“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

“A Serra”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 193 (10 a 14 de janeiro)

Fernando procura Vitória. Os dois beijam-se. Fernando pede a Sebastião para o ajudar a divorciar-se de Carlota.

Fernando bate à porta do chalé de Vitória. Diz que já sabe a verdade e ela acaba por abrir a porta. Ele pede-lhe explicações porque não lhe contou que espera um filho dele. Vitória diz que teve medo do que Carlota pudesse ser capaz de fazer e acaba por chorar, sentindo-se desamparada, diz que ele não pode fazer nada para a ajudar. Ele abraça-a e garante que não vai deixar que algo lhe aconteça a ela e ao bebé e que nunca deixou de a amar. Conta que a mulher que ela viu no quarto do hotel foi um embuste. Vitória pede que volte só quando tiver tudo resolvido e nada os possa separar. Os dois beijam-se, mas Vitória afasta-se.

Rosalinda está deitada em coma e devidamente monitorizada. Leonor está sentada à beira da cama dela, chora e promete à mãe que nunca mais foge e que vão todos ser uma família. Pergunta a Tomás se podem ser todos uma família, ele acede e promete a Leonor que está a dizer a verdade.

Hortense serve mais um bagaço a Domingos e diz que ele devia ir descansar. Domingos culpa Tomás de lhe ter estragado a vida, ter roubado a mulher e a filha e que devia ser um homem para resolver as coisas com ele cara a cara em vez de andar em tribunais. Hortense manda-o parar de comprar guerras e ter juízo, diz-lhe para abrir a mercearia porque as pessoas precisam. Ele resmunga que não é pai de ninguém para ter de abrir a mercearia e Hortense diz que Rosalinda ia gostar de acordar e ver que a vida seguiu normalmente, mas Domingos diz que é tarde demais para que a vida siga normalmente e sai do restaurante de mau humor.

Remi acha que até é melhor que todos saibam quem ele é, assim acabaram os segredos, Carminho e Manuel estão contentes por ele. Remi atende chamada de Lucien que não parece estar contente em saber que vai ter Guida e o namorado com ele. Remi diz que é melhor assim, para afastar os filhos de casa e chegarem ao objetivo deles.

Guida diz à tia que ela não tinha nada que ter desmascarado Remi. Os irmãos dão razão à tia e dizem que a culpa é de Guida em ter deixado que ele ficasse na aldeia. Guida diz que não tem culpa de ter saudades e de querer estar com o pai. Vira costas, deixando os irmãos compadecidos com ela.

Leonor fala com Anabela, diz que foi visitar a mãe e pediu desculpas, Fátima entra na conversa para dizer à menina que não tem de desculpar-se pelo que aconteceu, pois foi um acidente. Guilherme chega bem-disposto e convida Fátima para jantar como amigos como celebração da proposta de Eusébio. Fátima contente aceita enquanto as meninas riem e fazem segredos sobre os dois.

Tomás recorda o beijo com Fátima, mas retorna à consciência com Aida a entrar na sala a discutir com Gustavo. Já sozinha com Tomás, Aida pergunta-lhe se sabe se Gustavo gosta de Mariana, Tomás acaba por confirmar que sim, foi uma paixão de adolescentes e ele nunca a esqueceu, pede que evite interrogatórios a Gustavo porque teve muito trabalho a convencê-lo a voltar para casa.

Fernando acaba de contar a Sebastião que Vitória está grávida dele, pede-lhe ajuda porque quer ficar com Vitória e deixar Carlota. Sebastião diz que pode ajudá-lo se encontrar as chaves e documentação de acesso ao cofre particular do banco, tem de obter as imagens que o comprometem, mas ninguém pode saber do seu envolvimento, incluindo Vitória.

Guilherme e Fátima estão em casa dele e acabaram de receber sushi. Fátima ri-se porque ele acende uma vela e arranjou maneira de estarem sozinhos, sendo um jantar de amigos. Sara bate à porta e interrompe o jantar, apresenta-se a Fátima como ex-mulher de Guilherme. Sara sorri para Fátima que olha admirada para Guilherme. Sara não tira os olhos de Fátima enquanto fala com Guilherme. Fátima sente-se a mais e decide ir para casa, mas ao sair, Guilherme diz para ela ficar. Sara diz que voltam a falar noutra altura. Guilherme está visivelmente incomodado com a situação e diz a Fátima que não sabia que Sara vinha.

Marta lembra-se do que Hortense disse quando estava triste e atrapalhada com problemas, sente-se culpada. Sebastião fica desconfiado quando a filha diz ter dinheiro para ir para Nova York.

No restaurante, Moisés acredita que Aida aceitou jantar com ele porque o desculpou, oferece-lhe um colar que ela rejeita e pede que ele não confunda as coisas, mantem a decisão de se divorciar dele e só quer falar sobre como vai ser daqui para a frente. Nicolau não consegue concentrar-se no trabalho e Hortense acaba por mandá-lo para casa.

Fausto continua a discutir com a mãe por causa de Vitória. Elvira volta a dizer que o dever de Fernando é protegê-la e assumir os deveres como pai, ou não se tivesse metido com ela. Nicolau ouve a conversa e fica a saber que já não vai ser tio.

Tomás afaga o cabelo de Mariana enquanto ela dorme. Leonor aparece a choramingar, sonhou que a mãe estava a cair e ele não a segurou. Tomás volta a dizer a Leonor que nunca faria nada que colocasse Rosalinda em perigo e abraça-a.

Fátima quer saber se Paula já tem trabalho, ela desculpa-se e diz que já anda à procura. Paula percebe que a sobrinha não está bem e Fátima acaba por lhe contar que apareceu a ex-mulher de Guilherme em casa dele quando estavam a jantar.

Guilherme conta à família que Sara apareceu lá em casa. Lena e Sebastião ficam muito admirados e este diz que é certo que ela terá vindo à procura dele. Guilherme diz que Sara não podia ter escolhido pior altura, pois estava a jantar com Fátima.

Episódio 192 (10 a 14 de janeiro)

Elvira diz a Fernando que Vitória está grávida dele

Na padaria, Maria José desmascara Remi e conta que ele é Raimundo.

Leonor diz a Tomás que sonhou com a mãe. Sente-se culpada, porque se não tivesse fugido a mãe não estava agora no hospital. Conta que Anabela disse que se estivesse no lugar de Leonor teria um peso na consciência, ao que Tomás diz para não ligar ao que Anabela disse. Leonor pergunta porque Domingos diz que Tomás empurrou Rosalinda, ele explica que as pessoas quando se sentem magoadas tentam arranjar culpados e que Rosalinda caiu, apenas isso.

No canil, Vitória fica surpresa ao ver Mariana, que diz que veio para dizer olá e saber se Vitória tem passado bem. Vitória pensou que tinham ficado esclarecidas na última vez que conversaram e que lhe disse que não voltam a ser amigas. Vitória diz que os pais ainda não sabem da gravidez, quer apresentar Fausto aos pais.

Na esplanada do restaurante, Fernando está furioso e agarra Fausto pelos colarinhos por o ter ouvido a falar de Marta e ter Vitória em casa grávida. Elvira aproxima-se e manda-o largar o filho, não se controla e diz que o filho é dele e não de Fausto.

Carminho repara que Carlota olha saudosa para uma fotografia dela com Fernando. Carminho diz que pensava que eles estavam bem, Carlota mente, diz que sim. Lena entra no gabinete e diz que já marcou as viagens para França e enviou os comprovativos para o email de Carlota. Esta diz que vai fazer uma surpresa a Fernando para promover momentos a dois e boas memórias. Carminho fica contente em saber que o irmão está bem.

Fausto está zangado com a mãe, mas não lhe diz nada, tenta ligar a Vitória. Fernando está atordoado, diz que o tempo de gravidez não bate certo. Elvira diz ao filho que se ele não conta, ela conta a verdade pois também pensava que ia ser avó. Fausto diz que aceitou ser o pai, como amigo, para proteger Vitória e o bebé. Elvira pede a Fernando que apoie Vitória. Ele agradece terem-lhe contado a verdade e afasta-se. Fausto chama a atenção à mãe por ter contado, devia ser Vitória a decidir e não ela, diz à mãe que se acontecer algo a Vitória vai pesar-lhe na consciência. Elvira diz que não podia permitir que Fernando lhe batesse e tinha de acabar com aquela mentira.

Guida bate à porta da casa de Carminho e é Jacinta que abre. Guida diz que vem limpar a casa, Jacinta fica irritada, diz que não faz sentido a irmã limpar a casa onde vive. Guida acusa-a de lhe roubar o trabalho, diz que tem prioridade porque já trabalhava para a família desde o tempo em que viviam no palacete. Jacinta diz que agora vive ali e se vê algo por limpar, não vai deixar sujo. Guida percebe que ela tem razão.

Manuel pensou em convidar personalidades a estarem presentes no espetáculo de Lúcio. Lena acha boa ideia e sugere que ele fale com Mariana para enviar os convites, mas ele diz que ele mesmo trata. Lena diz que têm de rever alguns itens do orçamento, mas fica tranquila quando Manuel diz que já convenceu o agente a desistir das ovas e apreciar os produtos regionais da Serra da Estrela.

Silvério diz a Fátima que deviam agarrar a oportunidade de fazer pão para o Pomar da Serra, ela diz que depende de Jacinta aceitar e envolve investimento para o qual não têm dinheiro. Diz que recuperou clientes e também não pode falhar nas entregas de farinha. Fátima tenta saber ao certo o que Carlota disse ao irmão na tarde da inauguração do busto. Silvério relembra esse momento em que se aproximou de Carlota e Artur e ouviu-a dizer que acabava com ele e com a família. Fátima diz que há uma testemunha que viu Carlota sair do hotel na noite em que Artur morreu, mas não quer testemunhar.

Tomás não quer que a mãe trabalhe tanto tempo. Aida diz que aceitou jantar com Moisés, precisam de ter uma conversa sobre o futuro, mas não adianta nada sobre o assunto ao filho.

Tozé e Gustavo falam sobre quem possa ser o chantagista, tentam chegar a algum nome, mas não chegam a nenhuma conclusão. Tozé queixa-se que não tem dinheiro para pagar. Gustavo diz que não pode ajudar, já ajudou Paula.

Guida pergunta a Nicolau se dorme com ela logo à noite, Nicolau diz que não porque tem tido pesadelos e nem dorme ele nem ela. Guida fala da viagem, quer ir o quanto antes e têm de comprar um presente para o Lucien que vai recebê-los. Nicolau fala da despesa extra que não estava a contar, Guida quer saber o que se trata, mas Nicolau esquiva-se.

Vitória está muito nervosa com o que Fausto acaba de lhe contar. Ele diz que a mãe quando viu que Fernando ia bater-lhe não se controlou. Ela tem de pensar o que vai fazer à sua vida, só espera que Fernando não diga nada a Carlota nem a mais ninguém. Fernando liga-lhe e Vitória não atende, só quer ir para casa, agradece a Fausto toda a ajuda e pede desculpa por tê-lo arrastado para o problema dela.

Fernando tenta ligar a Vitória, mas desiste com a chegada de Mariana, que fala da viagem a Paris, mas percebe que falou de mais e que estragou a surpresa que a mãe ia fazer a Fernando.  Conta que esteve com Vitória e que estava muito feliz com a ideia de apresentar Fausto aos pais dela. Diz ao pai para se animar, que vão voltar desta segunda lua de mel, dez anos mais novos. Fernando abraça a filha enquanto suspira sem vontade de ir para França com Carlota.

Hortense conta a Fátima que todos no grupo voltaram a ser chantageados e desta vez com quantias mais altas. Fátima diz que parece que a pessoa está desesperada para fazer dinheiro. Hortense pede-lhe que não conte nada à polícia. Fátima acha que não devem ser reféns de uma chantagem e cada um devia contar o que sabe que a polícia investigaria. Hortense diz que não querem e podem ser presos.

Maria José vem do Burel, diz que têm muito trabalho e não perdeu o jeito para a costura. Jacinta fala com a tia sobre o fornecimento de pão para a cadeia de supermercados, tem medo de estar a dar um passo maior que a perna. Maria José acha a ideia fantástica e motiva Jacinta, diz que ela sempre foi uma lutadora e uma mulher de trabalho, tem a certeza de que ela e Fátima vão ter sucesso. Tozé fica irritado ao ver Guida acompanhada pelo pai.

Na padaria, Remi e Guida estão sentados numa mesa e ele entrega-lhe as passagens aéreas para o Canadá. Ela diz que agora não pode aceitar porque não têm dinheiro, mas Remi insiste e diz que está tudo pago. Só tem pena que os irmãos não possam ir também, que até a tia Zezinha também ia. Maria José chega e acusa Remi de comprar e manipular a sobrinha, ele enfrenta-a e diz que tem direitos como pai ao que ela diz que é pena ter esquecido estes anos todos os seus deveres e acaba por revelar a todos os presentes na padaria que Remi é Raimundo.

Mariana mostra a Carminho as maquetes para a nova campanha do spa do hotel. Mariana confessa-lhe que foi visitar Vitória e achou-a triste, mas ao pai disse o contrário. Carminho acha bonito ela preocupar-se com ela, mas aconselha-a a concentrar-se no seu recém casamento. Diz que devem ir de lua de mel nem que levem a Leonor e que ela, assim que o cantor de ópera partir, vai viajar com Manuel.

Episódio 191 (10 a 14 de janeiro)

Ivone e Guilherme estão sentados à mesa no restaurante, ela está feliz por poder avançar com a inseminação e já está a tomar a medicação.

Salvador e Fausto já acabaram o serviço na padaria e aproveitam para beber uma cerveja no fecho. Fausto espera que tudo se resolva rápido com Vitória, mas não sabe como acabar com a mentira que criaram. Maria José entra e pede para beber uma cerveja com eles. Diz que Salvador é um homem muito bonito e compara-o com Fausto que lhe parece muito magro. Começa a contar histórias dela e diz que Fausto podia ser filho dela e que poderia ter tido muitos filhos com Hélder, pai de Fausto, pois tiveram um relacionamento no passado.

Manuel e Carminho chegam à suite do hotel. Ela mostra-se sedutora, mas Manuel está preocupado com o email das exigências de Lúcio, Carminho ao ouvir que o artista pede ovas de esturjão albino siberiano diz que ele tem de ter muito cuidado com o orçamento. Fá-lo prometer que se vai conter, acabaram de lhe dar uma missão importante e não convém falhar.

Sebastião quer saber o que pode fazer por Ivone. Guilherme acha melhor ser ele a ir com ela à clínica caso imponham algum impedimento à inseminação.

Guida pede a Carminho para fazer limpezas em casa dela, diz que vai viajar com Nicolau e precisa de juntar dinheiro. Carminho diz que não precisa porque Jacinta vive lá e não deixa nada por limpar.

Elvira diz que o rancho não vai receber financiamento porque mentiram no pedido. Paula assume que foi ela que pôs uma cruz ao identificar o rancho como sendo da federação. Maria José quer entrar para o rancho, mas Elvira diz que as inscrições estão fechadas.

Guilherme lê numa revista, o elogio de Carlota à moagem da farinha da Fraga e pergunta a Fátima o que fez para conseguir que ela dissesse aquilo, pois não acredita na bondade de Carlota. Ela conta-lhe que descobriu um segredo dela, mas envolve mais pessoas da aldeia de quem ela gosta muito e não pode contar mais nada sobre isso. Ele conta-lhe que apanharam em Bangkok, o Dr. Trindade, médico legista que forjou a autópsia de Artur, tinha um passaporte falso, mas ele fugiu. Ficam na esperança de que ele corra novamente riscos e seja apanhado.

Lena espera que Manuel saiba o que está a fazer sobre a receção de Lúcio, ele diz que tem tudo controlado e que irá acompanhar as entregas do que foi pedido, pede ajuda a Guida e a Nicolau, distribuindo tarefas entre os dois.

No restaurante, Moisés está ao telemóvel, a convidar Aida para jantar. Ele fica muito satisfeito quando ela aceita. Remi convida-o a sentar-se, mas ele está atrapalhado e diz que não pode. Paula volta a insistir para que Remi a contrate, mas ele diz que não precisa de ninguém.

Fátima e Jacinta acabam de dar a aula. Eusébio fica e diz que a farinha da moagem da Fraga está a ser um sucesso. Propõe venderem o pão delas também, podem começar só com uma loja ou duas e o fornecimento progredir para as restantes lojas da cadeia de supermercados. Jacinta fica muito nervosa, diz que lhe tremem as pernas e que é só ela a fazer pão e é num forno comunitário, que não oferece todas as garantias de higiene e qualidade requeridas. Ele diz para pensarem no assunto e depois dizerem. Jacinta acha que não é capaz, mas Fátima motiva-a e diz que vão conseguir.

Episódio 190 (10 a 14 de janeiro)

Tomás vem do quarto de Leonor com o tabuleiro da refeição intocado. Conta a Gustavo que ela não quis ir à escola, dormiu mal e não comeu. Tomás pede ao irmão que volte para casa, precisa dele e o facto de estar casado não quer dizer que tenha de perder um irmão. Gustavo concorda.

Fernando quer que a irmã receba o cantor lírico que vai ficar no hotel e dar um concerto, já que recebeu tão bem o russo. Carminho acha que Manuel era a pessoa indicada para ser o anfitrião, porque é fã do artista e conhece bem os seus gostos, além disso, percebe tudo de ópera. Fernando aceita e Carminho pede para não falar nada a Manuel.

Guilherme vai ter com Fátima, traz-lhe o depoimento de Fernando, diz que vai ser difícil provar que Carlota saiu, pois ele depôs que Carlota dormiu com ele na noite em que Artur morreu, apensar de Vitória ter visto Carlota sair. Ou ele está a proteger a mulher ou não deu conta que ela saiu. Ficam sem saber o que fazer com o depoimento.

Sebastião conta a Carlota sobre o telefonema de Dr. Trindade, Carlota diz que têm de fazer o que ele quer, pois ele não pode falar sobre eles. Sebastião vai ver o que pode fazer. Ela diz que confia nele.

No restaurante, Tozé está chateado por se ter magoado, conta que vai ter de tirar uns dias. Hortense diz que vão ter de contratar alguém, pois sozinha com Isilda não aguentam. Nicolau oferece-se para ajudar até ele ficar bom e assim ganha um dinheiro extra.

Manuel está muito entusiasmado, dá a notícia a Carminho que finge não saber de nada, que vai ficar responsável pela receção do grande Lúcio Alfarroba. Ele diz que Fernando disse que ele era a melhor pessoa para o serviço. Carminho fica feliz por ele e diz que é merecido.

Guilherme fala sobre Fátima, sente-a cada vez está mais afastada. Marta incentiva-o a lutar por ela. Marta pede dinheiro ao pai para poder reservar um quarto em Nova York, mas ele diz que não a quer no curso de fotografia nos EUA enquanto não estiver bem.

Elvira está muito em baixo depois da visita à irmã. Silvério convidou Simão para ficar lá em casa até ter o telhado arranjado. Elvira é contra, mas não diz nada.

Episódio 189 (10 a 14 de janeiro)

Aida está irritada com Moisés, acha que ele devia estar a ajudar nas buscas, ele diz que preferiu ficar a olhar por ela, acabou de ser operado ao coração e não pode enervar-se. Gustavo chega chateado, porque esteve no posto da guarda e Lucinda fez mesmo queixa dele.

Nicolau está preocupado com Leonor, diz que teve de vir trabalhar e a prima continua sem aparecer. Guida diz que ela deve estar escondida e era o que devia fazer também, queixa-se que tem a família toda contra ela. Nicolau sugere irem viver para o Canadá, já que o pai dela tem lá casa. Só tem de arranjar o dinheiro para os bilhetes de avião

Aida pede desculpas a Elvira por tê-la feito vir trabalhar com tudo o que está a acontecer.

Sebastião atende chamada no telemóvel e fica alerta ao perceber que se trata do Dr. Trindade, que quer mais dinheiro e outro passaporte ou conta o que sabe sobre ele e Carlota. Guilherme entra e Sebastião disfarça, diz que era engano. Guilherme conta que Leonor apareceu, mas Rosalinda sofreu um acidente. Sebastião lamenta o azar.

Jacinta diz a Carminho e Manuel que não há jantar, porque nunca sabe quando jantam. Salvador diz que encomenda uns frangos e Carminho acha isso um horror.

Maria José bate à porta de casa de Salvador que abre vestido de pijama, ela pede desculpas de vir tão tarde, mas trouxe um bolo para Jacinta, que vem à porta. Maria José brinca com o casal dizendo que se tivesse um namorado tão bonito também se deitaria cedo, mas não era para dormir. Jacinta chama a atenção da tia.

Episódio 188 (3 a 7 de janeiro)

Mariana abandonada no dia do casamento.

Iniciam-se as buscar pela serra à procura de Leonor.

Guilherme e Marta assistem a vídeo do irmão. Marta continua em negação.

Manuel e Carminho trouxeram os restos de comida do casamento e puseram a mesa em casa para comemorar o aniversário de casamento deles. Estão felizes, Carminho diz que nunca pensou ser feliz e miserável naquele buraco de aldeia. Salvador e Jacinta chegam e Carminho diz para se juntarem a eles. Jacinta não tem cabeça para comemorar e Manuel vai para falar de Remi, mas ela não o quer ouvir e sai para dentro.

Tomás está em casa de Fátima, veio saber se Anabela sabe de Leonor. Fátima tenta disfarçar o desgosto ao ver Tomás com a aliança no dedo. Anabela acabou de chegar e também não sabe de Leonor. Tomás culpa-se, diz que nunca a devia ter deixado lá ficar. Fátima diz que ela saiu sem eles verem e sem avisar, deve andar por perto. Domingos vê a bicicleta de Leonor caída na berma, chama por ela, mas ninguém responde.

Mariana chora porque Tomás a abandonou no dia do casamento. Acha que correu tudo mal, com a intrusão dos tios e a guarda a aparecer para falar com Gustavo. Fernando diz que essas coisas até têm a sua graça, quanto a Tomás, trata-se de uma criança, é compreensível. Mariana agradece o apoio do pai, diz que a mãe não tem paciência, que acusou Leonor de desaparecer por ciúmes de Mariana. Fernando diz à filha que Carlota ganhava mais em estar calada.

Silvério sente-se culpado, devia ter estado mais atento. Tomás diz que o único responsável é ele que tem a guarda de Leonor, Fátima diz para pararem, o que interessa é encontrar Leonor. Rosalinda pensa o pior e Elvira consola-a. Domingos chega e diz que encontrou a bicicleta dela num caminho na serra. Tomás fica ainda mais preocupado e decide avisar a guarda. Silvério diz que vão bater a serra toda e encontrar Leonor.

Maria José diz a Hortense que veio sem data para ir embora. Regressou ao saber que Raimundo voltou. Hortense diz que ele está no hotel e ela podia reservar lá um quarto porque ali têm pouco espaço, Jacinta diz que a tia Zé fica ali com eles. Maria José está decidida a dizer umas verdades a Raimundo. Jacinta pede-lhe ajuda para que Guida veja quem ele é, porque ela é um coração mole.

Tozé vê Guida e Remi numa mesa e finge que não os conhece, diz que Isilda já vai atendê-los. Remi diz que é uma pena ele ser preconceituoso e Tozé diz que só o é relativamente a pais que abandonam os filhos. Guida fica triste porque nunca se chateou a sério com os irmãos. Paula procura emprego, quer sair da fábrica, aproxima-se de Remi e oferece-se para trabalhar para ele. Guida desconfia, mas Paula diz que precisa de um novo desafio, sente-se estagnada e admira Remi por ter saído da aldeia. Remi diz que talvez um dia precise de uma assistente.

Tomás já informou Valter sobre o desaparecimento de Leonor, Valter vai comunicar ao comandante e pedir para dar início às buscas. Tomás e Gustavo preparam-se com lanternas para irem para a serra. Mariana admite que Leonor deve estar muito assustada, levanta a hipótese que possa ter sido um plano de Domingos para o tramar.

Silvério abre a porta a Simão e pede desculpas por ter chamado já tarde, mas sabem que Leonor escreveu uma carta a Zezito. Ele diz que Zezito já foi embora ontem, e Leonor não foi com ele. Simão diz que ela deve estar escondida em algum lado e agora de noite tem medo de regressar, vai ajudá-los a procurar. Elvira percebe que Leonor deve ter ficado magoado quando Domingos disse que os Folgado tentam comprar a menina.

Guilherme pergunta a Domingos se não foram eles que desapareceram com Leonor. Domingos jura que não, só disse que os Folgado andavam a comprá-la e ela não gostou. Guilherme avisa-o que tem de parar com os ataques agressivos de palavras porque isso afeta o bem-estar psicológico da menina. Domingos acha que sabe educar Leonor. Guilherme faz-lhe ver que criticar Tomás só vai afastá-la mais. Ele fica a pensar nas palavras de Guilherme.

Jacinta não entende como Guida perdoou o pai. Maria José opina sobre Guida ter pena dele e Guida diz-lhe para não se meter porque é um assunto entre o pai e os filhos. A tia faz-lhe ver que não sabe nada deste homem para acreditar nele. Jacinta diz à irmã que ela tem de lhe dizer para ele ir embora, mas Guida não quer que ele vá, acha que devem dar uma oportunidade e que ele quer emendar o mal que fez. Jacinta não acredita. Tozé chega e volta a dizer que não quer nada com Remi. Jacinta pede à tia que conte histórias sobre o circo e ficam a ouvi-la, a rir.

Fausto diz a Salvador que Tomás está a organizar grupos de busca e quer ajudar a procurar Leonor, ele diz que sim para ir, que ele fica na padaria. Remi que estava atento à conversa também diz que quer ajudar nas buscas. Nicolau não consegue mentir à mãe, quando esta começa a associar as parecenças de Remi a alguém da família de Toninho da D. Eugénia e diz que Remi é da família sim, que é Raimundo. Salvador chama-lhe a atenção por ter contado.

Remi diz que veio para ajudar nas buscas, mas Jacinta manda-o ir embora. Remi diz que vai ajudar e que ela podia ouvi-lo. Jacinta diz que por causa dele desistiu de ser bailarina, ele lamenta porque ela dançava muito bem e enviou dinheiro à mãe, mas ela não aceitou. Jacinta lamenta que ele ainda culpe a mãe. Diz que nunca vai perdoá-lo e percebe que Guida sendo a mais nova, não sentisse tanto, mas ela e Tozé foram muito afetados com o abandono dele.

Rosalinda já ligou aos amigos todos de Leonor e ninguém sabe do paradeiro dela. Domingos diz-lhe para descansar, Rosalinda diz que está na hora da reunião que Tomás está a organizar para as buscas, vai ajudar Tomás, Domingos contrariado diz que também vai e ela diz-lhe para não provocar conflitos, pois é a vida de Leonor que está em risco.

Tomás coordena as operações de busca e vai estar em contacto com as autoridades sobre as zonas a percorrer. Alerta para terem especial atenção a ribeiros e lagos porque Leonor não sabe nadar bem. Rosalinda quer ir com ele, Domingos tenta travá-la, mas ela diz que Tomás é a pessoa mais habilitada para encontrá-la e quer estar lá quando isso acontecer.

Mariana faz questão de mostrar a aliança a Fátima e marca território dizendo que Fátima não passou de um caso de cama para Tomás. Fátima diz que ela lhe dá pena, nem com o anel lhe passa o desespero, indignada de ela estar a dizer aquilo num momento de aflição para Tomás e para uma criança de 12 anos. Fátima só está preocupada em encontrar a prima.

Marta e Guilherme acabam de assistir comovidos ao vídeo do irmão. Marta está em negação com o vídeo, diz ao pai que ele próprio defendeu que as pessoas não são racionais, quando apaixonadas sob o efeito de medicação. Acha estranho Vasco ter um filho depois de morto. Sebastião diz que vai fazer a vontade do filho e tudo o que Ivone precisar, ele vai ajudar. Guilherme diz que está orgulhoso do pai. Marta acha que estão parvos e sai transtornada para o quarto.

Fátima e Domingos chamam por Leonor, Valter aproxima-se deles e conta que já bateram a zona do rio e não a encontraram, vão alargar as buscas. Domingos diz que precisam de mais pessoas, mas Valter diz que entre populares, a guarda e os bombeiros estão a conseguir cobrir uma grande área. Outro grupo, onde estão Tomás e Rosalinda, chamam também por Leonor. Tomás fala com os restantes pelo rádio para saber novidades. Rosalinda avista a camisola da filha, começa a descer, Tomás diz para ela ter cuidado, mas ela não espera e acaba por cair de uma grande escadaria.

Episódio 187 (3 a 7 de janeiro)

Sebastião cede à vontade de Vasco ter um filho com Ivone e quer ajudar no processo de viabilidade parental.

Leonor desaparece durante visita a Domingos e Rosalinda.

Maria José aparece na aldeia para pôr ordem em Remi. 

Ivone visita Lena que conta que Sebastião viu o vídeo várias vezes, acha que ele vai ceder. Ivone não quer parecer insensível, mas cada dia que passa são menos chances que tem de engravidar. Acha que depois de ver o filho falar se Sebastião não mudar de ideias, nada o fará mudar.

Remi pergunta a Guida como estão os irmãos a reagir. Ela não o quer magoar e disfarça, mas ele percebe e pede-lhe para ser sincera, Guida diz que estão enraivecidos, possuídos com ela e com ele. Lembra-se que Salvador tem a experiência e pode ajudar como dar a volta a Jacinta. Este diz para dar tempo a Jacinta, não podem pressioná-la. Diz que respeita os dois lados, mas não se quer meter entre eles.

O almoço do casamento está a acabar e Leonor dá sinais de estar enfadada de estar ali. Os pais dos noivos brindam à felicidade do casal recém-casado. Nicolau vem chamar Gustavo e diz que a guarda quer falar com ele, Aida pergunta ao filho se meteu-se em alguma alhada. Tomás liga a Fátima para acompanhar a visita de para Leonor aos pais durante a tarde.

No lounge do hotel, Gustavo fala com o guarda Valter que lhe diz que se trata de uma queixa de Lucinda. Gustavo diz que ela está a mentir e ela é que lhe bateu. Tomás fala com Rosalinda e diz que vai lá deixar Leonor, pergunta a Valter se não pode tratar do assunto com Gustavo depois porque estão no seu casamento. Valter pede a Gustavo para ir ao posto no fia seguinte.

Rémi está no restaurante e quer falar com Tozé mas ele não o quer ouvir e chama Hortense para atender aquele cliente. Hortense acha melhor Remi não insistir e fala sobre o que ele fez no passado. Rémi diz que o caso que teve foi amor, estão casados e afasta-se para ir ter com Tozé à cozinha, insistindo em falar com ele. Rémi tenta explicar-se, conta que foi para o Brasil e depois para o Canadá, que tentou procurá-los e ajudar, mas a mãe deles não deixava o que ele até entende. Tozé diz que teve de aprender a ser o homem da casa porque não havia mais ninguém, não sabe o que sofreu e o quanto precisaram dele. Tozé diz que ele é um estranho para ele, Rémi diz que continua a ser pai dele e que o ama, mas Tozé continua a não o aceitar, o pai dele era o Raimundo que o levava a passear de camião.

Silvério justifica-se a Tomás, diz que Fátima não pôde vir. Tomás pede a Silvério que entregue Leonor em sua casa, pois ele fica no hotel. Quando Tomás vai embora, Domingos diz a Silvério que agora pode ir, mas Silvério faz-lhe ver que não pode. Domingos fica com má cara enquanto Rosalinda e Silvério se riem com Leonor.

Fátima desabafa com Guida, pediu ao pai para ir para a casa da tia porque teve medo de ver Tomás vestido de noivo ou acompanhado pela Mariana e começar a chorar. Guida diz que ela ainda gosta muito dele e Fátima diz que não percebe como depois dele lhe ter mentido e ter casado com uma das mulheres que mais odeia, a par da mãe dela. Guida quer mostrar-lhe o vestido de Mariana para ela destilar um bocadinho e sentir-se melhor, mas Fátima não quer ver. Diz que tem de seguir com a vida dela.

Sebastião visita Ivone e diz que depois retirou a providência cautelar e a anulação do casamento, depois de ter visto o vídeo não podia continuar a opor-se à vontade do filho. Diz que ficou em paz e quer ajudar. Pede para o deixar trabalhar com Guilherme no processo de viabilidade parental e ficar com a pen para mostrar aos seus dois filhos. Ivone fica muito emocionada de felicidade.

Rosalinda foi à mercearia. Leonor conta que o casamento foi lindo e que foi ao cabeleireiro com a avó Aida. Domingos diz que eles estão a comprá-la para a afastar deles. Leonor não percebe e Silvério intercede, diz a Domingos para não dizer essas coisas. Domingos diz que ele está ali para estar calado e deixar de se armar em fiscal, enquanto os dois discutem, Leonor sai para a rua sem que percebam, agarra na bicicleta e avança decidida com ar zangado.

Mariana está triste e insegura. Tomás diz-lhe se fica mais tranquila saber que não se cruzou com Fátima, foi Silvério que foi supervisionar a visita. Mariana pede desculpas, diz que parece a mãe dela. Os dois riem-se bem-dispostos e beijam-se. Carminho e Manuel já beberam a mais, ela não quer que a festa termine e Manuel está feliz por terem feitos as pazes, diz que ainda vão a tempo de comemorar o aniversário casamento.

Jacinta vê Lucinda na padaria e destrata-a, diz que ela não precisava de falar do pão queimado. Lucinda acha-a uma bruta rude e arrepende-se de ter dito que o pão era delicioso. Sai irritada e diz que para a próxima mete uma foto do pão queimado. Nicolau vem oferecer ao irmão um brinquedo para o futuro sobrinho/sobrinha, mas Elvira não deixa, diz que ainda é cedo.

Guilherme e Ivone estão felizes e a festejar a decisão de Sebastião aceitar que Ivone engravide de Vasco e querer ajudá-la. Fátima fica com ciúmes, mas dá os parabéns à prima quando percebe o que se trata. Guilherme insiste que brinde com eles, aproveita e festeja o facto de Carlota ter feito algo positivo por ela.

Domingos e Silvério ao perceberem que Leonor não está em casa dirigem-se a casa de Tomás para ver se Leonor foi para lá. Contam a Aida que a menina saiu de casa sem que ele ou Silvério dessem conta. Ainda meia incrédula que não saibam onde está Leonor liga a Tomás. Tomás atende a mãe no momento em que está na piscina interior com Mariana num momento romântico. Fica a saber que Leonor desapareceu, diz a Mariana que tem de sair tem de ir ver dela. Mariana fica desagradada.

Tozé quer que Guida diga ao pai para parar de o perseguir. Guida tenta convencê-lo a ouvi-lo, mas Tozé acha que ele é um homem sem caracter.  Maria José passa de jipe com a caravana atrelada e para frente a eles na esplanada. Conta que Jacinta lhe ligou e veio para meter ordem em Remi pois acredita que para ele ter voltado é porque tem alguma na manga.

Episódio 186 (3 a 7 de janeiro)

Jacinta e Tozé não perdoam Guida por saber que Remi era o pai deles.

Tomás e Mariana casam.

 Fátima convidou Guilherme para jantar, agradece toda a ajuda que lhe deu com o contrato com Eusébio, se não fosse ele voltava a perder para Carlota. Guilherme diz que é o mínimo que podia fazer depois das asneiras que fez. Fátima perdoa-o e falam do caso de Rosalinda e Domingos, ele diz que não desistiu deles, mas não vai ser fácil, eles não são cooperantes e ficaram mal vistos em tribunal. A avaliação psicológica de Leonor foi antecipada e pode ser benéfico para eles tendo em conta que Leonor ainda não se adaptou à mudança.

Paula está no seu posto de trabalho, mas em vez de trabalhar vê vídeos e ouve música. Gustavo apanha-a a dançar e pede-lhe os seus duzentos e cinquenta euros, ela diz que não tem ali o dinheiro, que não é rica, mas assim que tiver paga-lhe, critica-o se anda a passar fome quando a família é dona da fábrica. Gustavo diz que se calhar é melhor descontar do ordenado dela, diz que ela e o Nicolau foram dois idiotas. Paula critica-o também por ser amigo de Carlota.

Hortense está chocada ao saber que Remi é Raimundo. Guida acha que os irmãos deviam ouvi-lo. Hortense conta que Sãozinha apanhou Remi na cama com outro homem e correu com ele de casa. Guida acha que podiam ter contado a verdade aos filhos.

No lounge do hotel, Remi conta a Manuel que os filhos descobriram tudo. Carminho vem no corredor e ao vê-los fica à escuta, ficando a saber que Remi é Raimundo. Eles dão por ela e Carminho diz que Remi tem muito para lutar com os feitios de Jacinta e Tozé.

Vitória visita Mariana quando esta está a maquilhar-se para o casamento. Pede desculpas pela forma como a tratou no canil, sabe que não podem voltar a ser amigas como eram, mas não podia deixar de vir desejar-lhe felicidades, sabe que este casamento é o sonho dela. As duas emocionam-se.

Em casa de Tomás, estão todos preparados para a cerimónia, Leonor gostava de mostrar o vestido à mãe, mas Moisés diz que estão muito perto da hora do casamento, Tomás diz que tiram umas fotografias e enviam aos pais dela. Riem-se com a falta de jeito de Tomás a colocar purpurinas nos olhos de Leonor.

Fátima conta à tia que aceitou a proposta de Carlota, mas não vai desistir. Paula acha que ela nunca vai descobrir nada sobre a morte de Artur. Fátima diz que precisava de encontrar o médico que passou a falsa certidão de óbito de Artur e descobrir quem lhe pagou. Silvério ralha com Paula porque envolveu Anabela nas suas mentiras para faltar ao trabalho, diz que não há maneira de ter juízo.

Guida está deprimida, desabafa com Nicolau que os irmãos não falam com ela porque já sabia que Remi era o pai deles. Tenta falar com Tozé mas ele diz que não fala com traidoras. Nicolau vai para falar de Remi mas Tozé manda-o calar.

Jacinta está com Salvador que a olha preocupado enquanto ela procura o artigo no jornal sobre o pão. Salvador tenta que ela fale sobre o pai, mas Jacinta não quer saber dele nem da irmã que lhe mentiu, diz que não os perdoa, são uns mentirosos. Jacinta encontra o artigo e fica irritada por dizer que queimou o pão.

Moisés elogia o espaço onde vai decorrer a cerimónia, Carlota aproveita para dizer que podia ser melhor não fossem as imposições do noivo, Aida e Moisés controlam-se para não responder a Carlota. Ouvem vozes alteradas na entrada, trata-se de Carminho e Manuel que tentam resistir ao segurança e passar para a área da cerimónia. Manuel dá-lhe um murro para largar a mulher. Fernando que vem com Mariana pelo braço em direção ao altar diz ao segurança que eles podem entrar. Mariana e Fernando encaminham-se para o altar. Tomás sorri-lhe, ela olha-o também, emocionada. Carlota não acha graça à intrusão d Manuel e Carminho já Gustavo e Leonor contêm o riso. Todos seguem com alegria, a noiva até ao altar. Enquanto isso, Fátima está a chegar ao moinho e perdida nas suas memórias recorda-se de Tomás. A conservadora lê o auto e Carlota emociona-se, Fernando conforta-a. Manuel e Carminho estão felizes por estarem ali e assistirem ao casamento da única sobrinha. Gustavo está com um ar triste. Mariana diz o sim e ficamos na vez de Tomás, e vemos Fátima triste, ouvimos Tomás sobre as imagens a dizer o sim a Mariana. Tomás coloca a aliança em Mariana e a conservadora declara-os marido e mulher. Tomás e Mariana beijam-se e todos à volta comemoram a união.

Rosalinda fica encantada ao receber as fotos da filha, mostra a Domingos como ela está bonita, mas ele não está interessado, diz que qualquer dia ela não vai querer saber deles, com tantos mimos e brinquedos que lhe dão. Rosalinda suspira, angustiada.

Jacinta conta à tia Maria José que o pai voltou e que agora é gay. A tia já sabia e lembra quando Sãozinha o apanhou na cama com um camionista. Lembra que o que está em causa não é ser gay, mas tê-los abandonado. Diz que não fica descansada ao saber que elas estão à mercê dele. Jacinta diz que dão conta do assunto, mas a tia depois de desligar fica pensativa.

Vitória explica-se a Elvira, tem medo de Carlota porque já a fechou no canil, tentou atropelá-la e é amiga dos pais dela, vai pô-los contra ela. Pede mais um tempo para que Fausto seja o pai, e depois dá uma desculpa e vai embora. Elvira acha que o pai verdadeiro tem de assumir a paternidade, mas fica comovida com o sofrimento dela.

Fernando repreende Carminho e Manuel por terem vindo sem serem convidados. Diz que Mariana ficou envergonhada e Tomás também tinha tios importantes que não convidou. Manuel diz que Carminho está tão feliz por estar ali que até fez as pazes com ele.

Todos tiram fotografias, Gustavo está mais afastado e carrancudo, Carlota vai ter com ele e diz que já fez um acordo com Fátima, já não vão ter problemas com a morte de Artur. Ele diz que o chantagista continua à solta e Carlota diz que resolve uma coisa de cada vez. Tomás diz a Carlota que o único problema daquele casamento é tê-la como sogra, não se esquece do que ela fez a ele e ao irmão.

Guilherme aparece no moinho com o jornal “Diário da Serra” onde saiu o artigo sobre o pão. Parece-lhe que Fátima não está contente e pergunta se é por causa do casamento de Tomás. Brinca ao dizer que ela também já podia estar casada e com um partido bem melhor. Guilherme quer fazer a aula que lhe falta e riem com a falta de jeito dele para fazer o pão.

Episódio 185 (3 a 7 de janeiro)

Fátima aceita proposta de Carlota para não contar o que sabe à polícia.

Jacinta reconhece o pai.

Elvira fica a saber que afinal o filho que Vitória espera não é filho de Fausto.

Fátima recebe chamada de Carlota, que quer combinar um encontro. Fátima e Jacinta preparam-se para a entrevista com Lucinda. Jacinta fala bem do pão tradicional e diz mal dos outros pães que andam aí. Fátima manda-a parar, fala da importância das tradições e dos produtos biológicos. Lucinda apercebe-se a meio da entrevista que cheia a queimado. Jacinta põe as mãos à cabeça e quando abre a porta do forno vê que deixou queimar o pão todo, larga uns palavrões e Fátima pede a Lucinda para cortar aquelas partes. Lucinda sorri chocada.

Guida não sabe como fazer para que os irmãos fiquem a saber da existência do pai. Remi está confiante que tudo vai resolver-se, fala da divida de gratidão com Sãozinha que os criou tão bem, apesar de não ter recebido o dinheiro que diz que lhe enviou para ajudar a criar os filhos. Guida acrescenta que ela passou estes anos todos a dizer mal dele e não vai ser fácil os irmãos aceitarem no pai.

Tozé diz a Gustavo que Lucinda quer que ele vá prestar declarações por causa da agressão dele. Gustavo diz que só a empurrou, mas ela deu-lhe um estalo antes. Tomás acha melhor ele entender-se com ela, mas Gustavo acha que ela é louca. Tomás diz ao irmão que devia esclarecer com a mãe por que razão saiu de casa e contar sobre o caso teve com Mariana.

Mariana está vestida de noiva e Aida elogia-a. Guida vem trocar as toalhas da casa de banho e espreita Mariana, que fala alto que ela e Tomás nunca estiveram tão bem, para que Guida oiça. Mariana estraga o vestido numa alça e Aida diz que não é grave, que pode arranjar. Guida diz que estragar o vestido um dia antes só pode dar muito azar.

Carlota está com Fátima no moinho, quer saber quanto dinheiro quer para ficar calada. Fátima diz que não quer dinheiro, se está tão desesperada é porque tem culpa. Ela diz que não vai ser difícil acusar o irmão da morte do sogro, Anabela passaria a ser filha de um assassino. Fátima indignada com a ameaça, aceita, mas impõe as suas condições, vai fazer as contas sobre tudo o que lhe deve, quer recuperar os contratos perdidos, mais o prejuízo das sacas de farinha e pede que retire a queixa por causa do estalo que lhe deu. Carlota aceita, diz que afinal não é tão parva como parece. Para além disso, Fátima quer que ela promova a farinha dela, junto dos clientes, na imprensa e televisão.

Gustavo culpa Nicolau e Paula de colocarem todos em perigo. Nicolau diz que meteu o envelope no forno, nunca achou que Guida desse com ele. Questionam se Fátima vai contar à polícia quando Guida ouve, mas eles disfarçam.

Remi conta a Manuel que Guida tentou falar com os irmãos sobre ele, mas reagiram mal. Manuel acha que ele é que tem que assumir tudo perante os filhos, ele dá-lhe razão, vai combinar com Guida um encontro com todos e assumir aos filhos quem ele é. Guida fica aliviada com a vontade de Remi, vai combinar um jantar com eles e depois liga-lhe. Remi gosta de ver como Nicolau se preocupa com a filha.

Tomás vai a casa de Fátima e pede um minuto para falarem. Diz que o que viu no café não foi uma provocação. Fátima diz que ele faz o que lhe apetecer, mas ele diz que sentiu um ambiente estranho por estar a brindar ao casamento frente a ela. Fátima diz que vai esquecê-lo. Tomás diz que pensava que ela já o tinha esquecido e ela disfarça, diz que não se esquece que ele lhe mentiu sobre o envolvimento de Gustavo na morte de Artur. Tomás já de saída, vai para falar como quem quer dizer o que sente por ela, mas Fátima trava-o, diz que é melhor ir antes que se arrependa do que vai dizer.

Gustavo tenta falar com Lucinda a bem para ela não fazer queixa dele, mas ela diz que já o fez, ele diz que tem cadastro que vai ser mau para ele, mas ela, irredutível, diz que se encontram em tribunal. Jacinta pede para ler o artigo que ela fez sobre ela e Fátima, mas Lucinda diz que lê quando sair.

Elvira oferece um carrinho de bebé a Fausto e Vitória. Quer estar presente na gravidez do neto, mas Fausto não se sente confortável,  Vitória percebe e não acha justo. Não aguenta e conta toda a verdade a Elvira, que Fausto está só a ajudá-la e que o pai do bebé é Fernando. Elvira fica em choque. A sós com o filho, discute com ele. Não sabe como ele se foi meter nisto. Fausto só está a ajudar uma amiga e não está arrependido. Elvira não quer fingir que vai ser avó quando na verdade não é seu neto.

Sebastião justifica-se por estar a ver o vídeo novamente, a saudade não para de aumentar e não sabe se deve mostrar aos filhos. Lena diz que assistir ao vídeo devia ajudá-lo a tomar a decisão certa. Incentiva-o a retirar a providência cautelar e o processo para anulação do casamento. Sebastião diz que vai falar com Ivone e agradece o apoio de Lena.

Aida arranja o vestido de Mariana. Tomás aparece de surpresa e Mariana tira o vestido das mãos de Aida e esconde-o atrás das costas. Ele diz que não viu nada, mas que não acredita em nada disso. Aida desconfiada por saber que Gustavo está a dormir no hotel e não está com Lucinda, constata que ele saiu depois de Mariana ter ido lá para casa.

Guida está a acompanhar a entrega de lenha, quando Remi se aproxima para lhe entregar a carteira que ela tinha esquecido no hotel. Guida diz que já combinou tudo com Jacinta sobre o jantar, em princípio será logo. Guida conta a Fátima como é o vestido noiva de Mariana. Remi quase leva com um tronco grande de lenha em cima e deixa cair nos óculos escuros no momento em que Jacinta vem a passar. Esta reconhece-o e chama-lhe pai. Em choque, corre para dentro de casa e Guida segue-a. Remi entra em casa e quer falar com ela. Jacinta diz a Tozé que é o pai deles e que Guida já sabia. Jacinta está em negação, mas Remi diz que é mesmo o pai deles.

Episódio 184 (27 a 31 de dezembro)

Sebastião vê vídeo de Vasco a falar para o futuro filho/a.

Carlota determinada a silenciar Fátima sobre o assunto das fotos da morte de Augusto.

Marta seleciona algumas das fotos do dia do acidente para uma pen, São fotos onde se vê Carlota, Paula, Artur, Tozé, Gustavo, Hortense e Nicolau e fotos do carro de Augusto. Apressa-se a fechar o portátil quando Guilherme entra. Guilherme estranha, mas não fica desconfiado.

Estão todos reunidos, Carlota lança um olhar acusador a Paula, que diz que não foi ela que contou a Fátima. Hortense não se acusa. Fátima diz que descobriu por ela, porque eles foram descuidados. Diz que sabe do pacto deles e que quem empurrou o carro de Augusto foi quem matou o irmão dela. Mostra-lhes os dois bilhetes que encontrou. Nicolau assume que um deles é o dele. Gustavo diz a Fátima que tem de ficar calada, mas Fátima quer descobrir a verdade. Mostra o bilhete que Nicolau lhe enviou. Carlota diz que foi Nicolau que entrou em pânico e que a morte de Augusto pode não ter nada a ver com a morte de Artur. Fátima acha que Artur ia contar a verdade e foi silenciado, desconfia de Carlota. Tozé diz-lhe que ir à polícia não vai trazer o irmão de volta e só vai trazer sofrimento a todos. Fátima tenta perceber se ele a ameaça, mas Tozé está a ser sincero.

Manuel e Guida conversam sobre Rémi, ele viu bem o sofrimento dele, mas não podia contar. Guida diz que tem uma bomba nas mãos, não é justo ela saber e os irmãos não, mas não sabe como contar-lhes, Manuel diz lhe para ir com calma. Guida fica interessada em saber que Mariana não casa na igreja e vai ser um evento simples, comenta que deve ter pressa para o noivo não mudar de ideias.

Na padaria, Leonor está envergonhada frente a Zezito. Mariana incentiva-a e Leonor vai meter o bilhete que escreveu na mochila de Zezito. Tomás combina com Salvador beberem um copo mais logo.

Fátima diz que a vontade dela é entregar o assunto à polícia. Paula diz que não matou Augusto e muito menos o sobrinho que adorava. Nicolau diz o mesmo. Fátima acredita neles. Diz que a garrafa que saiu do restaurante, quem poderia ter acesso seria Tozé, Hortense, Carlota. Paula descarta Tozé porque eram muito amigos. Acabam por excluir também a Hortense. Paula não tem certeza sobre Hortense, mas Nicolau diz que todos ali todos tinham interesse em ver Augusto morto. Nicolau atira que pode ser o próprio chantagista, que pode ter descoberto que Artur ia contar e calou-o. Fátima concorda com a teoria. Paula pede as partes das fotos deles de volta, mas Fátima diz que fica com elas. Eles ficam tensos.

Ivone diz a Elvira que só agora teve coragem de mexer nas coisas de Vasco, fala sobre o vídeo que encontrou. Elvira acha que ela deve mostrar a Sebastião para ele ouvir da boca do filho que queria ser pai. Ivone agradece o apoio da mãe, sentia-se sozinha.

Lena observa a discussão entre Guilherme e Sebastião, sem poder fazer nada. Sebastião já sabe que ele e Ivone foram falar com o juiz e acha que tentaram coagi-lo. Guilherme diz que foi argumentar para abreviar o processo e não ser tão penoso e demorado. Sebastião acha que Lena tem de ir a tribunal comprometer o estado psicológico de Ivone. Lena indignada, diz que está do lado da razão e do amor e não vai testemunhar contra a amiga. Guilherme diz que o pai é um egoísta que não pensa na última vontade de Vasco. Lena avisa-o que se for a tribunal é para dizer bem de Ivone e não o que ele quer que ela diga. Sebastião continua a achar que Ivone é uma interesseira.

Tozé mente a Guida para ilibar Nicolau, confirma que foram treinar juntos. Guida pergunta à irmã se já sabe a roupa que vai levar à entrevista e finge que a entrevista, para prepará-la para o dia seguinte.

Carminho mostra a Manuel as roupas que comprou para irem ao casamento de Tomás e Mariana, Manuel agradece o cuidado, mas Mariana não os convidou. Carminho tenta convencer Fernando que é um absurdo não irem ao casamento pois é a única sobrinha que têm. Fernando folga em saber que já fizeram as pazes e estão unidos de novo, mas pede que esqueçam o casamento, não vai chatear Mariana com esse assunto. Carminho diz que não fica assim.

Gustavo está com medo do que Fátima possa fazer, Carlota diz que têm de arranjar uma forma de a calar. Gustavo fica assustado, mas ela diz que resolve. Depois de Gustavo sair, lembra-se do quando entrou no restaurante e colocou comprimidos esmagados na garrafa de Artur, levando-a consigo.

Tomás, Nicolau, Fausto e Salvador brindam ao noivo. Salvador diz que podiam sair à noite, mas Tomás quer ir cedo para casa. Fátima chega com Guida, que diz que podem ir a outro lado, mas ela diz que tem de habituar-se a que eles vão se casar. Passa por Tomás e deseja felicidades, sentando-se noutra mesa.

Ivone vai a casa de Sebastião, já tarde, entregar a pen, diz que é do interesse dele, mas Sebastião não quer. Ivone diz que é uma mensagem do filho e é com ele que deve ficar. Deixa-a ficar em cima da mesa e sai. Sebastião curioso vai ver no portátil o que tem a pen e fica e transtornado e de lágrimas nos olhos ao assistir à mensagem de Vasco para o futuro filho.

Jacinta pede satisfações a Salvador, pergunta se ele vai faltar ao casamento da prima para não a levar. Salvador diz que não foi convidado e não percebe as suas inseguranças. Manuel confirma que não foram convidados e que Carminho está inconsolável. Manuel lamenta o empenho que colocou na organização do casamento e Jacinta diz que haverá outros noivos que vão aproveitar.

Elvira diz a Remi que a faz lembrar Toninho, neto da D. Eugénia. Remi disfarça o choque ao saber que Hélder faleceu e ela está viúva. Ela pergunta se o conhecia e ele disfarça dizendo que não, mas que é sempre uma pena. Elvira fica desconfiada, mas vira-se para Fausto e diz que gostava de ver Vitória, Fausto evita o encontro e diz para não a chatear.

Hortense confirma a Tozé que foi ela que contou a Fátima, Tozé diz que agora também estão nas mãos de Fátima. Hortense diz que antes nas mãos dela que nas mãos da polícia. Achou que era a melhor forma. Tozé lembra que Artur também queria justiça e acabou morto. Hortense fica com medo de que Fátima corra perigo.

Lena assistiu ao vídeo e, emocionada, diz a Sebastião que tem ali a prova de como Vasco queria tanto ter um filho, era um sonho dele. Sebastião mete em causa o vídeo, acha que pode ter sido Ivone a obrigá-lo a gravar. Lena desiste.

Mariana certifica-se que a despedida de solteiro de Tomás foi pacifica, Tomás ri-se e diz que não meteu strippers, que é homem de uma só mulher. Mariana gosta do que ouve, fala de Gustavo e Tomás descansa-a, diz que é um não assunto. Zezito bate à porta, Mariana chama Leonor e deixam os dois meninos a sós. Zezito diz que leu o seu bilhete e também gosta dela, vai tentar voltar nas férias. Dá-lhe um beijinho e sai, deixando Leonor feliz.

Episódio 183 (27 a 31 de dezembro)

Fátima aparece na reunião dos chantageados e confronta-os que sabe o segredo deles. Quer saber quem está implicado na morte de Artur.

Guida faz as pazes com Remi e tenta contar a verdade aos irmãos.

Gustavo conta a Tomás que sempre foi apaixonado por Mariana.

Remi acha que é melhor para todos ir embora dali. Conta-lhe que se apaixonou e foi embora a achar que ia protegê-los, mas na verdade, foi um cobarde. Guida pede que o pai fique, diz que teve muitas saudades e abraçam-se. Remi está feliz por ter feito as pazes com Guida, diz que Sãozinha fez um bom trabalho a educá-la. Manuel queixa-se de Carminho que só o vê como um falhado. Remi acha que está a exagerar.

Manuel vem com o dossier que já tinha feito para a organização do casamento de Mariana. Ela agradece, mas não precisa, só vão os familiares diretos dela e de Tomás. Manuel e Carminho discutem porque Carminho acha que ele irritou a Mariana com as ideias de um casamento boho chic e ele acha que Carminho menospreza as competências dele.

Guida olha para os irmãos, para tentar contar que Remi é o pai, inventa que sonhou com o pai. Jacinta fica maldisposta com a conversa e Tozé diz-lhe que mais vale ela perder tempo a pensar em viagens. Mais tarde, Guida desabafa com Nicolau em como se sente dividida, acha que o pai passou um mau bocado, mas também é um facto que os abandonou. Sondou os irmãos e só de ouvirem falar nele ficam furiosos. Nicolau tenta tranquilizá-la, tem a certeza que as coisas vão resolver-se.

No restaurante, Gustavo já um pouco embriagado, pede mais uma cerveja a Tozé e desabafa com ele que o irmão vai casar com a mulher com que qualquer homem sonha. Já recebeu algumas mensagens de Lucinda a procurar por ele, mas Gustavo ignorou-as. Lucinda entra nesse momento e ouve o que ele acaba de dizer, confronta-o e diz que lhe perguntou se ainda gostava de Mariana, acha que ele não foi sincero com ela. A discussão aquece e Gustavo empurra Lucinda, que olha para ele com raiva e diz que em casa dela não dorme esta noite. No dia seguinte, Gustavo mostra-se arrependido, tenta pedir desculpas, mas Lucinda não aceita tê-la usado para esquecer Mariana. Fica espantada quando Gustavo diz que Tomás, acha que foi a última a saber e fica ainda mais furiosa.

Junto do irmão, Gustavo diz que vai sozinho ao casamento, conta que Lucinda tornou-se possessiva e terminaram o namoro e que vai ficar a dormir ali no hotel. Tomás acha que a saída dele de casa teve a ver com Mariana e confronta-o, Gustavo conta-lhe que se apaixonou por Mariana antes deles começarem a namorar e que ainda tiveram um caso, mas ela sempre gostou de Tomás. Este disfarça a pena que sente do irmão, diz que vão arranjar uma solução para ele morar. Gustavo diz para não se preocupar e que fica pelo hotel.

Mariana mostra a Tomás o local que escolheu para a cerimónia, trata-se de um jardim bonito e apropriado para a ocasião. Conta que conseguiu convencer a conservadora a fazer o casamento ali. Falam de fazer uma festa maior quando comemorarem o primeiro ano de casados. Tomás hesita, mas acaba por revelar que já sabe o que se passou entre ela e o irmão e que agora percebe as reações dele em não querer ser padrinho e sair de casa. Mariana fica insegura que isso o tenha afetado, diz que foi um caso que não teve importância.

Mariana agradece a ajuda de Lena com o casamento, não achou que uma cerimónia tão pequena implicasse tantas decisões. Mariana diz ao pai que precisava de uma amiga ao lado dela neste momento importante da sua vida, sempre achou que ia ter Vitória ao seu lado, mas agora é ela que não quer ser sua amiga.

Leonor sabe que a mãe estava triste, Tomás percebe que ela fica triste pela mãe e diz que amanhã podem visitá-la outra vez. Leonor acede e diz que gostava mais de viver com os pais e visitá-lo, Tomás diz que compreende, mas que agora vão experimentar viver assim e se ela não quiser mais, falam com o juiz para alterar a decisão. Mariana tenta distrair Leonor mostrando-lhe a sua tiara que vai usar no casamento. Leonor fala com Mariana sobre Zezito e que ele vai para Lisboa. Mariana dá a ideia de ela escrever um bilhete e colocar na mochila dele, assim quando ele chegar a Lisboa vai ver o bilhete e ficar a saber que ela sente e

Domingos pergunta a Rosalinda o que acha se fosse ver agora Leonor, Rosalinda diz que é tarde. Domingos está indignado com o facto de ter de ver a filha sob a vigilância de Tomás. Rosalinda dá a entender que a culpa dessa situação é dele.

Tomás pede ajuda a Fátima, pensou que ela ou Silvério podiam vigiar as visitas de Leonor, era melhor para os tios e para Leonor. Fátima aceita falar com os eles, vai à mercearia e explica a proposta de Tomás, mas Domingos fica irritado e acha uma humilhação ser vigiado para estar com a filha. Fátima diz que a decisão foi do juiz, não vale a pena lamentar-se. Ele sabe que a culpa é dele, Rosalinda lembra-o todos os dias. Fátima diz que a culpa não é só dele, mas que ele não tem facilitado, acha melhor ser ela ou o pai a acompanhar as visitas, diz ao tio que tem de começar a controlar-se mais para bem de Leonor. Conformado, Domingos cede a que assistam às visitas de Leonor.

Guilherme e Ivone chegam do tribunal. A conversa com o juiz não foi fácil e Ivone sente-se desmoralizada com o facto de ter de lidar com o luto de Vasco e a luta judicial com Sebastião. Guilherme dá apoio a Ivone e não vai deixá-la desistir, diz que o pai também está a sofrer à maneira dele e acaba por descarregar nela. Depois de Guilherme sair, Ivone vê pela primeira vez a caixa dos pertences de Vasco que veio do hospital, vê o seu telemóvel e as fotografias até deparar-se com um vídeo que ele gravou que começa com o áudio “olá filho ou filha…”. Ivone emociona-se e fica a assistir.

Carlota pergunta se podem começar a reunião, diz que não foi ela que marcou a reunião. Paula diz que foi ela, mas ainda falta uma pessoa. Fátima aparece e confronta-os, diz que já sabe o que se passou na noite de 9 de dezembro de 2018 e que o irmão morreu por causa do segredo deles. Agora só quer saber quem está implicado na morte do irmão.

Episódio 182 (27 a 31 de dezembro)

Guida conta a Nicolau e Fátima que Remi é seu pai. Não sabe o que fazer.

Fátima decide contar à inspetora tudo sobre a chantagem e a relação com a morte de Artur.

Lucien e Remi falam sobre chegar aos diamantes que estão na casa de Guida, Tozé e Jacinta.

Tomás está preocupado porque não consegue tirar Leonor do quarto, acha que ela sente saudades do espaço e das coisas dela. Mariana tenta convencer Leonor a sair do quarto e acaba por conseguir. Gustavo quando vê a sobrinha, brinca com ela ao dizer que ela saiu só para o ver, Leonor ri-se e mostra-se mais animada. Gustavo diz ao irmão que vai ficar em casa de Lucinda, que não é por causa deles, mas porque quer resolver a vida dele.

Lucinda vai ter com Gustavo ao hotel e dá-lhe as chaves da sua casa, pergunta a Gustavo se tem mesmo a certeza que é isso que quer, faz reparo sobre a forma como ele olha para Mariana, mas ele disfarça e esquiva-se com o assunto. Gustavo discute com Nicolau, diz que não apanharam o chantagista porque ele não esteve de vigia nos correios.

No lounge do hotel, Nicolau percebe que Guida está chateada com Remi. Este aproxima-se de Guida e pergunta baixinho como ela está, Guida avisa-o para não enviar mensageiros a referir-se a Nicolau, para a convencerem. Ele pergunta se quer que volte para o Canadá, ela hesita e diz para fazer o que quiser, já que foi o que sempre fez e afasta-se. Remi atende chamada de Lucien, diz para não o pressionar, mas que está mais próximo de Guida. Lucien pergunta se ele já tem acesso à casa e Remi responde que espera que ela o convide, só assim terá acesso aos diamantes.

Guida tenta saber se Fátima descobriu alguma coisas sobre as fotos ou se é preciso pressionar Nicolau, Fátima disfarça e desvaloriza, diz que deve ter sido uma brincadeira. Guida não aguenta e conta que Remi é o seu pai, não sabe o que fazer porque não quer se chatear com os irmãos por causa de esconder o segredo. Nicolau tenta perceber junto de Remi o que se passa para que ele e Guida para se terem chateado. Remi pede que não faça perguntas e que concentre em tomar conta dela. Nicolau diz que não pode ir embora assim, mas Remi diz que é o que sabe fazer de melhor.

Carminho desculpa-se a Jacinta pelo que se passou no jantar. Manuel se quiser que venha desculpar-se também.

Lena não conseguiu impedir a entrada de Guilherme no gabinete de Carlota. Ele atira-lhe com o contrato com Fátima, assinado por Eusébio. Carlota percebe o que se trata e diz a Lena que pode ir para esta não ouvir a conversa. Guilherme diz que só veio mostrar-lhe que desta vez não ganhou e avisá-la para deixar Fátima em paz, se ela se mete com Fátima, mete-se com ele também.

Fátima agradece a oportunidade que Eusébio lhe deu, fica a saber que ele esteve indeciso porque foi contactado por Mariana e Carlota, foi Guilherme que o convenceu a fechar contrato com Fátima. Esta fica furiosa, diz que vai dar cabo de Carlota.

Aida pergunta por Gustavo, Tomás diz que agora passa mais tempo em casa da namorada, Mariana acrescenta que acha que ele se mudou para lá. Aida percebe que Tomás está preocupado, ele diz que não quer que Leonor sofra, acha que foi tudo muito repentino na vida dela. Na padaria, Tomás comenta com Salvador que só vai estar feliz quando Leonor estiver e acha que ela não aceitou bem a decisão do juiz. Tomás diz para Leonor escolher uns bolos para levar a Rosalinda e Domingos.

Fátima agradece à inspetora Cristina por ter vindo, o que tem para lhe contar envolve muita gente da aldeia. Paula chega nesse momento com Anabela, aparenta estar muito nervosa e começa a fazer conversa de circunstância para impedir Fátima de falar. Paula diz ao ouvido de Fátima para guardar o envelope e passa com Anabela deixando as duas sozinhas. Fátima acaba por guardar o envelope que ia mostrar à inspetora e diz que precisam de ouvir mais pessoas na aldeia, sabe de uma pessoa que viu Carlota sair na noite da morte de Artur. Cristina pergunta se essa pessoa está disposta a testemunhar, Fátima diz que ela tem medo. Cristina diz que não desistiu do caso do irmão dela.

Tozé certifica-se que estão sozinhos e diz a Hortense que Nicolau acabou de enviar mensagem a convocar para nova reunião amanhã. Hortense acha que pode ter sido Paula a marcar para não pagar a Gustavo que pôs o dinheiro por ela.

Domingos atende Hortense e Jacinta na mercearia. Hortense aproveita para saber mais de Rosalinda e sobre como Leonor se está a dar na casa nova. Falam de Elvira e Domingos irrita-se, diz que já não as pode ouvir, manda-as embora sem pagarem as compras e fecha a mercearia.

Na visita de Leonor aos pais, Rosalinda e Leonor abraçam-se muito emocionadas. Rosalinda pede para que Leonor fique mais um pouco para ver Domingos, mas Tomás diz que para isso tem de ficar com eles a assistir, são ordens do juiz. Rosalinda diz que fica para outro dia.

Guida não consegue conter as lágrimas ao lembrar-se de Remi. Nicolau diz-lhe que Remi vai partir para o Canadá, estava a fazer as malas. Guida puxa Nicolau para um quarto para lhe contar o que se passa e conta-lhe que Remi é o seu pai, Nicolau fica incrédulo. Guida diz que não sabe o que fazer. Nicolau diz que no lugar dele dava tudo para ter o pai dele volta e não queria saber se tinha fugido ou se era gay.

Jacinta comenta o casamento de Mariana com Salvador. Ivone chega com a mãe, cumprimenta Sebastião que finge não ouvir. Elvira confronta-o, ele chama Ivone de interesseira. Aida diz a Tomás que vá experimentar o fato. Gustavo fica incomodado com a conversa. Aida trava-o quer saber o que se passa com ele.

No restaurante, Fátima tenta convencer Jacinta a fazer a entrevista para Lucinda, diz que dar ela a entrevista sem Jacinta não faz sentido, pois é sobre duas mulheres empreendedoras que querem preservar as tradições da serra. Jacinta tem medo de ser bruta a falar. Gustavo pede duas cervejas, pergunta a Tozé, porque é que marcaram a reunião, mas Tozé também não sabe.

Episódio 181 (27 a 31 de dezembro)

Leonor triste por se separar dos pais.

Hortense conta a Fátima tudo sobre a chantagem.

Tomás agradece a Domingos por ter trazido Leonor. Domingos diz a Leonor que ele e a mãe vão estar sempre para ela, e que ela pode ligar sempre que quiser. Leonor abraça Domingos e pede-lhe para ele e a mãe não ficarem tristes. Domingos sai evitando a emoção e Tomás tenta aligeirar o ambiente e convida Leonor a ver o quarto dela, conversa com Leonor sobre o que se está a passar, diz que foi o juiz que decretou que as coisas corressem desta forma, mas irá sempre a casa dos pais quando quiser. Ela diz que quer ir já amanhã. Mariana chega a casa com o jantar, mas Leonor ainda abalada, diz que não tem fome.

Rosalinda não quer receber a irmã Elvira, culpa-a por ter perdido a filha e nunca a vai perdoar. Silvério diz que Elvira fez o que qualquer pessoa decente faria, a culpa foi toda deles, pois fizeram tudo errado desde o início ao ponto de fugirem com a menina e enquanto não perceberem que estão errados, nunca vão recuperar Leonor. Domingos expulsa-os de casa. Rosalinda está muito tensa e abalada. Domingos vê um boneco de Leonor e agarra-se a ele a chorar.

Na padaria, Carminho conversa com Mariana, não acredita que ela não vai fazer festa de casamento, Mariana diz que casa na igreja quando fizerem um ano de casados. Eusébio aproxima-se do balcão e fala com Salvador sobre a farinha da moagem da Fraga pequena. Salvador diz que é a melhor da região. Mariana ouve Eusébio dizer que está a pensar fazer negócio com Fátima e diz que tem de contar à mãe. Carminho não percebe do que ela está a falar.

Nicolau conta a Paula que deixou a foto no forno da casa de Guida para arder, e não sabe como como ela deu com aquilo. Diz que foi instinto atirar para lá quando viu que Guida se aproximava dele. Paula também não percebe como Fátima deu com a parte da foto dela. Acha que o melhor é ficarem calados e fingir que não se passa nada.

Fátima insiste com Hortense para saber o que se passa ao confrontá-la com as duas partes de fotografias que tem em sua posse. Hortense diz que não sabe nada. Fátima diz que as fotos têm a mesma data e que as reuniões que faziam não têm nada a ver com o rancho, tem a certeza de que Carlota está envolvida, diz que recebeu um bilhete a dizer que a morte de Artur estava ligada à morte de Augusto Pereira Espinho e ameaça falar com a polícia. Hortense decide contar-lhe que a morte de Augusto não foi só um acidente, há muita gente da aldeia envolvida, incluindo Artur. Hortense conta que todos os envolvidos que foram prejudicados por Augusto, deixaram que o destino decidisse se ele se salvava. Chamaram os bombeiros depois do acidente, mas não fizeram nada para o salvar a não ser isso. Explica que as fotos que receberam fazem parte de um puzzle em que se percebe que um vulto empurra o carro, mas que Calota recebeu a foto completa só com o carro. Fátima acha que a responsável foi Carlota, Hortense não sabe quem foi, mas diz que não pode ir à polícia porque vão parecer todos culpados.

Gustavo conta a Carlota que o chantagista conseguiu safar-se. Carlota exalta-se, chama-os de inúteis. Gustavo acusa-a de achar-se superior, que pede aos outros para fazerem tudo.

Manuel está desiludido, esperava um jantar a dois com Carminho. Os dois começam a discutir e a trocar acusações. Salvador fica com vergonha alheia e Jacinta pede para Salvador fazer alguma coisa para acabar com a discussão entre os dois.

Fátima diz que os tios devem estar muito tristes, mas lembra-se que a culpa da situação em que estão, é deles. Guilherme vai recorrer da sentença do juiz, mas nem sabe se vale a pena. Diz que já redigiu o contrato para o Pomar da Serra, mas ela mostra-se pensativa. Guilherme percebe que ela está preocupada.

Eusébio conversa com Guilherme, não tem certezas sobre fechar o contrato com Fátima, porque recebeu uma proposta de Carlota. Guilherme conta-lhe que foi Carlota que mandou meter os ratos na farinha da moagem da fraga pequena, fá-lo ver que está a errar se aceitar a proposta de Carlota.

Nicolau quer comprimidos para dormir, mas a irmã não lhe dá sem saber o que se passa. Guida acusa-o de andar a esconder alguma, ele diz que ela é que anda a esconder.

Manuel conta a Guida que já sabia sobre Remi, tenta que ela aceite o pai. Guida confessa que tinha saudades dele, mas mantém-se dura e diz que ambos a traíram.

Fátima diz a Paula que Hortense já lhe contou tudo sobre a chantagem. Paula diz que não matou Augusto, mas também não tem pena da morte dele. Fátima pergunta o que ele lhe fez, Paula conta-lhe que tentou comprá-la, mas avisa-a diz que pode falar com ninguém sobre isto. Paula conta que devia dinheiro de rendas a Augusto. Ele propôs-lhe um fim de semana em Londres juntos e Paula não aceitou. Augusto deu-lhe até ao fim do mês para pagar as rendas ou tirava-lhe tudo o que tinha.

Manuel estranha ver a cama feita e Carminho de pijama, ela não lhe admite insinuações, confessa que não gosta de dormir sozinha. Manuel aceita as desculpas, ela diz que a ofendida é ela e acabam a discutir novamente.

Episódio 180 (20 a 24 de dezembro)

Marta entrega o apartado.

Leonor fica a saber que vai ficar com Tomás.

Fátima tem acesso ao envelope azul que Nicolau recebeu.

Fernando conta a Carlota que quando viu Hortense e Fátima teve receio, mas Hortense não contou nada a Fátima. Carlota diz que a ameaçou de ser despedida. Fernando diz que Fátima acusou-a, desta vez vai provar que esteve envolvida na morte do irmão, sabe que ele mentiu em tribunal.

Nicolau começa a escrever uma mensagem para Gustavo, estaca em frente ao busto de Augusto e revive o passado. Na sua lembrança, Augusto acusa Nicolau de andar a tirar fotos a Mariana na piscina. Nicolau diz que não fez nada, mas Augusto esbofeteia-o, despede-o e expulsa-o. Nicolau volta a si, cheio de mágoa e raiva, diz que ele teve o que merecia. Nicolau ainda apreensivo com o que reviveu, retira o envelope do bolso, olha para a fotografia e atira-o para dentro do forno com a chegada de Guida. Guida não quer contar-lhe o que se passa.

Vitória pede a Fátima que não fale com a polícia, conta-lhe que o filho que espera é de Fernando. Fátima fica chocada, mas já percebe o seu medo.

Tomás tem medo de como vai dizer a Leonor que ela começa a ir lá para casa. Mariana diz que tem de ser Domingos a explicar a Leonor, mas Tomás tem medo que Domingos explique à maneira dele. Mariana dá-lhe forças, diz que vai correr bem.  Aida está no hospital e recebe uma chamada de Tomás Rosalinda culpa Domingos por terem perdido Leonor, Domingos está desesperado, não diz nada. Guilherme despachou os jornalistas e diz que vai recorrer da sentença, mas pede que desta vez façam tudo direito para prejudicarem o processo. Rosalinda abraça a filha com força. Leonor pergunta o que se passa, ela explica-lhe que vai uns tempos para casa de Tomás, mas Guilherme vai recorrer da sentença. Choram os três abraçados. O assistente Social está pronto para levar Leonor. Tomás quer ligar a Domingos a perguntar como quer fazer, não quer assustá-la.

Elvira diz a Paula que Rosalinda ficou sem Leonor. Paula trabalha afincadamente, Elvira repara que a peça que ela está a fazer está torta.

Gustavo pede a Lucinda para voltar a ficar na sua casa. Lucinda pergunta se está a fugir de alguma coisa, parece que não fica feliz com o casamento do irmão, mas ele disfarça. Nicolau diz que hoje não foi aos correios.

Guida entrega a Fátima o envelope com o nome de Nicolau e a fotografia, mas não é igual ao de Paula, diz que encontrou no forno de casa. Fátima pede para ficar com aquilo, mas para não contar a ninguém que é ela que o tem. Paula diz a Fátima que vai tomar banho, mas ela confronta-a com a foto dela e a de Nicolau. Paula fica em pânico.

Tozé e Gustavo tentam arrancar do Funcionário dos correios, de quem é o apartado onde colocam o dinheiro. Ele diz que não pode dizer, adianta-lhes só que entregaram a chave hoje. Gustavo fica furioso com Nicolau que era para estar de vigia.

Rémi procura por Guida, Nicolau diz que não veio trabalhar e que não está bem. Rémi tem medo que Guida tenha contado, mas percebe que não.  Manuel diz que Guida não veio, andou à sua procura para intervir a seu favor. Rémi agradece, mas não quer envolver mais ninguém. Manuel acha que o convite para jantar de Jacinta é obra de Carminho para pedir desculpas.

Sebastião provoca o filho por ter ganho o caso. Marta pede que não discutam, mostra a máquina fotográfica nova que comprou. Sebastião não concorda com aquele gasto e avisa-a para não lhe ir pedir mais dinheiro.

Carminho acha que o jantar é para ela e Manuel se reconciliarem, Salvador diz que foi mesmo Jacinta a marcar, mas devia fazer as pazes com o pai.

Tozé pergunta a Guida o que se passa com ela, mas ela pede que não insista que ele está melhor sem saber, ele não liga e não insiste. Rémi tenta aproximar-se do forno enquanto fala com Guida para explicar-se. Guida avisa-o que não sabe quanto tempo vai conseguir guardar segredo.

Aida está mais animada, agradece a Moisés as coisas que ele trouxe. Elvira vem visitá-la, Moisés tenta despachá-la, mas Aida diz para ficar. Falam de Rosalinda. Elvira puxa conversa para arranjarem nova funcionária para o burel.20

Episódio 179 (20 a 24 de dezembro)

Juiz decide a guarda total para Tomás.

Remi conta a Guida que é pai dela.

Lucinda não gostou do reparo de Mariana, Gustavo defende Lucinda. Tomás falou com Aida, e diz que ela aprova que Mariana fique. Gustavo diz a Lucinda que é melhor ficarem em casa dela. Tomás percebe o cinismo do irmão a desejar-lhe felicidades.

Ivone fala com Vitória sobre a gravidez. Vitória não sabe se teria a coragem dela. Ivone espera que este filho traga juízo ao irmão. Guilherme diz a Ivone que já sabe quem é o juiz que fica com o caso dela. Fátima e Guilherme falam de Vitória ter visto Carlota a sair na noite da morte de Artur. Fátima vai tentar convencê-la a falar, pergunta a Guilherme se consegue ter acesso ao depoimento de Fernando, ele diz que sim.

Remi está a olhar a fotos dos filhos em crianças quando Guida vem pedir-lhe desculpas pela atitude de Tozé à porta de casa, diz que ele tem aquele feitio torto, mas não faz por mal, conta que foi o que mais sofreu com o desaparecimento do pai. Guida interessa-se pela revista que Remi tem e onde colocou a foto das crianças, descobre a fotografia e fica muito admirada ao ver que é ela e os irmãos, pergunta se ele é o tio delas e Rémi diz que não. Prontamente, esclarece que é o seu pai, Raimundo. Guida fica em choque. Pede que ele prove. Rémi não só confirma lembranças como diz a primeira palavra que Guida disse. Remi fica de lágrimas nos olhos quando vê que Guida não o desculpa, não percebe porque cresceu sem pai, diz que voltou a fazer tudo mal.

Sebastião diz a Fernando que pensou que o filho de Vitória poderia ser dele. Fernando diz que Carlota lhe garantiu que tinha destruído as fotos, Sebastião acha que é melhor ele não acreditar nisso.

Guida assume a Carminho que dormiu no hotel, mas pede que não diga nada porque não pode perder o emprego. Guida não consegue parar de chorar, Carminho tenta saber o que se passa, mas ela diz que pode contar. Carminho tem pena dela e diz-lhe para tirar o dia e descansar.

Rémi conta a Manuel que Guida já sabe que ele é pai dela, descobriu uma foto dela e dos irmãos e ele viu-se obrigado a contar quem era. Rémi fica com medo do que aí vem se Guida contar aos irmãos e à mãe.

Guida relembra as conversas com Rémi, fica irritada porque os sinais estavam todos lá e ela não percebeu. Nicolau vem ter com ela, pergunta o se passa, mas ela diz que não pode contar, pede que a abrace.

Tomás está nervoso, mas nem sabe bem porquê. Diz a Mariana que ela não precisa de ir com ele a tribunal, Mariana faz questão de ir para o juiz ver que são uma família. Tomás tem dúvidas se fez bem em pedir a guarda de Leonor. Domingos pergunta se Rosalinda não pode ficar com Leonor porque está muito nervosa, Guilherme diz que depois explicam isso ao juiz. Domingos tem medo de a perder. Guilherme mostra-se confiante que isso não aconteça. Jornalista vai atrás de Domingos, mas ele não quer falar. Guilherme pede compreensão, se for necessário ele no final fala com eles. Mariana pede a jornalistas que se afastem.

Fátima pede a Fausto que convença Vitória a falar com a polícia. Fausto diz que vai falar com ela. Eusébio pede a Fátima que lhe apresente uma proposta concreta para analisar.

Paula dá um grito ao assustar-se com um cartaz na parede. Elvira diz que Aida vai ter alta. Paula oferece-se para trabalhar com medo da noviça.

Marta certifica-se que não está ninguém de vigia nos correios, vai ao apartado e tira os três envelopes com dinheiro.

Fátima cruza-se com Fernando no restaurante e diz-lhe que sempre soube que Fernando mentiu ao dizer que a mulher não saiu do hotel na noite em que o irmão morreu. Diz que vai provar e que o caso vai ser reaberto. Hortense diz a Fernando que não contou a Fátima porque ela já sofreu demais.

Domingos interrompe o juiz para pedir desculpas diante de todos pelo que fez, está com medo de perder a filha, mas não é um homem violento. Juiz diz que não está em causa o interesse dos pais, mas sim o melhor para a Leonor e dá a guarda total a Tomás onde considera que ela terá um ambiente sereno e estável. Em casa, Fátima tenta acalmar Rosalinda. Rosalinda quis ficar com Leonor, mas devia ter ido, tem medo de a perder, não sabe o que vai ser deles se isso acontecer. Fátima diz que independentemente do que aconteça, a Leonor adora-os. Domingos está de cabeça perdida, Guilherme tenta acalmá-lo. Domingos quer falar com o juiz, mas ele dá por terminada a sessão. Tomás não está feliz, não sabe se vai ser o melhor para a Leonor.

 Episódio 178 (13 a 17 de dezembro)

Sãozinha vai para um convento.

Vitória recorda-se de ter visto Carlota sair apressada do hotel na noite da morte de Artur.

No hospital, Tomás acorda Gustavo, estão ambos preocupados porque ainda não souberam notícias sobre a operação da mãe. Gustavo desabafa que não tem sido um bom filho e nunca disse à mãe o quanto a adora. Olímpia entra com Aida deitada na maca, diz que correu tudo bem e que felizmente foi operada na altura certa.

No hotel, Mariana está preocupada porque Tomás ainda não disse nada. Carminho lembra-se subitamente do aniversário de casamento, fica irritada porque Manuel não se lembrou. Moisés fica a saber através de Mariana que o filho vai casar com ela.

Fausto convence Vitória a ir com ele ao jantar de primos. Hortense chega com duas cartas de Sãozinha. Diz que foi para convento com voto de silêncio. Agradece a Salvador por tê-la salvo.

Gustavo chega aos correios e pede desculpas a Tozé pelo atraso, a mãe foi operada. Tozé diz que está ali há uma hora, nenhum dos outros pode estar de manhã. Comentam que era muito azar o chantagista ter ido ao apartado nas poucas horas que ninguém vigiava. Falam de Carlota que não faz nada, só dá ordens.

Guida sabe que Nicolau está a esconder alguma coisa e quer que ele fale. Manuel chama-a, diz que estão a precisar dela. Manuel lamenta mais uma vez que Carminho não se tenha lembrado que faziam anos de casados.

Mariana quer fazer as pazes com Vitória, conta-lhe que vai casar. Vitória fica feliz por ela, mas não esquece todo o mal que ela lhe fez.

Anabela está muito divertida, vai escrever a receita da última pizza que fez com o pai. Fátima pede desculpas a Hortense por causa da cena com Mariana. Hortense não tem coragem para lhe contar a verdade.

Rémi está em frente à casa dos Grilo, vai para aproximar-se quando Tozé chega a casa. Ele finge que aprecia a arquitetura da casa e Tozé barafusta com ele.  Jacinta, Guida e Tozé estão reunidos em choque. Tozé lê as cartas que a mãe deixou em que diz que foi para um convento, querem lá ir, mas Hortense não deixa, diz-lhes para respeitarem a decisão da mãe, ela está bem, está entregue a Deus. Eles acham que o gás pode ter alterado a personalidade da mãe.

Elvira quer falar com a irmã, mas Domingos diz que ela não quer falar com ela. Elvira fala alto para a irmã ouvi-la, diz que vai testemunhar a favor deles, mas não quer continuar assim.

Mariana surpreende Tomás ao dizer que vai ficar em casa dele para cuidar dele. Tomás hesita, mas diz que gostou da surpresa.

Fátima está desconfortável, Vitória diz que não precisa sentir-se mal ao pé dela. Fátima conta-lhe por que razão deu o estalo a Carlota e sobre as suas desconfianças na ligação dela à morte do irmão. Vitória diz que a viu sair nessa noite e relembra que estava no lounge do hotel a ler quando Carlota passou pela saída com muita pressa. Vitória fica muito aflita, diz que não pode ir à polícia. Fátima tenta convencê-la. Fausto fica a saber que Vitória viu Carlota a sair do hotel na noite da morte de Artur, mas concorda que é melhor não se meter no assunto.

Gustavo vem dos correios, acha que o chantagista sabe que eles andam de vigia. Nicolau diz que já não aguenta mais e que Fátima anda desconfiada a apertar o cerco.

Carminho está chateada com a falta de lembrança de Manuel sobre o aniversário de casamento. Fernando dá-lhe os parabéns, conta que fecharam o negócio com Andrei e o mérito foi dela. Rémi diz que se cruzou com Tozé na aldeia e acha que se passa algo. Manuel acha que adiar contar-lhes só lhe traz mais problemas. Salvador tenta amenizar a tristeza de Jacinta, pela mãe ter ido embora para o convento.

Falam sobre o casamento. Gustavo não quer ser padrinho deles e dá a desculpa do dinheiro. Lucinda fica desconfiada. Falam sobre a audiência, Lucinda diz que também vai lá estar, vai estar cheio de jornalistas Leonor está triste, pois sabe que amanhã vão a tribunal e não quer perder os pais. Domingos e Rosalinda estão emocionados, Rosalinda lamenta onde chegaram com medo de perdê-la.

Elvira diz que Rosalinda nem a quis receber. Paula fica ansiosa que Josefina chegue. Silvério não acha graça ter bruxas a ir lá a casa. Josefina fala sobre um vulto negro que quer dar-lhe um aviso, só vai desaparecer quando Paula se arrepender e mudar de atitude.

Episódio 177 (13 a 17 de dezembro)

Hortense diz a Fernando que vai contar a Fátima que é neta de Augusto. Carlota ameaça Hortense.

Sãozinha perde os sentidos intoxicada com gás. 

Aida sente receio da operação, pede a Tomás para olhar pelo irmão se lhe acontecer alguma coisa. Tomás manda-a parar com a conversa, diz que têm de falar ao médico sobre a tosse que, entretanto, lhe apareceu.

Fátima desabafa com Guida por causa de Tomás, acha que ele nunca a amou de verdade que lhe mentiu desde o início. Guida fala do sonho estranho de Nicolau e acham que está envolvido com a morte de Augusto. Fátima mostra-lhe a foto da tia, acha que eles escondem um segredo e combinam que Guida vai estar atenta a Nicolau.

Hortense vai falar com Fernando, está muito enervada, diz-lhe que vai quebrar a promessa que fez a Maria do Amparo, mas tem de contar que Mariana e Fátima são primas, são família, Fátima é sobrinha de Fernando, neta do pai dele, e estão sempre zangadas. Apercebe-se que Fernando sabe e fica indignada porque fizeram-lhe a vida num inferno, diz que Fátima vai saber a verdade. Fernando diz-lhe para ficar quieta, mas Hortense acusa-os de serem ainda piores do que pensava, Fátima tem direito de saber quem é e a parte do hotel e da fortuna da família. Fernando ameaça que a despede, ela não tem medo, diz que há mais restaurantes onde trabalhar. Fernando fica muito tenso. No restaurante, Carlota interpela Hortense e oferece-lhe dinheiro para não contar nada a Fátima, mas ela diz que não está à venda. Carlota ameaça entregá-la a ela e a Tozé como responsáveis pela morte de Augusto, já que ela perdeu um filho por causa dele e é fácil dizer que Tozé a ajudou. Marta interrompe a conversa e percebe que Hortense fica transtornada.

Fernando não acha nada bem que Mariana se mude para casa de Tomás. Ela diz que ele não quer viver ali por causa da mãe. Fernando pede-lhe que pare de entrar em conflitos com Fátima, conta que Hortense viu-as discutir e pede que a ignore.

Fátima fala com Nicolau sobre os pesadelos, diz a Fausto que se pode marcar um jantar de primos para animar Ivone. Fausto alinha se for sem os pais.

Sãozinha está muito enervada por causa de Elvira, atende Cremilde e faz-lhe queixas. O fogão apaga o lume ao passar uma corrente de ar, mas fica ligado a libertar gás. Sãozinha sente um cheiro estranho, mas não sabe o que é, começa a cabecear de olhos fechados. Salvador passa junto à casa de Sãozinha e sente um cheiro estranho, segue, mas volta atrás para bater à porta. Ninguém responde. Salvador procura as chaves casa. Salvador tenta acordar Sãozinha, vai para fazer respiração boca a boca quando ela recupera os sentidos, mas continua muito sonolenta. Jacinta dá-lhe leite e vai chamar Ivone. Ivone ausculta Sãozinha que está combalida. Jacinta fica preocupada, mete Guida a par do que se passou. Sãozinha quer ver Tozé. Ivone diz-lhes para irem medindo o nível de oxigénio e amanhã se estiver bem já pode trabalhar.

Guida fala das necessidades que a mãe passou para os manter e que quem saiu mais prejudicada foi Jacinta que não foi para o conservatório estudar. Rémi sente-se culpado. Guida discute com o irmão por andar sempre a extorquir dinheiro à mãe.

Manuel e Carminho atiram Andrei para cima da cama, embriagado. Carminho diz que fica a vigiar para que nada lhe aconteça. Manuel fica furioso porque ela não se lembra do aniversário do casamento deles. Carminho diz ao irmão que Andrei está a descansar e que ficaram amigos para não se preocupar. Andrei chega, quer que bebam um copo com ele, Fernando fica incrédulo.

Moisés pede perdão a Aida que o perdoa a despachar, ele acha que podem fazer as pazes, mas ela diz que o divórcio se mantém. Aida fica arreliada com a conversa com Moisés e sente dores no peito. Tomás pede à mãe para ter ânimo que vai ficar bem. Aida sente dificuldades em respirar. Olímpia entra e explica a Tomás e Gustavo que o medico desconfia que o aneurisma rebentou. Aida pede aos filhos para esperarem por ela.

Elvira finge-se preocupada quando Paula diz que é perseguida e ninguém se preocupa com ela. Fátima diz que deve ser a mesma pessoa que atormenta Nicolau nos pesadelos. Domingos vem buscar Leonor, continua sem acreditar neles.

Manuel pergunta por Sãozinha. Jacinta diz que se não fosse Salvador não sabia o que tinha acontecido e nem sequer lhe agradeceu. Manuel faz queixas da amizade da mãe com o russo e do esquecimento do aniversário casamento. Jacinta pergunta pela mãe. Guida não sabe e diz que já deve ter saído para o forno, mas Jacinta repara que ela deixou a massa ali, estranha, diz que devia ter ficado quieta depois do que aconteceu. Reclama que nem agradeceu a Salvador.

Fátima pede a Eusébio para ficar, gostava de fazer negócio com os seus supermercados, fala da maldade que lhe fizeram e dos clientes que perdeu. Ele diz que vai pensar. Guilherme confiante, avisa-a que amanhã não vai ao curso, pois tem audiência no tribunal.

Episódio 176 (13 a 17 de dezembro)

Fátima e Mariana provocam-se.

 Leonor ouviu a mãe dizer que vai haver outra audiência, pergunta se tem de ir a tribunal. Domingos espera que não. Leonor diz que se for, não dirá que estavam a fugir e que ele não a impede de estar com Tomás.

Mariana está muito feliz. Tomás diz que prefere uma cerimónia pequena, ao que Mariana concorda, diz que têm de contar a Leonor, mas ele diz que depois contam-lhe com calma. Mariana sente-se segura de que Tomás quer estar com ela.

Carlota quer saber junto de Fausto, de quantas semanas de gravidez Vitória está, ele responde que ela está de seis semanas. Carlota espera que esteja a dizer a verdade. Vitória chega e pede que a deixe em paz.

Moisés desabafa com Rémi, diz que está a tentar emendar os seus erros. Rémi também está a tentar recuperar a sua vida. Guida comenta com Manuel que não percebe como Rémi dá conversa a Moisés, diz que ele faz-lhe lembrar um primo do pai.

Fátima tenta avaliar a tia ao falar do rancho, mas Paula apercebe-se e disfarça. Anabela pergunta ao avô por Zezito, ele diz que está bem, mas Simão está com ele pelos cabelos.

Fernando sente-se desanimado com a notícia da gravidez, tenta animar-se com o casamento da filha, mas diz-lhe que tenha calma para não se magoar. Mariana tinha vontade de organizar uma festa enorme para “esfregar” na cara de Fátima.

Gustavo e Aida estão surpreendidos com o pedido de casamento de Tomás a Mariana. Aida diz que já contava, mas não pensava que fosse para já. Gustavo chama o irmão de mentiroso, sabe que ainda gosta de Fátima. Mariana fala do casamento, Gustavo amargo, não sabe se deve dar os parabéns, pois acha que o irmão não esqueceu Fátima. Lucinda fica magoada com a forma que ele lhe fala.

Marta está muito tensa ainda por causa do encontro que teve com Hortense nos correios, acaba por ter uma crise de epilepsia. Guilherme apanha o fim da crise e ela diz q já está bem. Ele conta-lhe que se inscreveu no curso de Fátima e que no final da aula tentou beijá-la.

Sãozinha está muito chorosa por causa de Jacinta, Guida diz que ela também não facilita. Guida fala com Nicolau sobre Rémi relacionar-se bem com Moisés. Sãozinha fica interessada na conversa. Guida repreende-a quando ela diz que Moisés também deve ser homossexual.

Fátima acabou de mostrar o moinho aos turistas, agradece a Tomás a ideia e diz que fazem contas no final da semana. Tomás conta-lhe que vai casar com Mariana. Fátima fica abalada, mas disfarça.

Guida quer saber que sonho Nicolau teve, pois está desconfiada. Nicolau com medo de ter falado em Augusto, desabafa com Tozé que lhe diz que o melhor é não voltar a dormir com Guida até ter a certeza que não tem pesadelos.

Paula está nos correios e fica assustada com o bilhete que encontra no bolso do casaco com a frase: “cá se fazem cá se pagam, Noviça”. Um funcionário aborda-a e pergunta se pode ajudar. Paula inventa uma desculpa, diz que está ali por causa dele, faz de conta que está fascinada com ele e pede para a deixar ficar ali só a observá-lo. No Burel, Paula mente e diz que estava no armazém, pede para voltarem com ela que se esqueceu do rolo, tem medo.

Fátima emociona-se a pensar na mãe. Diz a Guilherme que hoje acordou com saudades da mãe e que ela tinha sempre solução para tudo. Ele diz que ela é uma lutadora como a mãe dela e seguem para a aula.

Fernando quer saber se Tomás tem a certeza que quer casar, diz-lhe que nenhum casamento sobrevive à falta de amor. Tomás diz que sim que tem uma relação com Mariana como nunca teve antes. Mariana chega e ele conta-lhe que já disse a Fátima que iam casar. Mariana provoca Fátima com o casamento. Fátima chama-a de sonsa porque oferece presentes a Leonor para a “comprar”. Fala do que Carlota disse à sobrinha. As duas discutem e Mariana diz para Fátima se afastar dela e da família dela.

Carminho e Manuel contam a Fernando sobre a chegada de Andrei. Manuel diz que ele dispensou o tradutor e ninguém percebe russo. Fernando fica preocupado que a irmã tenha prejudicado a relação com este homem com quem querem estabelecer uma parceira e é muito influente nos negócios.

Episódio 175 (6 a 10 de dezembro)

Tomás diz a Mariana que quer casar e ter filhos com ela.

Guilherme inscreve-se no curso para estar perto de Fátima.

Jacinta mente, diz que o curso foi calmo. Fátima aproveita e introduz o tema do acidente de Augusto a pensar na fotografia que encontrou. Jacinta vai buscar a medalha que comprova que foram atuar nesse dia.

Mariana mostra as compras que fizeram. Aida e Tomás agradecem-lhe a ajuda. Gustavo conta que o aneurisma está maior. Tomás preocupado. Mariana regista que Aida está aborrecida por não ter visto Leonor.

Guida perde o sorriso ao ver Nicolau, ele diz que tem um presente para ela. Rémi deixa-os sozinhos e ele oferece-lhe o globo terrestre, Guida fica sensibilizada e fazem as pazes.

Salvador tenta medir o dedo de Jacinta, mas ela acorda. Ele diz-lhe que é para comprar um anel noivado, a mãe disse que era um sonho que ela tinha desde pequenina. Jacinta irritada porque a mãe só queria que se chateassem, esclarece que não quer casar. Jacinta está chateada com a mãe. Diz a Salvador que Sãozinha só o convenceu a pedi-la em casamento para eles se separarem. Salvador acha que Sãozinha lhe deve pedir desculpas, Jacinta diz que mais depressa deixa de fazer pão.

Gustavo pede desculpas a Paula e sai. Carlota ameaça-a, já sabe que perdeu a foto e que tentou virar os outros contra ela. Paula tenta explicar-se, ela manda-a recuperar a foto e se tiver de entregar alguém, vai ser ela.

Mariana entrega a mochila de Leonor. Domingos mostra-se sempre bruto a falar. Rosalinda é mais simpática, fica a pensar que Mariana pode ter razão e era simpático levar Leonor a ver a avó. Leonor visita Aida, Domingos está contrariado, mas tenta não demonstrar. Leonor conta que foi Mariana que pediu aos pais para a trazerem. Tomás diz a Domingos que vai fazer chegar ao juiz esta sua atitude.

Sãozinha está farta de ver Tozé triste, diz que uma boa rapariga para ele é Fátima. Hortense conta a Tozé que viu Marta nos correios, disse que ia enviar umas fotos. Tozé acha melhor não dizer nada ou Carlota ainda manda dar-lhe uma tareia.

Guilherme já deu entrada com a papelada, agora é aguardar que o juiz decida, acha que vai ser demorado. Ivone quer saber se pode saber quem é o juiz que vai ficar com o caso dela para falar com ele.

Mariana aborda Sebastião para saber se falou com Tomás. Ele diz que falou, mas Tomás sabe que não precisa casar para convencer o juiz e sinceramente acha mal que esteja a usar Leonor para o manipular.

Fátima explica as diferentes farinhas. Guilherme chega para assistir a aula, Fátima não está a levá-lo a sério, mas ele mostra-lhe a inscrição e o pagamento. Fátima deixa-o ficar e apresenta-o ao grupo.

Elvira fala do subsídio para o rancho. Falam que Sãozinha quer levar Fátima para o rancho, diz que ela até esteve lá em casa a falar do prémio que ganharam em 2018, Paula fica em choque.

Nicolau diz a Guida que Vitória só está de seis semanas e ela acredita. Manuel fica aflito porque o tradutor de Andrei perdeu o avião. Carminho vai tentar falar com ele, bebe uma vodka de penálti como ele faz.

Tomás agradece a Mariana por ter falado com Domingos, percebe que ela está chateada. Mariana fala das suas inseguranças. Tomás diz que quer casar e ter filhos com ela.

Episódio 174 (6 a 10 de dezembro)

Anabela atira garrafa de água a Carlota. Guilherme assume a culpa e tenta aproximar-se mais de Fátima.

Hortense apanha Marta a dirigir-se aos apartados.

Mariana diz a Tomás que podia casar com Mariana.

 Anabela e Leonor estão muito felizes com as mochilas novas. Carlota chama-as à atenção por causa barulho que fazem e rebaixa Anabela. Tomás é apanhado de surpresa quando Leonor diz que ele devia casar com Mariana. Leonor adorou a tarde, tem medo que os pais impliquem por causa da mochila nova. Mariana diz que se chatearem ela traz a mochila de volta e usa quando estiver com eles, assim ficam todos felizes. Leonor está muito feliz a contar a tarde ao pai, ele manda-a para dentro fazer os trabalhos, mas ela diz que estão feitos. Tomás não quer guerras e Domingos não verga. Tomás avisa-o, sabe que agrediu o juiz, mas que se livre de agredir Leonor.

Jacinta e Fátima vão dar a primeira aula. Eusébio é o primeiro a apresentar-se. Jacinta avisa-os que ele tem mau feitio. Alunos estão a praticar os ensinamentos de Fátima. Jacinta irrita-se com aluna que só mexe nos anéis. Fátima repreende-a.

Carminho procura por Guida, tem uma gorjeta para lhe entregar. Nicolau não quer levar a gorjeta porque estão chateados. Carminho diz que pode ser uma forma de fazer as pazes, ela vai ficar contente. Carminho dá-lhe os parabéns por vir a ser tio. Nicolau entrega o dinheiro que deixaram para ela. Guida fica impressionada com o valor. Nicolau aproxima-se dela e acabam por não se resistir um ao outro. Nicolau fala da viagem e estraga tudo.

Carlota não sabe se é boa ideia a Paula ficar de vigia, porque é uma tonta. Anabela larga a garrafa de água para acertar em Carlota, Guilherme vinha a chegar junto delas e vê. Nicolau entrega uns papéis a Carminho quando ouvem Carlota muito enervada, quer saber quem fez aquilo. Guilherme assume as culpas e Carlota ficando desarmada, desvaloriza e diz que já passou. Anabela confessa a Leonor que fez de propósito. Guilherme inventa desculpa para ter trazido Anabela. Fátima deixa-a ficar com a mochila que a Mariana ofereceu. Anabela conta-lhe que foi ela que deu com a garrafa em Carlota. Fátima diz a Guilherme que já sabe o que se passou, Anabela contou-lhe. Guilherme não queria que Carlota tivesse mais um motivo para lhe fazer mal por isso assumiu as culpas. Fátima agradece, acaba por rir e diz que gostava de ter visto.

Tozé queixa-se que está a ter maus tempos no treino por causa da chantagem. Hortense mete-se com ele por causa de Marta. Hortense diz que vai ela hoje aos correios, tem de levantar a reforma. Marta entra a medo nos correios, não vê ninguém conhecido e dirige-se aos apartados. Hortense surge atrás dela e pergunta o que está ali a fazer. Marta fica sem saber o que fazer. Marta muito atrapalhada, inventa que vai enviar umas fotos que lhe compraram para um jornal, oferece-lhe boleia e Hortense vê-se obrigada a aceitar.

Rémi está satisfeito por saber que continua a ter o forno na cozinha de Sãozinha. Manuel acha que quanto mais tempo passar sem contar, pior será. Manuel faz queixas de Carminho, diz que o poder lhe subiu à cabeça.

Paula procura pela foto, mas diz que está à procura da tesoura. Elvira fica chateada porque ela não falou com ela sobre o subsídio para o rancho.

Carlota tenta saber junto de Carminho se acha que a gravidez de Vitória é mesmo de Fausto, caso contrário ela e a criança vão ter problemas.

Salvador diz que tem de roubar um anel a Jacinta para ter a medida do dedo, Tomás dá os parabéns por ele ficar noivo, mas Salvador diz para dar depois de Jacinta aceitar. Tomás elogia Mariana, diz que estão mesmo bem.

Jacinta dá formação quando a mãe se aproxima, achava que ia dar aulas a uns vinte alunos. Diz mal do pão da padaria. Eusébio diz que a concorrência não faz mal. Jacinta pede desculpas pela mãe.

Nicolau diz que esteve quase a fazer as pazes com Guida, mas ela voltou atrás. Rémi tem uma ideia para ele fazer as pazes com Guida, diz que o acompanhe depois explica aos patrões que teve a fazer-lhe um favor.

Hortense saiu antes dos correios fecharem, mas diz que não apareceu ninguém enquanto lá esteve. Paula diz que perdeu a fotografia e que Anabela os viu a sair lá de casa, inventou ao irmão e a Fátima que tinham estado a falar de um subsídio para o rancho.

Guilherme desabafa com Marta que tem saudades de Fátima, hoje até assumiu as culpas de uma coisa que não fez para proteger a sobrinha dela. Está a pensar aprender a fazer pão para estar mais próximo dela.

Episódio 173 (6 a 10 de dezembro)

Fernando confronta Vitória se o filho que espera é dele.

Carlota confronta Fernando.

Sebastião convence Tomás a casar com Mariana e pedir a guarda total.

Tomás diz a Aida que irá um assistente social a casa, Aida diz que vão alterar o escritório para ser o quarto de Leonor.

Rosalinda fica aflita com o que Domingos lhe contou sobre o que se passou com o juiz. Ele diz que depois falou com o juiz, pediu desculpa e ele percebeu, diz que não é preciso contar a Guilherme. Leonor mostra-se contente em estar com Tomás amanhã. Lucinda aborda Rosalinda e diz que quer entrevistá-la, mas ela não quer falar, preza a sua privacidade e não quer ver a cara da filha nos jornais.

Paula procura pela foto que Fátima tirou. Fátima mostra ao pai, ele lembra-se do cartaz que meteram no busto do Augusto e ela fala também do bilhete que recebeu, ficam ambos desconfiados.

Carminho está triste porque está sozinha, mas diz que quem perde é Manuel. Fernando faz-lhe companhia, fica a saber que Vitória está grávida e fica transtornado. Fernando pede a Guida que vá a um quarto limpar. Tenta saber mais sobre a gravidez de Vitória e Guida conta-lhe que ela está de doze semanas. Fernando tenta ligar a Vitória, mas em vão. Fernando vai ao canil e dá os parabéns a Vitória pela gravidez, confronta-a se o bebé é dele, pois há doze semanas estavam juntos. Vitória sente-se encurralada. Tenta disfarçar o nervosismo e diz que o filho é de Fausto e não está de doze semanas, mas sim de seis, Guida mentiu ou ouviu mal. Fernando fica rendido ao facto de que a história deles acabou.

Carminho nunca pensou que Mariana viesse a gostar e a aceitar Leonor. Ela diz que a princípio não adorou, mas não há como não gostar dela. Mariana fica a saber que Vitória está grávida.

Jacinta fez uma demonstração da aula que vai dar. Salvador elogia-a, explicou-se muito bem. Manuel queixa-se que enviou uma sms a Carminho e ela nem respondeu. Salvador está interessado em saber se ele ofereceu anel noivado à mãe quando a pediu em casamento. Salvador escolhe anéis noivado, resolvido a pedir Jacinta em casamento, Sãozinha disse-lhe que era o sonho dela. Fausto diz que não parece nada o jeito de Jacinta. Vitória fala aflita que Fernando já sabe que ela está grávida.

Carlota está irritada, já sabe da gravidez de Vitória. Fernando diz que soube ontem, mas não lhe disse nada porque não têm nada a ver com a vida de Vitória. Carlota pergunta se o filho é dele o filho, ele diz que não, é recente e ela namora com Fausto.

Sãozinha vai pedir à santa uma promoção no Burel ou para Elvira ser despromovida. Tozé não acha bem. Rémi é apanhado perto da porta e apressa-se a ir. Tozé e Sãozinha ficam desconfiados, mas ela diz que também não têm nada para roubar.

Sebastião conta a Tomás a cena que Domingos fez com o juiz no tribunal. Diz que depois desta atitude dele, não há como o juiz recusar a dar-lhe a guarda e acredita que tem muitas hipóteses de dar-lhe a guarda total. Tenta manipulá-lo a casar com Mariana.

Anabela pede ao avô para ir ao hotel com Leonor depois das aulas. Fátima deixa-a ir. Silvério pergunta se já sabe alguma coisa sobre os bilhetes misteriosos, ela diz que não e hoje não tem tempo, pois vai conhecer os primeiros alunos do workshop. Leonor desfila como se fosse modelo. Anabela está retraída. Mariana diz que quem fez mal à tia foi a mãe não foi ela, podem ser amigas. Mariana dá uma mochila a cada uma.

Ivone reclama de Nicolau, diz que anda a dormir no sofá e tem pesadelos. Fátima veio saber como ela está. Ivone diz que Guilherme a tem ajudado muito. Fátima pede a Ivone que lhe diga se a tia for lá a casa para falar com Nicolau.

Nos correios, Paula vem disfarçada para render Gustavo que já não se lembrava o que tinham combinado. Ele diz que nem a conhecia, ela diz que é essa a ideia.

Elvira distribui trabalho. Sãozinha aproveita para fazer queixa de Elvira, mas Aida concorda com as suas decisões. Sãozinha achou Rémi antipático diz a Elvira que devia apresentá-lo a Fausto.

Guilherme vem pedir satisfações a Tomás por Lucinda ter ido falar com os clientes. Tomás diz que não tem nada a ver com isso. Guilherme fala de Fátima, ele diz que está com Mariana.

Guida não fala para Nicolau assim como Carminho não fala para Manuel, estão todos a mandar recados numa grande confusão. Guida acaba por sair irritada e Nicolau diz que ficou tonto e também se afasta.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18