo o lado, mas ouve barulho e fica com medo que possa ser Carlota.

Fátima diz a Vitória que teve acesso ao depoimento de Fernando em que ele declara que Carlota não saiu do hotel na noite da morte de Artur. Vitória não sabe se ele mentiu ou se não deu mesmo conta que ela saiu, pois devia estar a dormir, mas só ele pode responder. Vitória acha que que ninguém vai acreditar nela sendo amante de Fernando, vai parecer que quer tramar Carlota.

Nicolau não aguenta mais guardar segredo e conta a Guida que o filho que Vitória espera é de Fernando. Guida fica chocada, tem dificuldade em guardar segredos, mas diz que vai ficar calada.

Paula tem medo que Elvira tenha contado ao irmão que ela é a Noviça. Elvira diz que não disse nada. Maria José conta que pôs Raimundo no lugar e Paula defende-o. Elvira acha que Remi mereceu o que ela lhe disse. Remi diz a Hortense que não quer saber das más-línguas, veio pelos filhos e não vai desistir, mente ao dizer que teve quase a morrer. Hortense acha que o melhor é deixar os filhos descansados. Remi tenta perceber se Tozé sai de casa ou se fica lá o dia todo.

Jacinta tem medo de avançar com o projeto de fabrico e fornecimento de pão à cadeia de supermercados. Maria José diz que se for preciso deixa a fábrica e aprende a fazer pão e ajuda-a. Jacinta continua insegura, mas diz que vai falar com Fátima para saber o que é preciso.

No hotel, Manuel fica enervado ao ver que Lúcio não chega, Guida pede-lhe para ter calma, quando vê Guilherme com Sara e ela a agarrar-lhe na mão. Sara pretende remediar o que fez e voltar para Guilherme. Fátima vem à conversa e ele conta-lhe que esteve para casar com ela mas não chegou a acontecer.

Tomás conta a Mariana que Domingos retirou a queixa no posto da guarda, mas acusou-o de ter manipulado Leonor. Gustavo vê os dois a beijarem-se e fica transtornado, sai sem dizer nada. Mariana fica apreensiva quando percebe que Aida já sabe sobre o relacionamento que teve com Gustavo.

Jacinta está muito nervosa, percebe que todos sabem a verdade sobre o pai dela. Fátima acha que ela podia encarar as coisas de outra forma e ser mais positiva. Jacinta tem medo de avançar com o projeto, diz que a tia também acha o mesmo que Fátima, que ela deve avançar. Pede para combinar uma reunião com Eusébio.

Manuel está em pânico porque acaba de saber que Lúcio não vem e foi para hospital. Carminho incentiva-o a ir explicar-se ao público que aguarda o espetáculo. Colocam música por engano e Manuel para disfarçar, acaba por cantar. Qual a surpresa quando todos adoram e aplaudem.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18